Dietas pra que te quero...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fenrir
Gênero: Masculino

Re: Dietas pra que te quero...

Mensagem por Fenrir »

Apo escreveu:
Fenrir escreveu:Tenho alguns quilos sobrando, mas gosto daquelas
feijoadas gordas, autenticas, tipo jesus-ta-chamando.
Tambem arroz com feijao, ovo, carne, espaguete e refrigerante.
Miojo com salsichas, ovos, carne moida, manteiga e molho de tomate
Só não encarei ainda o churrasco grego com suco gratis.

O que vem a ser churrasco grego?

Uma mistureba de carnes que vendem no centro de SP. Não vi ainda.

Partem aquilo e fazem um sanduiche.
Um conhecido meu disse que o coracao da massa que fica girando na vareta (que nem frango) deve ficar la por um bom tempo...

Dizem que é muito bom.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Não conhecer churrasco grego é o cúmulo, principalmente se morar em SP.

Um sanduba mais suco de cajú, 1,50 .

Só a higiene que deixar pecar.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:
Apo escreveu:
Fenrir escreveu:Tenho alguns quilos sobrando, mas gosto daquelas
feijoadas gordas, autenticas, tipo jesus-ta-chamando.
Tambem arroz com feijao, ovo, carne, espaguete e refrigerante.
Miojo com salsichas, ovos, carne moida, manteiga e molho de tomate
Só não encarei ainda o churrasco grego com suco gratis.

O que vem a ser churrasco grego?

Uma mistureba de carnes que vendem no centro de SP. Não vi ainda.

Partem aquilo e fazem um sanduiche.
Um conhecido meu disse que o coracao da massa que fica girando na vareta (que nem frango) deve ficar la por um bom tempo...

Dizem que é muito bom.

Afe, coisas que os paulistas chamam de churrasco...heresia.

Lembro quando morei em SP uma vez, uma parte dos funcionários da empresa ( que era gaúcha, logo tnhas vários gaúchos, inclusive da direção) falaram em fazer um churrasco à noite. Ficou combinado o seguinte: a gauchada comprava a carne e a paulistanada trazia bebida e salada.

Quando chegaram, a carne foi colocada no espeto e tal, o fogo aceso e a "salada" apareceu: um monte de pão com tomate. :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9:

Pior: depois daquela picanha maravilhosa assada, os paulistanos fatiavam como se fosse bife, enfiavam dentro dum pão e botavam uns pedaços de tomate dentro.

Um verdadeiro CRIME. Nunca mais que quiseram desperdiçar tempo e dinheiro com aquilo.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

No Rio, esses churrasquinhos suspeitos vendidos na rua são conhecidos como "churrasco de gato".

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:No Rio, esses churrasquinhos suspeitos vendidos na rua são conhecidos como "churrasco de gato".

Aqui também. Mas é aquele com uns espetinhos pequenos, feitos numas churrasqueiras improvisadas ( que agora já são profissionalizadas :emoticon16: ). Veeeeende em saída de jogo....

O cheiro é algo irresistível ao insitinto olfativo humano, pois eles colocam umas gordurinhas para queimar na brasa , o que provoca muita fumaça de odor atraentemente lipídico.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:No Rio, esses churrasquinhos suspeitos vendidos na rua são conhecidos como "churrasco de gato".

Um pouco de cultura inútil gastronômica paulistana.

Enquanto churrasquinho de gato é um patrimônio nacional, o churrasco grego é um dos lanches mais regionais do país, pois não só é tipicamente paulistano como tipicamente do centro velho paulistano, onde a suspeita iguaria foi lançada há muito tempo e continua sendo o único lugar onde pode se encontrar um autêntico.

Prá quem não sabe, trata-se de uma mistura de restos de carnes diversas compactadas com muito, muito sebo e gordura em torno de um espeto posto para girar na vertical, em uma versão cilindrica das TVs de cachorro que assam frangos.

Imagem

Como o lanche é barato e vendido no comércio popular, a classe média paulista faz cara de nojo quando o vê, mas muitos deles adoram e comem escondido.

O que a maioria não sabe é que o churrasco grego é mesmo grego, como tantos outros pratos trazidos prá cá por imigrantes, foi tropicalizado e popularizado.
Para os classe média recalcitrantes, talvez os anime saber que o exato mesmo formato, possivelmente com carnes melhores e mais higiene, pode ser consumido nas ruas de Paris, com o nome de ... sandwich grec, mas apesar do nome, parece que por lá o lanche é associado aos imigrantes turcos.

ImagemImagemImagem

Como os paulistas são esquisitos prá caramba, é possível que num futuro próximo o churrasco grego seja redimido de seu ostracismo e ganhe seu merecido lugar na história culinária local, espero que com menos colestorol e menos coliformes.
Foi o que aconteceu com o sanduiche de mortadela, desprezado por décadas por quem era um pouquinho só melhor de vida, que virou prato da moda assim que alguns chefs internacionais badalados experimentaram o exemplar vendido no Mercado Municipal e o encheram de elogios.
Pastel de feira com caldo de cana é outra coisa que vira e mexe flagramos executivos engravatados traçando alguns, todos de óculos escuros, visivelmente constrangidos e de cabeça baixa temendo ser reconhecidos, claro.

No fim, o prato não é ruim.
Comi uma vez quando era criança, na Avenida São João (acho) e gostei.
Depois nunca mais.
Qualquer dia vou fazer uma pesquisa científica e arriscar um, só para provar minha tese de que o churrasco grego do centro velho conserva uma uniformidade comparável ao do Big Mac.
Não importa onde ou quando você comeu o último, será exatamente igual ao próximo.

Nos dois casos, se tiver alguma coragem e nenhum preconceito, claro.

Fim da resenha de cultura inútil gastronômica paulistana.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan escreveu:Para os classe média recalcitrantes, talvez os anime saber que o exato mesmo formato, talvez com carnes melhores e mais higiene, pode ser consumido nas ruas de Paris.

Essa ideia tambem pode ser encontrada aqui (e em boa parte da Europa continental) no Sish (ou Donner) Kebab ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kebab ), um sanduiche muito popular de origem magrebina, turca, arabe ou iraniana (sim, eles brigam entre si por isso tambem) feito com varias partes do carneiro (quando autentico) compactadas em espetos giratorios num esquema parecido com o do churrasco grego.

Eu como bastante, por ser uma das coisas aproximadamente comestiveis mais baratas a venda por aqui. O gosto e bom, principalmente quando vem com pao sirio. O preco variando de 3 a 5 euros nao inspira muita confianca, e compete quase diretamente com o Mc Donald's.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Apo

Mensagem por Apo »

A mim parece repugnante. Se tiver gordura e for feito de restos, então....pode estar em Paris ou em Abuh Dhabi. Prefiro outro tipo de iguaria. Rúcula com um fio de azeite seria um luxo perto disto aí.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Acauan escreveu:Para os classe média recalcitrantes, talvez os anime saber que o exato mesmo formato, talvez com carnes melhores e mais higiene, pode ser consumido nas ruas de Paris.

Essa ideia tambem pode ser encontrada aqui (e em boa parte da Europa continental) no Sish (ou Donner) Kebab ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kebab ), um sanduiche muito popular de origem magrebina, turca, arabe ou iraniana (sim, eles brigam entre si por isso tambem) feito com varias partes do carneiro (quando autentico) compactadas em espetos giratorios num esquema parecido com o do churrasco grego.

Eu como bastante, por ser uma das coisas aproximadamente comestiveis mais baratas a venda por aqui. O gosto e bom, principalmente quando vem com pao sirio. O preco variando de 3 a 5 euros nao inspira muita confianca, e compete quase diretamente com o Mc Donald's.

E aí Cabeça...?,

Esta gororoba é internacional mesmo.
A Wikipedia tem um verbete para o gyros e cita suas versões grega, cipriota, australiana, canadense, francesa, iraniana, malaia, turca, inglesa, americana e filipina, mas muito injustamente não fala de São Paulo, onde possivelmente o sanduiche faz sucesso há muito mais tempo que nestes outros lugares.

Vou lançar a campanha "o churrasco grego é nosso!"
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Minha relação com SP é uma relação de amor e ódio ; detesto o clima paulista, o povo, mas adoro estar lá, aquele ar, movimentação... :emoticon26:

Nada melhor que no final de semana ir visitar a 25 de março, ou fazer um tour gastronômico, seja pelos restaurantes "finos" que fazem comida de melhor qualidade que no Rio, ou pelas esquisitices que só encontramos lá, o pastel de bacalhau do Mercado Central, o sanduba de pernil... outro de 300g de mortadela... ou até a culinária estrangeira, que suspeito eu, seja em melhor qualidade que a nativa. Os restaurantes árabes de SP são insuperáveis!

No Rio quem quiser comer comida árabe, come melhor no genérico do que no tradicional; em termos de cozinha conseguimos aprimorar e muito o sabor de fora. Isso se aplica para todo o Brasil. Em especial SP.
Editado pela última vez por Fedidovisk em 20 Ago 2008, 11:17, em um total de 1 vez.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan escreveu:Vou lançar a campanha "o churrasco grego é nosso!"

:emoticon22:
Slogan fantastico!
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Quanto preconceito com o churrasco grego.
Até eu adoro comer ele, mas eu procuro um lugar sempre o mais higiênico possivel.
E daí que ele tem algumas gordurinhas. A mulher melancia tem aquela abundancia toda e ninguem reclama.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:A mim parece repugnante. Se tiver gordura e for feito de restos, então....pode estar em Paris ou em Abuh Dhabi. Prefiro outro tipo de iguaria. Rúcula com um fio de azeite seria um luxo perto disto aí.

- Já vi esta iguaria aqui na rodoviária de Brasília, jamais tive coragem de experimentar, e acho que jamais terei, a visão não nos leva a imaginar coisa boa, a impressão que dá é que as carnes estão girando ali a vários meses e que aquela gordura foi requentada mil e trocentas vezes, gerando novas interações químicas que grudarão no seu coração para sempre ou então as carnes estão tão contaminadas que resultarão em diarréia tipo spray por toda eternidade.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:A mim parece repugnante. Se tiver gordura e for feito de restos, então....pode estar em Paris ou em Abuh Dhabi. Prefiro outro tipo de iguaria. Rúcula com um fio de azeite seria um luxo perto disto aí.

- Já vi esta iguaria aqui na rodoviária de Brasília, jamais tive coragem de experimentar, e acho que jamais terei, a visão não nos leva a imaginar coisa boa, a impressão que dá é que as carnes estão girando ali a vários meses e que aquela gordura foi requentada mil e trocentas vezes, gerando novas interações químicas que grudarão no seu coração para sempre ou então as carnes estão tão contaminadas que resultarão em diarréia tipo spray por toda eternidade.

Abraços,

É. E prá quê, com tanta coisa boa para comer? Prefiro um sanduíche de presunto e queijo, sinceramente.

Carnes girando???? :emoticon39: :emoticon24:
Imagem

Trancado