Proposta de fim do vestibular

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Proposta de fim do vestibular

Mensagem por clara campos »

Bem... em Portugal, após o último ano do Liceu existem Exames nacionais para cada disciplina, esse exame vale crca d 30% da nota final da disciplina.
Depois cada curso público tem uma ou duas cadeiras(disciplinas) específicas, ou seja, que faem 50% da média de entrada na univ., e os outros 50% vão para a nota de liceu.
Com essas avaliações pudemos candidatarmo-nos a 10 cursos/universidades por fase, sendo que existem duas fazes por ano (junho-stembro - o ano lectivo começa em setembro).

Parece-me menos cansativo para os estudantes.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

King In Crimson

Re: Re.: Proposta de fim do vestibular

Mensagem por King In Crimson »

Flavio Costa escreveu:
Poindexter escreveu:
Snake escreveu:Então não pode fazer dois vestibulares num dia só, mesmo que sejam em horários diferentes?

Lógico que pode... se conseguir chegar a tempo! :emoticon12:

É, com teletransporte talvez.

Na verdade os vestibulares geralmente são à tarde e, mesmo se alguém fizesse de manhã, seria massacrante passar o dia todo, por dois ou três dias, fazendo provas sem parar.
Uma amiga minah fez assim. UFC pela manhã e UNICAMP à tarde, mas era só uma prova de cada.

clara campos
Moderadora
Contato:

Continuo a achar que o nosso sistema (não por ser nosso, sublinho), é melhor (embora sreja o mal menor, porque eu não concordo com exames finais, de todo).
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Talvez seja, mesmo.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Aqui também existe o PAS (Programa de Avaliação Seriada), em que se faz uma prova no final de cada um dos três anos do ensino médio (liceu), ao invés do vestibular. Só que quem quer ir para uma universidade que não tem PAS, ou não passa no PAS, tem que encarar o vestibular mesmo.

O problema de um sistema que considere as notas dos estudos secundários é que, como disse o Poindexter, isso privilegia o aluno de escolas sem qualidade que acaba tirando boas notas com pouco esforço.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Flavio Costa escreveu:Aqui também existe o PAS ...

Essa sigla me lembra...

Imagem

Daí já lembrei também da canção:

Bate forte o coração... tum-tum-tum, palPitta...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

clara campos
Moderadora
Contato:

Flavio Costa escreveu:Aqui também existe o PAS (Programa de Avaliação Seriada), em que se faz uma prova no final de cada um dos três anos do ensino médio (liceu), ao invés do vestibular. Só que quem quer ir para uma universidade que não tem PAS, ou não passa no PAS, tem que encarar o vestibular mesmo.

O problema de um sistema que considere as notas dos estudos secundários é que, como disse o Poindexter, isso privilegia o aluno de escolas sem qualidade que acaba tirando boas notas com pouco esforço.

Pelo contrário. Sendo que a média é ponderada entre a nota liceu-exame nacional, valoriza-se o trabalho do aluno durante o liceu, e, sendo o exame nacional, os alunos das melhores escolas (mesmo tendo melhores notas de liceu), estão melhor preparados para tirar boas notas nos nacionais (e geralmente tiram mesmo). E como as específicas são exames nacionais (cuja nota conta assim duas vezes), mais uma vez se priveligiam os alunos que tiram boas notas nos nacionais 8iguai em todo o ensino público).

Trancado