O Vaticano também passa a sacolinha

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DIG
Gênero: Masculino

Re.: O Vaticano também passa a sacolinha

Mensagem por DIG »

Os cristãos primitivos eram católicos, agora :emoticon5: ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:Igreja? Que igreja? Antes de 325, quem se declarasse cristão, era simplesmente jogado às feras. Não havia nenhuma "igreja" como se conhece na essência do termo.

Havia comunidades, cada uma com seu líder ou bispo. A de Roma, aliada ao poder dos imperadores, acabou impondo sua crença às demais, a ferro e fogo.

Não havia uma perseguição contínua aos cristãos. Eles eram apenas mais uma das milhares de religiões que os legionários recolhiam por aí e traziam para Roma.

Os cristãos eram perseguidos só de vez em quando como bodes expiatórios. Não havia uma fixação neles, embora fossem vistos como escória pelos romanos devido à sua pregação anti-autoridade e anti-valores familiares.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:E o supra-sumo da graça fica por conta de saber que alguém, realmente, crê que outrem fundaria uma religião para só se converter a ela no leito de morte. :emoticon12:

Constantino nunca se converteu ao cristianismo, apenas se aliou aos cristãos devido a um sonho. Seu interesse era que as religiões monoteístas predominassem. Além disto, o cristianismo já estava bem difundido na época dele e os cristãos lhe dariam um grande apoio político

Ele convocou o concílio de Nicéia, não porque acreditasse nesta ou naquela doutrina, mas porque queria que uma única doutrina fosse definida como oficial e a briga entre cristãos terminasse.
Não é possível se condenar alguém quando não se tem uma lei.

E foi batizado no leito de morte, o que indica que provavelmente nem sabia mais o que estava acontecendo.

Benetton
Contato:

Re: Re.: O Vaticano também passa a sacolinha

Mensagem por Benetton »

Alter-ego escreveu:Vou mandar as respostas para http://WWW.AUTORESESPIRITASCLASSICOS.COM
de onde você copiou... :emoticon12:

Mais uma vez você errou. Sabe por que?
Porque eu copiei DO MEU PRÓPRIO SITE! :emoticon12:

Veja uma das páginas : http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/Niceia2.html

É evidente que o meu site é uma compilação de outros sites e lá é mantida a bibliografia de origem. Se essa página que você citou também copiou das HPs que eu utilizei, não é problema meu e pouco me importa.

Faça o que quiser. Isso não mudará a verdade dos fatos que envolvem a história da sua igreja. :emoticon17:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: O Vaticano também passa a sacolinha

Benetton escreveu:Porque eu copiei DO MEU PRÓPRIO SITE! :emoticon12:

Veja uma das páginas : http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/Niceia2.html

o Credo Niceno, estabelece a Divindade do homem da Galiléia, embora essa conclusão não tenha sido unânime. Os Bispos que discordaram, foram simplesmente perseguidos e exilados.

O interessante é que Arius foi exilado, mas depois foi reabilitado por Constantino, mostrando que o que menos interessava a ele eram os detalhes da doutrina cristã. Ele só queria acabar com a divisão entre seitas.

Trancado