Comportamentos automáticos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
ruimig

Re: Re.: Comportamentos automáticos

Mensagem por ruimig »

NadaSei escreveu:
ruimig escreveu:eu prefiro que não se confundam as coisas (uma táctica pós moderna). o espírito religioso não é critico.

Discordo completamente.
Eu sou religioso e sou bastante cético e critico.
Nada impede um religioso de ser critico, visto que a prática pode ser perfeitamente compreendida racionalmente.

Não confunda crentes com religiosos.
Nem todo religioso é crente, assim como nem todo ateu é cético e critico.
ruimig escreveu:quando um religioso está a exercer o espírito critico... então salta para outro nivel. É possível que no fim regresse a um novo espírito de religioso... com uma nova crença.

Uma nova crença ou a confirmação da mesma verdade universal?
O cuidado aqui a se tomar é em não "crer" que tudo que a religiosidade pode lidar é com crenças.
Quando você julga que algo é impossível e parte então na direção de que não pode ser outra coisa que não crença... bem, você pode estar enganado e acreditando em algo irreal.
A religião aponta fatos.

não percebeste...Watch... Santo Agostinho era Religioso (e sacerdote). também era filósofo (outra coisa). Na escolástica sabia-se bem que a mesma pessoa pode ser essas duas coisas. na altura... no entanto a filosofia se submetia á fé. Mas facilmente podemos imaginar o contrário... o que não invalida que pensamento religioso e critico sejam diferentes (e possam coexistir na mesma pesssoa).

Mas agora parece que estás a entrar numa nova definição. agora o religioso pode ser descrente. Sendo assim o que é um religioso exatamente?

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comportamentos automáticos

Mensagem por NadaSei »

ruimig escreveu:não percebeste...Watch... Santo Agostinho era Religioso (e sacerdote). também era filósofo (outra coisa). Na escolástica sabia-se bem que a mesma pessoa pode ser essas duas coisas. na altura... no entanto a filosofia se submetia á fé. Mas facilmente podemos imaginar o contrário... o que não invalida que pensamento religioso e critico sejam diferentes (e possam coexistir na mesma pesssoa).

Mas agora parece que estás a entrar numa nova definição. agora o religioso pode ser descrente. Sendo assim o que é um religioso exatamente?

Esse foi o erro clássico de Santo Agostinho, não perceber que poderia ser religioso e cético.
Religioso é aquele que pratica a religião, colocando atentamente seus ensinamentos em prática.
Pra isso não é necessário crença em nada.
Se você entende a teoria e serventia desses ensinamentos, pode prática-lo inclusive para tentar falsear a idéia e acabar descobrindo que realmente levam ao objetivo descrito.

Eu comecei a estudar religião quando era ateu, nunca "acreditei" que os ensinamentos realmente me levariam a um estado mental mais desperto, mas como percebia minha "sonolência" os coloquei em prática para testar seus resultados.
Assim eu confirmei sua função sem a necessidade de crença.

O tipo de fé mais importante que também é tratado na religião, também não é relacionado a crença, podemos ter fé e ao mesmo tempo nos manter céticos, sem "acreditar" na coisas.
A não-crença é inclusive uma das coisas mais importantes na religião em nível avançado, pois trata de não "julgar" o mundo, suspendendo o juízo que fazemos das coisas, eliminando o medo, a dúvida e nos permitindo controlar a mente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

ruimig

Re.: Comportamentos automáticos

Mensagem por ruimig »

Perdão... eu quis dizer São Tomás de Aquino... porque Santo Agostinho não era escolástico :emoticon22:

Trancado