Organização "Escola sem Partido"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Organização "Escola sem Partido"

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:E a doutrinação escolar no Brasil sempre houve. Ainda bem que há professores subversivos.
Achar que os estudantes têm consciência do que está acontecendo é apenas uma forma de tentar achar que existe uma saída genuína em algum germe não contaminado, o que é pouco provável, pois a pressão para a alienação é gigantesca.

As crianças têm que aprender que há vários pontos de vista. O problema é quando se tenta esconder isto delas.

Minha família tinha militares e tinha exilados políticos.
Meu pai apoiava a revolução, mas xingava os militares por suas medidas ditatoriais.
Minha escola ensinava as matérias impostas pela ditadura (OSPB: organização social e política brasileira), mas justamente os professores dessas matérias tendiam para a esquerda.
Minha escola era religiosa, mas havia professores que, discretamente, sacaneavam a ICAR com comentários sutis.

Não lembro de ter sido incentivada em momento algum a ter pontos de vista variados durante toda minha vida escolar, que foi em sua totalidade dentro do regime militar e em escola públicas. Lembro ainda da professora que entrou em aula com a novidade da tal OSPB, antes Educação Moral e Cívica, e posteriormente, após 79, na universidade, passou a se chamar Estudo de Problemas Brasileiros ( EPB). Como havia muita infiltração dentro das escolas, era impossível que o clima não fosse militarizado e cívico ao extremo. A gente nem tinha muito como enxergar fora daquilo. Eu só sabia o tempo todo que havia alguma coisa muito ruim no ar. E os professores não pareciam tender para nada, apenas obedeciam, exceção feita ao tal "professor" que falei.
O MEC obrigava a disciplina de Religião, mas percebo que em alguns anos a coisa era mais levada na flauta, porque é difícil lidar com isto na heterogeneidade da escola pública.

Trancado