Abmael escreveu:
- Interessante, você vê empregados públicos como encarnações do demônio, quanto mais funcionários públicos, mais dinheiro sendo roubado, vou te dar uma informação que pode ser útil a você caso entre numa empresa pública algum dia, só roube se você for ladrão e ocupar alguma posição chave tá?
Isso é um argumento ou você reconhece que funcionário público é ladrão?
Enquanto for arigó público, posso fazer greves, por exemplo.
Posso aproveitar a minha estabilidade para vadiar, depois de certo tempo de serviço.
Isso não existe na iniciativa privada. E se existe, o dono da empresa que se foda.
- Baseado em que você afirma que a atuação das agências é cada dia mais transparente? – Fé?
Baseado, em especial nesse tópico, na sua falta de argumentos.
Aguardo as denuncias referentes às agencias reguladoras.
- O governo não “sustenta” funcionários, ele paga salários em troca do trabalho, ou você põe os funcionários de agências no mesmo saco dos outros? (um bando de incompetentes corruptos), se for assim, com o tempo tudo se esmerdalha do mesmo jeito.
Já está apelando.
Não sou um radical liberar que defende a total falta de funcionários públicos. Creio ser impossível. Eu defendo, inclusive, que educação, saúde e segurança seja fornecido pelo estado, com o dinheiro dos nossos impostos.
OBS: A iniciativa privada também pode entrar nesse mercado sem problema. Só que o estado precisa garantir o acesso à todos. Inclusive pessoas sem renda.
- Vou repetir uma coisinha empresas privadas roubam do contribuinte, e muito, mais que as estatais, aliás, elas roubam das estatais também.
Prove.
Você irá, no máximo, cometer o mesmo erro que já irei apontar logo abaixo.
- Comparo sim, as empreiteiras roubam inclusive destas que você citou, onde é que a Petrobrás e o Banco do Brasil roubam o contribuinte? – Dão até lucro!!!
Ah! Claro! Se há lucro, não há roubo.
Se você desviar 2 milhõies de reais da caixa federal, isso não é roubo. A Caixa continua dando lucro.
Oque não pode fazer é roubar mais do que o lucro da empresa...
- Deixa eu ver se entendi, a próxima onda é acabar com as empresas de capital fechado também?
Pelo visto, você não entendeu.
Se uma empresa de capital fechado (privada) mantém um corrupto num cargo, o único a ser prejudicado será o dono do capital. E QUE NÃO SERÁ O CONTRIBUINTE.
Meu! Qual a dificuldade para entender isso?
- O problema é que o sistema é corrupto, as empresas se juntam para burlar licitações, se cotizam para superfaturar contratos, subornam fiscais, prefeitos e executivos, fraudam materiais, oferecem serviços sujos, combinam preços e até elegem deputados e senadores (Oooohhhh!!!, você sabia?!!!!??) acompanhe os noticiários e você verá isso todo dia.
Não sei se você sabe mas uma empresa privada não faz licitação.
EU estou dizendo que se acabarem com as empresas estatais, este foco de corrupção irá terminar. Isso é uma obviedade.
Como você pretende fraudar uma licitação da GM, por exemplo?
Se conseguir, que a GM pague a conta.
- Responderei pela CAIXA, no momento estou inclusive preparando um edital. Primeiro a necessidade é detectada por uma área gestora (Solicitante), se for uma licitação relativa a informática, a mesma encaminha a necessidade ao meu setor (definidor), nós levantamos todos os requisitos, avaliamos os principais fornecedores, definimos a forma de aquisição (pregão, técnica e preço, carta-convite, etc.) e escrevemos o edital depois o enviamos para o setor de licitações (executor) que autoriza a compra e executa o processo depois de avaliado pelo setor jurídico (Assessor), percebeu? - Um pede, outro define, outro avalia e outro executa, logo, o processo é impessoal, além do mais, as audiências e pregões são públicos, cada etapa é publicada na imprensa, os fornecedores são livres para entrar com recursos e apelar para a justiça, estamos sob fiscalização do TCU e vigiados pela PF e pela procuradoria, me mostre uma empresa privada com processo mais honesto e transparente que este.
Olha só que piada.
Não era você TAMBÉM quem criticava o sistema de licitações?
Ou os preocessos nos quais você está envolvido são livres de fraudes?
- É isso que querem que você pense, o grosso da corrupção está nas empresas privadas, mas o problema não é delas, é do sistema, não são os funcionários públicos que montam licitações fraudulentas, eles são apenas peões do processo, os tubarões são outros, desde Collor fomos eleitos bodes expiatórios convenientes, claro que há corruptos, há em todo lugar, mas isso não é culpa da estatização (bom deixar claro, NÃO SOU CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES), é culpa, repito, do sistema.
Do sistema estatal.
Que ababemos com ele.
Não quero correr riscos. Prefiro cortar o mal pela raiz.
- Exemplinho básico: - Vamos supor que o DNIT (já trabalhei lá como empregado de uma empresa prestadora de serviços de informática) faça licitação para asfaltamento de 10 km de rodovia federal lá no Piauí, já que a obra é emergencial, se faz licitação via carta-convite, ou seja, enviar no mínimo 3 cartas a fornecedores perguntando a proposta e escolhendo a mais barata, só que todos do ramo se conhecem (No Piauí então..., isto se tiverem pelo menos 3 fornecedores lá), eles trocam telefonemas, combinam de quem é a vez de ganhar e a vencedora já entra com preço superfaturado, pra completar usa asfalto de terceira e dá um por fora pro fiscal da obra pra ele não perceber o detalhe, depois de um ano o asfalto já dissolveu, tem mais, políticos põe diretores nas agências e são donos ou amigões de donos de empreiteiras, estes financiam campanhas, fazem festinhas, patrocinam eventos, etc., veja que nesta estórinha o contribuinte se fudeu, o usuário se fudeu, só quem se deu bem foi a empresa privada que tungou a grana, isso acontece em todo lugar.
Meu deus...
cara, estou me referindo a negociações entre empresas privadas.
Por isso defendo o fim das estatais. negociar com o estado é um prato cheio para a corrupção.
- Eu disse que é sinônimo de competência? – É sinônimo de compromisso, você acha que é mais fácil corromper um empregado de longa ficha ou um recém-contratado? - quem você tentaria corromper?
Abraços,
Compromisso não é sinonimo de competencia.
As empresas não buscam gerentes compromissados. Isso é a coisa mais comum que existe no mercado.
O diferencial é a competencia.
Você defende que um cara seja o lider de uma equipe só porque ele tem tempo de serviço.
Isso é uma piada.