O QUE PENSAR???

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Najma
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Re: Re.: O QUE PENSAR???

Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:
Adrianoped escreveu:Não vejo nada de religioso nem de religião em Nietzsche, muito pelo contrário.


Isso todos sabemos, agora eu pergunto o que estão fazendo com Nietzsche?

Acreditando demais ou ignorando totalmente!!!

Um filósofo de extremos não pode ser confundido com um extremista filosófico!!!


As religiões é que não são aquilo a que se propõem. E o problema é de quem as professa... nem tanto de quem emprestou seus pensamentos para que fossem criadas. :emoticon1:
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Bellé
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Mensagem por Bellé »

Nietzsche explica: J E S U S
Por Arkano Zero 18/12/2005 às 02:15


Eu Sei!


A moralidade é a única razão da realidade. O que Nietzsche propalava era a subversão daquilo que representava a tirania dos valores contra a modéstia da Vida. O Cristianismo era a fonte, a parideira de preconceitos e falsos conceitos antimoralistas em favor da destruição da Vida. Jesus era o ícone máximo de uma crença tão poderosa que conseguiu superar, sobre nós, o poder da crua Natureza ao da Razão. Jesus era um grande sofista, um habilidoso articulador de idéias, herdeiro de uma tradição antiqüíssima, que, alguns, chegam a dizer extra-terrestres e outros, de outra dimensão. Jesus era um farsante: o Farsante Maior! E Nietzsche, se proclamava O ANTI-CRISTO.

Submetam-se ao meu Saber!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

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Bellé
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Mensagem por Bellé »

Revista Juristas

1.9.07 [08h47]
Nietzsche e Jesus: dois extremos que se tocam?
por Paulo Queiroz


Todo crente é de certo modo um ateu, pois a afirmação da sua crença implica quase sempre a negação de outras crenças e deuses; mais claramente: para ser cristão, é preciso negar ou ignorar o islã, o judaísmo, o budismo, o hinduísmo, a umbanda, o panteísmo, o zoroastrismo etc.; e vice-versa; ou seja, para acreditar em Javé, por exemplo, é preciso desacreditar outros deuses com a mesma autoridade ou dignidade: Zeus, Apolo, Amon, Crom, Thor, Odin, Baal, Alá, Shiva, Brahma, Vishnu, Ogum, Jaci e outros tantos. Por isso, o “meu Deus” e a “minha religião“ excluem, necessariamente, a crença, o deus e a religião dos outros, pois só a “minha fé” e o “meu Deus” são verdadeiros; tudo mais é falso. Afinal, a crença, a religião e o deus dos outros não passam de superstições, crendices, coisas diabólicas etc;

Dizer que só existe um deus, o “meu Deus”, é tão insensato quanto dizer que só existe um idioma, o “meu idioma”, um país, o “meu país” etc., como se só “eu” existisse;

Somos cristãos pelas mesmas razões que somos brasileiros e não franceses ou italianos e, pois, falamos português e não francês ou italiano: somos herdeiros da colonização e toda tradição de lutas, conquistas e violências que nos precedeu, isto é, uma história de extermínio de povos, culturas, mitos, línguas, religiões e deuses. Trata-se, portanto, de algo acidental: se fôssemos colonizados pelos chineses, seríamos budistas e falaríamos chinês ou mandarim; se fôssemos colonizados pelos árabes, seríamos muçulmanos e falaríamos árabe. O deus ou deuses de hoje são a mitologia e as fábulas de amanhã;

Toda doutrina, política, moral ou religiosa que pressupõe ou propõe unidade é falsa, tirânica, má e contrária à natureza e à vida, pois a vida, e tudo a que se refere, é múltipla, plural, diversa e em permanente mutação; é preciso presunção, ingenuidade e intolerância para crer assim;

Em geral toda forma de violência tem algum bom pretexto ou uma bela e sonora metáfora; em nome de Deus, por exemplo, foram cometidas as mais terríveis violências: a noite de São Bartolomeu, o extermínio dos cátaros (ou albigenses), as cruzadas, a inquisição, os massacres patrocinados por Moisés (Êxodo, 32: 27 e 28) ou Josué (6:21) e seus atuais seguidores: Bin Laden, Bush, entre outros; Deus e o Diabo são inocentes, mas não as pessoas que os invocam;

O cristianismo (o islã etc.) depende do pecado e do pecador tal qual os presídios, de presos, os cemitérios, de cadáveres, os senhores, de escravos; o cristianismo (re) inventou o pecador (e o pecado) não para libertá-lo, mas para escravizá-lo (a expressão “servo de deus” não existe por acaso) e manipulá-lo; enfraquecê-lo, portanto; pior: pretende ser a cura da doença por ele criada: o pecado;

Se cães e gatos pudessem representar seus deuses, certamente os representariam na forma de cães e gatos, e com variações: um pastor na forma de pastor etc. (Xenófanes, revisto); também assim são os homens, que criam seus deuses à sua imagem e semelhança, os quais variam no tempo e no espaço, inevitavelmente;

De acordo com um crente, todos, à exceção daqueles que compartilham de sua fé, estão no pecado e vão para o inferno ou algo assim; há hoje tantas denominações (algumas autênticas empresas comerciais) e doutrinas tão díspares e contraditórias (uma nova Babel) que já não temos certeza se o cristianismo é uma religião monoteísta e se ainda se venera o Cristo ou o dinheiro;

Se Deus fosse julgado por um tribunal isento, seria fácil acusá-lo e difícil absolvê-lo, porque, ou bem seria condenado por omissão: deixar que toda sorte de injustiças, crimes e desastres aconteçam sem nada fazer, embora pudesse fazê-lo e evitá-lo; ou bem seria condenado por ação: se Ele é onipotente, onipresente e onisciente, que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, então, todas as violências e crimes são obra sua, e os homens são apenas instrumentos de sua obra, boa ou má; afinal, os homens atuariam segundo a sua fria e calculada programação, tal qual a morte de seu próprio filho: um homicídio doloso e premeditado;

Erros, decepções, traições, doenças e mortes, por mais que nos causem dor e sofrimento, são inevitáveis e são, pois, a própria vida; tal qual os animais e plantas, nascemos, crescemos, adoecemos e morremos inevitavelmente; como os frutos de uma árvore, que precisam amadurecer, cair, apodrecer e soltar suas sementes para que outras árvores e frutos germinem e frutifiquem, assim também são os homens: nascemos para a morte e morremos para a vida (Heráclito). Convém, por isso, enfrentar a vida, e tudo de bom e ruim que ela implica, com dignidade, galhardia e humor inclusive;

Um Deus que quisesse ser adorado e não apenas temido jamais nos tentaria ou corromperia com promessas de recompensa (céu, vida eterna etc.) nem nos chantagearia com ameaças de morte, inferno etc.; nem tampouco incentivaria a subserviência, e, pois, a dissimulação, nem condenaria a crítica e a rebeldia necessárias; um Deus assim não precisaria de servos, nem estes Dele;

Eu só acreditaria num Deus que não fosse tirânico, ciumento, mesquinho, injusto, cruel, vingativo, misógino, homofóbico, racista. Eu só acreditaria num Deus que fosse grande e justo e maduro e sábio o bastante para saber amar as pessoas como elas realmente são e não como Ele gostaria que elas fossem; eu só acreditaria num Deus capaz de perceber o que há de grande e pequeno e divino em cada um de nós para além de todo preconceito; um Deus, enfim, que tratasse judeus e palestinos, crentes e ateus, homens e mulheres, hétero e homossexuais, prostitutas e criminosos com a mesma dignidade, com o mesmo respeito; afinal, ainda que tenhamos o dom de profetizar e conheçamos todos os mistérios e toda a ciência, ainda que tenhamos tamanha fé, a ponto de transportar os montes, se não tivermos amor, nada seremos (Coríntios 1: 13);

A distinção entre os atos bons e maus, entre os atos de deus e do demônio, e, portanto, a distinção entre deuses e demônios, não preexiste à interpretação, mas é dela resultado;

Jesus tinha razão: o reino de Deus - e também do demônio, pois são o verso e reverso de uma mesma moeda, tal qual alto e baixo, direita e esquerda, bem e mal, motivo pelo qual um não existe sem o outro - está dentro de nós (Lucas, 17:21); Nietzsche também: não existem fenômenos religiosos, mas apenas uma interpretação religiosa dos fenômenos!


:emoticon5:
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

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Najma
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Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:
Nietzsche explica: J E S U S
Por Arkano Zero 18/12/2005 às 02:15


Eu Sei!


A moralidade é a única razão da realidade. O que Nietzsche propalava era a subversão daquilo que representava a tirania dos valores contra a modéstia da Vida. O Cristianismo era a fonte, a parideira de preconceitos e falsos conceitos antimoralistas em favor da destruição da Vida. Jesus era o ícone máximo de uma crença tão poderosa que conseguiu superar, sobre nós, o poder da crua Natureza ao da Razão. Jesus era um grande sofista, um habilidoso articulador de idéias, herdeiro de uma tradição antiqüíssima, que, alguns, chegam a dizer extra-terrestres e outros, de outra dimensão. Jesus era um farsante: o Farsante Maior! E Nietzsche, se proclamava O ANTI-CRISTO.

Submetam-se ao meu Saber!!!


O que Jesus disse não foi interpretado corretamente no passado nem agora... Esse é o problema maior de quem não consegue ser assertivo: tem suas palavras interpretadas conforme a necessidade.

Jesus foi feito de fragmentos de idéias e de proezas que foram aumentando em número de acordo com a necessidade de endeusá-lo das pessoas que seguiam o que ele pretensamente falou e fez e, principalmente, dos que resolveram criar uma religião com poderes sobre o estado. De uma hora para outra, ele não podia mais ser apenas um ser humano, ele tinha que ser um deus com poderes sobre tudo e todos para que seus representantes tivessem algum poder sobre as massas. :emoticon1:

Nietzsche fala em ser o anti-cristo e assim é todo aquele que consegue se desfazer dos conceitos cristãos enraizados na sociedade.
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Bellé
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Re: Re.: O QUE PENSAR???

Mensagem por Bellé »

Najma escreveu:
Bellé escreveu:
Adrianoped escreveu:Não vejo nada de religioso nem de religião em Nietzsche, muito pelo contrário.


Isso todos sabemos, agora eu pergunto o que estão fazendo com Nietzsche?

Acreditando demais ou ignorando totalmente!!!

Um filósofo de extremos não pode ser confundido com um extremista filosófico!!!


As religiões é que não são aquilo a que se propõem. E o problema é de quem as professa... nem tanto de quem emprestou seus pensamentos para que fossem criadas. :emoticon1:


Quem lê Nietzsche ou ama ou odeia... dificilmente temos um meio termo!!!

Poderiam estar criando uma ponte entre estes extremos para unificar o pensamento dele e jogar aos quatro ventos as meias verdades que todos buscam?
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

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Najma
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Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:
Revista Juristas

1.9.07 [08h47]
Nietzsche e Jesus: dois extremos que se tocam?
por Paulo Queiroz


Todo crente é de certo modo um ateu, pois a afirmação da sua crença implica quase sempre a negação de outras crenças e deuses; mais claramente: para ser cristão, é preciso negar ou ignorar o islã, o judaísmo, o budismo, o hinduísmo, a umbanda, o panteísmo, o zoroastrismo etc.; e vice-versa; ou seja, para acreditar em Javé, por exemplo, é preciso desacreditar outros deuses com a mesma autoridade ou dignidade: Zeus, Apolo, Amon, Crom, Thor, Odin, Baal, Alá, Shiva, Brahma, Vishnu, Ogum, Jaci e outros tantos. Por isso, o “meu Deus” e a “minha religião“ excluem, necessariamente, a crença, o deus e a religião dos outros, pois só a “minha fé” e o “meu Deus” são verdadeiros; tudo mais é falso. Afinal, a crença, a religião e o deus dos outros não passam de superstições, crendices, coisas diabólicas etc;

Dizer que só existe um deus, o “meu Deus”, é tão insensato quanto dizer que só existe um idioma, o “meu idioma”, um país, o “meu país” etc., como se só “eu” existisse;

Somos cristãos pelas mesmas razões que somos brasileiros e não franceses ou italianos e, pois, falamos português e não francês ou italiano: somos herdeiros da colonização e toda tradição de lutas, conquistas e violências que nos precedeu, isto é, uma história de extermínio de povos, culturas, mitos, línguas, religiões e deuses. Trata-se, portanto, de algo acidental: se fôssemos colonizados pelos chineses, seríamos budistas e falaríamos chinês ou mandarim; se fôssemos colonizados pelos árabes, seríamos muçulmanos e falaríamos árabe. O deus ou deuses de hoje são a mitologia e as fábulas de amanhã;

Toda doutrina, política, moral ou religiosa que pressupõe ou propõe unidade é falsa, tirânica, má e contrária à natureza e à vida, pois a vida, e tudo a que se refere, é múltipla, plural, diversa e em permanente mutação; é preciso presunção, ingenuidade e intolerância para crer assim;

Em geral toda forma de violência tem algum bom pretexto ou uma bela e sonora metáfora; em nome de Deus, por exemplo, foram cometidas as mais terríveis violências: a noite de São Bartolomeu, o extermínio dos cátaros (ou albigenses), as cruzadas, a inquisição, os massacres patrocinados por Moisés (Êxodo, 32: 27 e 28) ou Josué (6:21) e seus atuais seguidores: Bin Laden, Bush, entre outros; Deus e o Diabo são inocentes, mas não as pessoas que os invocam;

O cristianismo (o islã etc.) depende do pecado e do pecador tal qual os presídios, de presos, os cemitérios, de cadáveres, os senhores, de escravos; o cristianismo (re) inventou o pecador (e o pecado) não para libertá-lo, mas para escravizá-lo (a expressão “servo de deus” não existe por acaso) e manipulá-lo; enfraquecê-lo, portanto; pior: pretende ser a cura da doença por ele criada: o pecado;

Se cães e gatos pudessem representar seus deuses, certamente os representariam na forma de cães e gatos, e com variações: um pastor na forma de pastor etc. (Xenófanes, revisto); também assim são os homens, que criam seus deuses à sua imagem e semelhança, os quais variam no tempo e no espaço, inevitavelmente;

De acordo com um crente, todos, à exceção daqueles que compartilham de sua fé, estão no pecado e vão para o inferno ou algo assim; há hoje tantas denominações (algumas autênticas empresas comerciais) e doutrinas tão díspares e contraditórias (uma nova Babel) que já não temos certeza se o cristianismo é uma religião monoteísta e se ainda se venera o Cristo ou o dinheiro;

Se Deus fosse julgado por um tribunal isento, seria fácil acusá-lo e difícil absolvê-lo, porque, ou bem seria condenado por omissão: deixar que toda sorte de injustiças, crimes e desastres aconteçam sem nada fazer, embora pudesse fazê-lo e evitá-lo; ou bem seria condenado por ação: se Ele é onipotente, onipresente e onisciente, que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, então, todas as violências e crimes são obra sua, e os homens são apenas instrumentos de sua obra, boa ou má; afinal, os homens atuariam segundo a sua fria e calculada programação, tal qual a morte de seu próprio filho: um homicídio doloso e premeditado;

Erros, decepções, traições, doenças e mortes, por mais que nos causem dor e sofrimento, são inevitáveis e são, pois, a própria vida; tal qual os animais e plantas, nascemos, crescemos, adoecemos e morremos inevitavelmente; como os frutos de uma árvore, que precisam amadurecer, cair, apodrecer e soltar suas sementes para que outras árvores e frutos germinem e frutifiquem, assim também são os homens: nascemos para a morte e morremos para a vida (Heráclito). Convém, por isso, enfrentar a vida, e tudo de bom e ruim que ela implica, com dignidade, galhardia e humor inclusive;

Um Deus que quisesse ser adorado e não apenas temido jamais nos tentaria ou corromperia com promessas de recompensa (céu, vida eterna etc.) nem nos chantagearia com ameaças de morte, inferno etc.; nem tampouco incentivaria a subserviência, e, pois, a dissimulação, nem condenaria a crítica e a rebeldia necessárias; um Deus assim não precisaria de servos, nem estes Dele;

Eu só acreditaria num Deus que não fosse tirânico, ciumento, mesquinho, injusto, cruel, vingativo, misógino, homofóbico, racista. Eu só acreditaria num Deus que fosse grande e justo e maduro e sábio o bastante para saber amar as pessoas como elas realmente são e não como Ele gostaria que elas fossem; eu só acreditaria num Deus capaz de perceber o que há de grande e pequeno e divino em cada um de nós para além de todo preconceito; um Deus, enfim, que tratasse judeus e palestinos, crentes e ateus, homens e mulheres, hétero e homossexuais, prostitutas e criminosos com a mesma dignidade, com o mesmo respeito; afinal, ainda que tenhamos o dom de profetizar e conheçamos todos os mistérios e toda a ciência, ainda que tenhamos tamanha fé, a ponto de transportar os montes, se não tivermos amor, nada seremos (Coríntios 1: 13);

A distinção entre os atos bons e maus, entre os atos de deus e do demônio, e, portanto, a distinção entre deuses e demônios, não preexiste à interpretação, mas é dela resultado;

Jesus tinha razão: o reino de Deus - e também do demônio, pois são o verso e reverso de uma mesma moeda, tal qual alto e baixo, direita e esquerda, bem e mal, motivo pelo qual um não existe sem o outro - está dentro de nós (Lucas, 17:21); Nietzsche também: não existem fenômenos religiosos, mas apenas uma interpretação religiosa dos fenômenos!


:emoticon5:


Isso é uma interpretação... Parece com o desespero de usar conceitos deturpados de física quântica e explicações científicas para validar crenças. Mas se você ler com um pouco de distanciamento e menos preconceito, vai ver que o autor não está tentando apenas validar as idéias atribuídas a Jesus. Ele está transcendendo o ensinamento que ele próprio recebeu. Ele está se questionando quando coloca frente a frente ensinamentos de um ícone espíritualista com os de um ícone do materialismo. Eu acho isso tão saudável... :emoticon1:
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Najma
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Re: Re.: O QUE PENSAR???

Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:
Najma escreveu:
Bellé escreveu:
Adrianoped escreveu:Não vejo nada de religioso nem de religião em Nietzsche, muito pelo contrário.


Isso todos sabemos, agora eu pergunto o que estão fazendo com Nietzsche?

Acreditando demais ou ignorando totalmente!!!

Um filósofo de extremos não pode ser confundido com um extremista filosófico!!!


As religiões é que não são aquilo a que se propõem. E o problema é de quem as professa... nem tanto de quem emprestou seus pensamentos para que fossem criadas. :emoticon1:


Quem lê Nietzsche ou ama ou odeia... dificilmente temos um meio termo!!!

Poderiam estar criando uma ponte entre estes extremos para unificar o pensamento dele e jogar aos quatro ventos as meias verdades que todos buscam?


Por enquanto, como eu disse, vejo só um questionamento e a busca pela forma correta de encarar a religiosidade. É desse tipo de questionamento que surgem idéias interessantes... Quero ver o fim disso. :emoticon16:

Sabe, eu não gosto muito da negação. Quando alguém afirma uma negação, como se negar a existência a um deus fosse a verdade inquestionável, estamos tratando do pensamento de um crente. Tudo o que temos é um ponto de interrogação enorme. Nenhuma certeza quanto à origem de tudo e a finalidade do universo e de nossa própria existência. Admitir isso é complicado mas é a única forma de não cair em erro.
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Bellé
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Re: Re.: O QUE PENSAR???

Mensagem por Bellé »

Najma escreveu:
Bellé escreveu:
Najma escreveu:
Bellé escreveu:
Adrianoped escreveu:Não vejo nada de religioso nem de religião em Nietzsche, muito pelo contrário.


Isso todos sabemos, agora eu pergunto o que estão fazendo com Nietzsche?

Acreditando demais ou ignorando totalmente!!!

Um filósofo de extremos não pode ser confundido com um extremista filosófico!!!


As religiões é que não são aquilo a que se propõem. E o problema é de quem as professa... nem tanto de quem emprestou seus pensamentos para que fossem criadas. :emoticon1:


Quem lê Nietzsche ou ama ou odeia... dificilmente temos um meio termo!!!

Poderiam estar criando uma ponte entre estes extremos para unificar o pensamento dele e jogar aos quatro ventos as meias verdades que todos buscam?


Por enquanto, como eu disse, vejo só um questionamento e a busca pela forma correta de encarar a religiosidade. É desse tipo de questionamento que surgem idéias interessantes... Quero ver o fim disso. :emoticon16:

Sabe, eu não gosto muito da negação. Quando alguém afirma uma negação, como se negar a existência a um deus fosse a verdade inquestionável, estamos tratando do pensamento de um crente. Tudo o que temos é um ponto de interrogação enorme. Nenhuma certeza quanto à origem de tudo e a finalidade do universo e de nossa própria existência. Admitir isso é complicado mas é a única forma de não cair em erro.


Alguém poderia me dizer como jesus era visto e o que pensavam dele... suas idéias, acões...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

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Mensagem por Jeanioz »

[mensagem subliminar fascista detected]

Paulo Queiroz escreveu:Jesus tinha razão: o reino de Deus - e também do demônio, pois são o verso e reverso de uma mesma moeda, tal qual alto e baixo, direita e esquerda, bem e mal, motivo pelo qual um não existe sem o outro - está dentro de nós (Lucas, 17:21); Nietzsche também: não existem fenômenos religiosos, mas apenas uma interpretação religiosa dos fenômenos!


[/mensagem subliminar fascista detected]

:emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

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Najma
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Re: Re.: O QUE PENSAR???

Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:
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Bellé escreveu:
Adrianoped escreveu:Não vejo nada de religioso nem de religião em Nietzsche, muito pelo contrário.


Isso todos sabemos, agora eu pergunto o que estão fazendo com Nietzsche?

Acreditando demais ou ignorando totalmente!!!

Um filósofo de extremos não pode ser confundido com um extremista filosófico!!!


As religiões é que não são aquilo a que se propõem. E o problema é de quem as professa... nem tanto de quem emprestou seus pensamentos para que fossem criadas. :emoticon1:


Quem lê Nietzsche ou ama ou odeia... dificilmente temos um meio termo!!!

Poderiam estar criando uma ponte entre estes extremos para unificar o pensamento dele e jogar aos quatro ventos as meias verdades que todos buscam?


Por enquanto, como eu disse, vejo só um questionamento e a busca pela forma correta de encarar a religiosidade. É desse tipo de questionamento que surgem idéias interessantes... Quero ver o fim disso. :emoticon16:

Sabe, eu não gosto muito da negação. Quando alguém afirma uma negação, como se negar a existência a um deus fosse a verdade inquestionável, estamos tratando do pensamento de um crente. Tudo o que temos é um ponto de interrogação enorme. Nenhuma certeza quanto à origem de tudo e a finalidade do universo e de nossa própria existência. Admitir isso é complicado mas é a única forma de não cair em erro.


Alguém poderia me dizer como jesus era visto e o que pensavam dele... suas idéias, acões...


O Jesus histórico, SE existiu mesmo, era um ser humano imbuído de alguns ideais que destoavam de sua época. Já o Jesus venerado como um deus pelo cristianismo é um "frankenstein" mitológico... :emoticon16:
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Trancado