O sentido da vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: O sentido da vida

Mensagem por Flavio Costa »

Alter-ego escreveu:
Flavio Costa escreveu:E eu estava lhe explicando que o amor não é a vida, é apenas uma parte dela. Eu usei a pirâmide de Maslow para ilustrar a busca do ser humano pela satisfação, seja no aspecto religioso, profissional ou sentimental.

O que também revela um tremedo idealismo romântico, Flavio. Sobretudo quando se confronta as possibilidade de satisfação com a realidade.

Bem, o topo da pirâmide, o estágio da auto-realização, é insaciável. Isso não é idealismo romântico, mas nos indica que "a realidade" é incapaz de nos satisfazer. Somos nós mesmos que devemos nos satisfazer segundo a capacidade de cada um.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pug

Mensagem por Pug »

rumo á morte...

afinal a vida é as férias dadas pela morte, como terá dito alguém...
Editado pela última vez por Pug em 08 Fev 2006, 10:16, em um total de 1 vez.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Alter-ego
Gênero: Masculino

Re: O sentido da vida

Mensagem por Alter-ego »

Bem. Familiarizados com a idéia central do tópico, venho refazer a proposição original, para ir mais longe. As diversas apreensões de mundo, puderam denotar que cada dará o sentido (ou não-sentido) que quiser à vida. O que confirmaria a hipótese da ausência de um sentido imanente a esta.

Alter-ego escreveu:Desde o abrir da lona, durante toda a passagem da espécie humana pelo palco da existência, tem sido levantas proposições para discorrer sobre os mais diversos aspectos da vida humana, e do universo ao redor, com o qual a nossa vida se entrelaça.

Crer, não-crer, descrer. Amar, odiar, lutar, esperar, sofrer, vencer. Ser liberal, conservador, anacrônico, estatal-desenvolvimentista. Católico, protestante. Sunita, Xiita, Sufista. Espiritualista, materialista. Gnóstico, esotérico. Deísta, Agnóstico, ateu. Budista, hinduísta, Hare.

Jesus, Mohamed, Prometeu. Ghandi, Mandela, Luther-King. Adam, Marx, Gramsci. Nietzsche, Kant, Schoppenhauer, wittgenstein. Kundera, kafka, Harendt.

Céu, Inferno, Limbo, purgatório, renascer, reencarnar, aniquilamento.

Correr, pular, voar, ser livre! Liberdade? Verdade? Felicidade? Ah! Que vaidade!

E enquanto navegamos em idéias, pessoas, doutrinas, crenças, suposições e sentimentos, será alguém capaz de encontrar o sentido da vida?

Considerando que não há um sentido intríseco, o que tornaria, a príori

Imagem Estes melhores que

Imagem este

ou que

Imagem este?
"Noite escura agora é manhã..."

Samael
Contato:

Re.: O sentido da vida

Mensagem por Samael »

A resposta deve ser tão non-sense quanto a pergunta...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Gon escreveu:Eu sinceramente nao sei o que é pior: a vida ter um sentido, ou nao ter nenhum sentido. Se a vida tiver um sentido, entao nós nao passamos de meios para um fim. Sei lá... somos como a chave que vai abrir a porta. Se nao tiver sentido nenhum, entao estamos entregues á nossa sorte.

Se calhar nao haver sentido nenhum até é melhor, porque assim podemos criar o sentido que queremos. Ou podemos ver que as coisas pelo lado do amore. Nao faz sentido nenhum, mas ainda assim faz mais sentido do que qualquer filosofia do sentido...

Nós dois temos o mesmo problema quanto a isso...

E eu tenho a mesma opinião quanto à Deus. Não sei se o pior é viver sem ele ou crer na sua existência.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Dançar sobre o túmulo de seus inimigos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Dançar sobre o túmulo de seus inimigos.

Imagem
Imagem

Nadja
Contato:

Mensagem por Nadja »

Flávio Costa e Luis Dantas.

Princípio de realidade são os valores resultantes das transformações sofrida pelos nossos valores instintivos a partir da repressão destes pela cultura humana. Por exemplo, a transformação de uma satisfação imediata para uma satisfação adiada, ou a transformação da realização do prazer para a restrição do prazer.

Tomar como sentido à nossa existência "viver com sabedoria" ou "deixar marcas sobre a terra", são objetivos secundários que facilmente são deixados para trás, pois dada a constante reelaboração dos nossos valores instintivos, o que se faz imperativo para poder dar uma orientação qualquer a vida é aprender a lidar com a nossas contrariedades e frustrações, e para isso, a única receita é a prática da resignação, o que independe da soma de conhecimento que o indivíduo possui.
Não apenas a razão, mas também a nossa consciência, se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós.

Friedrich Nietzsche

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Nadja escreveu:Princípio de realidade são os valores resultantes das transformações sofrida pelos nossos valores instintivos a partir da repressão destes pela cultura humana. Por exemplo, a transformação de uma satisfação imediata para uma satisfação adiada, ou a transformação da realização do prazer para a restrição do prazer.

A defesa desta tese por Herbert Marcuse no livro Eros e Civilização, que opunha os instintos de prazer e morte (Eros e Tanatos) como motores da civilização, tornou-se um dos ícones da contracultura dos anos sessenta e setenta.
Nas últimas décadas esta visão caiu no ostracismo por falta de quem a defendesse.

Nadja escreveu:Tomar como sentido à nossa existência "viver com sabedoria" ou "deixar marcas sobre a terra", são objetivos secundários que facilmente são deixados para trás, pois dada a constante reelaboração dos nossos valores instintivos, o que se faz imperativo para poder dar uma orientação qualquer a vida é aprender a lidar com a nossas contrariedades e frustrações, e para isso, a única receita é a prática da resignação, o que independe da soma de conhecimento que o indivíduo possui.

Caminhar sobre a terra é uma expressão da realidade, enquanto valores instintivos, contrariedades, frustrações e resignação são estados mentais definidos por discurso.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Flavio Costa
Contato:

Alter-ego escreveu:Considerando que não há um sentido intríseco, o que tornaria, a príori

(alegria) Estes melhores que

(tristeza) este

ou que

(suicídio) este?

Agora começa a ficar interessante. Essa questão pode ser complicada e elaborada, ou tratada de maneira simplista e direta. Na abordagem simplista (alegria) é melhor que (tristeza) porque, em si, traz mais bem-estar a quem experimenta e aos outros. Já para falar de suicídio deve-se entrar no assunto das crenças e a conclusão vai depender delas.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Aproveito a oportunidade para destacar que os tópicos que o Igor abria com textos do professor eram bem melhores.

Flavio Costa
Contato:

Acauan escreveu:
Nadja escreveu:Princípio de realidade são os valores resultantes das transformações sofrida pelos nossos valores instintivos a partir da repressão destes pela cultura humana. Por exemplo, a transformação de uma satisfação imediata para uma satisfação adiada, ou a transformação da realização do prazer para a restrição do prazer.

A defesa desta tese por Herbert Marcuse no livro Eros e Civilização, que opunha os instintos de prazer e morte (Eros e Tanatos) como motores da civilização, tornou-se um dos ícones da contracultura dos anos sessenta e setenta.
Nas últimas décadas esta visão caiu no ostracismo por falta de quem a defendesse.

É Nadja, é bom se atualizar... :emoticon1:

Nadja escreveu:Tomar como sentido à nossa existência "viver com sabedoria" ou "deixar marcas sobre a terra", são objetivos secundários que facilmente são deixados para trás, pois dada a constante reelaboração dos nossos valores instintivos, o que se faz imperativo para poder dar uma orientação qualquer a vida é aprender a lidar com a nossas contrariedades e frustrações, e para isso, a única receita é a prática da resignação, o que independe da soma de conhecimento que o indivíduo possui.

Sabedoria pouco tem a ver com conhecimento, mas sim com a compreensão da realidade e das formas mais equilibradas de se conviver com ela.
- William Shakespeare
- William James

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Aproveito a oportunidade para destacar que os tópicos que o Igor abria com textos do professor eram bem melhores.

:emoticon2:

A propósito, Cabeça, recebí semana passad um Cartão de membro do "Pela Legítima Defesa - Brasil", pelos serviços prestados na campanha contra o desarmamento. Você recebeu o seu?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Flavio Costa escreveu:Agora começa a ficar interessante. Essa questão pode ser complicada e elaborada, ou tratada de maneira simplista e direta. Na abordagem simplista (alegria) é melhor que (tristeza) porque, em si, traz mais bem-estar a quem experimenta e aos outros.

Isto é um juízo de valor. Arbitrário e não fundamentado.

Já para falar de suicídio deve-se entrar no assunto das crenças e a conclusão vai depender delas.

Não é preciso falar em crenças.
Um descrente pode cometê-lo. Bem como um crente pode criar coragem e ir bater cara-a-cara com o seu deus.

Flavio Costa
Contato:

Alter-ego escreveu:
Flavio Costa escreveu:Agora começa a ficar interessante. Essa questão pode ser complicada e elaborada, ou tratada de maneira simplista e direta. Na abordagem simplista (alegria) é melhor que (tristeza) porque, em si, traz mais bem-estar a quem experimenta e aos outros.

E suficiente. É só parar de complicar e aproveitar, já que o objetivo é viver bem e não provar nada para ninguém. Eu é que não vou ligar para "fundamentação". Se alguém quiser viver mal, pior para ele.

Alter-ego escreveu:
Já para falar de suicídio deve-se entrar no assunto das crenças e a conclusão vai depender delas.

Um descrente pode cometê-lo. Bem como um crente pode criar coragem e ir bater cara-a-cara com o seu deus.

Evitar uma breve existência de sofrimento e cair numa eternidade de sofrimento seria um ato tolo de qualquer um. Mas se não houver eternidade de sofrimento, aí se torna possível a discussão.
- William Shakespeare
- William James

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Flavio Costa escreveu:
Alter-ego escreveu:

E suficiente. É só parar de complicar e aproveitar, já que o objetivo é viver bem e não provar nada para ninguém. Eu é que não vou ligar para "fundamentação". Se alguém quiser viver mal, pior para ele.

Mas Porque ficara alegre seria viver bem? E se alguém quiser considerar que "estar de olhos abertos" seria viver bem, enquanto que alienar-se ante à realidade, isso sim, seria viver mal?
Quem vai considerar, a priori, o que seja meçlhor ou pior?

Alter-ego escreveu:

Evitar uma breve existência de sofrimento e cair numa eternidade de sofrimento seria um ato tolo de qualquer um. Mas se não houver eternidade de sofrimento, aí se torna possível a discussão.

Essa já é outra questão interessante, sim.
Mas, supondo que exista essa "eternidade de sofrimento", e fosse eu a ir de encontro dela, jogaria na cara de deus (qualquer um), que ele não tendo experimentado o sofrimento não poderia me julgar, e portanto não estaria sendo justo. E como os deuses são (aprioristicamente) justos, ele diminuiria ante a mim, até já não existir...

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Para mim o sentido da vida está no crescimento pessoal e na consequente felicidade disso. O crescimento pessoal está no desenvolvimento de valores morais, humanistas, onde valorizam o indivíduo e sua harmonização com a sociedade.

Se minha vida se resumisse em alimentar meu ego então eu seria o mais infeliz do mundo, pois quanto mais se alimenta o ego, mais se tem fome.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Alter-ego escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:Aproveito a oportunidade para destacar que os tópicos que o Igor abria com textos do professor eram bem melhores.

A propósito, Cabeça, recebí semana passad um Cartão de membro do "Pela Legítima Defesa - Brasil", pelos serviços prestados na campanha contra o desarmamento. Você recebeu o seu?

Agora que você virou um ateu esquerdista, relativista moral e inimigo das liberdades civis, já deve ter rasgado e queimado esse cartão...

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Alter-ego escreveu:

Agora que você virou um ateu esquerdista, relativista moral e inimigo das liberdades civis, já deve ter rasgado e queimado esse cartão...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Está guardado! É minha história de vida...
Eu estou como membro sênior de lá.

Ps.: Quem te disse que vireu comuna?

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Só falta agora virar homossexual, para completar o pacote.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Só falta agora virar homossexual, para completar o pacote.

Tá de saca, né? :emoticon2:

videomaker

Mensagem por videomaker »

A maioria dos ateus , foram sensatos e tiveram bom senso ,
apenas um retardado , como sempre , tinha que falar besteira.
Parabens rapaziada !
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Gon

Mensagem por Gon »

Luis Dantas escreveu:Gon é um personagem de quadrinhos. Um dinossauro com jeito de filhote.

Mas com poderes incriveis. Ele é imparável.
Eu gosto dos quadrinhos do Gon. Ele é terrivel para quem interrompe o seu sono, e muito amigo de quem é seu amigo...
Pensar doi...

Gon

Mensagem por Gon »

Samael escreveu:
Gon escreveu:Eu sinceramente nao sei o que é pior: a vida ter um sentido, ou nao ter nenhum sentido. Se a vida tiver um sentido, entao nós nao passamos de meios para um fim. Sei lá... somos como a chave que vai abrir a porta. Se nao tiver sentido nenhum, entao estamos entregues á nossa sorte.

Se calhar nao haver sentido nenhum até é melhor, porque assim podemos criar o sentido que queremos. Ou podemos ver que as coisas pelo lado do amore. Nao faz sentido nenhum, mas ainda assim faz mais sentido do que qualquer filosofia do sentido...

Nós dois temos o mesmo problema quanto a isso...

E eu tenho a mesma opinião quanto à Deus. Não sei se o pior é viver sem ele ou crer na sua existência.

Pois é. Deus é Onipotente. Nada se pode fazer contra ele caso ele decida nos eliminar. De certa forma, um tal Deus é uma ameaça eterna. Nem o Bush poderia fazer uma guerra preventiva contra Deus.
Pensar doi...

Gon

Mensagem por Gon »

Nadja escreveu:Flávio Costa e Luis Dantas.

Princípio de realidade são os valores resultantes das transformações sofrida pelos nossos valores instintivos a partir da repressão destes pela cultura humana.

Desculpa Nadja. Mas a cultura humana é instintiva, porque resulta diretamente da nossa capacidade de comunicar de forma abstrata. O orgão da linguagem é inato. Isto significa que tu te contradizes aí. É como se dissesses: "Os nosso valores institivos são reprimidos por algo inato em nós". Não faz sentido.
Pensar doi...

Trancado