Ministro da Educação pretende acabar com o vestibular

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Ministro da Educação pretende acabar com o vestibular

Mensagem por Johnny »

Darkside escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Garanto que terá muita gente que escolherá a última questão :emoticon4:

O que me preocupa não é o fato de que muitos escolheriam a opção errada nesse insulto ao intelecto humano, e sim as pessoas acreditarem que ele é uma boa questão para testar quem deveria ingressar no ensino superior.

Você acha teste vocacional um atentado à inteligência?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Esquecem de uma coisa: Existe uma grande diferença entre Entrar numa boa faculdade e Permanecer numa boa faculdade.

O problema é que as faculdades caça-níqueis continuam jogando ignorantes no mercado, todos com um diploma que não vale nada.
Duvido muito que os departamentos de RH contratem gente assim.

Concordo com o que vocÊ disse MAS, lembro que o mercado de trabalho é exigente. Quem não tiver "capacidade" vai ter que correr atrás..
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Esquecem de uma coisa: Existe uma grande diferença entre Entrar numa boa faculdade e Permanecer numa boa faculdade. Se de cada 100 que entra nestas facul privadas, só no primeiro ano já se tem 50% de desistencia, que dira de uma Federal. Do curso de Ciências da Computação da UNIP por exemplo, no primeiro ano eram 50 alunos no começo do ano. NO final do ano eram 30. No segundo ano caiu para 20. No terceiro para 18 e no último ano para 16.
É gente que abandona por não acompanhar a matéria, é gente que perde o emprego e não conseue pagar alimentação e transporte, é gente que resolve mudar de área e por aí vai.

Vocês estão preocupados à toa.

Mas Meu Deus a que ponto a mentalidade nacional pode chegar!!!

Um país que se presta a este sem número de ações pretensamente acadêmicas - que são apenas um terror circense que se autoalimenta!- e ainda acha que isto não é motivo para nos preocuparmos " à toa " está mesmo perdido em si mesmo e enraizado em valores absurdos!
Claro que é motivo para se preocupar e não é à toa! Ou a gente só deve se preocupar com o próprio umbigo? A mentira e o faz-de-conta prestam para quê, afinal? Movimentar capital e estatísticas mentirosas do tipo: " NUNCA SE ESTUDOU TANTO NO BRASIL ".

Putz, meu estômago enrolou aqui...na boa...
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Mas Meu Deus a que ponto a mentalidade nacional pode chegar!!!

Um país que se presta a este sem número de ações pretensamente acadêmicas - que são apenas um terror circense que se autoalimenta!- e ainda acha que isto não é motivo para nos preocuparmos " à toa " está mesmo perdido em si mesmo e enraizado em valores absurdos!
Claro que é motivo para se preocupar e não é à toa! Ou a gente só deve se preocupar com o próprio umbigo? A mentira e o faz-de-conta prestam para quê, afinal? Movimentar capital e estatísticas mentirosas do tipo: " NUNCA SE ESTUDOU TANTO NO BRASIL ".

Calma gauchinha...
Vamos setorizar?
Vamos pesquisar em cada estado a situação de escolas estaduais e fazer um comparativo? Veja bem APO, eu disse ESTADUAIS. Cada estado pode definir quanto quer gastar com as escolas de sua gerência, ok?

Quanto às particulares, cada um vai onde quer. Ou você quer dar uma de Serra e definir o nível de ensino mínimo para estas? Se o fizer, garanto que elas vão operar no mínimo.

Quantas universidades estatuais o governo do RS fêz nos últimos 25 anos? :emoticon5:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Mas Meu Deus a que ponto a mentalidade nacional pode chegar!!!

Calma gauchinha...
Vamos setorizar?

Então separem o Brasil em pedaços e deixe-se desta bobagem de que somos todos um só país ( que isto me enoja também). E também não venham com estatísticas palanquistas sobre melhoria disto ou daquilo, querendo botar todo o país dentro do mesmo balaio de gatos. Ou bem somos uma coisa só, coesa e eficiente...ou cada um cuide de si e tenha seus próprios números para apresentar. Viajei agora ao Rio e vi mais uma vez que nada temos em comum uns com os outros. Tudo papagaiada nacional-ufanista.
Setorizar demais é coisa para burocratas. Num país deste tamanho devería-se simplificar e não compartimentalizar.
Vamos pesquisar em cada estado a situação de escolas estaduais e fazer um comparativo? Veja bem APO, eu disse ESTADUAIS. Cada estado pode definir quanto quer gastar com as escolas de sua gerência, ok?

Depende. Se não for engessado por diretrizes federais advindas de órgãos como o MEC, tudo bem. Não só gastar, como decidir o que interessa e o que não interessa ensinar, inclusive lixo ideológico.

Quanto às particulares, cada um vai onde quer. Ou você quer dar uma de Serra e definir o nível de ensino mínimo para estas? Se o fizer, garanto que elas vão operar no mínimo.

O MEC ainda determina boa parte do que as escolas podem ou não fazer, inclusive através de carga horária e livros a serem utilizados.
E como assim "dar uma de Serra" e "operar no mínimo"? Se o Serra é assim, eu prefiro dar uma de alguém que preze a excelência, que exige média 7 ( no mínimo!) e concentre os estudos nos últimos anos em dois aspectos:
- Objetivos pessoais de cada aluno e sua futura vida acadêmica e profissional ( sem obrigá-los a aprender inutilidades que servem apenas para preencher carga horária). Ex: o aluno sabe ( ou não sabe o suficiente) Inglês e se interessa pela língua ( e vai fazer vestibular com Inglês). Para que obrigá-lo a estudar Alemão, Espanhol ou Francês?
- Disciplinas que têm pesos maiores em todos os processos de seleção e são importantes para a vida de forma geral e decisões futuras ( já que muitos não sabem bem o que querem aos 16 ou 17 e podem mudar de idéia depois). Ex: Português, Matemática e Geopolítica mundial.

Quantas universidades estatuais o governo do RS fêz nos últimos 25 anos? :emoticon5:

1, por quê?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

APO, minhã eu respondo, mesmo porquê me deu diarréia com o seu FDP lá atrás...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:APO, minhã eu respondo, mesmo porquê me deu diarréia com o seu FDP lá atrás...

Era a intenção. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

Eu acho difícil que alguém se matricule em cursos que custam dezenas de milhares de reais sem antes ponderar seriamente sobre a qualidade da instituição em questão. O que me leva a concluir que os tais dos cursos caça-níquel só continuam existindo por que há demanda por eles.

Apo

Mensagem por Apo »

Herf escreveu:Eu acho difícil que alguém se matricule em cursos que custam dezenas de milhares de reais sem antes ponderar seriamente sobre a qualidade da instituição em questão. O que me leva a concluir que os tais dos cursos caça-níquel só continuam existindo por que há demanda por eles.

Por existirem milhares que não pensam nisto ( e sim em obter um diploma qualquer a qualquer preço e "preço") é que estas insituições continuam existindo.
Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

Nos casos em que isso é verdade, azar o deles.

Apo

Mensagem por Apo »

Herf escreveu:Nos casos em que isso é verdade, azar o deles.

Não sei bem se é azar só deles ...Depois um estrupício destes se forma médico, engenheiro, professor e você cái na mão deles por obras do destino. Mercados livres servem bem para tais profissionais se estabelecerem. Sou a favor da liberdade, desde que neste mercado eu não tenha que me encontrar com néscios inábeis.
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Luiz Carlos Querido escreveu:Se de cada 100 que entra nestas facul privadas, só no primeiro ano já se tem 50% de desistencia, que dira de uma Federal.
Bem menor, já que o principal motivo de desistência nas faculdades privadas é justamente o custo em vista do benefício.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

Não sei bem se é azar só deles ...Depois um estrupício destes se forma médico, engenheiro, professor e você cái na mão deles por obras do destino. Mercados livres servem bem para tais profissionais se estabelecerem. Sou a favor da liberdade, desde que neste mercado eu não tenha que me encontrar com néscios inábeis.

Na Globo o que importa, como dizem os gerentes, é o canudo. O resto se adquire com a prática. Isso lá na Globo. Já na PIrelli, basta ser parente do chefe que vira gerente. Mas isso é lá na Pirelli...
Já no SBT...bem...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

King In Crimson escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Se de cada 100 que entra nestas facul privadas, só no primeiro ano já se tem 50% de desistencia, que dira de uma Federal.
Bem menor, já que o principal motivo de desistência nas faculdades privadas é justamente o custo em vista do benefício.

Veja bem, quem presta para Federais tem que arcar com moradia, transporte e alimentação além de outros fora da saia da mamãe, o que acaba ficando elas por elas.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:

Na Globo o que importa, como dizem os gerentes, é o canudo. O resto se adquire com a prática. Isso lá na Globo. Já na PIrelli, basta ser parente do chefe que vira gerente. Mas isso é lá na Pirelli...
Já no SBT...bem...

Quanto mais eu vivo neste país, mais nojo eu tenho. Já nem me importo mais com rótulos a mim conferidos: nojenta, dondoca, desocupada, metida, traíra, intolerante, implicante, insatisfeita, chata, maluca...Para mim, isto tudo soa como elogio. E cada dia é mais elogioso.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Parece que minha filha vai se escapar desta falcatrua que estão armando. A Federal daqui já se pronunciou contra a idéia, pelo menos para este ano. O Governo deste país precisa mesmo enlouquecer todo mundo! :emoticon6:
Estou com pena de quem está investindo em tempo de estudo para ser aprovado através de um exame como o ENEM, que nem sei em que nível estará aprovando. Provavelmente por baixo, para terminar de sucatear a rede pública de uma vez por todas.

Não vai restar mais do que ir para as particulares. Pagando bem, óbvio.

Eu fico aqui me perguntando se terei que pagar também a estadia de jovens que saírão de um estado para outro porque o ENEM decidirá que eles podem cursar onde quiserem em qualquer canto do país, mesmo sem ter como se manter. Esperem que aí vem bomba! :emoticon9:
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Darkside escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Garanto que terá muita gente que escolherá a última questão :emoticon4:

O que me preocupa não é o fato de que muitos escolheriam a opção errada nesse insulto ao intelecto humano, e sim as pessoas acreditarem que ele é uma boa questão para testar quem deveria ingressar no ensino superior.

Isso é um teste vocacional?

Eu nunca fiz um, não sei como é.

Em todo caso, você acha que a peneira das faculdades públicas devia ser feita através de questões do tipo ao invés de um teste de conhecimento das ciências fundamentais?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Darkside escreveu:

Em todo caso, você acha que a peneira das faculdades públicas devia ser feita através de questões do tipo ao invés de um teste de conhecimento das ciências fundamentais?

Testes vocacionais existem rasos e mais profundos. A maioria serve para os que estão perdidos e precisam se apegar a alguma coisa. Dá lá umas tendências meio óbvias, mas o resultado vai desde o amplo espectro até um equívoco de interpretação já nas perguntas.
Para mim era algo meio artístico como desenho, artes plásticas, relação com pessoas, dança. música, teatro.
Fui fazer comunicação social porque tinha feito no nível médio e achei que era isto que o teste tinha me revelado.
Na verdade, gosto de desenhar. Mas é mais pra engenharia e arquitetura do que aquelas bobagens que surgiram como resultado vocacional.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Testes vocacionais existem rasos e mais profundos. A maioria serve para os que estão perdidos e precisam se apegar a alguma coisa. Dá lá umas tendências meio óbvias, mas o resultado vai desde o amplo espectro até um equívoco de interpretação já nas perguntas.
Para mim era algo meio artístico como desenho, artes plásticas, relação com pessoas, dança. música, teatro.
Fui fazer comunicação social porque tinha feito no nível médio e achei que era isto que o teste tinha me revelado.
Na verdade, gosto de desenhar. Mas é mais pra engenharia e arquitetura do que aquelas bobagens que surgiram como resultado vocacional.

Eu sempre vi com desconfiança esse negócio de teste vocacional.

Acho que o melhor jeito de tu descobrir qual área tu mais gosta é pesquisar mesmo...

Mas pior que eu me sinto quase tendo nascido pra área que eu escolhi, só por ouvir falar. E quando fui me aprofundar, era bem complexo, mas muito interessante.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Testes vocacionais existem rasos e mais profundos. A maioria serve para os que estão perdidos e precisam se apegar a alguma coisa. Dá lá umas tendências meio óbvias, mas o resultado vai desde o amplo espectro até um equívoco de interpretação já nas perguntas.

Eu sempre vi com desconfiança esse negócio de teste vocacional.

Acho que o melhor jeito de tu descobrir qual área tu mais gosta é pesquisar mesmo...

Além de pesquisar, é se sentir operando na área. Isto alguns só conseguem depois de formados. Por isto acabam mudando de profissão ou fazendo 2 cursos ao mesmo tempo.

Mas pior que eu me sinto quase tendo nascido pra área que eu escolhi, só por ouvir falar. E quando fui me aprofundar, era bem complexo, mas muito interessante.

Ainda bem. Comigo foi uma descoberta dolorosa. Quando me toquei era meio tarde, já tinha me desgastado bastante, o tempo tinha passado, eu tinha trabalhado infeliz e nunca consegui ser reconhecida ou ganhar dinheiro. :emoticon15:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Darkside escreveu:
Darkside escreveu:

Desculpe, acho que confundi as bolas ou misturei as galinhas.
Não lembro se é teste de Qi ou teste vocacional, em que a dificuldade das questões vai aumentando progressivamente. Quanto à sua pergunta, acho que deveria ser como um teste de Qi ou seja, envolver TODOS os assuntos possíveis, como num concurso público para uma estatal, onde só os mais capacitados intelectualmente sejam beneficiados.

Mas daí voltamos à marca de que, os alunos das escolas manipuladas ...OOPS, públicas, ficariam de fora...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

É longo então, leiam quando tiverem paciência...

O fim da indústria do vestibular?
Colunista discute mudanças propostas pelo governo no sistema de acesso às universidades públicas

Para qual universidade você vai prestar vestibular? Que curso você escolheu? É o que mais ouvem os alunos que terminam o ensino médio de pais e professores ansiosos por saber o que seus pupilos escolheram ser quando crescerem. Além, é claro, da infalível “você está estudando?”, pergunta que aterroriza todos os vestibulandos, principalmente em dias ensolarados.

O ministro da Educação Fernando Haddad propôs em março substituir o vestibular pelo Enem na seleção para ingresso nas universidades federais (foto: Elza Fiúza / Agência Brasil).
Se você é um dos que planejam ingressar na universidade nos próximos anos, as notícias são boas. Você continuará precisando estudar nos domingos de sol, não se iluda. Mas, a julgar pelas últimas declarações do ministro da Educação, Fernando Haddad, talvez você não tenha que fazer tantas provas quanto pensava. Caso você seja o primeiro da sua família a tentar cursar o ensino superior, suas chances de ingresso em alguma universidade pública talvez sejam até bem maiores do que você previa.

No fim de março, o ministro Fernando Haddad anunciou que pretende acabar com o vestibular ao instituir uma única prova, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem –, como seleção para o ingresso nas universidades federais. Embora não seja uma imposição a todas as universidades, a proposta conta com a simpatia de muitos reitores, principalmente daqueles cujas universidades já adotam o Enem como forma de seleção para ingresso na graduação.

Com a nova prova, o Ministério de Educação pretende unificar o acesso ao ensino superior, permitindo que um aluno faça a prova em qualquer lugar do país e, de acordo com a sua nota, possa pleitear uma vaga no curso de sua escolha em qualquer universidade federal brasileira. A medida faz parte da grande expansão do ensino superior federal , da qual o aumento do número de vagas para novos alunos nos últimos anos – de 113 mil para 227 mil – talvez seja a parte mais marcante.

Reorientação curricular
Para além da democratização do acesso à universidade pública, o Ministério da Educação pretende golpear de vez o vestibular, provocando a tão desejada reorientação curricular do Ensino Médio, que anda demasiadamente sobrecarregado pelo excesso de conteúdo e pela predominância da “decoreba” como método de apreensão do conhecimento.

Na proposta da nova prova, em vez das atuais 63 questões de múltipla escolha, seriam 200, mantendo também a redação, já presente no modelo em vigor. As questões contemplariam quatro áreas do conhecimento: linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira e redação); matemática; ciências humanas; e ciências da natureza. As competências e as habilidades dos alunos seriam avaliadas, como já são hoje, a partir da solução de problemas baseados, por sua vez, em conteúdos estabelecidos em conjunto pelo governo e pelas universidades.

Alunos resolvem o Enem de 2008 em Querência, no Mato Grosso (foto: Secretaria de Educação/MT).
Aplicado pela primeira vez em 1998, o Enem tem como fundamento a valorização da autonomia intelectual do aluno, que deve demonstrar na prova que sabe pensar, argumentar, criticar, relacionar, defender suas ideias. Ou, como dizem os teóricos construtivistas, que ele aprendeu a aprender.

Nesse sentido, o Enem não afere conteúdo: o objetivo da prova é avaliar o preparo do aluno para ingressar na universidade e no mercado de trabalho e para o exercício pleno da cidadania. O exame propõe a resolução das chamadas situações-problema a partir das atividades de observação, interpretação, análise, comparação e tomada de decisões.

Vejamos um exemplo: na prova de 2007, uma questão pedia a análise de um gráfico que mostrava o crescimento do número de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção ao longo do tempo. A partir dos dados fornecidos, o aluno deveria responder qual seria o número de espécies ameaçadas de extinção em 2011. Não há, portanto, nenhum conteúdo específico; ao contrário, para chegar ao resultado, o que o aluno deveria saber era a operação matemática, não o conteúdo de ciências.

Como hoje o Enem é uma prova voluntária, seu impacto no currículo do ensino médio foi pequeno – ou menor do que deveria, ao menos. Ao aumentar o alcance da prova, o objetivo do governo parece ser justamente o de influir mais decisivamente aquilo que é ensinado hoje na escola.

Aprender a aprender
E o que é ensinado hoje na escola? Educadores, gestores e, principalmente, alunos concordam que na escola pouco se aprende a aprender. Ao contrário das premissas do Enem, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1998), dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), o ensino é compartimentado em disciplinas que, por sua vez, são organizadas em conteúdos. Nada de interdisciplinaridade, nada de competências e habilidades, nada de solução de situações-problema. Como os conteúdos acabam por se tornar um fim em si mesmos, só sobra mesmo a memorização.

Como romper com essa situação? A pergunta é fácil; a resposta, dificílima. São muitas as propostas. Algumas delas já foram transformadas em práticas, como a inclusão das disciplinas sociologia e filosofia na grade curricular regular. Outras, por sua vez, ainda estão muito longe de virar realidade, como a escola em tempo integral, o professor com dedicação exclusiva e um salário condizente com suas funções e atribuições.

Claro que o novo Enem não terá condições de solucionar os problemas da educação básica brasileira. Mas cabe perguntar se a nova prova, da maneira como está sendo pensada, será de fato um passo adiante. Afinal, apesar de diferente do vestibular de hoje, a prova será, em tese, também bastante diferente do atual Enem. Nesse sentido, a pergunta é: essas medidas serão suficientes para acabar com a indústria do vestibular e com a profusão de cursinhos caça-níqueis que assombram as mentes e os bolsos dos vestibulandos?

Em outras palavras: trocar 63 questões não relacionadas diretamente a conteúdos por 200 atreladas a conteúdos não seria, na prática, uma concessão ao primado dos conteúdos – que, se desprovidos de sentido, reforçam a memorização – em vez de reforçar o raciocínio? Se for mesmo assim: não corremos o risco de, para substituir a indústria do vestibular, instituirmos a indústria do Enem?

Keila Grinberg
Departamento de História
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
10/04/2009

Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

essas medidas serão suficientes para acabar com a indústria do vestibular e com a profusão de cursinhos caça-níqueis que assombram as mentes e os bolsos dos vestibulandos?

Falam isso como se fosse algo negativo. São esses tais cursinhos que salvam a formação do ensino médio.

Garanto como vão surgir outras formas de lucrar em cima dessa tal prova, e ninguém vai sair perdendo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

essas medidas serão suficientes para acabar com a indústria do vestibular e com a profusão de cursinhos caça-níqueis que assombram as mentes e os bolsos dos vestibulandos?

Falam isso como se fosse algo negativo. São esses tais cursinhos que salvam a formação do ensino médio.

Garanto como vão surgir outras formas de lucrar em cima dessa tal prova, e ninguém vai sair perdendo.

Sim e não. Está insinuando que um cara que não aprendeu em 8 anos vai aprender em 6 mêses?
E depende do cursinho também...Saudades do Mac Poli...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Perfeito. Os cursinhos são mesmo ótimos! Fazem mágica em tão pouco tempo com o que a escola não faz em mais de 10 anos!

Obviamente que os cursinhos terão que mudar de foco, mas continuarão a existir.
Imagem

Trancado