Outras perguntas aos espíritas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Outras perguntas aos espíritas

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Apo,

Vc falando do purgatório, lembrei daquela piada:

O Inferno Brasileiro
O infeliz pecador morreu e foi parar na porta do Inferno. Lá um capetinha auxiliar lhe fez a seguinte pergunta:
– Você quer ir pro inferno brasileiro ou para o inferno americano?
E o infeliz, pergunta:
– Qual é a diferença?
– Bom. Existe um muro que separa os dois infernos. No inferno brasileiro, você terá que comer uma lata de 20Kg de merda no café da manhã, no almoço, e no jantar.
– Depois o diabo te espeta até a fogo infernal, e lá você irá dormir. No americano, é igual, só que ao invés de uma lata, você terá que comer somente um pires.
O infeliz não pensou duas vezes, e foi para o inferno americano.
Chegando lá, reparou que estavam todos cabisbaixos e tristes. Enquanto isso, no outro lado do muro, ouvia-se um som de pagode, muitas gargalhadas, enfim, uma festa muito animada. Não se contendo, o infeliz sobe no muro e chama alguém.
– Ei, como vocês conseguem festejar? Aqui o pessoal come um pires de Merda e vive triste, enquanto vocês comem uma lata de 20Kg e vivem dando risada!
– Bom, é que aqui é Brasil, né? Um dia falta lata! No outro falta Merda! No outro, o diabo não vem! No outro é feriado! No outro, falta lenha pro fogo e assim vai. E é só festa!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu "si divirto" :emoticon12:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Pior que é verdade!!!HUHUHUHU
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Ué,

Que eu saiba só um existe um conceito de livre-arbítrio e é o mesmo utilizado também para a DE.

Alguém andou criando outro conceito por aí? :emoticon5:

A questão é que se algo é imposto contra a vontade, não há ali a menor chance de liberdade de escolha :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Ué,

Que eu saiba só um existe um conceito de livre-arbítrio e é o mesmo utilizado também para a DE.

A questão é que se algo é imposto contra a vontade, não há ali a menor chance de liberdade de escolha :emoticon45:

Não, na DE ( para fazer algum sentido) a questão é flexibilizada... :emoticon23:
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botânico,

Mas pelo exemplo que vc deu, dá para perceber que vc já sabe o que é uma evidência anedota :emoticon45:

Digamos assim, toda vez que faço um experimento e aplico um delineamento à ele, obtendo resultados estatísticos eu posso dizer que tenho uma "evidência científica", que é comprovável, replicável e refutável, de acordo com as caracteristicas do método científico (que vc também deve conhecer já que é botânico, imagino eu :emoticon36: )

Quando tenho a observação de um fato (seja ele verdadeiro ou não), mas sem a obtenção de estatísticas e que não é passível de comprovação, replicação e refutação eu digo que tenho uma "evidência anedota" :emoticon45:

A questão é que muita gente no mundo cético usa a expressão como sinônimo de "lenda", ou mesmo mentira e na verdade não é possível assumir isso, apenas o fato de que a observação não é comprovável via MC :emoticon4:

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:
Como assim?
Pensei que o fórum era público e que as respostas dirigidas a mim pudessem ser respondidas...
Mas Ok, aceito sua desistência

Responda ao que você quiser, mesmo sabendo que já houve refutações bem anteriores. Acho normal para quem insiste em bater na mesma tecla, repete a mesma coisa até parecer transformá-la em "verdade".

Enfim, pelo tom jocoso, infame e machista (bem ao estilo medíocre dos espíritas que se acham superiores) sou eu que não quero mais debater contigo!

Não tive a intenção de ser jocoso nem machista com ninguém. A minha intenção foi de descontração e de brincadeira, justamente para evitar um clima mais tenso entre os debates. Se você sentiu-se ofendida com o termo "muié", peço-lhe desculpas. Assim como achei normal você ter se referido a mim com "seu moço", em outra oportunidade. Não vi problema nenhum.

Não quer mais debater comigo???? UFA!!! Até que enfim terei paz!!!!! Então por favor, se realmente não quer debater comigo ( o que para mim é um alívio ) não quote minhas mensagens, pois terá a devida réplica, se julgar necessário.

E, por outro lado, a mediocridade é muito comum em quem arroga-se a criticar aquilo que mal conhece...

Suyndara escreveu:
Lembre-se, o Iloveflex recebeu uma suspensão por ter ameaçado sua esposa, se vc não gostou, então respeite o meu marido que também é forista aqui é vá chamar suas amiguinhas de “MUIÉ!”

O que aconteceu com o "Ilovefox" foi bem diferente. Não ameacei ninguém aqui. Simplesmente usei um tom mais descontraído, sem a mínima intenção de ofender. E peço novamente desculpas, não por medo de quem quer que seja, mas porque não brinco mais quando a pessoa não quer.

Suyndara escreveu: Essa sua mania de distorcer as coisas é cansativa, heim?

E a sua mania de distorcer o que eu digo é "bem relaxante"

Suyndara escreveu: Eu não tenho obrigação de te “doutrinar” para te provar se conheço ou não a DE.

E quem disse que você tem obrigação disso ou daquilo? Só que, se você citar algum trecho das Obras para somente referendar um interesse seu, vai receber a réplica devida. Algum problema ?

Suyndara escreveu: Não vejo qual o problema de ter citado a LE? Que aliás, vc não refutou coisa alguma, apenas mostrou que na opnião de Kardec, algumas penas podem ser flexibizadas!

Não refutei ? Só se foi porque você não quis. Na outra Obra QUE FAZ PARTE DA CODIFICAÇÃO E QUE POSSUI ADMOESTAÇÕES ESPIRITUAIS, independentes de opiniões pessoais, está bem claro a refutação.

Suyndara escreveu: Não houve omissão, apenas má vontade da sua parte em debater de forma decente sem ataques bestas...

Ah, e da sua parte não houve omissões... Só não citou outra obra da Codificação que enfraquece sua tese, e ainda vem dizer que não houve omissão. Se você acha que fiz ataques bestas, deveria enxergar o que você tem feito aqui.

Suyndara escreveu: Engraçado, se não citam nada é pq não conhecem, se citam é pq estão omitindo

O problema é só citar aquilo que interessa, de acordo com a conveniência da hora.

Suyndara escreveu: Estamos discutindo pontos da doutrina, ora essa.

É que vocês sempre querem dar uma resposta qualquer para sair dos embaraços da DE, e daí apelam para qualquer coisa (sempre usando a hermenêutica, não se esqueçamos disso!)

Pontos que se revelam pela interpretação racional do contexto, e não a trechos convenientemente [u]PINÇADOS[/url].

Suyndara escreveu: Estou pegando no seu pé?
Ó, coitadinho...tem uma menina má falando da doutrininha do amor dele...que tchuquinho!!!

Estava me referindo a insistentes respostas a mensagens que já foram refutadas.

Não creio que você se sentisse confortável se eu dissesse que no ateísmo ou ceticismo só tem medíocres e imbecis. Lembre-se : Não estou me referindo a quem quer que seja, e sim generalizando quem insere-se no contexto apontado.

Mas objetivamente, nunca faria isso, pois costumo respeitar a escolha pessoal dos outros. Coisa que não vejo em "certas" pessoas ... Fazer o quê? Cada um é cada um ...

Suyndara escreveu: Então, quem tem medo do umbral aqui é você esqueceu?

Eu com medo do Umbral???? Onde Eu disse isso???? Putz!

Suyndara escreveu:Errado. A hermenêutica foi criada pelos teólogos e há séculos tem um único papel: distorcer as coisas que estão escritas até encontrar uma interpretação conveniente para elas.

Super Errado.

http://direito.unaerp.br/?page=publicacoes&id=946

A palavra hermenêutica, de origem grega, designa vários sentidos: exprimir, proclamar, interpretar e traduzir. Todas estas designações “se polarizam em torno do significado fundamental de induzir à compreensão, de fazer compreender algo por meio de palavras.

A origem do termo hermenêutica é atribuída, por muitos, a Hermes, o mensageiro dos deuses. Hermes teria sido o inventor da linguagem, segundo a Mitologia grega.

O termo hermenêutica foi empregado por Platão e melhor definido por Aristóteles no Perihermenéias, parte do Organon. Todavia, o uso lingüístico desta expressão se consolidou no plano teológico como exegese dos textos bíblicos.

Posteriormente, a palavra hermenêutica deixou de ser utilizada, exclusivamente, no âmbito teológico e passou a ser usada, também, pela Filosofia.

A hermenêutica foi incorporada pela Filosofia como instrumento da compreensão. Modernamente, o primeiro filósofo que tentou desenvolver uma doutrina universal da interpretação foi Schleiermacher, no século XIX, seguido por Dilthey, Heidegger, Gadamer e Ricoeur.

Suyndara escreveu: Claro que é grave. E o mais grave é fazer de conta que esse tipo de comentário não existe, que ninguém é maledicente dessa forma, não é?

Reafirmo que ninguém, de Federação Espírita nenhuma, disse que fulano tem espírito inferior porque é negro. Isso é um absurdo. E você deixou transparecer isso no seu post, vinculando a Federação Espírita SP a essa conotação infeliz.

Suyndara escreveu: Quanto ao fato do Chico ter escrito invertido, não prova absolutamente nada, a não ser o fato de que ele possuía uma habilidade intrigante.

Então reproduza o feito de Chico. Ou peça para um mágico, um Adestrado ou a quem você julgar capaz para fazê-lo. Passados quase 50 anos, NINGUÉM SE ATREVEU A REPETIR O FEITO DIANTE DAS CÂMERAS. POR QUE SERÁ ???

Suyndara escreveu: E também não é muito elegante citar um comentário do Zangari como se isso fosse evidência da veracidade do fato...

Não nem de longe é questão de elegância ou deselegância. Conheço a postura de Zangari e sei que ele é um cético respeitável. O que fiz foi reproduzir sua opinião acerca de fenômenos ainda não esclarecidos e que necessitam de maiores investigações. Algum problema ?

Suyndara escreveu: No mais, esculhambar a DE é bem divertido, chato é suportar pessoas intolerantes como você!

Continue com essa "diversão". Parece até que você não tem "diversão" melhor.

Se você acha chato me suportar, tenha a certeza de que a recíproca é verdadeira, pois a sua intolerância e "sapiência" exigem paciência de JÓ!!!!!!!!!!!

Editado pela última vez por Benetton em 13 Mai 2008, 17:21, em um total de 4 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apo escreveu:
Benetton escreveu:Existem "pagar" e "pagar". Mas já que você gosta de purgatórios, vejamos : Se você merecesse pagar um ano lá e depois fica sabendo que atenuaram a sua permanência naquele caldeirão para só uma semana, você há de convir que houve uma diferença de penas. Houve uma certa misericórdia nesse caso ...

Um ano no purgatório? Qual calendário eles seguem? Quem é o guarda lá? Tem corrupção? Dá ficar menos tempo só por misericórdia mesmo? De quem? É Deus que manda reduzir a pena por bom comportamento ou rola uma "bola" por fora?
Não, é sério. Vocês sabem detalhes de todo o processo, que é muito parecido com o terreno, fico até imaginando celas, vaso sanitário, banho de sol, guardas andando prá lá e para cá e até uma administração com elevador para o andar de cima e tudo!
Que panacéia!

Mas que falta de bom humor. Tudo o que fiz foi brincar de purgatório com ela ( já que ela prefere purgatório ao temível umbral, brrrrr ) e você vem com todo esse espanto???

"Claro, acredite nas bobagens que eu digo, mas eu não posso acreditar nas suas....é você quem está dizendo... :emoticon3: "

Que nojo...

Claro, devemos acreditar só nas bobagens que alguns céticos dizem aqui. No resto não devemos dar crédito, pois não são de confiança, pois são teístas, logo são suspeitos, claro, claro.

Lembro que você duvidou que o "Let" tivesse o livro de Harris como "Livro de cabeceira", e você disse : "É você quem está dizendo".

Só que em seguida, Eu quotei a mensagem do "Let" e provei o que disse, muito ao contrário de você que disse algo que eu absolutamente nunca pronunciei. Lembra? Não? Então refresque sua memória :

Ou quem sabe, esses mesmos "muitos(as)" prefiram enrolar os outros de forma desonesta e usar nomes alheios para fazer parecer que os Espíritas disseram isso, disseram aquilo, etc, etc, não é mesmo sra. apo?

Realmente é um nojo!

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Ah sim,

Quem nunca fez um curso de teologia na vida vem aqui achando que copiar textos do google servem como resposta?

:emoticon12:

Me poupe! Você não sabe o que é hermeneutica, mas já que tocou no assunto...me cite algum filósofo espírita famoso :emoticon4:

E quanto aos termos, vivemos em uma sociedade competitiva e hipocritamente machista, os termos "muié" e "mulherzinha" não seriam interpretados de outra forma :emoticon45:

Brincadeiras são bem saudáveis, mas comentários jocosos...realmente não gostei.

E ué, só tem federação espírita em SP agora é? :emoticon12:

Bom, se vc nunca ouviu esse tipo de comentário, sorte a sua, eu já tive a infelicidade de ouvir diversas vezes, inclusive comentários maledicentes a meu respeito (mulheres também são inferiores, claro... :emoticon26: )

Pow, agora temos que sair refutando todo show de mágica para mostrar que é fraude? Vai me dizer que nunca viu casos de pessoas que escrevem invertido? :emoticon5:

E eu vou continuar no debate sim, não contigo, mas eu tenho pleno direito de me divertir :emoticon45:

Se tem coisa melhor do que rir da DE? Pode até ser, mas como estou no trabalho eu me contento com isso mesmo :emoticon12:

[]s

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:
"Claro, acredite nas bobagens que eu digo, mas eu não posso acreditar nas suas....é você quem está dizendo... :emoticon3: "

Que nojo...

Claro, devemos acreditar só nas bobagens que alguns céticos dizem aqui. No resto não devemos dar crédito, pois não são de confiança, pois são teístas, logo são suspeitos, claro, claro.

Mas são vocês que vivem duvidando e ironizando. Este é um forum com um nome que especifica o que se faz aqui. Esperava que fôssemos crentes como vocês? Que sonho...

Lembro que você duvidou que o "Let" tivesse o livro de Harris como "Livro de cabeceira", e você disse : "É você quem está dizendo".

Só que em seguida, Eu quotei a mensagem do "Let" e provei o que disse, muito ao contrário de você que disse algo que eu absolutamente nunca pronunciei. Lembra? Não? Então refresque sua memória :

Ou quem sabe, esses mesmos "muitos(as)" prefiram enrolar os outros de forma desonesta e usar nomes alheios para fazer parecer que os Espíritas disseram isso, disseram aquilo, etc, etc, não é mesmo sra. apo?

Realmente é um nojo!

Olha, neste caso, não é nojento, é lamentável. Algum espírita disse isto por aqui. Como eu já disse, você e o Bot são clones um do outro, talvez tenha sido ele. Eu não teria motivo algum para inventar algo assim. Nenhum. Não precisa portanto, me chamar de desonesta. É uma palavrinha bem usada aqui no RV e bem forte para um assunto tão imbecil.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Bom, falando realmente sério agora...

Eu tenho uma questão:

Hoje pela manhã, ligou-me uma antiga amiga em comum com minha falecida amiga de adolescência.
Estávamos conversando sobre o aniversário próximo da falecida e ela me perguntou se eu queria mandar rezar uma missa ( ela sabe o que penso sobre estas coisas).
Eu respondi, mas uma vez para ela, que não. Quem sabe uma festa em memorian...

Ela disse: - Ah é, tu não gosta...

Depois eu falei que penso muito na amiga morta, que ela me vêem à mente quase diariamente, quando faço alguma brincadeira que fazíamos, quando ouço algumas músicas da época e quando passo no bairro que ela morava.

Então, esta amiga em comum, se agitou ao telefone e falou: - Mas é muito ruim, sabia??? Assim ela pensa que ainda está aqui, não consegue se ver livre deste mundo! Ela precisa ir embora.

Eu disse: - HAHAHA! Mas eu simplesmente não posso mais pensar nela e nem sentir saudades? Então por que fazer missa ? Vai que isto chama atenção dela...

A pergunta é:

O espíritos não ficam mesmo por aqui, convivendo com a gente, esperando uma chance de reencarnar para cruzar conosco de novo, se comunicam vez por outra ( ainda mais ela, que no fim da vida era espírita...)?
É errado ficar pensando neles, imaginando que isto não os liberte? Penso demais nela, mas não é bem pensamento, é vontade de falar com ela mesmo, às vezes parece que ela sabe de algum modo o que eu estou vivendo, quando cito ela em conversas, e até quando fico triste lembrando algumas coisas que não voltarão mais...
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Ah sim,
Quem nunca fez um curso de teologia na vida vem aqui achando que copiar textos do google servem como resposta?
Me poupe! Você não sabe o que é hermeneutica, mas já que tocou no assunto...me cite algum filósofo espírita famoso

O site de referência serve para mostrar a origem da palavra hermenêutica. E Eu mostrei a fonte que é de Direito, Hermenêutica Jurídica, da Universidade de Ribeirão Preto, antes que você viesse a dizer que não coloco as origens dos textos que não são meus.

Poupe-me você, que agora mostrou que não sabe a origem do termo e quando são empregados os recursos da hermenêutica. E ainda vem dizer que só quem fez teologia tem o monopólio dessa palavra. Putz!

E quanto aos termos, vivemos em uma sociedade competitiva e hipocritamente machista, os termos "muié" e "mulherzinha" não seriam interpretados de outra forma
Brincadeiras são bem saudáveis, mas comentários jocosos...realmente não gostei.

Não são, pois os dois termos tem conotações bem díspares, pois o 1ª liga-se a referências de um tom mais brando e propositadamente escrito de forma errada para descontrair dessa minha maneira de escrever. O outro sim, tem conotação jocosa. Faço aquilo que julgo ser o certo sem a intenção de ofender. Não vou mais pedir desculpas, pois já fiz isso por duas vezes mas você sempre volta na mesma tecla insistindo em coisas que já foram explicadas.

Bom, se vc nunca ouviu esse tipo de comentário, sorte a sua, eu já tive a infelicidade de ouvir diversas vezes, inclusive comentários maledicentes a meu respeito (mulheres também são inferiores, claro...

Em Federações Espíritas, nunca ouvi. Se você ouviu isso nas ruas ou de quem quer que seja, é problema da consciência de quem fez.

Pow, agora temos que sair refutando todo show de mágica para mostrar que é fraude? Vai me dizer que nunca viu casos de pessoas que escrevem invertido?

Mais uma vez saindo pela tangente. Show de mágica qualquer, já estou cansado de ver. Agora repetir o feito de Chico, refutando-o, ainda não vi. E por que os detratores iriam perder essa chance magnífica de desmascarar Chico?

E eu vou continuar no debate sim, não contigo, mas eu tenho pleno direito de me divertir

Faça o que quiser. Pouco me importa. Agora, se falar algo refutável, não vá reclamar depois.

Se tem coisa melhor do que rir da DE? Pode até ser, mas como estou no trabalho eu me contento com isso mesmo

Rir do ateísmo também é divertido. Só que Eu costumo respeitar a escolha das pessoas.

Editado pela última vez por Benetton em 13 Mai 2008, 16:43, em um total de 3 vezes.

Autor Desconhecido.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:
Suyndara escreveu:Ó, coitadinho...tem uma menina má falando da doutrininha do amor dele...que tchuquinho!!!

E não se esqueça: lugar de menininhas e mulherzinhas é cozinhando no fogão e lavando no tanque! :emoticon12:

Foi o Bot ou o Ben que me aconselhou a sair daqui e assumir minhas atribuições? :emoticon26:
Ah! Dá tudo na mesma!

Fui eu, o Bot. Mas é que como era hora de almoço e dentro do contexto... Aliás, você tem alguma coisa contra lavar roupa e fazer seu arroz? Quem cuida dessas coisas na sua casa?

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Suyndara escreveu:Ó, coitadinho...tem uma menina má falando da doutrininha do amor dele...que tchuquinho!!!

E não se esqueça: lugar de menininhas e mulherzinhas é cozinhando no fogão e lavando no tanque! :emoticon12:

Foi o Bot ou o Ben que me aconselhou a sair daqui e assumir minhas atribuições? :emoticon26:
Ah! Dá tudo na mesma!

Fui eu, o Bot. Mas é que como era hora de almoço e dentro do contexto... Aliás, você tem alguma coisa contra lavar roupa e fazer seu arroz? Quem cuida dessas coisas na sua casa?

Eu nada tenho contra! Aqui em casa, todo mundo faz estas coisas, homens, mulheres e a empregada. Ah sim algumas máquinas também resolvem bem o problema, ou compramos pronto ( no caso de comida).
Na sua não? Só mulheres?
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:Ué,

Como você não quotou a mensagem a quem responde, não sei se está se dirigindo a mim. Mas vamos lá.
Livre arbítrio ESTÁ SUBORDINADO À CAPACIDADE EVOLUTIVA DO ESPÍRITO. Isso quer dizer, curto e grosso, o seguinte: os espíritos mais atrasados TÊM MENOS LIVRE-ARBÍTRIO, ao passo que os mais evoluídos TÊM MAIS LIVRE-ARBÍTRIO. Isso se deve ao fato de que esses dois grupos têm diferentes capacidades de escolhas, diferentes interesses, diferentes condições de avaliar as coisas e de assumir as responsabilidades. Assim então os mais atrasados são ajudados, fiscalizados, orientados e policiados por outros mais evoluídos. Já os mais evoluídos têm capacidade para assumir missões mais complexas e saber se têm condições de cumpri-las ou não.

Daí portanto se um espírito é atrasado, a ele é preciso que sejam impostas situações de forma que ele possa progredir. É como numa escola séria, onde aos alunos são impostas lições, aulas, disciplina, horários, assiduidade, provas, exames, etc e tal. O "livre-arbítrio" aqui é limitado, mas funcional. Já numa escola avacalhada, como essas nossas aqui onde os alunos passam por decreto, então não há provas, nem assiduidade, nem cobranças, nada. Se agredirem algum professor ou colega, NADA DEVE SER FEITO, pois senão traumatiza a criança. Se não está sabendo porcaria nenhuma do que deveria saber, não pode ser reprovada, pois senão traumatiza a criança. E no final o resultado é que temos analfabetos com diploma de colegial...

Sacou?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:
Botanico escreveu:
Apo escreveu:

Ah! Dá tudo na mesma!

Eu nada tenho contra! Aqui em casa, todo mundo faz estas coisas, homens, mulheres e a empregada. Ah sim algumas máquinas também resolvem bem o problema, ou compramos pronto ( no caso de comida).
Na sua não? Só mulheres?

Bem, no geral só a mamãe, mas eu ajudo quando precisa.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apo escreveu:
Benetton escreveu:

Mas são vocês que vivem duvidando e ironizando. Este é um forum com um nome que especifica o que se faz aqui. Esperava que fôssemos crentes como vocês? Que sonho...

Somos nós???? Mas é público e notório que a maioria aqui vive pedindo provas e mais provas da religião x ou y. Ironizando, fazendo graça com os princípios das religiões, etc, etc.

E jamais vou esperar que você seja crente da D.E, pois você já é uma crente do ateísmo, bem fundamentada numa "fé cética".

Olha, neste caso, não é nojento, é lamentável. Algum espírita disse isto por aqui. Como eu já disse, você e o Bot são clones um do outro, talvez tenha sido ele. Eu não teria motivo algum para inventar algo assim. Nenhum. Não precisa portanto, me chamar de desonesta. É uma palavrinha bem usada aqui no RV e bem forte para um assunto tão imbecil.

Claro. É nojento e lamentável ter o nome envolvido naquilo que Eu não disse. Mas você usou do meu nome, sem ter certeza. E já que não tinha certeza, por que não foi genérica como agora está sendo?

Já imaginou se Eu afirmasse que a Apo disse que o ceticismo é blá blá blá... sendo que você não disse nada do que eu afirmei antes? Como você reagiria? Com todo o direito, você poderia pedir satisfação, já que o seu nome foi envolvido.

Se agora você diz que pode ter sido o "Bot", não deveria ter citado o meu nome. Faça uma coisa : Antes de citar o nome de quem quer que seja, pesquise antes, para não ser confrontada depois. Foi exatamente isso que eu fiz, em relação ao "Let", e provei o que estava dizendo, quando você pôs tudo em dúvida.

A palavra pode ser forte, e se o assunto é imbecil, não muda em nada o fato. Aliás, assuntos imbecis existem aos montes aqui, ao gosto do freguês. E por causa de outros assuntos tão imbecis, alguns já foram até suspensos.

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Botanico escreveu:
Apo escreveu:

Ah! Dá tudo na mesma!

Na sua não? Só mulheres?

Bem, no geral só a mamãe, mas eu ajudo quando precisa.

Mas que bom menino! Achei que estava aqui a falar com um homem adulto, que tratasse de fazer pelo menos sua comida e lavar suas roupas. Mas se mamãe faz, tá explicado, né?

Então me especifique qual era o "contexto" visto por você para me enxergar no meio da tarde fazendo arroz e lavando roupa no tanque, a não ser que você perdeu a razão e apelou para um machismo infantil proveniente talvez da sua educação espírita?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:
Apo escreveu:
Benetton escreveu:

Somos nós???? Mas é público e notório que a maioria aqui vive pedindo provas e mais provas da religião x ou y. Ironizando, fazendo graça com os princípios das religiões, etc, etc.

E jamais vou esperar que você seja crente da D.E, pois você já é uma crente do ateísmo, bem fundamentada numa "fé cética".

A mesma ladainha de sempre...Ateus e céticos não crêem. Só isto. Imagine-se nascendo agora e aberto para um mundo sem noção alguma de religião ou deuses variados. É assim.
Quando pedimos provas, é porque os crentes ( que não nasceram crentes, mas foram sendo construídos crentes) nos apresentam coisas que aprendem e ficam repetindo ( cada um na sua crença e são infinitas).
Por isto, em meio a tanto desatino delirante, com afirmações convincentes, queremos saber de onde vocês tiram tanta coisa. Só isto.

Claro. É nojento e lamentável ter o nome envolvido naquilo que Eu não disse. Mas você usou do meu nome, sem ter certeza. E já que não tinha certeza, por que não foi genérica como agora está sendo?

Ah mas que coisa grave alguém num forum se enganar de clone...É mesmo um crime. Da próxima vezm serei genérica, só para vocês aparecem dizendo que estou generalizando! :emoticon17:

Já imaginou se Eu afirmasse que a Apo disse que o ceticismo é blá blá blá... sendo que você não disse nada do que eu afirmei antes? Como você reagiria? Com todo o direito, você poderia pedir satisfação, já que o seu nome foi envolvido.

Tá maluco? Pensa que eu levo forum de internet a sério? :emoticon12:

Se agora você diz que pode ter sido o "Bot", não deveria ter citado o meu nome. Faça uma coisa : Antes de citar o nome de quem quer que seja, pesquise antes, para não ser confrontada depois. Foi exatamente isso que eu fiz, em relação ao "Let", e provei o que estava dizendo, quando você pôs tudo em dúvida.

Realmente estou impressionada com a sua confrontação. Por isto, usei a palavra "lamentável", porque sabia que você ia transformar o caso num acontecimento parecido com o agraciamento do apóstolo de Kardec em Uberaba! :emoticon7:

A palavra pode ser forte, e se o assunto é imbecil, não muda em nada o fato. Aliás, assuntos imbecis existem aos montes aqui, ao gosto do freguês. E por causa de outros assuntos tão imbecis, alguns já foram até suspensos.

É verdade, eu mesma fiz isto.
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:Botânico,

Mas pelo exemplo que vc deu, dá para perceber que vc já sabe o que é uma evidência anedota :emoticon45:

Digamos assim, toda vez que faço um experimento e aplico um delineamento à ele, obtendo resultados estatísticos eu posso dizer que tenho uma "evidência científica", que é comprovável, replicável e refutável, de acordo com as caracteristicas do método científico (que vc também deve conhecer já que é botânico, imagino eu :emoticon36: )

É engraçado essas colocações quando eu as tento encaixar na fenomenologia mediúnica. É preciso lembrar que, quando estamos lidando com pessoas, nem sempre é possível a aplicação estrita do método científico. Contudo, tenho feito as colocações abaixo à comunidade cética e até hoje estou sem resposta.
1) O que foi que os cientistas que pesquisaram os fenômenos mediúnicos fizeram de errado e o que deveriam ter feito para evitar esses erros?
2) Falou você em estatísticas, pois bem. Durante mais de 80 anos, mais de 200 cientistas pesquisaram os mesmos médiuns e médiuns diferentes, fazendo experimentos semelhantes ou mais refinados e no final concluíram que havia fenômenos. Se eram causados por espíritos ou por alguma outra causa indeterminada, não cabe discutir, o que interessa é que fenômenos tiveram existência comprovada, mas sua causa permaneceu incerta. Eu desconheço qualquer coisa de natureza puramente teórica que tenha sido tão experimentada e verificada do que a mediunidade, mas no entanto a comunidade cética insiste em esfregar na minha cara que o método científico não foi respeitado. Dá para me dizer então o que faltou, por favor?
3) Céticos por aqui me acusam de falar de alguma teoria conspiratória, mas acho que eles sentam-se sobre o próprio rabo. Afinal não consigo entender o fenômeno da INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Sim, pois quando havia médiuns dos bons atuando, NUNCA APARECIA UM CÉTICO HÁBIL E INTELIGENTE PARA DESMASCARAR O DITO MÉDIUM. Só apareciam os cientistas comuns, os quais a comunidade cética considera que eram burros, tapados, imbecis e até canalhas e filhos da puta. William Crookes pesquisou vários médiuns, descreveu o que fez, concluindo pela existência dos fenômenos e por isso mesmo e é enquadrado naquelas classificações pela comunidade cética. Já seus colegas, Lord Kelwin, Carpenter, Douglas Ramsay, que debocharam dele são aclamados pela mesma comunidade cética como gênios e sagazes. E aí vem o detalhe cuja cientificidade estou esperando que a comunidade cética me apresente: Crookes mexeu os ossos, investigou, pesquisou, experimentou... e é um burro. Os três figurões NUNCA FIZERAM experimento algum com médiuns, mas são aclamados como gênios científicos e expertos no assunto. Poderia me explicar esta variante do método científico, por favor?

Suyndara escreveu:Quando tenho a observação de um fato (seja ele verdadeiro ou não), mas sem a obtenção de estatísticas e que não é passível de comprovação, replicação e refutação eu digo que tenho uma "evidência anedota" :emoticon45:

É tem razão. Mas digamos, você observou um fato; três colegas seus refizeram a coisa e observaram o mesmo fato; 200 outros colegas observaram as condições e tentaram reproduzir a coisa com os recursos deles, aplicando variações, etc e tal... e chegaram ao mesmo fato. Ainda é evidência anedota? Para a comunidade cética ainda é.

Suyndara escreveu:A questão é que muita gente no mundo cético usa a expressão como sinônimo de "lenda", ou mesmo mentira e na verdade não é possível assumir isso, apenas o fato de que a observação não é comprovável via MC :emoticon4: []s

É... mas é por isso que lhes tenho cobrado a aplicação do MC numa pesquisa de natureza humana. E até agora não me disseram como fazer isso. Quer dizer, alguns até fizeram, mas acabei vendo que suas recomendações já haviam sido seguidas por aqueles mais de 200 cientistas que pesquisaram médiuns, claro com os recursos de sua época. Então onde foi que eles erraram?

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botânico,

Sacar eu saquei sim, aliás eu já imaginava que a resposta seria no sentido de "evolução espiritual" :emoticon45:

A questão é que o conceito de livre-arbítrio é mais ambragente e filosófico, seria mais interessante mudar o termo (como aconteceu naquela estória do "lei do carma", lembra? assim não gera essas confusões e dúvidas filosóficas, já que o contexto da palavra para a DE tem uma conotação bem diferente da original :emoticon4: Que tal?)

Só acrescentando uma coisa para ficar claro, o que eu quero dizer é que no contexto religioso original o livre-arbítrio implica em um deus que é onipotente e não impõe seu poder sobre a vontade e as escolhas das suas "criaturas"

[]s

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

A mesma ladainha de sempre...Ateus e céticos não crêem. Só isto. Imagine-se nascendo agora e aberto para um mundo sem noção alguma de religião ou deuses variados. É assim.
Quando pedimos provas, é porque os crentes ( que não nasceram crentes, mas foram sendo construídos crentes) nos apresentam coisas que aprendem e ficam repetindo ( cada um na sua crença e são infinitas).
Por isto, em meio a tanto desatino delirante, com afirmações convincentes, queremos saber de onde vocês tiram tanta coisa. Só isto.

A ladainha de "sempre" é "sempre" usada pela fé cética. Céticos crêem tanto ou mais do que os religiosos, só que, é claro, não admitem isso. Crêem que têm que desacreditar, a qualquer preço, mesmo à custa de mentiras e ofensas ( refiro-me a outros e não a você ), para que mantenham o orgulho e a postura de pseudosábios. E o pior, alguns são formadores de opinião da comunidade cética.

E eu já cansei de postar aqui experiências Médicas realizadas na Europa acerca da N.D.E que, indiretamente, referendam um princípio da D.E. Esses Médicos nem de longe estão interessados no que Kardec disse ou deixou de dizer. Sei que isso não prova, mas mostra fortes evidências. Mesmo porque, em Ciência não se prova nada e sim mostram-se evidências. Provas, só em matemática.

Ah mas que coisa grave alguém num forum se enganar de clone...É mesmo um crime. Da próxima vezm serei genérica, só para vocês aparecem dizendo que estou generalizando!

Desde que você cite um nome de quem quer que seja, a pessoa envolvida não está interessada se você faz ou não confusão com clones, gametas, cromossomas, etc. Citou o nome, deve provar ou reconhecer o erro, no momento em que é questionada, e não bem depois que o assunto já esfriou..

Tá maluco? Pensa que eu levo forum de internet a sério?

Em alguns momentos sim. Outros não. Eu também não levo a sério muitas bobagens que dizem aqui.

Realmente estou impressionada com a sua confrontação. Por isto, usei a palavra "lamentável", porque sabia que você ia transformar o caso num acontecimento parecido com o agraciamento do apóstolo de Kardec em Uberaba!

Agora diz isso. Mas antes simplesmente duvida. Falar agora, depois de tudo esclarecido é fácil e cômodo.

E deu no que deu.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Repetido.

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botanico escreveu:
Suyndara escreveu:Botânico,

É engraçado essas colocações quando eu as tento encaixar na fenomenologia mediúnica. É preciso lembrar que, quando estamos lidando com pessoas, nem sempre é possível a aplicação estrita do método científico. Contudo, tenho feito as colocações abaixo à comunidade cética e até hoje estou sem resposta.
1) O que foi que os cientistas que pesquisaram os fenômenos mediúnicos fizeram de errado e o que deveriam ter feito para evitar esses erros?
2) Falou você em estatísticas, pois bem. Durante mais de 80 anos, mais de 200 cientistas pesquisaram os mesmos médiuns e médiuns diferentes, fazendo experimentos semelhantes ou mais refinados e no final concluíram que havia fenômenos. Se eram causados por espíritos ou por alguma outra causa indeterminada, não cabe discutir, o que interessa é que fenômenos tiveram existência comprovada, mas sua causa permaneceu incerta. Eu desconheço qualquer coisa de natureza puramente teórica que tenha sido tão experimentada e verificada do que a mediunidade, mas no entanto a comunidade cética insiste em esfregar na minha cara que o método científico não foi respeitado. Dá para me dizer então o que faltou, por favor?
3) Céticos por aqui me acusam de falar de alguma teoria conspiratória, mas acho que eles sentam-se sobre o próprio rabo. Afinal não consigo entender o fenômeno da INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Sim, pois quando havia médiuns dos bons atuando, NUNCA APARECIA UM CÉTICO HÁBIL E INTELIGENTE PARA DESMASCARAR O DITO MÉDIUM. Só apareciam os cientistas comuns, os quais a comunidade cética considera que eram burros, tapados, imbecis e até canalhas e filhos da puta. William Crookes pesquisou vários médiuns, descreveu o que fez, concluindo pela existência dos fenômenos e por isso mesmo e é enquadrado naquelas classificações pela comunidade cética. Já seus colegas, Lord Kelwin, Carpenter, Douglas Ramsay, que debocharam dele são aclamados pela mesma comunidade cética como gênios e sagazes. E aí vem o detalhe cuja cientificidade estou esperando que a comunidade cética me apresente: Crookes mexeu os ossos, investigou, pesquisou, experimentou... e é um burro. Os três figurões NUNCA FIZERAM experimento algum com médiuns, mas são aclamados como gênios científicos e expertos no assunto. Poderia me explicar esta variante do método científico, por favor?

Suyndara escreveu:Quando tenho a observação de um fato (seja ele verdadeiro ou não), mas sem a obtenção de estatísticas e que não é passível de comprovação, replicação e refutação eu digo que tenho uma "evidência anedota" :emoticon45:

É tem razão. Mas digamos, você observou um fato; três colegas seus refizeram a coisa e observaram o mesmo fato; 200 outros colegas observaram as condições e tentaram reproduzir a coisa com os recursos deles, aplicando variações, etc e tal... e chegaram ao mesmo fato. Ainda é evidência anedota? Para a comunidade cética ainda é.

Suyndara escreveu:A questão é que muita gente no mundo cético usa a expressão como sinônimo de "lenda", ou mesmo mentira e na verdade não é possível assumir isso, apenas o fato de que a observação não é comprovável via MC :emoticon4: []s

É... mas é por isso que lhes tenho cobrado a aplicação do MC numa pesquisa de natureza humana. E até agora não me disseram como fazer isso. Quer dizer, alguns até fizeram, mas acabei vendo que suas recomendações já haviam sido seguidas por aqueles mais de 200 cientistas que pesquisaram médiuns, claro com os recursos de sua época. Então onde foi que eles erraram?

:emoticon45:

Gostei :emoticon13:

Se bem que vamos fugir bastante do tema "isabella" entrando nesse assunto :emoticon12: :emoticon12:

Não vou te dizer que analisei todos os artigos já publicados sobre mediunidade pq seria uma grande mentira, já vi algumas coisas sim (inclusive graças ao Vitor Moura, que aliás é um cara muito bacana para se debater :emoticon7:) e vi que existe de fato erros que inviabilizam a caracterização destes estudos como "evidência científica".

Eu sempre digo isso ao Vitor (mas ele sempre discorda :emoticon12: ), não acho que os pesquisadores estejam agindo de má fé ou estejam sendo apenas desonestos, ao que parece o que falta mesmo é um delineamento a priori desses trabalhos, e muito provavelmente por falta de conhecimento mesmo.

Uma coisa que estranho nos fóruns é que sempre que alguém apresenta um estudo, os céticos já falam de cara que é uma "evidência anedota" sem ao menos analisar nada (claro, existem excessões). E até eu, mesmo sendo cética também, acho que isso deve ser irritante para vcs :emoticon23:

Uma coisa que sempre me "intrigou" foi justamente o sobrenatural, eu não tenho respostas para todos os fenômenos que já presenciei, e isso eu admito :emoticon45:

Eu não me importaria que os fenômenos fossem comprovados, pelo contrário, isso seria muito bom :emoticon7:

Até mesmo já propus fazer uns trabalhos com o Zangari, o problema é que moramos em cidades diferentes e acabo me enrolando demais nessa joça de cidade :emoticon25:

Acho que esse tema bastante interessante, esse sim eu topo falar sério :emoticon22:

[]s

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:

A ladainha de "sempre" é "sempre" usada pela fé cética. Céticos crêem tanto ou mais do que os religiosos, só que, é claro, não admitem isso. Crêem que têm que desacreditar, a qualquer preço, mesmo à custa de mentiras e ofensas ( refiro-me a outros e não a você ), para que mantenham o orgulho e a postura de pseudosábios. E o pior, alguns são formadores de opinião da comunidade cética.

Não leu o que eu disse e o que já repetiram aqui milhões de vezes? Você nasceu crente? Ou nasceu sem saber de coisa alguma e depois enfiaram tudo na sua cabeça? Se não tivessem enfiado, e de repente alguém contasse para você que existem fadinhas azuis, você ia acreditar? Se sim, é porque você acredita em tudo mesmo. Pode-se criar toda uma doutrina acerca de fadas azuis, com fotos ( alías isto me lembra aquela foto espírita da mocinha no meio das flores com uma mino criaturinha pairando ao lado dela...), com testemunhos e sons. Cada seita, doutrina e religião tem os seus feitos testemunhados e os seus fenômenos sobrenaturais "cientifizados" através de perguntas como: o que é isto, então, que não é o que estão demonstrando? Como se isto comprovasse a única e irrefutável verdade.

E eu já cansei de postar aqui experiências Médicas realizadas na Europa acerca da N.D.E que, indiretamente, referendam um princípio da D.E. Esses Médicos nem de longe estão interessados no que Kardec disse ou deixou de dizer. Sei que isso não prova, mas mostra fortes evidências. Mesmo porque, em Ciência não se prova nada e sim mostram-se evidências. Provas, só em matemática.

A maioria das ciências trabalha com fórmulas matemáticas...O Espiritismo também?
Indiretamente referendam? Você não quer que eu leve experiências de N.D.E a sério e faça alguma ligaçãoi necessária entre ela e o espiritismo não é? Tá brincando?

Ah mas que coisa grave alguém num forum se enganar de clone...É mesmo um crime. Da próxima vezm serei genérica, só para vocês aparecem dizendo que estou generalizando!

Desde que você cite um nome de quem quer que seja, a pessoa envolvida não está interessada se você faz ou não confusão com clones, gametas, cromossomas, etc. Citou o nome, deve provar ou reconhecer o erro, no momento em que é questionada, e não bem depois que o assunto já esfriou..[/quote]

Eu não devo nada. Pensei que um tinha dito uma coisa sem importância e tinha sido o outro. Da próxima vez vou generalizar no ato criminoso.
Mas diga-me: porque então alguns espíritas afirmam uma coisa e outros afirmam outra? Sejam coerentes, conversem mais, pesquisem mais, estudem melhor a DE.

Tá maluco? Pensa que eu levo forum de internet a sério?

Em alguns momentos sim. Outros não. Eu também não levo a sério muitas bobagens que dizem aqui.

Então tá.

Realmente estou impressionada com a sua confrontação. Por isto, usei a palavra "lamentável", porque sabia que você ia transformar o caso num acontecimento parecido com o agraciamento do apóstolo de Kardec em Uberaba!

Agora diz isso. Mas antes simplesmente duvida. Falar agora, depois de tudo esclarecido é fácil e cômodo.

Cara, já saí do jardim de infância. Queixe-se para a professora.

E deu no que deu.

E deu no que deu, o quê? :emoticon12:
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Calma aí pessoal,

Vamos admitir que, do mato da N.D.E. e dos 200 cientistas que o botânico tanto cita, tenha mesmo algum coelho.

N'ao arriscaria a dizer que destes resultados daria para afirmar que estas evidências comprovam coisas como carma, perispírito, vida após a morte, reencarnação.
A distância ainda entre os resultados destas pesquisas e a comprovação do que citei acima parece ser bem grande...

Um fenômeno pode ter inúmeras explicações possíveis. Portanto restaria saber se das análises feitas, a única explicação possível é uma que corrobora alguma afirmação da D.E., isso naturalmente supondo que daquele mato tenha algum coelho...

São muitos se's!

O próprio Benetton admitiu, de forma indireta, em um post acima que os resultados da N.D.E nao sao suficientes para comprovar todos os
princípios fundamentais do espiritismo, no máximo um de seus princípios.

...E eu já cansei de postar aqui experiências Médicas realizadas na Europa acerca da N.D.E que, indiretamente, referendam um princípio da D.E.

Qual seria?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Outra coisa que me deixa com a pulga atras da orelha é que mesmo algumas teorias científicas que no início foram rejeitadas e vistas como absurdas foram, com o tempo, comprovadas e aceitas pela comunidade.

O tempo é o melhor juiz nestes casos.

Mas porque não vimos isto acontecer com o tipo de pesquisas que o Crookes fazia e que envolvia fenômenos paranormais.
Afinal, ele nasceu há quase 200 anos e outros provavelmente seguiram os seus passos. Se os resultados dele e dos que o seguiram são tão confiáveis, porque suas teorias sobre o tema não se fortaleceram e ganharam aceitação na comunidade científica?

Por 'aceitação' não quero dizer que tenha um ou outro grupo pesquisando seriamente o tema. É mais que isso.
Algo que seja mais unânime tipo a teoria de relatividade. E olha que a relatividade é bem mais recente que os experimentos do Crookes!
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Trancado