ímpio escreveu:Botanico escreveu:Apocaliptica escreveu:Por enquanto me mantenho cética a respeito. Já ouvi outras "descobertas" desse tipo antes.
Nem me convenceram as teorias religiosas a respeito e nem essa dos cientistas suíços.
Acho que pode ser uma hipótese. Mas algumas pessoas não descrevem bem assim...Como saber?
Não sei se foi Vitor Moura quem postou ou se está no site Criticando Kardec, mas lembra-me de ter visto o relato de um teste em que o pesquisador colocou um objeto numa pequena plataforma, acima do nível da porta e que não podia ser visto pela pessoa em teste. Durante a sessão em que essa pessoa dizia poder sair do corpo, foi-lhe instruído que deveria então tentar ver e descrever o dito objeto. E ela passou no teste.
Neste caso seria difícil atribuir a causa das supostas viagens astrais apenas a estimulação de uma dada região do cérebro. Só que no caso deste experimento, virão os argumentos céticos habituais: mas o cientista poderia mentir; é só um relato e não prova nada. Já o experimento dos suíços...
Já houveram diversos outros experimentos no sentido desse que descreveu, sem sucesso.
Mesmo que tivessem sido poucos, e os resultados fossem inconclusivos sobre a capacidade das pessoas verem ou saberem o que está em algum local onde não poderiam acessar, as explicações que negam viagem astral e similares são preferíveis por tudo que se sabe dos sentidos e como funcionam.
Para se ver imagens, precisa-se dos olhos, da estrutura de câmera que eles têm, que permite que a luz refletida no ambiente projete uma imagem que envia então sinais ao cérebro, onde é compreendida como imagem, e serve de base para orientação no ambiente.
Como que uma coisa que saísse do corpo, sem ter essa estrutura em câmera, seria capaz de ver qualquer coisa? Não seria, não como conhecemos o sentido da visão. Mesmo que fosse suficientemente constante o sucesso desse tipo de experimento em demonstrar que as pessoas sabiam o que estava em ambientes onde não poderiam acessar, algumas outras hipóteses, são preferíveis a essas, mesmo muitas hipóteses menos ortodoxas já seriam preferíveis levando em conta isso que mencionei. Por exemplo, telepatia e memórias falsas, ou que os objetos em si tem informações "telepatizáveis" que podem ser lidas diretamente, mas sem ser algo fortemente análogo à visão, ainda que possa ser falsamente convertido em visão para uma melhor adequação a um sentido ao qual estamos tão bem acostumados.
Ou seja, dá para inventar à beça quando se aceita os critérios necessários (ou ausência deles, melhor dizendo) para defender viagem astral e etc...
Impio meu caro ! quanto dessas experiencias vc participou ?
Fatos coletados por quem passou pela experiencia não valem ?
Vc já ouviu falar em Waldo Vieira e as experiencias fora do corpo , feitas por ele ?
Escreva um pouco sobre essas OUTRAS POSSIBILIDADES !
Em um programa um representante da projeciologia falou para o Apodman , que havia experiencias , onde o sujeito conseguia ler em outra sala uma sequencia de numeros ! e ai como fica ?
Qual a tua experiencia com isso ? :emoticon5: