CHICO XAVIER - Burro.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RCAdeBH

Re: Re.: CHICO XAVIER - Burro.

Mensagem por RCAdeBH »

Ateu Tímido escreveu:Por esses comentários, nota-se o nível do que o RCA deve ler, fora as baboseiras do Chixa...
O que foi postado aí pra cima deixa claro que ele só produzia lixo literário com apelos moralistas. Escrito corretamente. Nada que um bom corretor ortográfico não possa fazer hoje em dia para qualquer outro "médium".

Aff...
Continue sendo tímido, cara.

Botanico

Re: CHICO XAVIER - Burro.

Mensagem por Botanico »

No meio de tanto blablabla que o Bobotanico escreve ao padre Quevedo, consegui encontrar isso:

Caro Quevedo, sei que deve ser uma pessoa muito ocupada, mas em casos assim, não deveria ser tão econômico em seus escritos. Que professora foi essa? Quando se deu o episódio? Há mais testemunhas que comprovam o isso? Sinto muito, mas não é muito fácil para mim, e talvez para muitas outras pessoas interessadas no assunto, achar o Diário de Belo Horizonte e a série de artigos, ainda mais sem referência a datas precisas, páginas, etc.

Mesma coisa! Que pesquisador foi esse? Onde Chico Xavier teria publicado os seus sonetos tão bons assim? Quando? Sim, pois nas biografias que vi dele, tudo começa com livros espíritas e nada indicam de poemas anteriores a isso. E qual é a definição de iletrado? Bem, no DIC Michaelis, está: 1 - que ou o que não é letrado; 2 – Analfabeto. E a definição de letrado é: 1) Que é versado em letras ou literatura, literato; 2) Que, ou o que tem estudo acadêmico; doutor. 3 Sábio, erudito. 4 Jurisconsulto. Como se vê, Chico não se enquadra a definição de analfabeto, pois sem dúvida era alfabetizado, mas certamente não era versado em letras, nem literato, nem tinha estudos acadêmicos, nem era doutor e o próprio Quevedo cuida de mostrar que Chico não era sábio, nem erudito. E para terminar, não era jurisconsulto também. Conseqüentemente, Chico ERA ILETRADO.

O ENCOSTO escreveu: Nas biografias que li é citado o nome de uma professora: "D. Candida". Segundo essas biografias, foi ela quem disse que oque Chico escrevia era fruto de psicografia. Ela diz também que Chico era o melhor de sua turma.

Ótimo, mas que tal fazer o que o Quevedo não fez: dar a referências dessas biografias?

O ENCOSTO escreveu: Pelas fontes espiritas, Chico era católico. Concluiu o ensino primário (que era muito para a época). Durante o ensino primário ele escrevia poemas e redações. A tal de candida meteu na cabeça do Chico que aquilo era mensagem de espirito.

Referências por favor. Concluiu o curso primário, que não sei se era tão muito assim para melhores qualificações profissionais (quer dizer, daquelas que exigiam uso de conhecimentos mais avançados...). Outra coisa: Quevedo diz que Chico teria PUBLICADO poemas e sonetos lindos e maravilhosos. Muito que bem seu Encostado: me diga O NOME DOS LIVROS OU ARTIGOS COM OS POEMAS DO CHICO, DATA DE PUBLICAÇÃO, NÚMERO DAS PÁGINAS, etc e tal, e, principalmente, ONDE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA os ditos poemas PUBLICADOS.

Dizer que o Chico escrevia lindos poemas é simplesmente questão de fé cética: se alguém diz que Chico psicografou uma mensagem de um parente falecido, vêm vocês céticos dizendo _ E essa pessoa não poderia mentir?
Mas se uma dona Cândida qualquer diz que o Chico escrevia lindos poemas, que ninguém nunca viu, nem sabemos onde estão, aí vocês céticos alegam que ela JAMAIS PODERIA MENTIR, certo?

O ENCOSTO escreveu: Em 1927, ao que tudo indica, Chico Xavier aceita Kardec como seu salvador.

Ainda bem que você é conhecedor do Espiritismo, imaginem se não fosse... Mas deixe-me ver, neste ano ele teria 17 anos? E a tal dona Cândida já não o tinha tornado espírita ainda criança?

O ENCOSTO escreveu: Na mesma época, "o iletrado, burro e ignorante" consegue uma vaga de datilografo.

Mas o seu tópico já não começa apontando Chico como "burro"? Afinal, vai fazer que nem o Quevedo e os apologistas cristãos? Eles não perdem argumentos, quando precisam apontar Chico como inteligente, aí desfiam argumentos de inteligência; quando é hora de apontá-lo como louco e cretino, aí chovem argumentos de cretinice. Vai lá, Encostado, filie-se ao grupo dos apologistas cristãos.

O ENCOSTO escreveu: Minhas conclusões:

_ Chico Xavier realmente escrevia bem quando era aluno, sem erros de portugues nem nada. Seus textos piegas acabaram por impressionar a professora que era Kardecista. A mesma concluiu que aquilo que ele escrevia era mensagem de espiritos.

Minha conclusão: em vista de sua avançada idade, o Encostado era diretor desta escola onde o Chico estudou e foi procurado pela professora, que lhe apresentou os escritos do menino Chico. O Encostado os conferiu pessoalmente e concluiu que não havia erros de português, nem incoerências, nem falta de coesão, nada. Escritos perfeitos. Por serem melífuos, ele concordou com a professora de que eram coisa de espíritos, pois como bom conhecedor do Espiritismo, ele sabe que os espíritos só ditam coisas melífuas.
Uma pergunta, Encostado, você toma um litro de mel por dia?

O ENCOSTO escreveu: _ Chico Xavier dominava muito bem nosso idioma a ponto de passar num concurso publico para datilografo.

Minha conclusão: O Encostado também foi fiscal deste concurso em particular e assim então escolheu o Chico por seu excelente domínio da língua portuguesa... para alguém que fez só o curso primário. Por insistência da minha mãe, eu fazia concursos públicos fora da minha área pois ela dizia que assim eu "pegaria manha de concurso" (e minha orientadora ficava puta da vida comigo, pois achava que isso depunha contra mim). Por coincidência, eu fiz um concurso para escrevente do Tribunal do Trabalho e, embora já tivesse um razoável domínio da língua portuguesa (fui bem nesta prova), os 1300 que ficaram na minha frente manejavam melhor a máquina de escrever do que eu. Conclusão: o datilógrafo tem que ser bom na máquina, pois sua função principal é COPIAR TEXTOS e não escrever poesias.

O ENCOSTO escreveu: _ Chico Xavier precisa ser reconhecido como um ignorante pelos kardecistas. Se ele fosse inteligente, os kardecistas colocariam em duvida as supostas autorias dos textos de Chico Xavier que ele atribuia aos autores mortos.

Mas Encostado, os céticos vivem esfregando na nossa cara de que querem PROVAS, certo? Pois eu agora vou esfregar na sua a mesma exigência. Então você quer dizer, no fim das contas, que Chico era, desde a infância, inteligente, culto, poeta, que tinha excelente domínio do vernáculo, etc e tal, MAS NÃO APRESENTA PROVA ALGUMA DISSO. Cadê os caderninhos escolares do Chico? Cadê os belíssimos sonetos publicados, melhores até do que os psicografados (que decadência, não? Quando o Chico queria escrever seus poemas, eles eram ótimos; quando os espíritos os escreviam, viram pastiche...).
Você exige provas? Eu também.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:

O ENCOSTO escreveu: Nas biografias que li é citado o nome de uma professora: "D. Candida". Segundo essas biografias, foi ela quem disse que oque Chico escrevia era fruto de psicografia. Ela diz também que Chico era o melhor de sua turma.

Ótimo, mas que tal fazer o que o Quevedo não fez: dar a referências dessas biografias?

Em vários sites espiritas, por exemplo.

Só que eu errei o nome da professora:

Em 1923 terminou o curso primário, no Grupo.
Levantava-se às seis da manhã para começar, às sete, as terefas escolares e entrando para o serviço da fábrica às três da tarde, para sair às onze da noite.
Em 1925 deixou a fábrica, empregando-se na venda do Sr. José Felizardo Sobrinho, onde o trabalho ia das seis e meia da manhã às oito da noite.
As perturbações noturnas continuaram.
Depois de dormir, caía em transe profundo.
Em 1927 uma de suas irmãs caiu doente.
Um casal de espíritas, reunido com familiares da doente, realizaram a primeira sessão espírita que teve lugar na casa.
Na mesa, dois livros: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.
Pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se: "Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos. "
A primeira e única professora de Chico que descobriu sua mediunidade psicográfica foi D. Rosália. Fazia passeios campestres com os alunos que deveriam, no dia seguinte, levar-lhe uma composição, descrevendo o passeio. A de Chico tirava sempre o primeiro lugar.
Desconfiada, D. Rosália, um dia, fez o passeio mais cedo e, na volta, pediu que os alunos fizessem a composição em sua presença. Chico, novamente, tira o primeiro lugar, escrevendo uma verdadeira página literária sobre o amanhecer e daí tirando conclusões evangélicas.
Rosália mostrou aos amigos íntimos a composição e todos foram unânimes em reconhecer que aquilo, se não fora copiado, era então dos espíritos.

http://paginas.terra.com.br/arte/chicox ... grafia.htm

O ENCOSTO escreveu: Pelas fontes espiritas, Chico era católico. Concluiu o ensino primário (que era muito para a época). Durante o ensino primário ele escrevia poemas e redações. A tal de candida meteu na cabeça do Chico que aquilo era mensagem de espirito.

Referências por favor. Concluiu o curso primário, que não sei se era tão muito assim para melhores qualificações profissionais (quer dizer, daquelas que exigiam uso de conhecimentos mais avançados...). Outra coisa: Quevedo diz que Chico teria PUBLICADO poemas e sonetos lindos e maravilhosos. Muito que bem seu Encostado: me diga O NOME DOS LIVROS OU ARTIGOS COM OS POEMAS DO CHICO, DATA DE PUBLICAÇÃO, NÚMERO DAS PÁGINAS, etc e tal, e, principalmente, ONDE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA os ditos poemas PUBLICADOS.

Não sou o Quevedo. Por tanto, controle-se. Não tenho que provar merda nenhuma dita pelo Quevedo.

Quanto as suas dúvidas sobre a importancia e qualidade de um curso primário, não posso fazer nada.

Estou certo que uma pequena parte de nossa população conseguia concluir o primário. E já era o suficiente para conquistra um bom emprego.

E a função de datilografo era muito respeitada.

Mas é evidente que Chico Xavier escrevia antes de ser espirita. Ou os espiritas estão jogando contra você, publicando essas biografias.

Dizer que o Chico escrevia lindos poemas é simplesmente questão de fé cética: se alguém diz que Chico psicografou uma mensagem de um parente falecido, vêm vocês céticos dizendo _ E essa pessoa não poderia mentir?
Mas se uma dona Cândida qualquer diz que o Chico escrevia lindos poemas, que ninguém nunca viu, nem sabemos onde estão, aí vocês céticos alegam que ela JAMAIS PODERIA MENTIR, certo?

Então você que tem acesso aos livros pode contar a versão real dos fatos. Me diga quando Chico Xavier teve contato com kardecistas. Diga se Chico Xavier realmente foi datilografo.

Mostre que biografias publicadas em sites espiritas estão erradas. Mostre que nunca ninguém leu oque Chico escrevia na adolescencia e atribuiu isso aos espiritos.

Eu trabalho exclusivamente com argumentos espiritas, com material retirado de publicações espiritas.

O ENCOSTO escreveu: Em 1927, ao que tudo indica, Chico Xavier aceita Kardec como seu salvador.

[color=#ffff00]Ainda bem que você é conhecedor do Espiritismo, imaginem se não fosse... Mas deixe-me ver, neste ano ele teria 17 anos? E a tal dona Cândida já não o tinha tornado espírita ainda criança?

Nossa... Genial. Destruiu toda a minha argumentação...

Relatos dão conta que esta professora ficou impressionada com oque Chico escrevia. Este teria sido o seu primeiro contato com a seita de Kardec.

Depois, em 27, ocorreu um ritual de macumba na sua casa. Ele teria recebido uma mensagem da sua mãe e apartir dai entrou de cabeça no kardecismo.

Só mais uma coisa: Não preciso conhecer Chico Xavier para entender de espiritismo. A menos que você creia que ele seja Allan Karduco reencarnado. Só que isso é problema seu. Não tenho nada com isso.

O ENCOSTO escreveu: Na mesma época, "o iletrado, burro e ignorante" consegue uma vaga de datilografo.

Mas o seu tópico já não começa apontando Chico como "burro"?

Meu tópico serve para questionar se ele era tão burro quanto os espiritas acreditam que era.

Os espiritas o tratam como um idiota analfabeto funcional.

Eu o trato como um Charlatão e "pasticheiro"

Afinal, vai fazer que nem o Quevedo e os apologistas cristãos? Eles não perdem argumentos, quando precisam apontar Chico como inteligente, aí desfiam argumentos de inteligência; quando é hora de apontá-lo como louco e cretino, aí chovem argumentos de cretinice. Vai lá, Encostado, filie-se ao grupo dos apologistas cristãos.

Não preciso comentar essa abobrinha. Percebe que você se gaba por ninguém refutar aquele monte de besteiras que escreveu contra o quevedo.

No meio de 2 ou 3 argumentos eu preciso ler milhares de linhas contendo ataques pessoais e indiretas que só interessam a você e supostamente a ele.

A propósito, não lembro de ter chamado chico de burro.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
padre Quevedo:Em todo caso Chico tinha, de nascença, uma grande queda à literatura, pelo gosto irreprimível de leitura, pela riqueza da sua imaginação e pela facilidade para escrever, tanto que já no quarto ano primário recebe menção honrosa num concurso sobre o Centenário da Independência do Brasil. (Repórter Ramón García y García na revista "Fatos e Fotos", 1972, pág. 25).

Bobotanico:

Queda por literatura não é o bastante para fazer de alguém um literato. A tão forte ênfase que dão a essa “grande queda por literatura” chega a ser suspeita. Será que não é o reverso da moeda? Da mesma forma que há aqueles que enfatizam a falta de cultura de Chico, não estariam os que enfatizam sua suposta grande cultura querendo provar um certo ponto de vista?

O ENCOSTO escreveu: Não é o bastante?

E precisa de mais o quê?

Veja se encontra isso na biografia de machado de Assis:

Filho do mulato Francisco José de Assis, pintor de paredes e descendente de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma portuguesa da Ilha de São Miguel, Machado de Assis passou a infância no sítio da víúva de um senador do Império, na Ladeira Nova do Livramento, (como identificou Michel Massa), onde sua família morava como agregada, no Rio de Janeiro. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou escola regular, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é provável que tenha assistido às aulas quando não estava trabalhando.

Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender e se tornou um dos maiores intelectuais do país, ainda muito jovem. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de francês, que falava fluentemente, tendo traduzido o romance Trabalhadores do Mar, de Vitor Hugo, na juventude. Também aprendeu inglês, chegando a traduzir poemas deste idioma, como "O Corvo", de Edgar Alan Poe. Posteriormente, estudou alemão, sempre como autodidata.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis

Machado de Assis, ao contrário de Chico Xavier, não atribuiu sua obra aos espiritos. Se tivesse dito que tratava-se de psicografia, será que os kardecistas iriam engolir?

Ótimo, beleza! Então temos esse Machado de Assis, que se tornou um dos grandes nomes de nossa literatura sem ter cursado faculdade de letras. Sem problemas, mas SE SÓ ISSO BASTASSE, então teríamos milhões de literatos hoje em dia (somos um país de muitos machadinhos, viu?).

A propósito, não me lembro de ter visto nesse resumo biográfico do Machado de Assis qualquer referência a uma GRANDE QUEDA POR LITERATURA ainda na infância, nem que ele tenha publicado sonetos muito bons nesta fase de sua vida.

E tem mais: como é que eu sei que alguém tem GRANDE QUEDA POR LITERATURA? Como isso foi avaliado no Chico? Quem avaliou e onde estão os documentos de prova disso? Sem elementos de prova, eu posso SUPOR que Machado de Assis tivesse queda por literatura (se grande ou pequena, não dá pra saber) em vista da obra produzida por ele quando adulto. E caso o Encostado não tenha notado, foi exatamente o mesmo mecanismo que Quevedo usou com relação ao Chico. Só fez questão de enfatizar que a QUEDA ERA GRANDE (acho que quem está caindo e quebrando a cara é você e o padre).

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O ENCOSTO escreveu: Minhas conclusões:

_ Chico Xavier realmente escrevia bem quando era aluno, sem erros de portugues nem nada. Seus textos piegas acabaram por impressionar a professora que era Kardecista. A mesma concluiu que aquilo que ele escrevia era mensagem de espiritos.

Minha conclusão: em vista de sua avançada idade, o Encostado era diretor desta escola onde o Chico estudou e foi procurado pela professora, que lhe apresentou os escritos do menino Chico. O Encostado os conferiu pessoalmente e concluiu que não havia erros de português, nem incoerências, nem falta de coesão, nada. Escritos perfeitos. Por serem melífuos, ele concordou com a professora de que eram coisa de espíritos, pois como bom conhecedor do Espiritismo, ele sabe que os espíritos só ditam coisas melífuas.
Uma pergunta, Encostado, você toma um litro de mel por dia?
[/quote]

Lamentável e triste. Fiz minha argumentação com base em textos escritos por espiritas.

De qualquer forma, vamos fazer um exercicio de ceticismo;

Você poderia apresentar aqui alguns textos escritos pelo Chico Xavier revelando a pessoa burra e ignorante que você acredita que fosse?

Com base em quê você afirma que Chico não poderia escrever as poesias piegas que escreveu?

Eu argumentei com base em textos de espiritas. E você?

O ENCOSTO escreveu: _ Chico Xavier dominava muito bem nosso idioma a ponto de passar num concurso publico para datilografo.

Minha conclusão: O Encostado também foi fiscal deste concurso em particular e assim então escolheu o Chico por seu excelente domínio da língua portuguesa... para alguém que fez só o curso primário. Por insistência da minha mãe, eu fazia concursos públicos fora da minha área pois ela dizia que assim eu "pegaria manha de concurso" (e minha orientadora ficava puta da vida comigo, pois achava que isso depunha contra mim). Por coincidência, eu fiz um concurso para escrevente do Tribunal do Trabalho e, embora já tivesse um razoável domínio da língua portuguesa (fui bem nesta prova), os 1300 que ficaram na minha frente manejavam melhor a máquina de escrever do que eu. Conclusão: o datilógrafo tem que ser bom na máquina, pois sua função principal é COPIAR TEXTOS e não escrever poesias.

Lamentável e triste novamente.

O datilografo precisa realmente ter habilidade (Ao menos você também não defende que chico era um mongolóide). Mas aguardo provas de que um datilografo não precisa conhecer nosso idioma.

Apresente-as.

Não poderá fazer pois sabe que oque acabou de escrever é uma abobrinha sem fundamento.

O ENCOSTO escreveu: _ Chico Xavier precisa ser reconhecido como um ignorante pelos kardecistas. Se ele fosse inteligente, os kardecistas colocariam em duvida as supostas autorias dos textos de Chico Xavier que ele atribuia aos autores mortos.

Mas Encostado, os céticos vivem esfregando na nossa cara de que querem PROVAS, certo? Pois eu agora vou esfregar na sua a mesma exigência. Então você quer dizer, no fim das contas, que Chico era, desde a infância, inteligente, culto, poeta, que tinha excelente domínio do vernáculo, etc e tal, MAS NÃO APRESENTA PROVA ALGUMA DISSO. Cadê os caderninhos escolares do Chico? Cadê os belíssimos sonetos publicados, melhores até do que os psicografados (que decadência, não? Quando o Chico queria escrever seus poemas, eles eram ótimos; quando os espíritos os escreviam, viram pastiche...).
Você exige provas? Eu também.
[/quote]

Mas abaixo apresentei a biografia de Machado de Assis.

Você que é um kardecista praticante e deve ser colecionador de reliquias do Chico poderá abrilantar o forum apresentando provas definitivas do analfabetismo funcional do Chico Xavier.

FIcamos no aguardo (eterno) novamente.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
padre Quevedo:Em todo caso Chico tinha, de nascença, uma grande queda à literatura, pelo gosto irreprimível de leitura, pela riqueza da sua imaginação e pela facilidade para escrever, tanto que já no quarto ano primário recebe menção honrosa num concurso sobre o Centenário da Independência do Brasil. (Repórter Ramón García y García na revista "Fatos e Fotos", 1972, pág. 25).

Bobotanico:

Queda por literatura não é o bastante para fazer de alguém um literato. A tão forte ênfase que dão a essa “grande queda por literatura” chega a ser suspeita. Será que não é o reverso da moeda? Da mesma forma que há aqueles que enfatizam a falta de cultura de Chico, não estariam os que enfatizam sua suposta grande cultura querendo provar um certo ponto de vista?

O ENCOSTO escreveu: Não é o bastante?

E precisa de mais o quê?

Veja se encontra isso na biografia de machado de Assis:

Filho do mulato Francisco José de Assis, pintor de paredes e descendente de escravos alforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma portuguesa da Ilha de São Miguel, Machado de Assis passou a infância no sítio da víúva de um senador do Império, na Ladeira Nova do Livramento, (como identificou Michel Massa), onde sua família morava como agregada, no Rio de Janeiro. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou escola regular, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é provável que tenha assistido às aulas quando não estava trabalhando.

Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender e se tornou um dos maiores intelectuais do país, ainda muito jovem. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de francês, que falava fluentemente, tendo traduzido o romance Trabalhadores do Mar, de Vitor Hugo, na juventude. Também aprendeu inglês, chegando a traduzir poemas deste idioma, como "O Corvo", de Edgar Alan Poe. Posteriormente, estudou alemão, sempre como autodidata.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis

Machado de Assis, ao contrário de Chico Xavier, não atribuiu sua obra aos espiritos. Se tivesse dito que tratava-se de psicografia, será que os kardecistas iriam engolir?

[color=#ffff00]
Ótimo, beleza! Então temos esse Machado de Assis, que se tornou um dos grandes nomes de nossa literatura sem ter cursado faculdade de letras. Sem problemas, mas SE SÓ ISSO BASTASSE, então teríamos milhões de literatos hoje em dia (somos um país de muitos machadinhos, viu?).

Nossa. Que argumento fraco.

Todo mundo nesse pais adora aprender ingles, frances e alemão por conta própria, para inicio de conversa...

"viu"?

Pessoas como Machado de Assis não são a maioria, obviamente e lamentavelmente.

A propósito, não me lembro de ter visto nesse resumo biográfico do Machado de Assis qualquer referência a uma GRANDE QUEDA POR LITERATURA ainda na infância, nem que ele tenha publicado sonetos muito bons nesta fase de sua vida.

Machado de Assis lia tanto quando menino que passou a ter problemas de visão muito jovem. Ele lia inclusive durante a noite.

E seus primeiros trabalhos foram publicados com apenas 15 anos de idade. Obviamente ele já escrevia antes.

E tem mais: como é que eu sei que alguém tem GRANDE QUEDA POR LITERATURA? Como isso foi avaliado no Chico? Quem avaliou e onde estão os documentos de prova disso? Sem elementos de prova, eu posso SUPOR que Machado de Assis tivesse queda por literatura (se grande ou pequena, não dá pra saber) em vista da obra produzida por ele quando adulto. E caso o Encostado não tenha notado, foi exatamente o mesmo mecanismo que Quevedo usou com relação ao Chico. Só fez questão de enfatizar que a QUEDA ERA GRANDE (acho que quem está caindo e quebrando a cara é você e o padre).

Interessante. Como você sabe que Chico não poderia escrever os poemas piegas? O sistema de avaliação que você usa deve ser parecido com esse que Quevedo usou? Espero que não, pois você é bem mais inteligente que ele.

Vamos desmascarar esse padre. Vamos lá, Bobotanico. Mas agora é pra valer. Chega de frescura.

Mostre para todo mundo como você prova que Chico era um tremendo analfabeto funcional, incompetente, burro, ignorante, idiota e tapado.
O ENCOSTO

Alter-ego
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

O ENCOSTO escreveu:Mostre para todo mundo como você prova que Chico era um tremendo analfabeto funcional, incompetente, burro, ignorante, idiota e tapado.

:emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:

O ENCOSTO escreveu: Em vários sites espiritas, por exemplo.

Só que eu errei o nome da professora:

Em 1923 terminou o curso primário, no Grupo.
Levantava-se às seis da manhã para começar, às sete, as terefas escolares e entrando para o serviço da fábrica às três da tarde, para sair às onze da noite.
Em 1925 deixou a fábrica, empregando-se na venda do Sr. José Felizardo Sobrinho, onde o trabalho ia das seis e meia da manhã às oito da noite.
As perturbações noturnas continuaram.
Depois de dormir, caía em transe profundo.
Em 1927 uma de suas irmãs caiu doente.
Um casal de espíritas, reunido com familiares da doente, realizaram a primeira sessão espírita que teve lugar na casa.
Na mesa, dois livros: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.
Pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se: "Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos. "
A primeira e única professora de Chico que descobriu sua mediunidade psicográfica foi D. Rosália. Fazia passeios campestres com os alunos que deveriam, no dia seguinte, levar-lhe uma composição, descrevendo o passeio. A de Chico tirava sempre o primeiro lugar.
Desconfiada, D. Rosália, um dia, fez o passeio mais cedo e, na volta, pediu que os alunos fizessem a composição em sua presença. Chico, novamente, tira o primeiro lugar, escrevendo uma verdadeira página literária sobre o amanhecer e daí tirando conclusões evangélicas.
Rosália mostrou aos amigos íntimos a composição e todos foram unânimes em reconhecer que aquilo, se não fora copiado, era então dos espíritos.

Se me lembro essa composição era algo assim: _ Amigos, não escarneceis da Criação; os grãos de areia são uma das menores coisas, mas refletem a grandeza do Sol. Mas Encostado, eu estou notando algumas incoerências ou conclusões errôneas suas.
Veja só que a D. Rosália aí NÃO PARECE TER DITO OU INICIADO O CHICO NO ESPIRITISMO. Ela mostrou a composição a AMIGOS ÍNTIMOS e foram ELES que disseram que se Chico não copiou, então teria sido coisa de espíritos. Parou aí.

http://paginas.terra.com.br/arte/chicox ... grafia.htm

O ENCOSTO escreveu: Não sou o Quevedo. Por tanto, controle-se. Não tenho que provar merda nenhuma dita pelo Quevedo.

Quanto as suas dúvidas sobre a importancia e qualidade de um curso primário, não posso fazer nada.

Estou certo que uma pequena parte de nossa população conseguia concluir o primário. E já era o suficiente para conquistra um bom emprego.

E a função de datilografo era muito respeitada.

Mas é evidente que Chico Xavier escrevia antes de ser espirita. Ou os espiritas estão jogando contra você, publicando essas biografias.

Não estou desvalorizando o curso primário (que era mais exigente naqueles tempos do que nos de hoje _ que é uma avacalhação total), nem fazendo pouco da função de datilógrafo (eu, já pós graduando, fiquei em 1300 lugar...), nem negando que Chico escrevesse coisas boas quando criança. A minha questão é: teria apenas o curso primário feito de Chico um escritor? Só um cara de vasta cultura se tornava datilógrafo? Chico escrevia coisas normais e aceitáveis para as crianças de sua idade? Se seus escritos estavam muito acima disso (como diz aí a biografia), de onde vinha este talento? Outros aqui postaram poesias do Chico, apontando-as como ridículas, então onde foi que ele errou? Que aconteceu com a tão grande queda por literatura? Se arrebentou no chão de tão grande que foi a queda?

O ENCOSTO escreveu: Então você que tem acesso aos livros pode contar a versão real dos fatos. Me diga quando Chico Xavier teve contato com kardecistas. Diga se Chico Xavier realmente foi datilografo.

Mostre que biografias publicadas em sites espiritas estão erradas. Mostre que nunca ninguém leu oque Chico escrevia na adolescencia e atribuiu isso aos espiritos.

Eu trabalho exclusivamente com argumentos espiritas, com material retirado de publicações espiritas.

Tudo bem, xará, não estou questionando os fatos conhecidos e sim a proporção que o Quevedo e outros estão querendo dar a eles, com o propósito de provar certo ponto de vista.

Ainda bem que você é conhecedor do Espiritismo, imaginem se não fosse... Mas deixe-me ver, neste ano ele teria 17 anos? E a tal dona Cândida já não o tinha tornado espírita ainda criança?

Nossa... Genial. Destruiu toda a minha argumentação...

O ENCOSTO escreveu: Relatos dão conta que esta professora ficou impressionada com o que Chico escrevia. Este teria sido o seu primeiro contato com a seita de Kardec.

Deixe-me ver, no resumo biográfico acima está dito que ela apresentou o Chico aos seus amigos íntimos e eles informaram ao garoto que ele não podia escrever aquelas coisas por si mesmo e que havia espíritos fazendo-o escrevê-las, certo? E eu aqui, também um pouquinho anarfa como você, esqueci de ler isso...

O ENCOSTO escreveu: Depois, em 27, ocorreu um ritual de macumba na sua casa. Ele teria recebido uma mensagem da sua mãe e apartir dai entrou de cabeça no kardecismo.

Um ritual de MACUMBA? Mandando que o Chico lesse os dois livros kardecistas em cima da mesa? Ei, Encostado, para seu governo, a ÚNICA coisa que macumba e Espiritismo têm em comum é a mediunidade, quanto ao resto...

O ENCOSTO escreveu: Só mais uma coisa: Não preciso conhecer Chico Xavier para entender de espiritismo. A menos que você creia que ele seja Allan Karduco reencarnado. Só que isso é problema seu. Não tenho nada com isso.

Para conhecer Espiritismo, é preciso ESTUDAR os livros espíritas, meu caro (coisa que já vi que você não quer fazer). Eu também não conheci o Chico e ele NÃO FOI reencarnação do Kardec.

Mas o seu tópico já não começa apontando Chico como "burro"?

O ENCOSTO escreveu: Meu tópico serve para questionar se ele era tão burro quanto os espiritas acreditam que era.

Os espiritas o tratam como um idiota analfabeto funcional.

Eu o trato como um Charlatão e "pasticheiro"

Não, meu caro, nós espíritas simplesmente o colocamos no seu devido lugar. Quem diz que ele era analfabeto funcional é o Quevedo e Cia Bela. Dizemos apenas que Chico era ILETRADO, pois NÃO TEVE FORMAÇÃO EDUCACIONAL SUPERIOR (ele só ficou no curso primário). Dizem os apologistas cristãos que ele era uma "traça de livros" (= ávido leitor) e o próprio Chico disse que, por causa de sua doença ocular, ele até conseguia ler, mas com dificuldade e por isso só lia o que realmente achava interessante.

Afinal, vai fazer que nem o Quevedo e os apologistas cristãos? Eles não perdem argumentos, quando precisam apontar Chico como inteligente, aí desfiam argumentos de inteligência; quando é hora de apontá-lo como louco e cretino, aí chovem argumentos de cretinice. Vai lá, Encostado, filie-se ao grupo dos apologistas cristãos.

Não preciso comentar essa abobrinha. Percebe que você se gaba por ninguém refutar aquele monte de besteiras que escreveu contra o quevedo.

No meio de 2 ou 3 argumentos eu preciso ler milhares de linhas contendo ataques pessoais e indiretas que só interessam a você e supostamente a ele.

A propósito, não lembro de ter chamado chico de burro.[/quote]
É, mas ainda não acho que você provou melhor do que ele os dois ou três argumentos.
Editado pela última vez por Botanico em 06 Jul 2006, 17:30, em um total de 1 vez.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Azathoth escreveu:ROGATIVA
"Castro Alves"

No Golfo Pérsico é noite...
Revejo a nuvem da guerra,
Pairando, acima da Terra,
A espalhar-se na amplidão...

No bojo dos grandes barcos,
Em mesas enfileiradas,
Ouço frases cochichadas
Exprimindo inquietação.

Nos guerreiros veteranos,
Há silêncio, não há voz...

E vendo a luz ao meu lado
Entro na bênção da prece,
Pedindo a Deus,
Fortaleça a todos nós.

Fitando o Alto, eis que imploro:
“ — Ah! meu Pai, porque meu Deus
Por que deste tanto ódio,
Aos teus filhos e irmãos meus?”
Sem que ninguém saiba de onde,
A voz dos Céus nos responde:
“ — A todos damos Amor!...”

Invoco então Jesus Cristo,
Amado Mestre e Senhor:
Jesus, ante o teu Natal,
Livra-nos sempre do mal:
E o Mestre disse em voz alta:
Para o Bem nada nos falta
Amparai-vos uns aos outros,
Amai-vos qual vos amei!...

Sei que o conflito iminente
Pode surgir de repente!...

De espírito transformado
Operando mentalmente
Volto ao meu próprio passado...
Vejo a Guerra das Cruzadas,
Homens munidos de espadas
Montam soberbos corcéis;
Crianças abandonadas
Procuram mães desoladas
Sofrendo golpes cruéis!...
Eis-me também nas Cruzadas...
A guerra é longa e sangrenta,
O Homem não se contenta,
Crê no ódio, mais e mais;
Nada suprime a matança,
Morre a paz sem esperança,
Gerando embates fatais...

A batalha continua!...

Volto a Jesus e pergunto:
Como agir? Dize Senhor,
Perante o desequilíbrio
De nossos irmãos do mundo,
Rogamos que nos definas
Com Tuas lições Divinas:
Que fazer perante a Lei?
Fala, entretanto, o Senhor,
Quando a vida se desmanda
Precisamos cultivar mais trabalho,
Mais perdão e mais amor!...

(...)

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vocês acreditam mesmo que Castro Alves escreveu isso?

[espírita]

Foi um espírito zombeteiro se fazendo passar por ele.

[/espírita]

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Bobotânico, sem querer me intrometer na sua discussão com O Encosto, gostaria de fazer um adendo, já que você parece, o tempo todo, querer desvirtuar o real ponto de discussão.
Me parece haver duas coisas em questão:

- O talento de Chico para escrever, sobretudo em quantidade. O que levaria ou a fluência natural ou inspiração subrenatural.
- O nível desses escritos. O que levaria a produção própria ou inspiração dos espíritos.

Vejamos. Os dados trazidos pelo Encosto, de sites espíritas, indicam que ele não era um absoluto iletrado, como pensam alguns, e que possuía um mínimo de conhecimento, suficiente para escrever bem, compassadamente e em grande quantidade.
Quando falo em escrever bem, não refiro-me à qualidade dos escritos, que é bem duvidosa (e nos leva ao segundo ponto), mas à capacidade de obedecer à norma culta, as regras da ortografia, ser coeso e dar ritmo aos poemas. Tudo isso torna bem plausível a hipótese de fluência natural, em oposição à idéia de inspiração sobrenatural.
O segundo ponto é, justamente, sobre a qualidade desses escritos. De fato, talvez eu não conheça o suficiente das obras de CX para tecer uma crítica literária. Mas, apenas os poemas já citados neste tópico, demonstram que os referidos poetas precisariam ter decaído bastante ao adentrar no mundo espiritual, para escrever de tal modo... Além de estarem trazendo temas que não lhes eram recorrentes. E isto também indica que é bastante provável que não passem de produção própria.

Spitfire

Re.: CHICO XAVIER - Burro.

Mensagem por Spitfire »

Espíritos ficam retardados quando desencarnam. :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Para encurtar e não ficar repetindo as mesmas coisas então vamos só ao que interessa.

Interessante. Como você sabe que Chico não poderia escrever os poemas piegas? O sistema de avaliação que você usa deve ser parecido com esse que Quevedo usou? Espero que não, pois você é bem mais inteligente que ele.

Vamos desmascarar esse padre. Vamos lá, Bobotanico. Mas agora é pra valer. Chega de frescura.

Mostre para todo mundo como você prova que Chico era um tremendo analfabeto funcional, incompetente, burro, ignorante, idiota e tapado.

O Chico podia muito bem escrever poemas piegas, eu só não tinha entendido é porque um poema piegas é prova de manifestação mediúnica...

Tudo o que se pode provar sobre o Chico nesse itens acima é que ele era iletrado, ou seja, ALFABETIZADO, mas apenas com curso primário (ou seja, não me lembro de ter dito que era um analfabeto funcional);

Incompetente, bem Chico poderia ter feito que nem sugerem certos críticos literários: ler dia e noite, noite e dia os textos dos literatos nacionais e assim captar seus estilos e com isso fazer pastiches mais bem elaborados... mas livros custam dinheiro e Chico sempre foi pobre, só foi juntando livros ao longo dos anos e além disso, era cego de um olho e com o cristalino deslocado no outro. Ler não era coisa fácil para ele, portanto.

Burro, só podia: entre os literatos nacionais, só Jorge Amado empatava com ele em vendas. Todos os outros perdiam de lavada. Se tivesse retido os direitos autorais, Chico seria um autor muito rico... Mas em vez disso, doou-os todos e no final ficou só com sua aposentadoria.

Ignorante, bem... Não se pode ser sábio em tudo. Eu próprio sou um completo ignorante em muitas coisas. Terá, portanto, que me especificar melhor essa ignorância.

Idiota, é possível, pois só um cara muito idiota, vendendo tão bem como ele vendia, ia doar direitos autorais e vez de ganhar uma boa grana e quando achasse que já era o bastante, daria um pé na bunda dos espíritas e iria gastar a bufunfa em benefício dele próprio.

Tapado. Ah! Isso ele era sim, mas não tanto por culpa dele, pois foi envolvido pela FEB logo de cara e aí ficou na dependência dela e da filosofia rustenguista da dita-cuja. Assim Chico escreveu uma cretiníssima patriotada, o tal Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho (que lixo!) e outras obras, inclusive de Emmanuel, onde vez por outra se incluía algo em favor do rustenguismo. Foi preciso enfim que Emmanuel perdesse a paciência e determinasse que o Chico publicasse por outras editoras. Vê-se, portanto, que Chico não foi muito esperto. Além disso era de uma personalidade fraca, pouco afeito a enfrentar polêmicas.

Satisfeito?

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Botanico escreveu: era cego de um olho e com o cristalino deslocado no outro. Ler não era coisa fácil para ele, portanto.

Mentira! Meu cunhado é completamente cego de um olho e tem somente 20% de visão no outro. Além de ler e dirigir (se bem que cassaram a carteira dele) é um ceno técnico talentosíssimo.

André Santos da Costa.
http://www.casacinepoa.com.br/esp/filmes/anchie-c.htm

Falta de honestidade é impressionante. :emoticon17:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Spitfire escreveu:Chico Xavier doava todas as doações para "instituições de caridade"... Alguem ja se deu o trabalho de pesquisar quais eram estas "instituições"? Alguem já se dedicou a investigar no nome de quem estavam registradas? Alguem já ivestigou quanto era doado e quanto estas "instituições" gastavam?

Fica a dica... que se dedicar mais a fundo nestas questões descobrirá algumas coisas interessantes. Muito interessantes.

Aliás... a briga com o sobrinho e o "filho" :emoticon12: adotivo se deu em função disto. :emoticon4:

Garoto Spite !
O que sabemos realmente é que o chico se dedicou ajudar aquele que precisava e que nunca aparentou nem ostentou riqueza , mesmo podendo !
O cara era simples e tinha uma vida simples !
Por favor modere seu comentario sem maldades , no minimo o cara ajudou aquele que precisava .
Vc é inteligente , não precisa disso
. :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Botanico escreveu:Para encurtar e não ficar repetindo as mesmas coisas então vamos só ao que interessa.

O Chico podia muito bem escrever poemas piegas, eu só não tinha entendido é porque um poema piegas é prova de manifestação mediúnica...

Tudo o que se pode provar sobre o Chico nesse itens acima é que ele era iletrado, ou seja, ALFABETIZADO, mas apenas com curso primário (ou seja, não me lembro de ter dito que era um analfabeto funcional);

Incompetente, bem Chico poderia ter feito que nem sugerem certos críticos literários: ler dia e noite, noite e dia os textos dos literatos nacionais e assim captar seus estilos e com isso fazer pastiches mais bem elaborados... mas livros custam dinheiro e Chico sempre foi pobre, só foi juntando livros ao longo dos anos e além disso, era cego de um olho e com o cristalino deslocado no outro. Ler não era coisa fácil para ele, portanto.

Burro, só podia: entre os literatos nacionais, só Jorge Amado empatava com ele em vendas. Todos os outros perdiam de lavada. Se tivesse retido os direitos autorais, Chico seria um autor muito rico... Mas em vez disso, doou-os todos e no final ficou só com sua aposentadoria.

Ignorante, bem... Não se pode ser sábio em tudo. Eu próprio sou um completo ignorante em muitas coisas. Terá, portanto, que me especificar melhor essa ignorância.

Idiota, é possível, pois só um cara muito idiota, vendendo tão bem como ele vendia, ia doar direitos autorais e vez de ganhar uma boa grana e quando achasse que já era o bastante, daria um pé na bunda dos espíritas e iria gastar a bufunfa em benefício dele próprio.

Tapado. Ah! Isso ele era sim, mas não tanto por culpa dele, pois foi envolvido pela FEB logo de cara e aí ficou na dependência dela e da filosofia rustenguista da dita-cuja. Assim Chico escreveu uma cretiníssima patriotada, o tal Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho (que lixo!) e outras obras, inclusive de Emmanuel, onde vez por outra se incluía algo em favor do rustenguismo. Foi preciso enfim que Emmanuel perdesse a paciência e determinasse que o Chico publicasse por outras editoras. Vê-se, portanto, que Chico não foi muito esperto. Além disso era de uma personalidade fraca, pouco afeito a enfrentar polêmicas.

Satisfeito?

Fala Botanico !
Afogar criancinhas no vaso sanitario e coisas semelhantes , talvez fosse mais prestativo para alguns por aqui !
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hugo

Re.: CHICO XAVIER - Burro.

Mensagem por Hugo »

A motivação dele não o torna nem um pouco mais crível.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

videomaker escreveu:
Fala Botanico !
Afogar criancinhas no vaso sanitario e coisas semelhantes , talvez fosse mais prestativo para alguns por aqui !

Os espíritas são também conhecidos por suas posições nem um pouco maniqueístas... :emoticon16:

Hugo

Mensagem por Hugo »

Alter-ego escreveu:[quote="videomaker
Fala Botanico !

Os espíritas são também conhecidos por suas posições nem um pouco maniqueístas... :emoticon16:[/quote]

E por suas dificuldades em quotar.

videomaker

Kramer escreveu:A motivação dele não o torna nem um pouco mais crível.

O resultado é o que importa !
:emoticon17:

videomaker

E por suas dificuldades em quotar.[/quote]

É muito difciiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
:emoticon16:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Me recuso a participar dessa conversa de comadres.

Quero as provas de que Chico não tinha condições de escrever poemas como ele escreveu.

Se até mesmo os colecionadores de reliquias espiritas não podem fornecer textos repletos de erros gramaticais e de concordancia escritos por Chico Xavier (atribuidos a ele mesmo), então o argumento de que ele não tinha a capacidade de escrever poemas cai aqui mesmo.

Vimos o exemplo de Machado de Assis (há inúmeros outros), vimos que chico concluiu o primário, que sua professora ficou realmente interessada pelo que escrevia. Vimos que ele conquistou uma vaga publica de datilografo.

Se esta profissão era tão baixa, precisamos também evidenciar que qualquer analfabeto funcional trabalhava como datilografo na decada de 30 do século passado.

NADA foi apresentado pelo Bobotanico que tanto pedia provas ao Quevedo.

Voltando: Por quê devemos atribuir a capacidade de escrever tanto livro e poema aos espiritos?

Se é conhecido exemplos como o de Machado de Assis, só me resta descartar as hipóteses mais fantasiosas, como qualquer bom cientista (no caso eu in person) tem a obrigação de fazer.
O ENCOSTO

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

videomaker escreveu:
Spitfire escreveu:Chico Xavier doava todas as doações para "instituições de caridade"... Alguem ja se deu o trabalho de pesquisar quais eram estas "instituições"? Alguem já se dedicou a investigar no nome de quem estavam registradas? Alguem já ivestigou quanto era doado e quanto estas "instituições" gastavam?

Fica a dica... que se dedicar mais a fundo nestas questões descobrirá algumas coisas interessantes. Muito interessantes.

Aliás... a briga com o sobrinho e o "filho" :emoticon12: adotivo se deu em função disto. :emoticon4:

Garoto Spite !
O que sabemos realmente é que o chico se dedicou ajudar aquele que precisava e que nunca aparentou nem ostentou riqueza , mesmo podendo !
O cara era simples e tinha uma vida simples !
Por favor modere seu comentario sem maldades , no minimo o cara ajudou aquele que precisava .
Vc é inteligente , não precisa disso
. :emoticon1:

Medinho? :emoticon12:
Quero mais que investiguem até o peido que o CX largava... você não? Teme o que? :emoticon12:
Que descubram que o velho era pederasta e tinha um afair com o "filho" adotivo? E dai se CX era viado? Você deixaria de idolatra-lo por isto?
Ou seria temor pelo belo patrimônio que CX possuía?

Se tudo isto for mentira, não há então o que temer. :emoticon4: :emoticon12:

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

RCAdeBH escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Por esses comentários, nota-se o nível do que o RCA deve ler, fora as baboseiras do Chixa...
O que foi postado aí pra cima deixa claro que ele só produzia lixo literário com apelos moralistas. Escrito corretamente. Nada que um bom corretor ortográfico não possa fazer hoje em dia para qualquer outro "médium".

Aff...
Continue sendo tímido, cara.

E... :emoticon5:

Isso não explica a atrofia criativa que a incorporação pelo Chixa causava nos escritores...

Assim como você não explicou porque fugiu do desafio aqui!
:emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Alter-ego escreveu:Bobotânico, sem querer me intrometer na sua discussão com O Encosto, gostaria de fazer um adendo, já que você parece, o tempo todo, querer desvirtuar o real ponto de discussão.
Me parece haver duas coisas em questão:

- O talento de Chico para escrever, sobretudo em quantidade. O que levaria ou a fluência natural ou inspiração subrenatural.
- O nível desses escritos. O que levaria a produção própria ou inspiração dos espíritos.

Vejamos. Os dados trazidos pelo Encosto, de sites espíritas, indicam que ele não era um absoluto iletrado, como pensam alguns, e que possuía um mínimo de conhecimento, suficiente para escrever bem, compassadamente e em grande quantidade.
Quando falo em escrever bem, não refiro-me à qualidade dos escritos, que é bem duvidosa (e nos leva ao segundo ponto), mas à capacidade de obedecer à norma culta, as regras da ortografia, ser coeso e dar ritmo aos poemas. Tudo isso torna bem plausível a hipótese de fluência natural, em oposição à idéia de inspiração sobrenatural.
O segundo ponto é, justamente, sobre a qualidade desses escritos. De fato, talvez eu não conheça o suficiente das obras de CX para tecer uma crítica literária. Mas, apenas os poemas já citados neste tópico, demonstram que os referidos poetas precisariam ter decaído bastante ao adentrar no mundo espiritual, para escrever de tal modo... Além de estarem trazendo temas que não lhes eram recorrentes. E isto também indica que é bastante provável que não passem de produção própria.

Alterado, é o seguinte: 1) Quando digo que Chico era ILETRADO, conforme já expliquei no meu texto noutro tópico e já falei neste, é que ele NÃO TINHA CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR. Em momento algum eu disse que ele fosse ANALFABETO (Funcional ou total). Muito que bem, quando coisas não nos interessam e temos de aprender sobre elas, aprendemos o bastante para passar na prova e tchau e bênção depois. Eu nunca gostei de matemática, fiz o primeiro e segundo graus tendo 4 ou 5 aulas disso por semana. Eu deveria saber bem de matemática então, mas lembro pouca coisa, se me mandar aplicar a regras de Sarrus ou a de Laplace ou resolver as matrizes de forma tradicional, vai custar para eu lembrar.
Já quando a coisa nos agrada, então nos interessamos em aprender. Pois bem, se Chico gostava de escrever, nada me surpreende de que ele buscasse aprender as regras de escrita com vontade, sem precisar chegar a fazer faculdade de Letras para escrever bem.
Isso quanto ao iletrado.

Já com relação ao conteúdo e sua qualidade estilística, aí é outra história. Os poetas podem muito bem, na condição espiritual, mudar os objetos de suas poesias, MAS DEVERIAM CONTINUAR ESCREVENDO COMO POETAS. O poema aqui posta, se é mesmo de alguma obra do Chico, é típico poema de rapaz apaixonado que, não foi correspondido, e afoga suas mágoas escrevendo versinhos bobos. Os poemas têm LINGUAGEM CONCRETA, não se fica usando frases e substantivos abstratos (amor, ódio, saudade, tristeza, etc). Além disso há rimas e medidas.

Também não sou crítico literário e não li as poesias psicografadas do Chico em número razoável. Por isso não posso avaliar se ele foi um bom ou mau poeta. Mas como a comunidade cética por aqui parece concordar que foi um poeta ruim, então alguém está mentindo nesta estória. Ou a D. Rosália andou inventando que o menino Chico escrevia poemas lindos quando foi aluno dela (e até obteve o aval de amigos íntimos de que seriam coisas de espírito) para supostamente agradar a comunidade espírita, ou foi subornada pelos padrecos ou quem de direito (ou errado) para inventar isso e então permitir propalar a tese de que "Chico já nasceu poeta".

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Me recuso a participar dessa conversa de comadres.

Quero as provas de que Chico não tinha condições de escrever poemas como ele escreveu.

Encostado, sem querer ser chato, mas não se prova que uma pessoa NÃO TEM CONDIÇÕES DE ESCREVER ISTO OU AQUILO. Um alfabetizado, mesmo um juiz em fim de carreira, pode fingir-se analfabeto. Quando o Pol Pot implantou o socialismo puro e verdadeiro no Camboja, um dos sobreviventes relatou que uma senhora pediu a ele que lesse a receita médica para ela saber como dar remédio ao seu filho, ele, que era alfabetizado, punha a receita de cabeça para baixo, ficava balançando a cabeça, tudo para dar a impressão que nada sabia de leitura (afinal o Pol Pot queria começar o socialismo da forma correta, ou seja, a partir da terra arrasada, como o nosso Stédile).

Você pode provar que a pessoa TEM CONDIÇÕES de fazer uma coisa: basta pedir que faça e, se for de seu interesse, ela o fará. Portanto não vou me dar ao trabalho de provar que Chico não tinha
condições de escrever poemas por si próprio. Só sei que ele não deixou nenhum assinado: autor, Francisco Cândido Xavier.

O ENCOSTO escreveu: Se até mesmo os colecionadores de reliquias espiritas não podem fornecer textos repletos de erros gramaticais e de concordancia escritos por Chico Xavier (atribuidos a ele mesmo), então o argumento de que ele não tinha a capacidade de escrever poemas cai aqui mesmo.

Bem, como já disse antes, parece haver um acordo por aqui de que Chico escrevia poemas imprestáveis, mal rimados, mal medidos, e o fato de serem gramaticalmente corretos, não os salva de nada. Além disso, Encostado, o ônus da prova é seu: você é que tem que me apresentar os poemas escritos pelo menino Chico Xavier e provar assim que ele já era um excelente poeta nato... que desaprendeu poesia quando resolveu psicografá-los.

O ENCOSTO escreveu: Vimos o exemplo de Machado de Assis (há inúmeros outros), vimos que chico concluiu o primário, que sua professora ficou realmente interessada pelo que escrevia. Vimos que ele conquistou uma vaga publica de datilografo.

Se esta profissão era tão baixa, precisamos também evidenciar que qualquer analfabeto funcional trabalhava como datilografo na decada de 30 do século passado.

Temos aqui um bom exemplo de um analfabeto funcional: você mesmo. Não me lembro de espírita algum, nem eu próprio, ter dito que Chico fosse analfabeto funcional. Você é quem veio com essa colocação desde o início. E temos aqui, seu Encostado, o ônus da prova. É engraçado como a palavra de uma professorinha, sem apresentar qualquer escrito do menino Chico, vale e a palavra de um Crookes, com fotos e tudo, NÃO VALE NADA para a comunidade cética...

O ENCOSTO escreveu: NADA foi apresentado pelo Bobotanico que tanto pedia provas ao Quevedo.

Aqui o ônus da prova não é meu. Quem diz que o Chico já era poeta nato, então que apresente as provas disso. Não me cabe a mim provar que um menino ou jovem que só tinha curso primário podia ser um excelente poeta só porque isso é algo possível.

O ENCOSTO escreveu:Voltando: Por quê devemos atribuir a capacidade de escrever tanto livro e poema aos espiritos?

Se é conhecido exemplos como o de Machado de Assis, só me resta descartar as hipóteses mais fantasiosas, como qualquer bom cientista (no caso eu in person) tem a obrigação de fazer.

Nada a contestar, pois romances e poesias atribuídas a espíritos de fato nada provam necessariamente quanto à sua autoria espiritual. Agora, é preciso deixar claro que o fato de Chico nunca ter sido poeta na infância não o impediria de aprender poesia ou se aperfeiçoar na escrita quando adolescente ou adulto. Tal como o Machado de Assis.

Trancado