o pensador escreveu:E a maioria dos cientistas "primitivos" eram cristâos.
Porque eu tenho de ler essas coisas antes de dormir..
Perseus escreveu:falando nisso pensador, qual é o título do seu livro e nome do autor?
Irei compra-lo amanhã na Saraiva (imagino que terá para vener la não é?)
Dante, the Wicked escreveu:Fernando Silva escreveu:Num episódio da Star Trek clássica, a Enterprise encontrou um planeta semelhante à Terra, mas onde a civilização romana ainda existia.
Eles ainda tinham seus deuses, combates mortais na arena etc., só que transmitidos pela TV.
Em um livro de Pol Anderson, Aníbal derrotou Cipião e Roma nunca chegou a ser um império.
Sem sua proteção, uma certa tribo palestina foi dizimada pelos vizinhos e foi a cultura celta que se espalhou.
Interessante. Mas acho que a cultura escandinava, por ser mais expansionista e belicista, acabaria vingando. A América se chamaria Vinland e teria sido colonizada anos antes.
Fernando Silva escreveu:Num episódio da Star Trek clássica, a Enterprise encontrou um planeta semelhante à Terra, mas onde a civilização romana ainda existia.
Eles ainda tinham seus deuses, combates mortais na arena etc., só que transmitidos pela TV.
Em um livro de Pol Anderson, Aníbal derrotou Cipião e Roma nunca chegou a ser um império.
Sem sua proteção, uma certa tribo palestina foi dizimada pelos vizinhos e foi a cultura celta que se espalhou.
Simão_Bacamarte escreveu:Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.
Uma possibilidade seria que com a ausência do Cristianismo nós teriamos evoluido tecnologicamente mais rápido, pois não haveria a Idade das Trevas para atrapalhar, isso é fato, sendo que mesmo em regimes comunistas (em que não há concorrência) e mesmo sobre repressão, há avanços cientificos.
Porém e como estaria humanidade? Ela teria sobrevivido até os dias atuais... ou o que os maiores cientistas/filósofos prevêm já teria se tornado realidade... a destruição da humanidade pela própria humanidade?
Mr.Hammond escreveu:Será que o Mitraísmo poderia ser a religião vigente?
o pensador escreveu:Perseus escreveu:o pensador escreveu:E a maioria dos cientistas "primitivos" eram cristâos.
Porque a verdade costuma ser mais virtuosa que a mentira..e também auxilia no sono.
Acauan escreveu:Um ponto importante a ser considerado é que sem o Cristianismo não existiria o Islã.
Mohamed formatou sua religião a partir do monoteísmo judaico e da proposta cristã de uma religião universal e antropocêntrica.
Andarilho escreveu:Fernando Silva escreveu:Em um livro de Pol Anderson, Aníbal derrotou Cipião e Roma nunca chegou a ser um império.
Você saberia me dizer o título do livro, não estou conseguindo localizar o autor.
Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:Um ponto importante a ser considerado é que sem o Cristianismo não existiria o Islã.
Mohamed formatou sua religião a partir do monoteísmo judaico e da proposta cristã de uma religião universal e antropocêntrica.
O Pug dirá que Maomé se baseou na antiga religião árabe e suas tradições, que estavam deturpadas em sua época, incluindo alguma contribuição dos profetas judaicos.
Ou seja, ele não a criou, ele a restaurou.
E o Corão não seria baseado na Bíblia e sim nas tradições árabes, que contavam a mesma história sob o ponto de vista deles.
Acauan escreveu:Simão_Bacamarte escreveu:Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.
Uma possibilidade seria que com a ausência do Cristianismo nós teriamos evoluido tecnologicamente mais rápido, pois não haveria a Idade das Trevas para atrapalhar, isso é fato, sendo que mesmo em regimes comunistas (em que não há concorrência) e mesmo sobre repressão, há avanços cientificos.
Porém e como estaria humanidade? Ela teria sobrevivido até os dias atuais... ou o que os maiores cientistas/filósofos prevêm já teria se tornado realidade... a destruição da humanidade pela própria humanidade?
Questão interessante.
Um ponto importante a ser considerado é que sem o Cristianismo não existiria o Islã.
Sem o Islã, a história do Ocidente seria completamente outra, já que foi a expansão do Império Árabe pelo Oriente Médio e costa mediterrânica da África que encerrou as antigas rotas comerciais do mundo greco-romano, sendo esta uma das mudanças econômicas que levaram ao feudalismo europeu.
Foi o feudalismo, e não o Cristianismo, que resultou num sistema econômico baseado em comunidades agrícolas auto-suficientes, com baixo nível de comércio interno e externo e poderes políticos centrais praticamente simbólicos em vários países e épocas.
Ambientes econômicos com tais características são extremamente desfavoráveis ao progresso científico e tecnológico.
Mas mesmo que o feudalismo não tivesse se tornado o ambiente econômico dominante no Ocidente, não há garantias que sua alternativa fosse um regime mais progressista.
Após a queda do Império Romano a Europa se dividiu em reinos bárbaros permanentemente em guerra uns contra os outros, sendo que nenhum deles possuía poder suficiente para se impor sobre os demais e construir um novo Império continental.
Nestas circunstâncias o feudalismo foi um mal menor, pois permitiu uma estabilidade e segurança que não haveria sem a descentralização do poder político, militar e econômico em pequenos territórios autônomos.
Se o Cristianismo não tivesse se tornado a religião dominante no Ocidente, o mais provável é que uma outra variante do Judaísmo predominasse diante do enfraquecimento do paganismo greco-romano. Mas é difícil imaginar qualquer forma de Judaísmo não nacional que não fosse o Cristianismo com algum outro nome. Os dogmas certamente seriam outros, já que uma combinação única de fatores criou a mitologia cristã do Deus que se fez carne, habitou entre os homens e foi sacrificado por eles e para eles. Mas os princípios morais e sociais seriam possivelmente muito semelhantes e, talvez, esta versão de Cristianismo sem Cristo fosse algo mais próxima do Budismo, uma religião voltada para a purificação e aprimoramento espiritual.
Uma hipótese, menos provável, mas mais instigante, seria se um outro conjunto de fatores únicos semelhantes aos que resultaram no Cristianismo, produzissem uma religião neo-pagã, talvez centrada na filosofia Socrática, capaz de despertar no Império debilitado força suficiente para reverter a decadência, fazer renascer seus valores e unir suas forças.
Digamos que isto ocorresse ao longo do século I.
Roma poderia então ter conciliado o poder do Império com os valores da antiga República e tornar-se uma força política e social irresistível, que poderia ter conquistado a Germânia e assim minimizado o risco de invasões ao seu território por séculos.
Um Império com tais características, após encontrar o auge de sua expansão territorial poderia transferir sua energia criativa da guerra para a ciência e as artes.
Quem sabe, antecipar a Revolução Industrial em mil anos, o que daria a tal Império a capacidade de lançar-se às grandes navegações, colonizar os Novos Mundos e, mais cedo ou mais tarde, subjugar os Impérios Orientais e consolidar-se como único poder global.
Andarilho escreveu:No número 03, se não me engano da , infelizmente extinta no Brasil, Isaac Asimov Magazine de Ficção Cientifica, o autor Frederick Pohl conta uma história alternativa, onde os romanos persistem até hoje, e menciona um certo judeu da palestina, que ao invés de ser crucificado, só tomou uma surra e sumiu da história, é uma história ótima, muito bem construida, vale a pena dar uma olhada nela. Alias os 25 números da revista são ótimos, dificilimos de achar em sebos hoje em dia, mas ótimos.
Antes que eu me esqueça , o título da história : Esperando os Olimpianos.
Fernando Silva escreveu:o pensador escreveu:Perseus escreveu:o pensador escreveu:E a maioria dos cientistas "primitivos" eram cristâos.
Porque a verdade costuma ser mais virtuosa que a mentira..e também auxilia no sono.
Os cientistas tinham que ser cristãos ... ou acabariam na fogueira.
Além do mais, um cientista pode ser cristão, desde que ele não comece a investigar certas coisas.
Simão_Bacamarte escreveu:Poxa, eu acreditava que os meus interlocutores, saberiam o óbvio...
Ao afirmar que estariamos em um mundo mais avançado, isso sem dúvida é tecnologicamente, pois socialmente não faria diferença, com ou sem cristianismo ou qualquer outro ismo.O problema é inerente a raça humana.Nunca haverá paz na terra, nunca existirá mundo perfeito, isto não é culpa de nenhum regime ou movimento politico-social, e sim da prórpia humanidade que é falha, apenas seres perfeitos gerariam um mundo perfeito.Na humanidade há avanços e evolução de fato, apenas no meio cientifico, pois este não fica preso a pensamentos pseuracionais, ou correntes de ismo, no meio cientifico há uma evolução assim como na própria natureza, as teorias que não se encaixam e são inferiores são descartadas, enquanto em outros meios elas podem ser recicladas (vide Kardecismo).risos![]()
Isto é o óbvio.Daqui a 100 anos se ainda existir humanidade, seremos mais avançados tecnologicamente, mas isto não acabará com os males que aflingem a todos, como a fome a corrupção e os ismos da vida, dentre outros problemas.
Simão_Bacamarte escreveu:Poxa, eu acreditava que os meus interlocutores, saberiam o óbvio...
Ao afirmar que estariamos em um mundo mais avançado, isso sem dúvida é tecnologicamente, pois socialmente não faria diferença, com ou sem cristianismo ou qualquer outro ismo.O problema é inerente a raça humana.Nunca haverá paz na terra, nunca existirá mundo perfeito, isto não é culpa de nenhum regime ou movimento politico-social, e sim da prórpia humanidade que é falha, apenas seres perfeitos gerariam um mundo perfeito.Na humanidade há avanços e evolução de fato, apenas no meio cientifico, pois este não fica preso a pensamentos pseuracionais, ou correntes de ismo, no meio cientifico há uma evolução assim como na própria natureza, as teorias que não se encaixam e são inferiores são descartadas, enquanto em outros meios elas podem ser recicladas (vide Kardecismo).risos![]()
Isto é o óbvio.Daqui a 100 anos se ainda existir humanidade, seremos mais avançados tecnologicamente, mas isto não acabará com os males que aflingem a todos, como a fome a corrupção e os ismos da vida, dentre outros problemas.
Simão_Bacamarte escreveu:Ao afirmar que estariamos em um mundo mais avançado, isso sem dúvida é tecnologicamente, pois socialmente não faria diferença, com ou sem cristianismo ou qualquer outro ismo.
Pug escreveu:Acauan, o monoteismo que hoje temos foi mesmo um travão a tudo isso?
Simão_Bacamarte escreveu:Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.