Acauan escreveu:
E digamos que o cara tivesse dito, "Deus poderia atuar sobre seus filhos, quer sejam eles O PIOR ATEU, O
PIOR ASSASINO OU O PIOR TRAFICANTE" , isto não significaria que ele iguala ateus, assassinos ou traficantes, pelo menos no que o texto deixa explícito.
E duvido que se o fizesse, haveria alguma movimentação entre os ateus para processá-lo por causa disto.
(...)
Insisto que não podemos defender a liberdade de expressão quando nos agrada e censurá-la quando nos convém.
Os limites claros são quando algum radical sai pregando direta e explicitamente a violência ou desrespeito aos direitos deste ou daquele grupo, o que não foi o caso posto aqui.
Acauan,
Gostaria, se possível, de um esclarecimento que, por um lado, tem a ver ou tangencia essa questão acerca de colocar uma determinada "classe", "grupo", "etnia", etc, misturada com a mesma linha de raciocínio envolvida com criminosos, traficantes e similares.
Veja, desde que tal pronuncialmento não atinja, mesmo que indiretamente, domínios, extensão como sujeitos e individualidades, nossos interesses e valores, sejam eles pessoais ou coletivos, acreditamos que não existam terceiras intenções de quem quer que seja.
Desculpe-me, mas vou citar aqui, um debate antigo, no qual Você, de forma justa repudiou as palavras de um debatedor por sua frase que, mesmo não tendo a intenção de ser rude, acabou por incomodá-lo. Não vou citar o nome, mas certamente Você se lembra muito bem disso :
A ultima questão não é desrespeito quanto a suas crenças. Absolutamente. Mas o raciocínio dúbio de alguns ateus podem nos levar a esta questão. Animais e indios matam suas crias quando tem alguma anomalia. Se tudo é animal e "evoluçao" para os ateus , o comportamento também deveria ser parecido, afinal, se nao existe um Deus para te castigar, nao seria mais lógico o extermínio?
AO QUE VOCÊ RESPONDEU :Acauan escreveu:E tome cuidado quando cita "animais e Índios" no mesmo exemplo, péssima continuação para quem começou mal. Mesmo porque não existem "os Índios".
Esta etnia é um aglomerado de culturas, nações, tribos e suas divisões, cada qual com seus próprios hábitos, que não necessariamente incluem infanticídio como regra geral.
Como podemos ver, ao citar nossa classe, valores morais, etnia, etc, em um mesmo contexto e relacionado a valores depreciativos, logo nos levantamos contra quem o fez.
Não estou criticando sua postura diante desse fato, mesmo porque Eu mesmo não gostaria de ver minha religião sendo citada no mesmo exemplo de assassinos e traficantes. Gostaria apenas de esclarecer essa parte quanto o que seria ofensivo ou não quando os nossos interesses são citados em casos análogos.