Vouchers e o Estado: Friedman X Rothbard

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:O ensino se tornaria pura mercadoria e as escolas atenderiam basicamente à formação de determinadas demandas do mercado. Adeus historiadores, filósofos, cientistas sociais...

E não, nada garante que os custos tenderiam a cair com a privatização geral do ensino.

Adeus à pesquisa e ao pensamento? Por quê? Não se pensa e não se produz pesquisa nas escolas particulares?

O mercado se regula, sim, há escolas particulares de todos os valores. Todas melhores que as públicas.

Sim, adeus. Como está ocorrendo na Índia atualmente. Normalmente, e isto ocorre até nos EUA, é o Estado quem financia pesquisas em áreas que não sejam rentáveis ou que não sejam lucrativas a curto prazo. Adeus mesmo.

E o mercado não se regula, ele tende à crise. É muito mais prático um nicho de escolas se unirem e faturarem ainda mais unidas, monopolizando o mercado.

Mas o Estado pode financiar as pesquisas...é só ser chamado quando for preciso. É um plus à iniciativa privada.

O mercado sempre se regula. A crise acontece quando o Estado barra o desenvolvimento através de barreiras variadas.
Se as escolas públicas estão cada vez mais desestruturadas, e os estudantes precisam migrar, abrem-se escolas com valores mais acessíveis e estruturas mais simples, mas que não precisam precisam pedir para os alunos levarem papel higiênico, porque o Estado desvia dinheiro merendas, livros e material de limpeza.

É simples. O Estado é incompetente. Depois inventam cotas e esmolas.

Ninguém "chama" o Estado. O mercado não é um "ente" lúcido e pensante. O Estado interfere para potencializar o mercado e evitar que o mesmo, por si só, chegue a crise. E nisso entram desde subsídios até financiamentos diversos. E isso não sou eu quem digo, é toda a linha de economistas que defendo.

E se você chama de ir à bolhas desenvolvimentistas e cair em crises constantes de regulação, eu chamo de anarquia. A crise acontece quando o Estado é ineficiente ou quando é inexistente (o que, na prática, dá quase na mesma). No caso do Brasil, temos um problema estrutural grave que vai muito além de governos.

E o que você acha que eu quis dizer com "chama"? Que a gente assobia e ele vem? :emoticon5:

Não vejo bolhas no ensino aqui no sul, o mercado de escolas particulares oferece uma enorme gama de possibilidades. TODAS DE MELHOR QUALIDADE QUE O ENSINO PÚBLICO!

Evidente que o Estado é nulo e incapaz, além de ser imoral.
O que vão fazer se tudo for colocado nas mão dele? Afundar as únicas coisas boas que existem?
Ah...eu devo viver em outro país, mesmo...ainda bem que aqui dá certo. Enquanto isto....as escolas públicas...

Apocaliptica

Re: Re.: Vouchers e o Estado: Friedman X Rothbard

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ah! Por que será qu os planos de saúde se transformaram numa máfia???
Deve ser porque o SUS é um lixo.

Uééééééé. Acho que Rothbard e sua corja disseram que serviços públicos de saúde não deveriam nem mesmo EXISTIR. O SUS é um lixo e os planos de saúde são uma máfia, então se extinguirmos o SUS, os planos de saúde deixarão de ser uma máfia. Oh, brilhante, ui!

Bjs.

Não.Porque o Estado é incompetente para punir os crimes cometidos por quem se aproveita do caos promovido pelo próprio Estado. Quando não embolsa um pedaço em "reapasses" para calar a boca. Ou não é verdade que, por exemplo, os Fiscais de Secretarias Municipais variadas são corruptos?
Editado pela última vez por Apocaliptica em 03 Mar 2007, 17:22, em um total de 1 vez.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:O ensino se tornaria pura mercadoria e as escolas atenderiam basicamente à formação de determinadas demandas do mercado. Adeus historiadores, filósofos, cientistas sociais...

E não, nada garante que os custos tenderiam a cair com a privatização geral do ensino.

Adeus à pesquisa e ao pensamento? Por quê? Não se pensa e não se produz pesquisa nas escolas particulares?

O mercado se regula, sim, há escolas particulares de todos os valores. Todas melhores que as públicas.

Sim, adeus. Como está ocorrendo na Índia atualmente. Normalmente, e isto ocorre até nos EUA, é o Estado quem financia pesquisas em áreas que não sejam rentáveis ou que não sejam lucrativas a curto prazo. Adeus mesmo.

E o mercado não se regula, ele tende à crise. É muito mais prático um nicho de escolas se unirem e faturarem ainda mais unidas, monopolizando o mercado.

Mas o Estado pode financiar as pesquisas...é só ser chamado quando for preciso. É um plus à iniciativa privada.

O mercado sempre se regula. A crise acontece quando o Estado barra o desenvolvimento através de barreiras variadas.
Se as escolas públicas estão cada vez mais desestruturadas, e os estudantes precisam migrar, abrem-se escolas com valores mais acessíveis e estruturas mais simples, mas que não precisam precisam pedir para os alunos levarem papel higiênico, porque o Estado desvia dinheiro merendas, livros e material de limpeza.

É simples. O Estado é incompetente. Depois inventam cotas e esmolas.

Ninguém "chama" o Estado. O mercado não é um "ente" lúcido e pensante. O Estado interfere para potencializar o mercado e evitar que o mesmo, por si só, chegue a crise. E nisso entram desde subsídios até financiamentos diversos. E isso não sou eu quem digo, é toda a linha de economistas que defendo.

E se você chama de ir à bolhas desenvolvimentistas e cair em crises constantes de regulação, eu chamo de anarquia. A crise acontece quando o Estado é ineficiente ou quando é inexistente (o que, na prática, dá quase na mesma). No caso do Brasil, temos um problema estrutural grave que vai muito além de governos.

E o que você acha que eu quis dizer com "chama"? Que a gente assobia e ele vem? :emoticon5:

Não vejo bolhas no ensino aqui no sul, o mercado de escolas particulares oferece uma enorme gama de possibilidades. TODAS DE MELHOR QUALIDADE QUE O ENSINO PÚBLICO!

Evidente que o Estado é nulo e incapaz, além de ser imoral.
O que vão fazer se tudo for colocado nas mão dele? Afundar as únicas coisas boas que existem?
Ah...eu devo viver em outro país, mesmo...ainda bem que aqui dá certo. Enquanto isto....as escolas públicas...

O que eu acho que você quis dizer, Flávia? Sinceramente? Não faço a mínima idéia. Critiquei foi a idéia dada por cima.

Em primeiro lugar, o Sul possui várias características de "Primeiro Mundo" que não são vistas em outros lugares. Em segundo lugar, bolha setorizadas não ocorrem em países como o Brasil, onde a alta carga tributária impede qualquer crescimento setorizado muito grande. Em terceiro lugar, SER melhor que qualquer escola pública não significa ser exatamente bom. Ou, talvez os donos de escolas por aí tenham algum "instinto capitalista competitivo extra", quase uma habilidade X-Men, que os impedem de se unirem em monopólios...

Eu mesmo estudei meu terceiro numa escola que na verdade era um aglomerado de cursos, e que, com seu crescimento, ia comprando outras escolas. Ofereciam também bolsas aos alunos bons de outros colégios, para que ganhassem ainda mais nome no vestibular.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Não.Porque o Estado é incompetente para punir os crimes cometidos por quem se aproveita do caos promovido pelo próprio Estado. Quando não embolsa um pedaço em "reapasses" para calar a boca. Ou não é verdade que, por exemplo, os Fiscais de Secretarias Municipais variadas são corruptos?

Oi??? Boiei.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Re.: Vouchers e o Estado: Friedman X Rothbard

Samael,
Adoro quando me chama pelo nome ( meu nome é tão lindo...) :emoticon12:

Bom, vamos lá. Não foi uma idéia "por cima". É através de subsídios e programas criados, desenvolvidos e executados pela inociativa privada e não pelo Estado , que não entende nada disso nem de coisa alguma. Cada atividade tem profissionais e técnicos que estudaram e sabem o que precisam, não é esse monte de analfabetos e interesseiros nas benesses políticas que sabem.

Aqui deve ser diferente. Por que será que funciona? Temos crises? Temos. Todas ligadas a entraves governamentais. As escolas particulares são melhores que as públicas. São elas que colocam a maioria dos estudantes nas Universidades, sejam elas federais,estaduais ou privadas.
E não precisam se preocupar com falta de merenda e material desviado.Muito menos com goteiras e fiação desencapada. Todas tem segurança na porta.

Aqui também não tem conglomerados que se multiplicam. As boas es colas ou são tradicionais ou são novos entrantes. Que precisam se esforçar para serem aceitos, porque o mercado é crítico e exigente.
Franquias com culturas educacionais alienígenas e puramente capitalistas não entram( tipo Pitágoras, Objetivo, Anglo e afins) . A única coisa aceita neste sentido são escolas de línguas, tipo Yazigi , Cultura Inglesa...

Estarei eu vivendo noutro mundo? Um mundo possível, talvez...

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Franquias com culturas educacionais alienígenas e puramente capitalistas não entram( tipo Pitágoras, Objetivo, Anglo e afins) .

Qual o PROBLEMA com franquias puramente capitalistas?

Bjs.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não.Porque o Estado é incompetente para punir os crimes cometidos por quem se aproveita do caos promovido pelo próprio Estado. Quando não embolsa um pedaço em "reapasses" para calar a boca. Ou não é verdade que, por exemplo, os Fiscais de Secretarias Municipais variadas são corruptos?

Oi??? Boiei.

Bjs.

Boiou no quê? Já ouviu falar em corrupção no Brasil? Já esteve do lado de cá da mesa e foi assediado por uma Fiscal da Prefeitura? Ameaçando "sutilmente" com multinhas se não rolassse, quem sabe...uma graninha por fora?

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Franquias com culturas educacionais alienígenas e puramente capitalistas não entram( tipo Pitágoras, Objetivo, Anglo e afins) .

Qual o PROBLEMA com franquias puramente capitalistas?

Bjs.

O que vocês falaram: interessadas apenas em faturar e não na qualidade. O que elevaria os preços no mercado. E não a qualidade.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu: O que vocês falaram: interessadas apenas em faturar e não na qualidade. O que elevaria os preços no mercado. E não a qualidade.

E daí? O mercado não se AUTO-REGULA?

Bjs.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu: O que vocês falaram: interessadas apenas em faturar e não na qualidade. O que elevaria os preços no mercado. E não a qualidade.

E daí? O mercado não se AUTO-REGULA?

Bjs.

Regula. Por isto que aqui não sobrevivem. Simples.

Trancado