zencem escreveu:Garanto que você não sabe o porquê.
O verdadeiro cético, (detesto a palavra ateu)
Você misturou as bolas, cético é uma coisa, ateu é outra.
Ateu é quem não acredita em Deus, seja ele cético ou crente.
Ceticismo também existem de diversos tipos, como científico, filosófico ou mesmo dogmáticos (ceticismo burro).
Um teista pode ser um cientista que é cético científico, pode ser um cético filosófico ou mesmo as duas coisas.
Um ateu também pode ser cético filosófico e científico, ou pode ser crente e cético dogmático.
Eu mesmo sou teísta e cético.
Normalmente os crentes também são céticos dogmáticos.
Um crente que acredita fervorosamente no criacionismo, por exemplo, vai ser cético dogmatico quanto a ciência: Nem me mostre evidencias cientificas, pois se não está na bíblia e contraria ela, então eu não acredito.
Um ateu também pode ser cético dogmatico e crente em suas proprias idéias, agindo da mesma forma do crente acima, mas quando a qualquer coisas que contrarie suas idéias.
Esses são ateus crentes.
Outro bom exemplo de ceticismo burro é a estória do telescopio para ver os planetas...
- Basta olhar no telescópio e ver que estão lá!
- Eu não preciso fazer isso para saber que esses tais planetas não existem, visto que a bíblia não fala disso.
Se eu olhar nesse telescópio e ver algo, é tão somente porque o diabo que esta a me enganar.
Exemplo
Cientista - A questão é que isso foi testado por diversos cientistas que obtiveram o mesmo resultado.
Suposto Cético - Claro, então você "acredita" no RELATO de cientistas sobre provas que nunca viu.
Quem garante que isso ocorre assim mesmo?
Cientista - Não é isso... você pode ver por si próprio, basta seguir o mesmo método com o mesmo rigor científico e ver por si próprio!
Eu mesmo já o fiz e comprovei.
- Nesse ponto o cientista "pensa" que conseguiu se fazer entender... mas subestima a crença de alguém que usa o ceticismo de forma dogmática, apenas para reforçar sua crença. -
Suposto Cético - Claro, faz-me ri... Só que se eu fizer isso e chegar a um resultado diferente, você vai alegar que eu não segui o método da forma correta, que não fiz como deveria ser feito, que o erro foi meu, e blá blá blá, toda aquela ladainha de maluco...

Cientista - Mas você quer o que? você tem que seguir o método da forma correta, isso não tem geito.
Depois, diversos cientistas independentes testaram a mesma coisa e chegaram a mesma conclusão.
Suposto Cético - E eles não podem estar enganados?
Quem sabe o resultado visto por eles, não pode ter levado a uma conclusão errônea onde eles vêem uma coisa ilusória que eles concluem ser algo, que na realidade não é.
Cientista - Aff... Isso é possível, mas basta pesquisar mais essa descoberta e analisar seu resultado, questionando e procurando por explicações alternativas...
Estarem enganados é uma possibilidade? Sim, mas quem pode dizer isso melhor são eles, visto que seguiram o método e viram o resultado da pesquisa. Sem seguir o método e questionar seu resultado, só podemos "imaginar" se pode ser engano ou não.
Só podemos questionar realmente isso, seguindo o método e observando o resultado, sem isso ficamos apenas em "achismos"
- Nesse ponto já é tarde demais para querer argumentar, pois o "suposto cético", já não tem interesse em argumentos, prefere se "cegar" pela "possibilidade" de engano, mesmo sem realizar o experimento.
A "possibilidade" de engano, na mente dele já vira certeza de que é um engano, mesmo sem nunca ter visto tal experimento.
Já tive essa discussão com muitos ateus, só que eu falava sobre religião... mudei para ciência, só para facilitar pra vocês.