Amor de Divino versus Amor Humano

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
studant

Re: Re.: Amor de Divino versus Amor Humano

Mensagem por studant »

Edson Jr escreveu:é o normal o ser humano criar um deus de acordo com a imagem que tem de si mesmo !

Esse pensamento já foi tema de uma das obras mais deslumbrantes produzidas por um homem:PRELEÇÕES SOBRE A ESSENCIA DA RELIGIÃO: Feuerbach.
A idéia de um ser divino ,além dos fenomenos naturais,um ser que pode o que o homem nao pode e/ou não sabe fazer.Um deus que preenche o lugar de um pai ausente:deus dos orfãos;deus que ampara os necessitados:deus dos pobres;um deus que socorre mulheres sem maridos:deus das viúvas. este é o deus das necessidades :emoticon12: :emoticon12:
Fé significa não querer saber o que é a verdade. Nietzsche

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Amor de Divino versus Amor Humano

Mensagem por NadaSei »

Edson Jr escreveu:O Amor Divino (do Deus Bíblico) é igualzinho o amor humano.

Deus nos ama profundamente enquanto estivermos massageando seu ego e babando seu ovo. Agora, basta virarmos as costa e buscarmos outros ares que todo esse amor se transforma em ódio suficiente para nos mandar para o inferno.

O amor dos homens é bastante semelhante. Vamos analisar os casais. De uma forma geral, o amor é fundamentado na posse, onde um ama o outro apenas enquanto se sentirem únicos, especiais e supervalorizados. Toda atitude do amado que ameaçe esse narcisismo infantil é razão de abalar as estruturas desse amor. Um amor humano que, do mesmo modo que o divino, é capaz de se transformar em ódio e partir para a violência.

Toda relação que não se baseia no sentimento de posse, que evita o ciúmes, que valoriza a liberdade individual do parceiro não é vista como uma relação de amor por nossa sociedade.

Tudo isso devido ao orgulho em querer fazer valer em preservar o narcicismo infantil, sustentando a ilusão de sermos insubstituíveis. E o desejo em conservar esse delírio é tão grande ao ponto de ser projetado até mesmo numa figura divina, que tem como fonte de origem a vaidade do ego.

Edson Jr

Você está certo quando fala sobre amor, mas errado quando fala sobre Deus.
Já parou para pensar em que acarreta esse pensamento?
A paixão recebe um nome bastante apropriado que, inclusive é sinônimo de sofrimento.
A paixão é apego e posse, não amor... infelizmente as pessoas confundem as duas coisas e, "julgam" a primeira como boa e, a segunda como ruim. Temos aqui o pecado original, segundo o mito, o conhecimento do bem e do mal, quando o homem passa a "julgar" a nudez e mais uma infinidade de coisas como algo ruins e outra infinidade de coisas como boas.

Vocês se apegam muito a descrições "humanas" de "Deus", que fatalmente refletem os julgamentos humanos.
Como diria Lao Tsé, Deus não é nem bom nem mal, somos nós quem o julgamos assim.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

NadaSei escreveu:Você está certo quando fala sobre amor, mas errado quando fala sobre Deus.
Já parou para pensar em que acarreta esse pensamento?

Em que acarreta esse pensamento? Sinceramente, não sei!

Porque estou errado quando falo sobre Deus? (lembrando que o Deus que me referi é o Deus Bíblico, visto do ponto de vista tradiconal)

NadaSei escreveu:A paixão recebe um nome bastante apropriado que, inclusive é sinônimo de sofrimento.
A paixão é apego e posse, não amor... infelizmente as pessoas confundem as duas coisas e, "julgam" a primeira como boa e, a segunda como ruim. Temos aqui o pecado original, segundo o mito, o conhecimento do bem e do mal, quando o homem passa a "julgar" a nudez e mais uma infinidade de coisas como algo ruins e outra infinidade de coisas como boas.

Não estou entendendo a relação existente desse seu comentário com o texto do tópico. :emoticon5:

NadaSei escreveu:Vocês se apegam muito a descrições "humanas" de "Deus", que fatalmente refletem os julgamentos humanos.
Como diria Lao Tsé, Deus não é nem bom nem mal, somos nós quem o julgamos assim.

Antes de prosseguirmos a discussão, me explique com mais clareza onde que estou errando, pois sua mensagem, ao menos para mim, não está me parecendo clara...

Um grande abraço!

Sorrelfa
Contato:

Re.: Amor de Divino versus Amor Humano

Mensagem por Sorrelfa »

NadaSei escreveu:Vocês se apegam muito a descrições "humanas" de "Deus", que fatalmente refletem os julgamentos humanos.

e o que seria esse julgamento livre de qualquer descrição humana de Deus ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Edson Jr escreveu:Em que acarreta esse pensamento? Sinceramente, não sei!

Amor sem sentimento de posse, ciúmes e que aceita as pessoas como são, sem causar mal a elas ou priva-las de sua liberdade?
Vejamos o que você diz: "Toda relação que não se baseia no sentimento de posse, que evita o ciúmes, que valoriza a liberdade individual do parceiro não é vista como uma relação de amor por nossa sociedade. "

Um amor assim, fatalmente termina em amor livre. (também conhecido como libertinagem).
Edson Jr escreveu:Porque estou errado quando falo sobre Deus? (lembrando que o Deus que me referi é o Deus Bíblico, visto do ponto de vista tradiconal)

Em primeiro, porque qualquer descrição de Deus é relativa e, feita por humanos está sujeita a conter julgamentos humanos sobre Deus.
Não é que o homem "crie" Deus a sua imagem e semelhança, o homem "descreve" Deus dessa forma...

Isso também depende do que você compreende do Deus da bíblia cristã, pois essa dá a entender um Deus uno do qual somos todos partes.
Quem odeia a seu irmão, odeia a Deus, visto que somos todos deuses.
Edson Jr escreveu:
NadaSei escreveu:A paixão recebe um nome bastante apropriado que, inclusive é sinônimo de sofrimento.

Não estou entendendo a relação existente desse seu comentário com o texto do tópico. :emoticon5:

Eu apenas completei seu pensamento sobre o amor, falando não apenas do sentimento de posse, mas de sua origem, o apego.
Depois falei da confusão que fazem entre paixão e amor, completei apontando a origem do engano segundo o mito da biblia, o pecado original.
Edson Jr escreveu:Antes de prosseguirmos a discussão, me explique com mais clareza onde que estou errando, pois sua mensagem, ao menos para mim, não está me parecendo clara...
Um grande abraço!

Ao meu ver, sua mensagem original cai em dois enganos ao tratar do Deus bíblico.
1 - Dá a entneder que Deus tem origem no homem, quando na verdade, apenas a descrição de Deus tem essa origem.
2 - Não percebe algumas diferenças sutis quando falam sobre o amor de Deus e do homem.
O conceito de "amor" por si só, já é confundido, como você mesmo descreve em seu post, já quando falam sobre o amor de Deus, estão falando de algo ligeiramente diferente, que inclui o amor em si, mas também o "permanecer" no amor de Deus.

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei"
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Re: Re.: Amor de Divino versus Amor Humano

Mensagem por NadaSei »

Jolly_Roger escreveu:e o que seria esse julgamento livre de qualquer descrição humana de Deus ?

Não sei, sou humano e julgo como qualquer outro humano.
O máximo que podemos fazer por hora, é compreender que Deus é tudo e todos, sendo qualquer descrição do mesmo, relativa a uma ou a algumas de suas partes e, sempre influenciada pelo julgamento que fazemos dessa parte.

E não seria um "julgamento" livre de descrições humanas, seria um conhecimento de Deus, livre de "julgamentos" humanos quanto a suas características.
Conhecer Deus em sua totalidade, nem ao menos seria algo provável, entretanto, podemos olhar e conhecer dele o que nos é possível, sem colocar julgamentos nisso e sem se apegar a aparências momentâneas.

É como olhar para o céu, podemos dizer que é azul, mas isso é apenas uma verdade relativa... e apenas uma das faces do céu, que está sempre em movimento e muda o tempo todo.

Trancado