Livre arbítrio no cristianismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Hugo
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Mensagem por Hugo »

o pensador escreveu:Etmologicamente onisciência significa conhecimento absoluto e nâo necessariamente conhecimento infinito.


Explique isso melhor.

o pensador escreveu:Quanto a conhecer o futuro,é verdade que o Criador saberia o futuro,mas talvez ele tenha conhecimento do futuro possível e nâo do futuro necessário.Desta forma Ele saberia o que aconteceria se A se encontrasse com B,mas nâo saberia se A se encontraria realmente com B.


Pare de dizer à Deus o que ele pode ou não saber.

o pensador
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Mensagem por o pensador »

Azathot,simplificando um pouco,eu acredito que Deus possa nâo ser atemporal.Isto nâo faz dele uma criatura,somente um ser cuja duraçâo de existência é infinita.

Assim como uma semi reta infinita que tem extremidade de origem sem ter nenhuma extremidade limite,a duraçâo da existência de Deus teria uma extremidade limite(o presente) sem ter nenhuma extremidade de origem(princípio).

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Márcio
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Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Criando à partir de si mesmo, ja que não haveria nada mais que ele ?
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Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:
Azathoth escreveu:Se Deus é atemporal, ele pode exercer influência sobre qualquer período do tempo.

Nâo,é que eu tenho de concordar com o que eu disse em outro tópico para nâo parecer contraditório :emoticon16: .

Então, para não se contradizer, você errou nos dois.

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Márcio
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Azathoth escreveu:Uma coisa que eu pensei alguns dias atrás, onipresença e onisciência nada mais são do que subprodutos da onipotência.


Não seriam subprodutos da nossa onipotente imaginação?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

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Azathoth
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Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Azathoth »

Esses conceitos foram tirados do Demiurgo aristotélico e depois sintetizados ao Deus judaico-cristão. Existem linhas teológicas como a teologia processual que ignoram a caracterização por esses atributos porque eles incorrem em paradoxos.
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Márcio
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Azathoth escreveu:Esses conceitos foram tirados do Demiurgo aristotélico e depois sintetizados ao Deus judaico-cristão. Existem linhas teológicas como a teologia processual que ignoram a caracterização por esses atributos porque eles incorrem em paradoxos.


Há que aceitar a idéia de um deus limitado então?
Para que não hajam paradoxos .
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

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Hugo
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Hugo »

Márcio escreveu:
Azathoth escreveu:Esses conceitos foram tirados do Demiurgo aristotélico e depois sintetizados ao Deus judaico-cristão. Existem linhas teológicas como a teologia processual que ignoram a caracterização por esses atributos porque eles incorrem em paradoxos.


Há que aceitar a idéia de um deus limitado então?
Para que não hajam paradoxos .


Bem, aí vem aquele papo de que as próprias características de Deus anulariam os paradoxos...

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Azathoth
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Azathoth »

Márcio escreveu:Há que aceitar a idéia de um deus limitado então?
Para que não hajam paradoxos .


Sim, veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Process_theology

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Márcio
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Azathoth escreveu:
Márcio escreveu:Há que aceitar a idéia de um deus limitado então?
Para que não hajam paradoxos .


Sim, veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Process_theology


Resumindo, deus é um conceito para designar elementos que tem maior poder sobre aqueles imediatamente abaixo e menos poderosos. Com todas as limitações inerentes para não violar a lógica.
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carlo
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por carlo »

Fernando Silva escreveu:
carlo escreveu:Esta questão é da parteleira do Fernando Silva, nestes quetais ele é altamente entendido!

"Entendido" no bom sentido :emoticon16:


http://ateusdobrasil.com.br/portal/arti ... bitrio.php




Óbvio Fernando Silva, trantando-se de você, tudo é no bom sentido, nem precisava postar o texto, que aliás é excelente! Tomara que crentes o leiam, será que se chocarão?, Pelo que eu sei deles, ignorarão e farão isto por não quererem saber do óbvio, quando eles querem saber?

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Fernando Silva
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Fernando Silva »

carlo escreveu:Tomara que crentes o leiam, será que se chocarão?, Pelo que eu sei deles, ignorarão e farão isto por não quererem saber do óbvio, quando eles querem saber?

Comentário recebido de um crente e resposta:

>Este texto é realmente inteligente e pode confundir bastante. O que
>mais chama atenção é a maneira como ele acusa Deus por todos os males
>e desresponsabiliza o homem completamente.

Ou seja, quem escreveu esta resposta não entendeu nada do que leu.

É claro que Deus é o responsável por todos os males. Foi ele que criou o
universo deste jeito, sabendo que seria assim. Não há como escapar disto.
O homem não pode fazer diferente do que Deus já sabe que ele vai fazer, caso
contrário, o homem estaria surpreendendo a Deus.

Quem tem que julgar o homem é o próprio homem, segundo as leis do homem.

>Assim Deus seria o culpado por todo mal e toda infelicidade, não é mesmo?

Exatamente. Poderia ter feito diferente mas escolheu assim.

Isaías 45:7
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas".

Mas eu não acuso a Deus de nada, simplesmente porque eu não acho que ele exista. Estamos sós neste planeta. Temos que aprender a viver juntos, com respeito mútuo.

>Acusa-o também de não ter criado seres com liberdade absoluta.
>Mas se ele o fizesse, estaria criando outros deuses.

Mas, como não o fez, não pode culpar o homem por ser limitado.

>Mas um Deus, por definição, não pode ser "criado", pois então não
>seria um deus.É uma impossibilidade metafísica. se o Absoluto desse
>origem a outro absoluto, ele já não seria absoluto, como também não
>o seria aquele que dele se originou, já que dois absolutos ou coincidem
>ou se excluem.

E daí?

>Portanto, não poderiam existir qualquer outra liberdade absoluta ao
>lado da divina. A liberdade criada é, com certeza, limitada e relativa.
>O livre-arbítrio é livre dentro de certos limites já dados, ou se
>preferir, impostos sim.

Liberdade limitada, cobrança limitada. Mas o inferno é uma punição infinita.
Um castigo infinito por uma falta limitada. Injustiça infinita.

>Mas é aproveitando-se dessas circunstâncias como dos degraus
>de uma escada, que o homem consegue, tomando carona na liberdade dvina
>(isto é, aderindo a Deus de coração), crescer em sua própria liberdade
>até que, chegando à vida eterna, participará plenamente do poder, da
>liberdade e da felicidade divina.

O homem não pediu para ser criado, portanto não é livre. Sua existência lhe
foi imposta, assim como as regras a que tem que obedecer. Ele não tem que
"aderir a Deus de coração". Pode até obedecê-lo, por medo do castigo ou para
conseguir a recompensa, mas não é obrigado a amá-lo ou respeitá-lo. Mas pode
ter medo e ódio, se tiver vontade própria e não for apenas um capacho de Deus.

>Pode-se dizer: será divinizado, partilhando com
>Deus sua própria divindade, nisso consistindo a
>beatitude celeste.

Artigo de fé. Ninguém é obrigado a acreditar nisto. Outras religiões dizem
coisas diferentes.
Mas, repetindo: não pedimos isto. E não nos esqueçamos de que esta é a
recompensa para os "capachos", que seguiram a todas as regras impostas por
Deus sem discutir. Os heróis, os questionadores, as mentes livres, os que
ousam pensar com a própria cabeça, estarão por toda a eternidade no inferno,
como castigo por terem argumentado, por terem se recusado a aceitar imposições.

>Portanto: de uma liberdade imperfeita e limitada o homem pode passar à
>liberdade perfeita se aceitar com docilidade sua condição limitada de
>criatura e aderir a Cristo que vai potenciando, ou se quisermos,
>libertando e plenificando sua liberdade.

Mais artigos de fé. A palavra "docilidade" é repugnante. Aplica-se a animais
treinados com castigos e recompensas. Quem quer obediência de seres
inteligentes tem que apresentar os motivos por trás das regras. Assim são as
leis humanas justas. Não precisamos gostar delas, mas sabemos que são
necessárias para que possamos conviver pacificamente.
As leis de Deus, se é que ele existe, são arbitrárias e ele é um tirano.

Marcos 16:15-16: "Então Jesus disse-lhes: "Vão pelo mundo inteiro e anunciem
a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será
salvo. Quem não acreditar, será condenado".

João 15:06: "Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará.
Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados."

Mensagem: acredite sem questionar ou queime no inferno para sempre. Isto são
Boas Novas ou o decreto de um tirano?

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Poindexter
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Mensagem por Poindexter »

o pensador escreveu:O futuro é possibilidade e nâo realidade.A categoria sobre a qual Deus exerce influência é a realidade.


Muito pouquinho para quem é dito ser o alfa e o ômega...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

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Poindexter
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Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Poindexter »

Nesta estou com o Kramer: as próprias características de Deus anulariam os paradoxos.
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Márcio
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Re: Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Poindexter escreveu:Nesta estou com o Kramer: as próprias características de Deus anulariam os paradoxos.


Um ente imaginário pode ter quaisquer características, inclusive contraditórias entre si, mas estas jamais anulariam paradoxos; paradoxos são sempre paradoxos e como tais deveriam ser eliminados por uma compreenção lógica.
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Márcio
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Re.: Livre arbítrio no cristianismo

Mensagem por Márcio »

Eu quis dizer que se há um paradoxo, provavelmente há uma falha de raciocínio ou tal fato é fruto apenas de uma imaginação.
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