Será que pareço crente?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Também estou surpreso com a quantidade de "manauaras" neste fórum. Creio que sou o mais antigo deles. (A Anna não morava em Manaus quando cheguei aqui, pelo que me lembro.)

Vou botar uns números nessa conversa.
Os dados são de 1988, mas não tenho mais recentes. Naquele ano foi tabulada uma lista com a quantidade de adventistas nas capitais brasileiras, em números absolutos e relativos.

Resultado: Manaus era a capital com o segundo maior número de adventistas, só perdendo para São Paulo. Eram ~13000 contra ~15000, naquela época.

Já em números relativos o quadro era bem interessante. Das 6 primeiras posições da lista, 5 eram capitais da região norte!

Lembro-me até hoje que Manaus liderava a lista, com 1 adventista para cada 66 habitantes. Era seguida por Boa Vista, com 1 para cada 92, se me recordo bem. São Paulo e Rio ficavam lá pela 20ª posição. As últimas colocações eram as capitais nordestinas, ferrenhamente católicas. Se não me engano, Teresina ocupava o último lugar.

O resultado disso é que os não-adventistas de Manaus costumam superestimar a quantidade de adventistas no Brasil, pois tomam por base a situação de Manaus. Em 1988 havia 500.000 adventistas no Brasil. Hoje talvez passe de um milhão.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Re.: Será que pareço crente?

Vale acrescentar que o Brasil, desde aquela época, é o país com o segundo maior número de adventistas no mundo, só perdendo para os Estados Unidos. No mundo, são em torno de 7 milhões.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Ben Carson
Contato:

Já que o assunto é roupa, e envolveu uma adventista, vou comentar que os códigos de vestuário variam consideravelmente dentro da mesma cidade. Esse fato já havia chamado a minha atenção.

Se você vai às igrejas Central ou da Cachoeirinha, que são os redutos dos adventistas ricos aqui na cidade, o padrão que se observa é bem sulista. É possível ver esposa de ancião usando blusa de alcinha, e uma ou outra até usa uns decotes menos devotos. Saia acima do joelho é o padrão, mas não muito acima. O que realmente diferencia é a preocupação com a moda, o uso generalizado de maquiagem, e o uso universal do batom.

(No sul do país, a situação é, digamos assim, "bem pior". Dependendo da cidade e da igreja até brincos podem ser encontrados sem muita dificuldade. Lá as palestras sobre moda ignoram completamente o tema maquiagem, e concentram-se em tatuagens e piercings.)

Já no resto da cidade a situação varia. Nas igrejas de classe média, como o Parque 10, a situação é intermediária. E nas igrejas de classe média baixa (Cidade Nova) o padrão é bastante comportado. Saias na altura do joelho, blusas sempre com mangas, decotes totalmente comportados, e quase inexistência de maquiagem. Sem falar nos cabelos, que tendem ao comprido, e sem sinais muito visíveis de tintura.

Nas igrejas de bairros pobres, a única diferença é que o vestuário é mais simples e mais pobre. Mas em nenhuma igreja adventista no Brasil (suponho) você encontra o padrão pentecostal. Estou falando daquelas saias abaixo do joelho, aqueles cabelos que nunca viram tesoura, as mangas compridas mesmo sob sol a pino, e aquelas pernas cabeludas.

De um modo geral, o padrão dentro de uma igreja específica reflete parcialmente a cultura do local onde está inserida. De forma atenuada, é claro. O padrão dentro da igreja sempre será mais comportado que o padrão exterior. Com uma diferença: quanto maior a renda da membresia, menos seus padrões de vestimenta diferem dos de seus vizinhos.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

E de que igreja são aquelas mulheres horrorosas, assexuadas, com saião e blusa respeitosa de cores desbotadas, cabelos em coque, pernas cabeludas e bíblia à mão? Andam em turmas de 3 ou 4, geralmente mulheres de 3 gerações, vão ao shopping como vão ao culto e são todas parece que pertencentes à mesma família, pois são tão iguais...

Lg

Re: Será que pareço crente?

Mensagem por Lg »

Anna escreveu:[color=#bfffbf]Será que pareço crente?

só trabalho com fotos.

aliás, alguém chegou a ver o ex-metaleiro que virou evangélico (passou no super pop), [ironic]e que inclusive realizou vários milagres, incluindo ressuscitar duas pessoas e até curou um garotinho tetraplégico?[/ironic]

bom ele é ex-metaleiro e tem várias tatuagens e piercings... e tá ganhando uma grana SINISTRA por falar nisso, mais fácil só ganhando na sena.

Ben Carson
Contato:

Me parece que são da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Ben Carson escreveu:Também estou surpreso com a quantidade de "manauaras" neste fórum. Creio que sou o mais antigo deles. (A Anna não morava em Manaus quando cheguei aqui, pelo que me lembro.)

Eu cheguei em Manaus no ano passado, mas sou natural da cidade, estive longe por causa do trabalho.

Bem, eu acho que tem gente suficiente pra se fazer um encontro do RV. Vamos combinar!

Apocaliptica

Re: Re.: Será que pareço crente?

Ben Carson escreveu:Me parece que são da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Hum...pode ser...

Ben Carson
Contato:

E a gente vai fazer o que no tal encontro?

Já aviso que cerveja, só se for Kronenbier. :emoticon12:
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

francioalmeida
Contato:

Ben Carson escreveu:E a gente vai fazer o que no tal encontro?

Já aviso que cerveja, só se for Kronenbier. :emoticon12:

Cer veja bem, poderiamos tomar alguma coisa e deixar a conversa rolar.

Vai ser o encontro mais longe do eixo sul e sudeste do RV :emoticon12:

Apocaliptica

:emoticon17: :emoticon17: :emoticon17:

francioalmeida
Contato:

Apocaliptica escreveu::emoticon17: :emoticon17: :emoticon17:

:emoticon222: :emoticon222:
:emoticon222:

Apocaliptica

Vão fazer festa bem longe de nós né? :emoticon17:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apocaliptica escreveu:E de que igreja são aquelas mulheres horrorosas, assexuadas, com saião e blusa respeitosa de cores desbotadas, cabelos em coque, pernas cabeludas e bíblia à mão? Andam em turmas de 3 ou 4, geralmente mulheres de 3 gerações, vão ao shopping como vão ao culto e são todas parece que pertencentes à mesma família, pois são tão iguais...

Pela descrição são da Assembléia de Deus que mantém os antigos costumes. Podem ser também da Deus é Amor.
Ou ainda de alguma igreja Batista que virou Pentecostal, algumas antigas ficaram assim, as mais novas são chamadas renovadas e não têm estes usos e costumes.A Igreja o Brasil para Cristo também mantém estes costumes.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

francioalmeida
Contato:

Apocaliptica escreveu:Vão fazer festa bem longe de nós né? :emoticon17:

Quem quiser vir, pode vir. :emoticon10: :emoticon12:

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Ben Carson escreveu:Também estou surpreso com a quantidade de "manauaras" neste fórum. Creio que sou o mais antigo deles. (A Anna não morava em Manaus quando cheguei aqui, pelo que me lembro.)

Apesar de não postar muito por aqui, faz bastante tempo que acompanho fóruns sobre ateísmo, ceticismo e assusntos relacionados. Conhecí o RV em 2004 através do fórum STR, que aliás, também não participava, mas acompanhava bastante as discussões.

Ben Carson escreveu:Vou botar uns números nessa conversa.
Os dados são de 1988, mas não tenho mais recentes. Naquele ano foi tabulada uma lista com a quantidade de adventistas nas capitais brasileiras, em números absolutos e relativos.

Resultado: Manaus era a capital com o segundo maior número de adventistas, só perdendo para São Paulo. Eram ~13000 contra ~15000, naquela época.

Já em números relativos o quadro era bem interessante. Das 6 primeiras posições da lista, 5 eram capitais da região norte!

Lembro-me até hoje que Manaus liderava a lista, com 1 adventista para cada 66 habitantes. Era seguida por Boa Vista, com 1 para cada 92, se me recordo bem. São Paulo e Rio ficavam lá pela 20ª posição. As últimas colocações eram as capitais nordestinas, ferrenhamente católicas. Se não me engano, Teresina ocupava o último lugar.

O resultado disso é que os não-adventistas de Manaus costumam superestimar a quantidade de adventistas no Brasil, pois tomam por base a situação de Manaus. Em 1988 havia 500.000 adventistas no Brasil. Hoje talvez passe de um milhão.

Cresceu bastante de lá pra cá, apesar de eu não fazer mais parte dessas estatísticas felizmente.

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

francioalmeida escreveu:

Eu cheguei em Manaus no ano passado, mas sou natural da cidade, estive longe por causa do trabalho.

Bem, eu acho que tem gente suficiente pra se fazer um encontro do RV. Vamos combinar!

Beleza!

Tem muito lugar bacana por aqui pra fazer esse encontro.

Joe

Mensagem por Joe »

Se vista sensual e simples, da forma que você achar melhor, Anna. O mais importante é a postura corporal e o olhar, isso é para qualquer pessoa. :emoticon4:

francioalmeida
Contato:

Rennan escreveu:
francioalmeida escreveu:

Beleza!

Tem muito lugar bacana por aqui pra fazer esse encontro.

Quem mais é voluntário?

Se manifeste ou se cale até o próximo encontro. :emoticon10:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

emmmcri escreveu:Esquenta não Anna, lá na igreja tem uns que usam piercing , brincos no nariz, se vestem todos de preto , etc...
As coisas mudaram.

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Isso aí é uma igreja ou salão para góticos?? :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Anna escreveu:Hoje sai mais tarde de casa e tive que pegar ônibus para o Instituto. É bem pertinho, uns 5 minutos de trajeto. Entrei no ônibus e me sentei ao lado de uma jovem que devorava um livro. Eu olhei de rabo de olho e pude ler a palavra "adventista" no meio do texto.

Não sei se já comentei por aqui que Manaus é uma cidade crente, aliás o Amazonas é tomado por crentes, dominado literalmente. É um reflexo histórico da dominação dos missionários evangélicos, muito forte por aqui, que acabaram por fazer o serviço que o governo não fez junto as populações indígenas locais.

Voktando a vaca fria... estava sentada ao lado da mocinha que já havia fechado o seu livro, chegando perto do Instituto, com um largo sorriso nos lábios, ela pergunta: "Cê é evangélica né?"
eu disse "não", a mocinha "ah pela roupa, jeito de portar, parece".

Eu visto uma saia longa marcando o corpo e uma blusinha hippie chic bem decotadinha e bordada, talvez a saia longa possa ter sido o detalhe, se crentes usam saias que marcam bem a cintura e as curvas femininas nunca tinha reparado. Eu tenho piercing no nariz! Crentes podem usar piercing??????

Talvez seja seu ar angelical! :emoticon16:

Eu visto uma saia longa marcando o corpo e uma blusinha hippie chic bem decotadinha...

Adorei.... :emoticon19:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Mucuna escreveu:Sem querer ser grosseiro, mas já sendo... vc se depila?

(pode ser isso)

:emoticon23:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Sim, eu não sou uma bióloga bicho grilo.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Rennan escreveu:
Anna escreveu:Não sei se já comentei por aqui que Manaus é uma cidade crente, aliás o Amazonas é tomado por crentes, dominado literalmente. É um reflexo histórico da dominação dos missionários evangélicos, muito forte por aqui, que acabaram por fazer o serviço que o governo não fez junto as populações indígenas locais.

No interior do estado isso é bem mais visível. Parece que isso se dá mais por falta de outras formas de lazer. Conhecí muita gente que dizia que ia pra igreja porque não tinha outra coisa pra fazer nas horas vagas.

Aqui na capital também não deixa de ser diferente, apesar do movimento das Assembéias de Deus terem enfraquecido com a divisão entre os tradicionais eos mais moderninhos; mas adventistas e iurdistas estão crescendo em grande numero. Até certo tempo atrás abriram uma IURD do lado de uma casa de striper.

O que me impressiona bastante é o comércio. Aqui na zona leste 80% do comércio é dominado por crentes. Até lojas grandes como em shoppings, o DB (Pra quem não sabe, um hipermercado famoso de Manaus) e outras lojas desse mesmo shooping ficam quase o dia todo tocando musicsas evangélicas.
O Rio de Janeiro é um estado com alto números de crentes, mas Manaus vence de longe. É curioso.

Anna escreveu:Voktando a vaca fria... estava sentada ao lado da mocinha que já havia fechado o seu livro, chegando perto do Instituto, com um largo sorriso nos lábios, ela pergunta: "Cê é evangélica né?"

Eu visto uma saia longa marcando o corpo e uma blusinha hippie chic bem decotadinha e bordada, talvez a saia longa possa ter sido o detalhe, se crentes usam saias que marcam bem a cintura e as curvas femininas nunca tinha reparado. Eu tenho piercing no nariz! Crentes podem usar piercing??????

Ela deve ter se atentado à saia longa mesmo ou então queria um pretexto pra falar de Jesus pra vc. Essa tática já é bem antiga. :emoticon12:[/quote]

Eles geralmente desistem de falar de jesus comigo por causa dos piercings e tatuagens muito grandes. Essa menininha nem tentou. Ainda bem! :emoticon2: :emoticon16:

Anna

Mensagem por Anna »

zencem escreveu:
Anna escreveu:
zencem escreveu:
Anna escreveu:Hoje sai mais tarde de casa e tive que pegar ônibus para o Instituto. É bem pertinho, uns 5 minutos de trajeto. Entrei no ônibus e me sentei ao lado de uma jovem que devorava um livro. Eu olhei de rabo de olho e pude ler a palavra "adventista" no meio do texto.

Não sei se já comentei por aqui que Manaus é uma cidade crente, aliás o Amazonas é tomado por crentes, dominado literalmente. É um reflexo histórico da dominação dos missionários evangélicos, muito forte por aqui, que acabaram por fazer o serviço, que o governo não fez, junto as populações indígenas locais.

Voktando a vaca fria... estava sentada ao lado da mocinha que já havia fechado o seu livro, chegando perto do Instituto, com um largo sorriso nos lábios, ela pergunta: "Cê é evangélica né?"

No tempo do Encosto, não tinha este problema:
Era a burca e pronto. hehehe!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

É mesmo. Até volto a usar a burca que ele e o Hell me deram.
:emoticon16:

Tempo bom!
Tempo de Afeganistão e Talibãs... hehehe!!!
E o amor éra lindo...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por falar nesse tempo bom, KD o From Hell? Eu tenho umas imagens que ele fazia para o caro colega gravadas, outro dia me espoquei de rir vendo as ditas cujas. Tenho o avatar de burca e o avatar de biquine e burca aqui tb! hilários.

Anna

Mensagem por Anna »

francioalmeida escreveu:
Rennan escreveu:
francioalmeida escreveu:
Anna escreveu:Não sei se já comentei por aqui que Manaus é uma cidade crente, aliás o Amazonas é tomado por crentes, dominado literalmente.

Nem me fale! Aqui no meu bairro parece que nasce uma igreja por dia :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

AMÉIN!!!!

É U ERVANJELHU ÇENDU PREGADU PRÁS PEÇOUAS QUI VAI FAZÊ JERZUIS VOUTÁ LOGU PRA VIM BUSCÁ ÇEU POVU!!!!!!

ARLELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pensei que não havia forista de Manaus aqui no RV, mas pelo que eu vejo dá pra fazer um encontro! :emoticon1:

Podemos agitar um qualquer dia desses. Eu estou na zona peste :emoticon16: vocês estão em que parte da cidade?

Trancado