Ah! Encostado, eu ajudei o Vitor com essa tradução do texto da tal mentalista que iludiu o Crookes, que Massino Polidoro escreve todo ufano, que a Eva Fay, já esquecida, deveria ser relembrada.
O Vitor não colocou os meus comentários sobre os textos que traduzi, mas deste eu posso fazer alguns agora.
1) Eva Fay ERA UMA ILUSIONISTA. Ela dava espetáculos públicos, de truques mágicos e ela e o marido viviam disso. Já a Florence Cook NUNCA FOI PROVADO SER ILUSIONISTA, nem boa, nem má.
2) No experimento com Fay, Crookes ficou numa sala ao lado, apenas fiscalizando a marcação da corrente que passava pelo corpo da "médium" e Seargent Cox e outros foram os que ficaram fora do gabinete enquanto a "médium" segurava os eletrodos.
3) Embora esse experimento fosse posterior ao de Florence, ERA MUITO MAIS PRECÁRIO em termos de controle. Florence teve seus pulsos envolvidos com mataborrões com solução salina e presos com elástico (quer dizer eram muito mais difíceis de serem removidos). Já a Eva Fay tinha apenas que SEGURAR OS ELETRODOS.
4) Num dos textos que traduzi pro Vitor, um pesquisador comentava que Fay poderia ter puxado uma de suas meias e prendido o eletrodo na dobra do joelho, liberando uma mão e assim pondo-a para fora do gabinete. Dessa forma se veria "uma mão materializada" e a corrente não teria sido interrompida. O próprio autor da idéia diz ter simulado esse experimento, mas admitiu que a coisa não era fácil. Pior, contudo, foi a simulação que tentou fazer do experimento com a Florence. Essa foi uma piada total: ao invés de mataborrões, solução salina e elásticos, ele simplismente "segurou as pontas dos eletrodos e as prendeu dentro da cueca" assim fechou o circuito e supos que a Florence poderia ter feito o mesmo prendendo os eletrodos (que eram duas moedas de ouro enroladas com os mataborrões) no alto das suas meias-calças. Faltou ele explicar que se isso tivesse sido feito, os mataborrões secariam e a queda na corrente seria imediatamente observada.
5) Crookes ficou três anos estudando a Florence. Já com a Eva Fay, assim que os cientistas disseram que "pelo experimento feito, eles não detetaram fraude", ela imediatamente deu um pé na bunda dos carcomidos e foi fazer sua turnê pela Inglaterra. Quer dizer: com ela SÓ FOI FEITO UM EXPERIMENTO DUVIDOSO e MAIS NADA.
Só você, Encostado, para achar que isso prova que Crookes era babaca.