Anna escreveu:Apo escreveu:Anna escreveu:Apo escreveu:Sorrelfa escreveu:Apo escreveu:Sorrelfa escreveu:Os indios só estavam cumprindo o que manda sua tradição cultural.
Eles não podem ser punidos por algo inerente a cultura deles, qualquer tentativa de punir os indios não passará de uma medida NAZISTA de exterminio cultural.
No mais, será que o cara ficou saboroso ?
Umas coxas humanas grelhadas e regadas a molho madeira deve ser muito bom...
Ein? Que comeste no almoço, Sorrelfa?
Coxas humanas infelizmente não foi...
Maluco.
Qualquer cidadão dentro do território regido por leis deve seguir as leis daquele território, sendo isto uma Nação. Ou cada etnia pode julgar que sua cultura transcende a Lei. E não transcende.
Punição não é extermínio. E muito menos nazismo.
Você deve atentar para o fato de estes indios terem ocupado aquele espaço muito antes da formação do estado Brasileiro, o estado Brasileiro não tem o direito de atropelar a cultura deles, o maximo que o estado Brasileiro pode fazer e que não seja uma medida Nazista, é pedir pra que eles devolvam os ossos após o ritual deles...
O tempo passa e a fila anda. Atropelar a cultura eles mesmo fazem, dando um dente por uma calça Levis e um tênis Nike.
Apo me desculpe, mas você está falando do que desconhece como se fosse uma verdade absoluta e repetindo um jargão vendido pela TV ou cinema.
A contrário do que você pensa, não apenas etnias indígenas inteiras, como comunidades ribeirinhas caboclas desse mesmo Brasil, NÃO querem de forma alguma adotar padrões culturais nossos, mover pra cidades, ter televisão, ou deixar de viver a vida que conhecem e amam. Não querem mesmo, e não é por falta de chance, é porque não gostam, por que nossas vidas não são o ideal de felicidade pra eles. Eles amam a paz, a simplicidade, o rio, a mata e a vida que têm. Pode parecer impossível pra algumas pessoas que pensam que todos no mundo são apegados aos mesmos valores, e o que o homem urbano do sudeste têm é o ideal de todas as criaturas. Mas não são. A diversidade na floresta e na natureza não se resume apenas a animais e plantas, mas a diversidade de pessoas, valore, culturas e pontos de vista.
O que se vê na TV é mesmo um monte de índios vestidos como gente da cidade e usando celular. E também se vê tais tribos que ainda estão fiéis à sua cultura. Logo, tanto pode acontecer de tudo, tanto numa tribo do primeiro perfil, como no segundo. Uns pela aculturação aceita e adotada pelo homem branco ( que usa um tipo de violência ) e outro por hábitos culturais bizarros ( que talvez nem tenhamos acesso, pois pode acontecer sem que saibamos ).
O fator instintivo primitivo pode estar presente aqui, por que não? Há rituais nada afetivos entre os índios, inclusive com os filhos deles. E que dizem que devemos aceitar. Eu não consigo aceitar placidamente ( com minha mente de mulher branca ) que algumas culturas submetam seus filhos pequenos a ritos e passagem tão dolorosos.
O Acauan mesmo já disse aqui que não vai afirmar que índios são bonzinhos, porque não são.
Além do mais, psicopatas podem surgir em qualquer grupo humano. Não há como negar isto.
Ou eu não estou me fazendo entender bem, o que eu não acho ser o caso, ou você não observou a frase quotada e a qual dirigi meu comentário.
Aquilo também foi apenas uma parte do que eu disse, porque as pessoas têm a tendência de achar que índio é tudo bonzinho, puro e que não se corrompe por nada deste mundo. Assim nos ensinam na escola. É assim que ficamos chocados quando descobrimos como as coisas são. Cada um na sua civilização pondera sobre o que serve e o que não serve. Vivo entre judeus e não concordo com algumas práticas deles. É simples.
Quem falou de ser bonzinho aqui? Eu não fui e tenho absoluta certeza que não tenho o menor romantismo acerca das comunidades indígenas e caboclas porque eu ando pelo fim do mundo da Amazônia.
Admiro a sua capacidade. É o seu talento, vocação, paixão e entrega, além da parte acadêmica, claro.
Mas não são as minhas. Logo, algumas práticas e hábitos deles não me interessam e nem me agradam necessariamente. É um direito meu não me apaixonar por isto.
Como eu mesma citei acima, não apenas índios, como caboclos, até mesmo nas cidade são capazes de cortar a cabeça de alguém fora por raiva.
O que é horrendo sob a lei e sob todos os aspectos. E valida a teoria de que podem ser os índios.
Mas também não tenho essa visão torta, pausterizada e ofuscada de que o povo da mata amazônida, indígena ou não, se vendeu por qualquer porcaria e está louco pra sair da merda em que vive. Isso é uma mentira deslavada e cara-de-pau!
Deveriam pelo menos aceitar que as demais pessoas que vivem sob o mesmo pedaço de chão são diferentes. Não que os odeiem , mas que não precisam ser esquartejadas e traídas porque eles têm esta capacidade nada invejável de fazê-lo com prazer primitivo.
E mais uma vez me impressiono com a forma generalizada que um comentário de mídia passa a ser verdade absoluta.
Culpe o MEC também. Mostra o oposto.
Só dá pra acreditar nisso, se achamos que nossas cidades são o que há de melhor nessa vida, o desejo último de toda e qualquer ser vivente.
Nem lá nem cá. Odeio SP assim como odiaria viver na mata.
Sim, podem ser pra quem gosta delas, acontece que tem um monte de pessoas que não acham, não sentem, e não pensam assim, sejam boazinhas ou não. Seja lá o bonzinho queira dizer nesse caso...
Sim, concordo.
Os índios da TV são aqueles que permitem entrada em suas terras. Em geral culturas que sofreram degeneração em algum momento. VÁRIAS etnias não permitem, não querem papo, nem nenhum de nós andando em suas terras, e não querem contato com a gente. Isso é ser bonzinho? Duvido, eles são capazes de te esquartejar mesmo.
Hum. Mas estes da reportagem convidaram o moço e "se ajudavam". Não foi?
É simplesmente um recado pra já que nós não entendemos, não fazemos parte e não os ajudamos em nada, pelo contrário atrapalhamos, fique distante. Mas, então quem são bonzinhos? Nós? Veja que beleza que fazemos explodindo criancinhas com bombas em plena modernidade. Ora, Apo sem demagogias. O ser humano não é bonzinho o ser humano é violento, pois na vida selvagem sem determinação, coragem, força e violência você não dura nem uma semana.
Ser bonzinho é beeeem diferente de esquartejar e depois comer alguém que se convida para a própria casa.
Ou não?
Por isso que vc, mãe branca, não entende rituais dos índios. Não só o ritual dos índios como a forma como as mães caboclas criam seus filhos.
Também me dou ao direito de não entender como mães brancas maltratam seus filhos. Normal. Não preciso concordar com o sofrimento impingido pelo que uma ma~e acha que seja um valor a ser adquirido.
Por que nos protegemos, protegemos de sentir o que é ruim, é um pecado, por que não queremos que sintam medo, que sintam dor, que sintam ódio.
Não é nada disto. Tenha filhos e entenderá.
Filhos podem e tem o direito de sentir tudo. A vida fará isto. Não preciso aplicar-lhes a vida assim desta forma. Isto é coisa de animais. A menos que índios sejam meio-humanos.
Acontece que todos esses sentimentos básicos é que impulsionaram a vida, junto com amor, solidariedade, senso de dever, etc. Na vida selvagem os dias são duros, e vc continua mesmo que sinta dor, e vc sabe que se parar não vai ter o que comer, e que ninguém vai fazer pra você pobrezinho do neném cansadinho.
Certo. A criança de toda a civilização enfrenta durezas diferentes. E a vida vai ensiná-la. isto me parece com os argumentos doentes nazistas de meu pai, que nos dizia que a vida é dura e ele ia nos ensinar a viver calados ( como deve ser): batia porque nos amava e queria o nosso bem. Assim ficaríamos mais fortes e com um caráter esculpido, caso viessem tempos bicudos. Sei...
Só me pergunto porque motivos eu não aprendi nada com aqueles ensinamentos sábios dele. E porque minha filha tem noções de sobrevivência e auto-discernimento muito superiores às minhas. Sem rituais.
Cada um tem que cuidar do seu, e se ficar pode virar jantar ou almoço.
Mas aqueles índios queriam o cara prá almoço. Sabiam que ele era um branco trouxa e o convidaram para o jantar? Hum.
De onde acha que surge coragem pra olhar de frente pra morte a cada dia? É por isso q um monte de biólogos chegam na Amazônia supra educados, o must produzido pelo que há de melhor nas famílias, na cultura e educação desse país, e quer saber? Dão um super trabalho, sobrecarregam e irritam a equipe, são péssimos, e não possuem a mínima condição física e psicológica pra trabalhar em grupo (grupo mesmo, pois vc tem que viver as vezes em um barco, em um acampamento no meio do nada, com 30 pessoas, por mais de um mês), e muito menos numa floresta de verdade. Não é raro que eu prefira passar mais tempo com os estão fixos lá, e rapazes e moças das comunidades do que perto de gente que só sabe reclamar e chorar. Um bando de mimadinhos esperando que caia do céu aquilo que desejam e que não tem um pingo de educação (educação de vida) e senso de vida comunitária.
Realmente. Deveriam educar biólogos desde cedo para serem devorados. A educação está fragilizável mesmo.