Mas...não era 1 deus apenas???

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cabula
Gênero: Masculino

Re.: Mas...não era 1 deus apenas???

Mensagem por Cabula »

Salmos 86

1 INCLINA, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.
2 Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.
3 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.
4 Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.
5 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.
6 Dá ouvidos, SENHOR, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas.
7 No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.
8
Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.
9 Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
10 Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
12 Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.
13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.
14 Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos.
15 Porém tu, Senhor, és
um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.
16 Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva.
17 Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

o pensador

Mensagem por o pensador »

Vc entendeu...

Cabula

Mensagem por Cabula »

o pensador escreveu:Vc entendeu...

Leu as partes em destaque?

Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

o pensador

Cabula escreveu:
o pensador escreveu:Vc entendeu...

Leu as partes em destaque?

Sim,e já as expliquei acima,em meu último post

Cabula

Mensagem por Cabula »

o pensador escreveu:
Cabula escreveu:
o pensador escreveu:Salmo 86 verso 10:"..Pois Tu és Grande e operas maravilhas,só Tu és Deus.".

No mesmo capítulo que você sugeriu:
Salmos 86
8 Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

Se vê que é uma oração de Davi e que ele tá puxando o saco de seu deus particular

Ele inicia o capítulo partindo da premissa muito disseminada na época de que haviam muitos deuses para finalmente concluir que só existe um Deus,o Deus de Israel.

Semelhante método utilizado por qualquer debatedor em uma confrontaçâo ideológica.

Não, ele inicia o capítulo orando, dizendo que etá necessitado e pedindo misericórdia ao seu deus puxa o saco dele dizendo que é bom e pronto para perdoar, diz que ele o responde,
compara-o com os outros deuses dizendo que não há semelhante ,puxa o saco de novo dizendo que ele é grande, opera maravilhas e diz que só ele é deus fala novamente da misericórdia fala que o senhor é um deus cheio de compaixão (atente para o artigo "um") pede para o deus olhar para ele e dá força e por fim pede um sinal para que aqueles que o aborrecem se confundam

Deus é um só...

o pensador

Cabula,ele disse que entre os "deuses " nâo havia nenhum semelhante à Deus,nenhum deus que operava obras tâo maravilhosas como o Seu Deus,e que portanto o seu Deus era o único Deus enquanto os seres que as outras naçôes adoravam poderiam ser qualquer coisa ou até mesmo inexistir,mas deuses nâo eram.Esta é a conclusâo final do salmista neste capítulo.

DIG

Mensagem por DIG »

Um=artigo indefinido.
Logo, tinha mais de 1 :emoticon13:

Cabula

Re: Re.: Mas...não era 1 deus apenas???

Mensagem por Cabula »

DIG escreveu:Um=artigo indefinido.
Logo, tinha mais de 1 :emoticon13:

Só os analfabetos não sabem

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

o pensador escreveu:Cabula,ele disse que entre os "deuses " nâo havia nenhum semelhante à Deus,nenhum deus que operava obras tâo maravilhosas como o Seu Deus,e que portanto o seu Deus era o único Deus enquanto os seres que as outras naçôes adoravam poderiam ser qualquer coisa ou até mesmo inexistir,mas deuses nâo eram.Esta é a conclusâo final do salmista neste capítulo.

Não, ele não disse isso ele disse o que tá escrito, se é que existe alguma verdade nesse livreco

Deus é um só...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

SALMO 86:11
"Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome."

Nada a ver...

DEUTERONÔMIO 4:35
"A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele."

Aqui está... :emoticon17:

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

E o que dizer em relação ao anterior?

Mais uma contradição que fica por explicar?

A colecção está crescendo... :D :D
Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Abmael escreveu:SALMO 86:11
"Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome."

Nada a ver...

"A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele."

Abraços,

Deuteronômio 4
7 Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

Deuteronômio 4
24 Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome,
um Deus zeloso.

Deus é um só...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

ÊXODO 12:12
“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.”

ÊXODO 34:14
“Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.”

DEUTERONÔMIO 4:7
“Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?”

DEUTERONÔMIO 32:17
“Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.”
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Cabula

Mensagem por Cabula »

Deuteronômio 5
7 Não terás outros deuses diante de mim;

Deuteronômio 32
37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.

Deus é um só...

o pensador

Cabula escreveu:
o pensador escreveu:Cabula,ele disse que entre os "deuses " nâo havia nenhum semelhante à Deus,nenhum deus que operava obras tâo maravilhosas como o Seu Deus,e que portanto o seu Deus era o único Deus enquanto os seres que as outras naçôes adoravam poderiam ser qualquer coisa ou até mesmo inexistir,mas deuses nâo eram.Esta é a conclusâo final do salmista neste capítulo.

Não, ele não disse isso ele disse o que tá escrito, se é que existe alguma verdade nesse livreco

É óbvio que disse.Vc nunca estudou oratória ou retórica?Quando num debate entramos na cosmovisâo do outro para arruinar seus fundamentos nâo quer dizer que concordamos com a tal.

o pensador

Cabula escreveu:
Abmael escreveu:SALMO 86:11

Nada a ver...

Abraços,

Deuteronômio 4
7 Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?

Mesmo princípio;primeiro adentrar na cosmovisâo alheia para finalmente concluir a unicidade de Deus.

o pensador

Cabula escreveu:
Deuteronômio 4
24 Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome,
um Deus zeloso.

O Deus Verdadeiro é um Deus zeloso,ao contrário dos deuses falsos que nâo tem vontade nem sentimento e portanto nâo zelam por nada que aconteça aos seus servos.

o pensador

Abmael escreveu:ÊXODO 12:12
“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.”

ÊXODO 34:14
“Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.”

DEUTERONÔMIO 4:7
“Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?”

DEUTERONÔMIO 32:17
“Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.”

Novamente;princípio de incorporar a cosmovisâo oposta para mostrar suas incongruências e contradiçôes.É a mesma coisa que ateus falarem "O Deus verdadeiro é assim.Mas se ele é assim porque acontece assado.Logo ..."Entendeu?

o pensador

Cabula escreveu:
Deuteronômio 5
7 Não terás outros deuses diante de mim;

Deuteronômio 32
37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.

Mesma coisa.

Cabula

Mensagem por Cabula »

o pensador escreveu:
Cabula escreveu:

É óbvio que disse.Vc nunca estudou oratória ou retórica?Quando num debate entramos na cosmovisâo do outro para arruinar seus fundamentos nâo quer dizer que concordamos com a tal.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Deus é um só...

o pensador

:emoticon16:

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Mais que uma questão de fé, um indivíduo tem que ser muito leviano ao ler a bíblia e não observar facilmete que o deus da sua mitologia não era único e que fazia grande concorrência com outros da sua vizinhança.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Carlos Castelo escreveu:Mais que uma questão de fé, um indivíduo tem que ser muito leviano ao ler a bíblia e não observar facilmete que o deus da sua mitologia não era único e que fazia grande concorrência com outros da sua vizinhança.

Só rindo mesmo...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Deus é um só...

o pensador

Carlos Castelo escreveu:Mais que uma questão de fé, um indivíduo tem que ser muito leviano ao ler a bíblia e não observar facilmete que o deus da sua mitologia não era único e que fazia grande concorrência com outros da sua vizinhança.

Muita falaçâo,nenhum conteúdo.

Trancado