Pode ser impressão minha...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Apocaliptica escreveu:Ritual wicca de prosperidade

É importante agradecer aos Anjos Protetores da Luz, para que eles também ajudem outras pessoas
Este ritual de magia wicca é muito sensível e somente deve ser feito em companhia de familiares e amigos muito íntimos. De preferência, no campo ao ar livre.

Para este ritual, você vai precisar de:

Sementes, muitas sementes que quiser: podem ser favas, feijões, arroz, sementes de mostarda, etc.

Uma nota de um dólar ou euro. A vela branca e o incenso. Se você usar habitualmente alguma jóia que nunca tira, inclua-a. Assim como todos os participantes. Para levar a cabo o ritual, ponha tudo sobre o altar (que será similar ao de outros rituais): as sementes, o dinheiro e as jóias. Se você forrar a mesinha com um pano verde, coloque os objetos dentro de um vasinho de cerâmica.

Coloque uma música suave. Acenda a vela e o incenso. Agora, todos em círculo ao redor do altar, tomados pelas mãos, devem visualizar uma luz branca.

Devem eleger a alguém do grupo para que diga uma oração, que deve ser improvisada, como a pessoa o sentir e, assim, invocar aos Anjos Protetores da Luz, e lhes pedir pela prosperidade de todos os presentes, para que, dessa forma, eles também possam ajudar a outros. A oração pode ser tão curta ou tão longa como desejarem e, se alguém mais quiser dizer algo, pode fazê-lo.

Ao finalizar, acendam a luz, tome o dinheiro e dobre-o de tal forma que fique como uma pirâmide pequena, procurando o lado da nota que traz precisamente uma pirâmide, deixando-o para fora.

Você, que organizou o ritual, coloque esta nota na sua carteira e traga-a sempre. Já podem retirar e colocar as jóias (cada participante que pôs a sua jóia). As sementes podem ser deixadas na vasilha, colocando-a em algum lugar da cozinha.

O ritual está terminado. Deixe a vela e o incenso queimarem. Jogue os restos no lixo e muito cuidado para não provocar incêndio.

É importante agradecer aos Anjos, ou aos Elementais, ao final da oração, sua intervenção e sua ajuda e, supostamente, agradecer a Deus Nosso Senhor, por sua presença em suas vidas.

--------------------------------------------------------------------------------

Minha opinião pessoal : parece uma congregação religiosa, sim, embora digam que não. Há requintes de histeria coletiva, como se fossem menininhas brincando de fada e bruxinha ( com o detalhe de que são pessoas adultas ). Inclusive já fiz algumas ironias com algumas seguidoras e elas se mostraram muito ofendidas.
Como toda religião, nega que faça proselitismo, isso não é de se estranhar.
Obviamente que o comércio de produtos wicca também fatura bastante.

Lamentável que algumas mulheres se unam em torno de uma coisa tão fútil.

Não fazem proselitismo, nunca um wicca tentou me convencer que os deuses dele existem. Bom, se velas e incensos são produtos do mercado wicca deve vender bastante, mas acho que não são exclusivos da wicca.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Apocaliptica

Re.: Pode ser impressão minha...

Mensagem por Apocaliptica »

Led Zeppelin,

Realmente o que sei é pelo que li, o que assisti num documentário e pelo tipo de ritual que cite anjos e deus todo poderoso.
Conheci algumas seguidoras disso que para mim é um clubinho pagão...e elas falam em coisas como magia e rituais desse estilo. Não tem a conotação malévola, mas remonta ao tempo em que isso era meio doentio por causa das perseguições que as mulheres tidas como bruxas sofreram.

Quanto ao proselitismo...não falo de convencimento com relação a um deus, mas a deuses e à algumas "verdades" a respeito de poderes de algumas forças da natureza.

Led Zeppelin
Contato:

Re: Re.: Pode ser impressão minha...

Apocaliptica escreveu:Led Zeppelin,

Realmente o que sei é pelo que li, o que assisti num documentário e pelo tipo de ritual que cite anjos e deus todo poderoso.
Conheci algumas seguidoras disso que para mim é um clubinho pagão...e elas falam em coisas como magia e rituais desse estilo. Não tem a conotação malévola, mas remonta ao tempo em que isso era meio doentio por causa das perseguições que as mulheres tidas como bruxas sofreram.

Quanto ao proselitismo...não falo de convencimento com relação a um deus, mas a deuses e à algumas "verdades" a respeito de poderes de algumas forças da natureza.

Está confundindo wicca com bruxaria, são bem parecidos mesmo. Mas a wicca é uma religião neo-pagã e surgiu bem depois das perseguições que os cristãos faziam para pegar as "feiticeiras".
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Apocaliptica

Led Zeppelin escreveu:

Está confundindo wicca com bruxaria, são bem parecidos mesmo. Mas a wicca é uma religião neo-pagã e surgiu bem depois das perseguições que os cristãos faziam para pegar as "feiticeiras".

Eu sei disso.

Led Zeppelin
Contato:

Apocaliptica escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Eu sei disso.

Desculpa, imaginei que não por causa que citou o fato da perseguição às mulheres.

Apocaliptica

Led Zeppelin escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Eu sei disso.

Desculpa, imaginei que não por causa que citou o fato da perseguição às mulheres.

Citei porque toda bruxaria e rituais de magia eram mal vistos. Apenas por isso.
Eu conhecia toda o ritualismo e idéias wicca há muitos anos, mas foi em 99 que ouvi o termo wicca pela primeira vez.
As lojas que vendem esses produtos são da década de 90 e eu sempre as freqüentei, comprei esses produtos e curtia, pois achava interessante tudo que estava ligado à natureza, assim como fantasiar a respeito de bruxas, elfos, duendes e ninfas.
usava incensos em casa até bem pouco tempo. Também achava que a luz emitida pelas velas trazia um astral interessante ao ambiente e continuo achando.

Mas um dia conheci por um um programa de TV , uma bruxa Wicca famosa do Rio de Janeiro e comecei a pesquisar melhor.
Aparentemente, ou é tudo uma grande brincadeira e essas tais "bruxas" são personagens ou o que elas acreditam é mesmo algo muito parecido com muitas seitas de magia mais ou menos branca...há rituais estranhos ali.

Mas como sempre faço...eu dissocio as coisas.
Apenas não gosto de conviver com elas.

Led Zeppelin
Contato:

Apocaliptica escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Eu sei disso.

Citei porque toda bruxaria e rituais de magia eram mal vistos. Apenas por isso.
Eu conhecia toda o ritualismo e idéias wicca há muitos anos, mas foi em 99 que ouvi o termo wicca pela primeira vez.
As lojas que vendem esses produtos são da década de 90 e eu sempre as freqüentei, comprei esses produtos e curtia, pois achava interessante tudo que estava ligado à natureza, assim como fantasiar a respeito de bruxas, elfos, duendes e ninfas.
usava incensos em casa até bem pouco tempo. Também achava que a luz emitida pelas velas trazia um astral interessante ao ambiente e continuo achando.

Mas um dia conheci por um um programa de TV , uma bruxa Wicca famosa do Rio de Janeiro e comecei a pesquisar melhor.
Aparentemente, ou é tudo uma grande brincadeira e essas tais "bruxas" são personagens ou o que elas acreditam é mesmo algo muito parecido com muitas seitas de magia mais ou menos branca...há rituais estranhos ali.

Mas como sempre faço...eu dissocio as coisas.
Apenas não gosto de conviver com elas.

No final é tudo religião mesmo... apenas acho que a ausência de fanatismo e proselitismo é favorável a uma melhor aceitação das religiões pagãs e neo-pagãs entre ateus e agnósticos, com a criação do tópico confirmei isso

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Apocaliptica escreveu:

O facto de o wicca não ser realmente institucionalizado faz com que não exista "um só" wicca.
Existem algumas linhas base, mas elas são extremamente maleáveis.
A adopção wicca de arquétipos cristãos (anjos, por exemplo) é uma grande treta que penso em muitop dever-se ao Paulo Coelho e o seu mercantil hábito de misturar alhos com bogalhos, na esperança de agradar a gregos e a troianos.

A linha wicca mais pura é um neo-paganismo celta, sendo que mantém, mais ou menos intacta, algumas características dessa época (pelo menos as conhecidas), nomeadamente a crença em diversas divindades "naturais", na Deusa Mãe tripla e no deus caçador. São ainda mantidos os principais festivais celtas, originalmente concebidos para marcar as mudanças de estação, fim e princípio das colheitas. O panteão celta é recheado de histórias e lendas sobre deuses, heróis, fadas, elfos e por aí fora, figuras que inspiraram milhares de outras histórias por esse mundo fora (nem mesmo Tolkien ficou imune :emoticon1: ).

Muitos dos objectos associados a essa linha wicca mais pura não são contudo inspirados propriamente nesses tempos primordiais (dos quais não existem assim tantos registos), antes em artefactos mediavais cujas supostas wiccas (bruxas)da altura usavam para disfarçar as suas práticas (como a vassoura e caldeirão).

No entanto, nos conturbados tempos do século XXI, é realmente difícil de acreditar em fadas, elfos, Deusas tríplices em eterna luta e amor com o seu filho-amante. É ridículo imaginar uma empresária celebrando o Beltane, cujo objectivo é abençoar os campos e as barroigas das mulheres. É difícil acreditar na sinceridade de quem, do topo de um arranha-céus, acende velas e fogueiras no Yule e passe a noite em vigília, não vá o sol perder-se no caminho e nunca mais voltar, abrindo as portas à noite eterna.

Assim, esta "linha wicca pura" de que tenho vindo a falar, não existe realmente.
A treta dos rituais, incensos e velinhas não são mais que modismos que dão pretensos ares de profundidade e refinada espiritualidade a quem os pratica.

E assim, não passam realmente de "clubinhos" de pagãs (é uma religião muito diferente da grande maioria pela divindade suprema ser feminina, daí atrair tantas mulheres) meio histéricas e pseudo-interessantes, que trocam receitas e poções mágicas em fóruns internéticos, falam sobre o maravilhose trance que experenciaram no círculo mágico e aprefeiçam rituais de iniciamento, em que espetam athames em bacias de prata com água.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

clara campos escreveu:
Apocaliptica escreveu:

É ridículo imaginar uma empresária celebrando o Beltane, cujo objectivo é abençoar os campos e as barroigas das mulheres. É difícil acreditar na sinceridade de quem, do topo de um arranha-céus, acende velas e fogueiras no Yule e passe a noite em vigília, não vá o sol perder-se no caminho e nunca mais voltar, abrindo as portas à noite eterna.

Assim, esta "linha wicca pura" de que tenho vindo a falar, não existe realmente.
A treta dos rituais, incensos e velinhas não são mais que modismos que dão pretensos ares de profundidade e refinada espiritualidade a quem os pratica.

E assim, não passam realmente de "clubinhos" de pagãs (é uma religião muito diferente da grande maioria pela divindade suprema ser feminina, daí atrair tantas mulheres) meio histéricas e pseudo-interessantes, que trocam receitas e poções mágicas em fóruns internéticos, falam sobre o maravilhose trance que experenciaram no círculo mágico e aprefeiçam rituais de iniciamento, em que espetam athames em bacias de prata com água.

Excelente análise , Clara. É exatamente assim que eu vejo.

Obrigada por esclarecer.

DIG
Gênero: Masculino

Re.: Pode ser impressão minha...

Mensagem por DIG »

Religiões politeístas, pagãs ou panteístas, são geralmente mais ricas em panteões mitológicos, possuíem uma infinidade de lendas (muitas vezes confusas), e têm assim uma riqueza mítica mais apelativa.
Panteões como os celta, saxão, egípcio, maia, esquimó, romano ou grego são... mais belos e ricos, estudá-los é quase como ler contos de fadas de fantasia e aventuras alucinantes.

Realmente, se eu fosse teísta, seria desse tipo.
E eles são MUITO menos proselitistas.

Trancado