clara campos escreveu:Poindexter:Só que o que digo é o seguinte: os pais desses muúdos são os maiores culpados por esses problemas todos pelos quais eles passam, e não "o capitalismo", "o sistema", etc...
Os pais são os culpados mais óbvios, mas eles também foram "vítimas" dos seus pais...
Além disso estes garotos são também vítimas de outros agressores:
-do Estado que em vez dos integrar os colocou todos juntos num bairro social (desde quando se integra segregando?)
-da Escola que os discrimina e, caso possa, lhes tolda o acesso
-das pessoas que quando sabem que são do Bairro segredam e comentam
-do Estado novamente, que não garante que estes miúdos sejam obrigados a frequentar a escola obrigatória, ou que não abre cursos profissionais que se ajustem mais aos seus interesses
-dos professores que os discriminam na sala de aula
-das universidades que não sabem formar professores aptos a lidar com estas circunstâncias
-dos pais dos seus colegas de escola que não souberam educar os seus filhos para não terem atitudes discriminatórias
-do padre que os trata como vítimas-ovelhas-negras, em vez de os tratar como pessoas
....
deu para entender porquê eu digo "sociedade"??
não falo de ti ou de mim, falo de todos juntos como um organismo gigante
Não diria que esses pais são os maiores culpados.
Como eles podem ganhar a vida honestamente e ainda sim participar do crescimento dos filhos como pessoa? Às vezes têm que trabalhar, 10 ou 12 horas por dia para poderem sustentar seus filhos. Têm as melhores intenções, mas não estando presentes, deixam que seus filhos tenham outros modelos para seguir que normalmente não são os melhores (quem tem filhos sabe o que eu quero dizer quando digo que crianças seguem o modelo dos pais).
Deveriam fazer controle de natalidade, é bem verdade, mas eles sabem disso? Serão culpados por não saber? Se sabem e não fazem, seria por serem relapsos e não se importarem, ou por não terem condições econômicas de o fazer? E se sabem e não fazem por não querer? Podem e têm direito de ter filhos.
Acredito que sociedade tem sua parcela de culpa. Quando digo sociedade digo tanto o governo com suas políticas mal feitas, como nós mesmos, que continuamos a ser esses políticos e que queremos ver essa gente "fora do nosso bairro", como disse a clara.
Todas essas pessoas, mesmo criminosas e responsáveis pelo que fazem (também acho que devem ser exemplarmente punidas, porém não com a morte), também têm a mesma natureza que nós. Como nós buscamos o melhor para nós, a curto prazo, também elas buscam o melhor para elas.
Quando digo o "melhor", quero dizer satisfação, da mesma forma que um cardíaco proibido de comer costelinha de porco cede à tentação do curto prazo e não leva em consideração os malefícios do futuro, um garoto que tem a oportunidade de ser "alguém" no curto prazo cede à tentação de ter uma arma, ser responsável por um setor da favela, dar ordens, ser temido.
Essas coisas seduzem o espírito humano, principalmente de crianças. Essas crianças não têm maturidade para fazer julgamento entre o agora e o amanhã.