Johnny escreveu:Errado Fernando. Todos os dias os navios sonda perfuram e pesquisam poços para uso futuro. O que temos hoje é que a Petrobras sendo agora uma empres mista e recebendo investimentos de fora e do governo, está mais competitiva e se expandindo.
Eu já trabalhei em plataformas de petróleo. A primeira foi a P-5, em 1978. Sei como funciona: cavar, cavar, nada. Cavar, cavar, nada. Até que alguém encontra alguma coisa. Daí começa um longo processo de licitação, encomenda e construção de uma plataforma de exploração e da infraestrutura para explorar aquele poço. O processo todo leva uns 5 anos.
A P-50, que o Lula "inaugurou", já estava encomendada antes de ele ser eleito. E foi com ela que se atingiu a suposta autosuficiência.
Johnny escreveu:Quanto a FHC se incopetente, nem vou entrar no mérito disso pois está mais que óbvio (o risco país que o diga), e antes que me interpele, eu não estou dizendo que Lula o seja.
O mundo atravessou um monte de crises financeiras durante o governo FHC. Ele fez o que pode, tendo ainda que lidar com a enorme dívida que lhe tinham deixado os governos anteriores.
Isto não foi culpa dele. Pelo contrário, ele ajudou a resolver, só que fica a impressão, para os mal informados, que se as coisas não estavam boas na época, a culpa era dele.
Johnny escreveu:Ocorreu o contrário, houve uma estagnação brutal da economia, empresas que tinham investimentos programados cortaram tudo (até a Globo inclusive), outras pequenas fecharam as portas ou reduziram a produção a menos da metade, foram abafados escândalos entre outras podridões que qualquer leigo pode encontrar em noticiários e críticos de política.
A economia não se desenvolveu tanto quanto deveria pelos motivos que expliquei acima. Outro fator é que o mercado brasileiro tinha sido aberto às firmas estrangeiras e as firmas locais, ineficientes devido a décadas de falta de concorrência, faliram ou tiveram que se aperfeiçoar. Foi o caso da minha. Acompanhei o processo (participei dele, na verdade).
E que escândalos tão graves foram esses que foram abafados?
Você pode listar alguns?
Por que as pessoas ficam repetindo boatos sem pesquisar?
Todo governo tem seus escândalos, mas nenhum teve tantos como o do Lula.
Johnny escreveu:Agora, goste ou não, aumentaram os investimentos, aumentaram os empregos e mais e mais. Agora, entra de novo a historinha de que isso tudo pode ter sido preparado antes. Claro, se não fôsse pelo Collor isto não teria acontecido afinal, elle era o candidato das elites, não? Collor abriu as importações, permitiu que se parassem de fabricar carroças e melhorassem a industria automotiva e bla bla bla...
Ainda bem que você reconhece. Sem Collor, nossos carros ainda estariam usando carburadores e distribuidor com platinado. E não teríamos computadores modernos. Etc. etc.
Foi graças a essa abertura que as firmas brasileiras puderam se modernizar e ganhar mercado lá fora para, só agora, as exportações explodirem. Daí o Lula corre para posar de herói, como se ele tivesse ajudado em alguma coisa. Pelo contrário, foram 10 anos ou mais sabotando tudo. Criticaram até a eleição do Tancredo Neves.
Johnny escreveu:Sempre alguam no passado terá seu mérito. Até figueiredo que deu a abertura política pois senão nem estaríamos preocupados em quem votar para presidente.
Abraços
Como eu disse antes, o mérito não é de quem inaugura a obra, é de quem a fez, mas só ficou com a fama dos transtornos, do barulho, da sujeira e das despesas.
As pessoas têm memória curta.