Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:
Fernando Silva escreveu: Muito confuso.
O que tem a ver um crente que se agarra à fé em outra vida porque tem medo de morrer com um ateu que vive sua vida consciente de que morreu, acabou?
Que medos são esses que tentamos abafar, segundo você?

Para se compreender a questão, deve-se fazer a pergunta “certa”, pois a reposta está contida na “pergunta”. Quando fazemos a pergunta errada ou condicionada, a resposta virá igual.

E qual é a pergunta "certa"? E qual é a pergunta "condicionada"? Certamente que você considera que as suas perguntas são as certas e contêm as respostas "não condicionadas".
O que a leva a acreditar ( e querer nos convencer ) de que a resposta "certa" está contida na sua pergunta e que ela é "não condicionada"?

Reformulemos:

Por que o crente se agarra a fé em outra vida?
Seria por que o pensamento percebe-se como sendo impermanente?

Talvez sim, talvez seja outro motivo, talvez nem ele saiba.
E sendo o pensamento o responsável pela imagem que criou de sí, percebe que a imagem que está alimentando pode deixar de existir? E então como o pensamento criou esta “realidade” e “existe” nela, ele passa a “criar” um outro “mundo” para poder “continuar a existir nele? A mente viciou-se na imagem que criou “o eu”, e pensar em deixar de existir “doi”? (há muito mais coisas ai, há de se investigar muito mais fundo).

Sim, há muitas coisas. Um bom psiquiatra pode auxiliar nesta crise existencial pela qual todo ser humano passa, elaborando-a da melhor forma que conseguir. Investigue-se isto num divã e mesmo assim, não respostas que não sejam: você vai morrer e vai deixar de pensar.
Ao paciente resta: escolher aceitar esta realidade ou pirar negando-a e inventando realidades que podem acabar em uma esquizofrenia, despersonalização, bipolaridade, depressão e suicídio.

Parece-me que você entrou nesta fase e está precisando de uma terapia.

Será que a mente criou o “habito” de “dividir”, e então dividiu o medo em medos, ou esta mente passou a perceber apenas os efeitos que o medo gera, e achou que estes efeitos são medos? Pode alguem não ter mais medo???

Filha...isto aqui é uma retórica sem novidade alguma. Alguns anos de vida e de análise fazem a gente pensar nisto como muito mais do que caminho para se apegar em seres imaginários ou vidas post mortem.

Fernando Silva, pode ser que os efeitos do medo se apresentem para o crente no apego a um Deus, a vida após a morte, a reencarnação;

É provável, já que eles acham que vão para junto do salvador se forem bonzinhos.

já em um ateu, se apresente, no medo de perder suas posses, seus direitos, suas ideias, sua honra, seu emprego, sua estabilidade financeira, sua fama.

Peraí, peraí! Você vai de novo rotular ateus como materialistas, fúteis e mercenários, só porque eles não criam seres para fugir de suas dúvidas e medos? Tá pegando o bonde errado, filha...

O Medo, pode ser apenas UM, mas ele assume formas diferentes de manifestações em cada consciência, dependendo de seu condicionamentos, cultura, e tudo o mais. (isso deve ser mais investigado a fundo).não acha?

Eu acho que você deve, primeiro fazer terapia. Depois deve rever seus conceitos. E não achar que veio aqui dar uma de analista da psiqué humana. Tá pensando pequeno.

Existe medos ou o que existe é só MEDO?!

O que interessa este papo furado? Medos são vários e o maior é medo de perder. Seja lá o que for: amor, atenção, um filho, uma possibilidade, a visão ou um bom amigo.

Pois leve a serio não o Papai Noel, mas o que ela espera. Perceba como, quando e o por quê surgiu o desejo dela, isso é respeito, isso é procurar compreender o outro ser humano. Mas, se levar a serio o Papai Noel, ou se começar pelo Papai Noel, bom, neste caso não se importará com a criança, não é mesmo?

O que interessa se é o objeto ou o desejo por trás do objeto o que devemos levar a sério? Cada um sabe de si, de suas fantasias e o importante é ser feliz e fazer os outros felizes, todos dentro de seus limites.

Percebe os males que fará surgir caso ataque o Papai Noel dela “a força”? Não é mais humano e respeitoso, compreender a criança e fazer com que esta criança perceba os seus desejos e de onde eles estão surgindo e, por que?

Não venha aqui ensinar padre a rezar missa. Quem você pensa que é?

Não leve a serio as religiões, são só efeitos, sintomas, exteriorizações, leve a serio a mente daquele que está criando tudo isso.

Leva-se a sério os efeitos e sintomas porque eles é que aniquinlam vidas e mentes, sim! O que está criando, se cria para ele apenas, que se dane. Mas se envolve outras pessoas em suas sandices e rituais malucos, merecia ser colocado em lugar onde não pudesse mais colocar suas garras de fora. Tá cheio de psicopata e ladrão criando religião por aí. E guerras santas matam milhares desde sempre. Quando não matam, destróem, aleijam e mutilam. Fora o ódio que instilam..

Já assumi o rótulo de “ATEIA”, estava convicta, cheia de certezas absolutas, mas ao perceber que todo rótulo é uma “prisão”, o rótulo simplesmente “diluiu”, “evaporou-se”, e então possibilidades novas surgiram, o horizonte se ampliou.

Meus pêsames.

E com isto, você acha que mais gente vai querer voltar ao erro e à ignorância como você fez? Você fraquejou. Voltou a acreditar em seres e a sentir os efeitos de algum transtorno mental.

Consegue não amanhã, não no futuro, mas “AGORA” largar este rótulo? Dizer: eu não acredito nesses Deuses, percebo a falsidade disto tudo, mas não sou ateu ou teista?? consegue??? não da boca para fora, mas lá de dentro? .......Consegue nunca mais se definir como um rótulo??? Dizer: estou “livre” , nem eu nem ninguém pode me definir!!! consegue?

Prá quê? Sou atéia porque larguei um monte de baboseiras e imoralidades que vi e vivi em várias religiões. E estão acontecendo todos os dias no mundo todo! Ou você não quer ver?
Não sou um rótulo porque não me rotulo. Eu não posso, não quero e não preciso inventar que quero a partir de agora pirar de vez e fingir que me impus uma condição. Não impus. Sinto-me livre porque religiosos se matam entre si e eu estou fora desta barbárie! Tá bom assim?

Se não consegue “fugir” disto, é sinal que isso está te mantendo “PRESO” é uma corrente.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Presa está a sua cabeça. Não fujo de coisa alguma e encaro meus medos como eu conseguir. Esta é a forma mais pura e legítima de encarar as dores e prazeres da vida. E você é uma pessoa limitada e que acha que está ministrando doses de psicologia barata por aqui. Já lhe disseram que isto é patético?

Em um momento de sua vida, antes de o primeiro condicionado tentar enfiar a ideia de religião ou algo ao contrario em sua cabeça, quando você era uma criança tenra, erá teista ou ATEU? Pois te digo, que não tinha rótulos, era livre, e isso fazia com que houvessem inúmeras possibilidades de se aprender, não é mesmo?

Eu nasci sem ser nada. Mas me enfiaram coisas na cabeça, sim. Embora eu sempre tenha me mantido lúcida, fui conivente com a cultura vigente. Mas nunca acreditei em papagaiada alguma. Quando tomei ciência dos fatos sobre o que significam religiões e crenças, simplesmente parei de mentir para mim mesma.

Há sim religiosos equivocados e religiosos “idiotas” sim. Idiotas estão em todos os lugares, a sociedades estimula a idiotice, a midia, os livros, os pais, a religião, mas idiotas podem deixar de serem, isso é um fato. Fui uma idiota por muito tempo, acreditando em tanta idiotice, seguindo pessoas idiotas, ideias idiotas, se apegando a coisas idiotas. Mas para se livrar da idiotice deve-se perceber-se como um, para se livrar do vicio deve-se perceber-se como um viciado. Alguem equivocado, que se agarra a este equivoco, se prende, se vicia, percebe que é um equivoco, mas não quer largar: é um idiota. Um equivocado não sabe de seu equivoco e quando sabe se livra, mas alguem que sabe mas não quer se livrar é um idiota.

blablabla mais do mesmo.

A palavra “idiota” pode de repente “chocar”, mas é um fato a idiotice e está em tudo, desde a dona de casa humilde, até o premio nobel. Veja, ha exemplos de idiotice em todos os lugares, a chefes de nações IDIOTAS, não há religiosos idiotas????? Uma pessoa “feliz” em sua vidinha medíocre é um idiota!! Não é as coisas quem fazem os idiotas, é os idiotas que criam as coisas e se apegam. Quando deixamos de ser idiotas, todos os apegos, tudo que viemos alimentando, nutrindo a idiotice pessoal, cai por terra.

:emoticon30:

Não haver tolerancia, não quer dizer que deva haver intolerancia. Quando há tolerancia, só há uma especie de “fechar os olhos”, “deixar rolar”. Quando há intolerancia, bom, vc sabe!!
Agora, quando não há tolerancia e vc não cai para o outro extremo “intolerancia”, o que acontece???

Intolerência pode ser fazer frente e pode ser não aceitar ser igual e andar junto. Mas a pior intolerância é com a verdade: uma criança não pode ser lavada cerebralmente desde que nasce. É isto que religiões fazem o tempo todo. Fora os castigos e culpas que as forçam a passar.

Vc já ouviu aquela parabola sobre o chá? Aquela que o mestre disse: como poderei colocar meu chá se sua chicara esta cheia? Lembra ela toda?

Você conhece a fábula do discurso vazio?

O conhecimento tem sua utilidade é um fato. Mas em certos casos ele o impedirá de perceber algo novo. Há muito, busquei algo, lia em media oito livros por mês, sobre vários assuntos, sempre buscando conhecer, mas apesar de tudo, e perceber que haviam pessoas com muito mais “conhecimentos” que eu, eu percebia que eles estavam “vazios”, perdidos, sempre ditando o que os livros, autores, cientistas falaram, eles mesmos não sabiam NADA. Os computadores tinham muito mais conhecimentos que eles, e eles viviam em agustia, pois como surge sempre algo, estavam sempre querendo estar “atualizados” e isso criava uma certa dependência e angustia. Ao perceber isso, tudo que sabia perdeu a “graça”, senti como se agora minha xícara estivesse “vazia” e então as coisas agora podiam ser vistas “puras”, sem a interferência das coisa que eu havia acumulado.

Quando uma criança vê uma flor pela primeira vez, não há conhecimento, registro nenhum daquilo que está a sua frente, a mente esta em silencio, só há atenção profunda ali, neste momento não a criança e nem flor, há só ATENÇÃO, mas a partir da hora em que o adulto diz: é uma flor, a flor é isso e aquilo, o nome dela é tal, ela blá, blá, blá.... neste momento uma “imagem” é criada na mente da criança, e quando ela entrar em contato com aquilo novamente, a mente irá se interferir e irá mostrar a imagem que foi criada, e sendo assim, ela pode não ver mais aquilo só verá agora o “conhecido”, a imagem que está condicionada em sua mente. Agora, se criamos esta imagem da flor e a perdemos, quantas imagens a mente vai e foi criando em nossas vidas? Uma imagem sua, da sua esposa, dos seus filhos, do seu mundo, das suas ideias, suas conclusões, do que disseram e etc....

Nem vou comentar este amontoado aqui. Você deve ter uns 16 anos, no máximo...

Por isso, se algo se apresenta e tentarmos achar algo na memoria, iremos contaminar isso, iremos como se vestir um oculos, e esse oculos pode ser um rótulo, e se eu te mostrar algo branco e vc estiver condicionado com um oculos azul, vc verá o que eu estou mostrando?

Como pode alguem ter uma perpectiva ampla se já está cheio e preso a conclusões? Respondam essa que eu quero ver.....

Arrogância insuportável. Papo furado idem.

Vcs podem não terem verdades impostas, mas não poderiam ter criados verdades, ou aceitados verdades? Não se pode julgar nada quando estamos assumindo um rótulo, vc verá tudo a partir deste rótulo, se se assemelhar ótimo, se não vcs descartam, se for da cor azul otimo, se não for as pessoas não estão dizendo a verdade. Vê amigo, os chamados “mentes fechadas” não aceitam questionamentos, a não ser os que eles já estão acostumados a responder, agora, quando questiono o ateísmo o que acontece????

Nada. Pra mim o que você questiona ou não questiona é irrelevante.

Acha mesmo? Posso jurar que ali tem uma cadeira, mas se vc acreditar em mim sem ter a percepção, isso não é fé, ou confiança? É saber???? agora se nós dois percebemos juntos, há necessidade de eu te convencer ou vc? Há necessidade de confiar? Há necessidade de debates? Só aprendemos de fato, quando há percepção, quando isso nos toca, quando sindo realmente com todo o meu ser, o resto pode ser fé, confiança ou apenas conhecimentos acumulados.

:emoticon30: :emoticon30: :emoticon30:

Seu ateísmo é uma reação!!! foi e está sendo alimentado pelo teismo??? se algo é uma reação do oposto este não carrega um pouco daquele??? exemplos: se minha caridade é o oposto da ambição, esta caridade não carrega um poco desta ambição? Quando algo nasce por causa daquilo, ele não carrega um pouco da onde ele nasceu?

Por favor me responda, se a religião não te incomodasse, teria ou haveria necessidade de se assumir um rótulo ateu?[/quote]

Não há rótulo. Aprenda isto de uma vez por todas e pare de repetir esta bobagem.

Gostaria de saber quais foram seus questionamentos, pois se foram questionamentos condicionados, só poderiam te levar a respostas condicionadas e sendo assim te caber um rótulo.

Percebe que se houver questionamentos condicionados espiritas, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas espiritas e então a pessoa....

Percebe que se houver questionamentos condicionados evangélicos, isso vai levar a pessoa a respostas condicionadas evangelicas e então a pessoa...

Acha que é diferente com os questionamentos ateistas?????

Você tá fazendo algum trabalhinho de colégio? Por isto veio aqui debater sobre crencinhas papai do céu?

Abraços.
Editado pela última vez por Apo em 16 Jun 2009, 21:45, em um total de 1 vez.
Imagem

Dragão Invisível
Gênero: Masculino

Mensagem por Dragão Invisível »

Valdisnnei escreveu:
Dragão Invisível escreveu:A s verdades são impostas e mal explicadas na medida em que não se é permitido discutí-las e tidas como absolutas. E quando as discutimos, como ateus que somos, estamos confrontando teorias e hipóteses levantadas pelas religiões e religiosos. Deus é, no máximo, uma hipótese!

E quem disse que não se pode discuti-las ou que são absolutas?
Que religiosos, que teístas, que religiões e que igrejas dizem isso?
Segundo diversos Budistas as escrituras não importam, são apenas dedos apontados para a verdade, dedos que podem até mesmo usar de expedientes falsos.

Deus enquanto hipótese está sujeito e ser nada menos que um fato.
Dragão Invisível escreveu:
Ah, tá! 'Cê pode chamar sua consciência de Madre Teresa do Calcutá ou alma, mas raramente é este o sentido usado pelos religiosos. E, até onde sabemos, a consciência não sobrevive à morte!

Mais uma vez se engana.
O vedas hindus declaram claramente: Alma é consciência, consciência é alma.
Eu mesmo SEMPRE uso unicamente da palavra consciência para tentar evitar confusão, mas isso nunca evita confusão pois as pessoas colocam os "achismos" mesmo assim, como o "achismo" de pensar que esse é raramente o sentido usado pelos religiosos para falar da alma.

Quanto a consciência não sobreviver a morte, não existem evidencias disso, essa é como o ateísmo, uma hipótese com base em ausência de evidencia.
Dragão Invisível escreveu:Claro que o ateísmo não leva ninguém ao livre pensamento, ateísmo é apenas a não-crença em deuses e coisas mágicas ou sobrenaturais. Coisas sem evidências.

Ou com base no que o ateu entende como magico e sobrenatural, bem como no desconhecimento de certas evidencias verificáveis por qualquer um, talvez não pelos meios que a pessoa "julga" adequados, mais ainda assim verificáveis e sujeitos a todo tipo de investigação.

As próprias religiões!

Eu chamo a minha consciência de consciência. Se você diz que é alma tem que ter evidências, também tem que ter evidências sobre a sobrevivência da consciência à morte, se não, não passa de achismo.

Não é mágico e sobrenatural sobre qual prisma?
Se fosse tão facilmente verificáveis quanto você diz, talvez não fossemos ateus.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Valdisnnei

Mensagem por Valdisnnei »

Valdisnnei escreveu:
Dragão Invisível escreveu:A s verdades são impostas e mal explicadas na medida em que não se é permitido discutí-las e tidas como absolutas. E quando as discutimos, como ateus que somos, estamos confrontando teorias e hipóteses levantadas pelas religiões e religiosos. Deus é, no máximo, uma hipótese!

Segundo diversos Budistas as escrituras não importam, são apenas dedos apontados para a verdade, dedos que podem até mesmo usar de expedientes falsos.

Ah, tá! 'Cê pode chamar sua consciência de Madre Teresa do Calcutá ou alma, mas raramente é este o sentido usado pelos religiosos. E, até onde sabemos, a consciência não sobrevive à morte!

Mais uma vez se engana.
Eu mesmo SEMPRE uso unicamente da palavra consciência para tentar evitar confusão, mas isso nunca evita confusão pois as pessoas colocam os "achismos" mesmo assim, como o "achismo" de pensar que esse é raramente o sentido usado pelos religiosos para falar da alma.

Quanto a consciência não sobreviver a morte, não existem evidencias disso, essa é como o ateísmo, uma hipótese com base em ausência de evidencia.
Dragão Invisível escreveu:Claro que o ateísmo não leva ninguém ao livre pensamento, ateísmo é apenas a não-crença em deuses e coisas mágicas ou sobrenaturais. Coisas sem evidências.

Ou com base no que o ateu entende como magico e sobrenatural, bem como no desconhecimento de certas evidencias verificáveis por qualquer um, talvez não pelos meios que a pessoa "julga" adequados, mais ainda assim verificáveis e sujeitos a todo tipo de investigação.

As próprias religiões!

Eu chamo a minha consciência de consciência. Se você diz que é alma tem que ter evidências, também tem que ter evidências sobre a sobrevivência da consciência à morte, se não, não passa de achismo.

Se fosse tão facilmente verificáveis quanto você diz, talvez não fossemos ateus.

Eu editei a outra mensagem, mas você já estava respondendo então:

"Alias é preciso tomar cuidado com ateísmos baseados em falácias do apelo a multidão, pois o pensamento teísta/deísta e as muitas religiões, são se limitam ao que "a maioria dos crentes" diz ou pensa.
Seria como ser contrario a teoria do BIG-BANG só porque a maioria das pessoas diz que no inicio ouve uma grande explosão, algo que é falso."

Quem disse que são as próprias religiões?
Primeiro não é bom confundir igreja com religião, depois é bom perceber que existem muitas religiões.
Citei por exemplo a existência de textos budistas que te contradizem.
"Segundo diversos textos Budistas as escrituras não importam, são apenas dedos apontados para a verdade, dedos que podem até mesmo usar de expedientes falsos".

Não há o que apresentar evidencia de que a consciência é a alma, alma é só outra palavra com o mesmo significado. Você chama de consciência e eu também, outros chamam de alma, mas estamos a falar sobre a mesma coisa e não sobre algo mais que a própria consciência.
A não ser que você queira evidências de que a consciência existe, mais ai já é outra discussão.
É então preciso entender sobre o que as pessoas estão falando. Ao invés de achar que estão falando sobre outra coisa que você entende como "alma", entenda que pode estar falando sobre o que você chama de consciência, algo nada sobrenatural.

Quanto a evidencias da consciência não depender do corpo, são nelas que os religiosos se baseiam, diferente do achismo de que a consciência depende do corpo, algo que carece de qualquer evidencia.

Tudo é natural, o que o ateu e muitos teístas chamam de sobrenatural, são o desconhecido e o inescrutável, mas essas coisas não são menos naturais que uma singularidade.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Valdisnnei

Apo escreveu:
pessoa de fé escreveu:
O que tem a ver um crente que se agarra à fé em outra vida porque tem medo de morrer com um ateu que vive sua vida consciente de que morreu, acabou?

Para se compreender a questão, deve-se fazer a pergunta “certa”, pois a reposta está contida na “pergunta”. Quando fazemos a pergunta errada ou condicionada, a resposta virá igual.

E qual é a pergunta "certa"? E qual é a pergunta "condicionada"? Certamente que você considera que as suas perguntas são as certas e contêm as respostas "não condicionadas".
O que a leva a acreditar ( e querer nos convencer ) de que a resposta "certa" está contida na sua pergunta e que ela é "não condicionada"?

Quer um exemplo?
Estou discutindo um agorinha mesmo...
Ao invés de tentar dizer se a alma realmente existe ou não, comece perguntando o que poderia ser essa tal de alma.

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Valdisnnei escreveu:
Valdisnnei escreveu:

Mais uma vez se engana.

As próprias religiões!

Eu editei a outra mensagem, mas você já estava respondendo então:

"Alias é preciso tomar cuidado com ateísmos baseados em falácias do apelo a multidão, pois o pensamento teísta/deísta e as muitas religiões, são se limitam ao que "a maioria dos crentes" diz ou pensa.
Seria como ser contrario a teoria do BIG-BANG só porque a maioria das pessoas diz que no inicio ouve uma grande explosão, algo que é falso."

Quem disse que são as próprias religiões?
Primeiro não é bom confundir igreja com religião, depois é bom perceber que existem muitas religiões.
Citei por exemplo a existência de textos budistas que te contradizem.
"Segundo diversos textos Budistas as escrituras não importam, são apenas dedos apontados para a verdade, dedos que podem até mesmo usar de expedientes falsos".

Não há o que apresentar evidencia de que a consciência é a alma, alma é só outra palavra com o mesmo significado. Você chama de consciência e eu também, outros chamam de alma, mas estamos a falar sobre a mesma coisa e não sobre algo mais que a própria consciência.
A não ser que você queira evidências de que a consciência existe, mais ai já é outra discussão.
É então preciso entender sobre o que as pessoas estão falando. Ao invés de achar que estão falando sobre outra coisa que você entende como "alma", entenda que pode estar falando sobre o que você chama de consciência, algo nada sobrenatural.

Quanto a evidencias da consciência não depender do corpo, são nelas que os religiosos se baseiam, diferente do achismo de que a consciência depende do corpo, algo que carece de qualquer evidencia.

Tudo é natural, o que o ateu e muitos teístas chamam de sobrenatural, são o desconhecido e o inescrutável, mas essas coisas não são menos naturais que uma singularidade.

As religiões são baseadas em livros sagrados e todos estes livros se dizem verdades absolutas. Esta citação do budismo é uma verdade pro budista, mas há alguma evidência de que seja a verdade verdadeira? Até lá...

Okay, agora entendi o que você quis dizer sobre alma/consciência. Bem, ainda assim resta apresentar evidência de que a consciência sobreviva à morte. Até lá...

O ateu não considera nada sobrenatural. Sobrenatural é a mistificação do desconhecido e quem faz isso são os religiosos.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Para quem não conhece,

Uma chávena de chá

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio inquiri-lo sobre o Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas, questões e interrogações.

Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Encheu completamente a chávena do seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando o chá pela borda.

O professor, vendo o excesso a derramar-se, não conseguiu conter-se e disse:
"Está muito cheio. Não cabe mais chá!"

"Como esta chávena," Nan-in disse, "você está cheio das suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu demonstrar-lhe o Zen se você não esvaziar primeiro a sua chávena?"
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Valdisnnei escreveu:
Apo escreveu:
pessoa de fé escreveu:

Quer um exemplo?
Estou discutindo um agorinha mesmo...
Ao invés de tentar dizer se a alma realmente existe ou não, comece perguntando o que poderia ser essa tal de alma.

Meu querido, mas é EVIDENTE que as perguntas não se fazem em linha reta e num único sentido! Só um néscio pode imaginar que a mente de um cético funciona assim! É como chegar a um resultado abstrato depois de já ter feito trezentos e cinquenta mil vezes o caminho das equações todas que chegam no mesmo resultado. A cabeça pode se dar ao luxo de pular etapas mais básicas porque simplesmente elas já mostraram mais do que resolvidas!
O que que é há com vocês? Pelo amor de deus...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Para quem não conhece,

Uma chávena de chá

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio inquiri-lo sobre o Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas, questões e interrogações.

Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Encheu completamente a chávena do seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando o chá pela borda.

O professor, vendo o excesso a derramar-se, não conseguiu conter-se e disse:
"Está muito cheio. Não cabe mais chá!"

"Como esta chávena," Nan-in disse, "você está cheio das suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu demonstrar-lhe o Zen se você não esvaziar primeiro a sua chávena?"

Eca! Espero que a moda oriental-zen-hippie-marijuana-ácido-eradequários acabe logo. Coisa mais kitsch!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Até o Gafanhoto David Carradine já passou desta pra melhor. Basta de sabedoria zen. Chato demais.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

pessoa de fé escreveu:Acha que seguir padrões há anos e que seja até “confortáveis” não está a manter a sociedade e o pensamento humano como ele está?

Em primeiro lugar, eu acho muita prepotência da sua parte fazer julgamentos radicais de quem vc não sabe nem mesmo o nome completo. Quem disse a vc que eu, particularmente, sigo o mesmo padrão há anos? Ademais, eu não tenho pretensão alguma de mudar o pensamento de qualquer ser humano e muito menos de uma sociedade

Esta pessoa não pode estar gerando consciente ou não, conflitos e estes conflitos afetando até mesmo a sua vida, o presente e o futuro?

Cada qual sabe dos conflitos ou não conflitos que cria para si própria. Quem deseja se livrar deles pode escolher vários caminhos que vão desde religiões em geral até o divã de um bom analista. Resumindo: Cada um sabe de si

Estaria vc “feliz” seguindo um padrão de vida durantes anos até morrer?

A palavra "felicidade" é muito subjetiva e depende muito de cada um. Desde que nasci, mudei muito, mas mudei porque eu quis e porque senti necessidade de mudar. Todos mudam ao longo davida. Ninguém com 50 anos pensa do mesmo modo do que aos 15 ou aos 30. Não entendo o que vc quer dizer com "seguir o mesmo padrão dutante anos". Quem é vc para saber quem segue padrões e por quanto tempo? Se liga mei filha!

Não acharia justo, ou gostaria de pelo menos saber que há algo alem de toda sua mediocridade?

Algo além da minha mediocridade? Como?

Se vc visse pessoas “felizes” respirando um ar poluído, não daria a oportunidade de eles saberem que existe “sim” um outro ar mais “puro”?

Se elas estão felizes, que fiquem onde estão. Agora, se elas ME PERGUNTAREM se existe um lgar melhor, posso até indicar, ou quem sabe vender uma casa nova para elas, mas a palavra final é delas. Isso é respeito.

Se vc agora percebesse que durante anos havia pensado igual a todos “padronizadamente” e que se achava “feliz” com tanto lixo, e com tanto potencial sendo desperdiçado, não acharia um crime perceber isso em outros e não alerta-los???.

Esse papo padronizante já encheu meu saco. Que padrão?? Ser ateu é seguir padrão? E ser crente não é? Fazer chapinha é padrão? E quem não faz chapinha, precisa se sentir um pária na sociedade porque não anda com o cabelo escorrido?
O que é se achar feliz com tanto LIXO? Explique-se melhor. Que lixo?
O que vc quer dizer com "tanto potencial sendo desperdiçado"? Quer dizer que porque uma pessoa não acredita em deuses ela é incapaz de utilizar todo seu potencial? Estou começando a achar que medíocre é vc. Mas um medíocre com M maiúscilo.
Outra coisa coisa que salienta a sua mediocridade e prepotência é responder as perguntas através de perguntas.
Sinceridade, vc é o crente mais papo-aranha que pintou por aqui. Pode acreditar :emoticon4:

Responda....

:emoticon23:
[/quote]
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

peçonhadefel escreveu:Não acharia justo, ou gostaria de pelo menos saber que há algo alem de toda sua mediocridade?

Mas óia...
Imagem

marta

Mensagem por marta »

O que os crentes que aqui se apresentam precisam entender é que os ateus não são fechados para o novo. Exemplo: Se a Pessoa de Fé disser que se subir na montanha azul, localizada na Serra da Canatareira, vestido de dourado e fizer um pedido a deus e ele será atendido, nós topamos experimentar. Se der certo PARA TODOS NÓS, ai começaríamos a pensar que deus. eventualmente, poderia existir, e mudaríamos de idéia.
O problema é que eles chegam, manda-nos acreditar e ponto. Sem nada em troca?? Assim não dá.
marta

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Até onde sei não existe Deus no Budismo
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
peçonhadefel escreveu:Não acharia justo, ou gostaria de pelo menos saber que há algo alem de toda sua mediocridade?

Mas óia...

Ela agride sem se dar conta, obviamente, por achar que está aqui representando o onitudo em pessoa.
marta

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:Até onde sei não existe Deus no Budismo

Pelo nome "Pessoa de Fezes", ela deve ser, no máximo, do bundismo
marta

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:O que os crentes que aqui se apresentam precisam entender é que os ateus não são fechados para o novo. Exemplo: Se a Pessoa de Fé disser que se subir na montanha azul, localizada na Serra da Canatareira, vestido de dourado e fizer um pedido a deus e ele será atendido, nós topamos experimentar. Se der certo PARA TODOS NÓS, ai começaríamos a pensar que deus. eventualmente, poderia existir, e mudaríamos de idéia.
O problema é que eles chegam, manda-nos acreditar e ponto. Sem nada em troca?? Assim não dá.

Sim, até porque não há fé sem esperança como moeda de troca. Fazem tanta promessa pra quê? O ser humano é engraçado: se afilia ao sindicato divino pra faturar algum, pra facilitar algum lado, pra ter alguma coisa de volta.

Amor incondicional não existe.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:O que os crentes que aqui se apresentam precisam entender é que os ateus não são fechados para o novo. Exemplo: Se a Pessoa de Fé disser que se subir na montanha azul, localizada na Serra da Canatareira, vestido de dourado e fizer um pedido a deus e ele será atendido, nós topamos experimentar. Se der certo PARA TODOS NÓS, ai começaríamos a pensar que deus. eventualmente, poderia existir, e mudaríamos de idéia.

Sim, até porque não há fé sem esperança como moeda de troca. Fazem tanta promessa pra quê? O ser humano é engraçado: se afilia ao sindicato divino pra faturar algum, pra facilitar algum lado, pra ter alguma coisa de volta.

Pra deixar barato, a vida eterna no paraíso. :emoticon22:
marta

Apo

Mensagem por Apo »

Pois é. Acho que nada a ver esta hipótese.
Ou é uma crente afiando as garras ou é uma ecumênica metida a professora. Talvez uma adolescente fazendo trabalho escolar...talvez algum bobo que apostou com o pastor quantos ele vai levar pro caminho das perguntas "perguntas certas".
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:

É Peçonha de Fel. :emoticon33:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Não Apo, ela faz parte do Budismo ou do Zen Budismo.

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:

Pra deixar barato, a vida eterna no paraíso. :emoticon22:

E tem os que topam pagar por bênçãos constantes através de doações polpudas e dízimos. Temos de tudo. Um templo podre cheio de negociantes.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Não Apo, ela faz parte do Budismo ou do Zen Budismo.

Ah ok, então o papo é cabeça mesmo, sem deus na parada. :emoticon45:
Imagem

Valdisnnei

Dragão Invisível escreveu:As religiões são baseadas em livros sagrados e todos estes livros se dizem verdades absolutas. Esta citação do budismo é uma verdade pro budista, mas há alguma evidência de que seja a verdade verdadeira? Até lá...

Não... As religiões se baseiam em textos diversos, normalmente com muitos autores diferentes.
Se alguém diz que algo é a verdade absoluta, o problema é desse alguém.
O budismo mesmo se baseia em textos que não se dizem a verdade absoluta, mas dedos apontando verdades, dedos que podem inclusive usar de expedientes falsos, analogias, etc...

E mais, a verdade não deixa de sê-la, só por não ter sido demonstrada por um meio especifico.
O céu já era azul antes da invenção da ciência, as evidencias estão postas e corretamente indicadas, independente da confirmação científica.
Dragão Invisível escreveu:Okay, agora entendi o que você quis dizer sobre alma/consciência. Bem, ainda assim resta apresentar evidência de que a consciência sobreviva à morte. Até lá...

Até lá ela morre com o corpo? Sei...
Dragão Invisível escreveu:O ateu não considera nada sobrenatural. Sobrenatural é a mistificação do desconhecido e quem faz isso são os religiosos.

E muito ateu se apega a esse mesmo conceito de sobrenatural e coloca esse rotulo pré-concebido, em tudo aquilo que se aplica a religião, bem como condiciona seus questionamentos com base nesse rotulo.
O problema é que não são todos os religiosos que fazem isso nem a religião se limita a essa mistificação, mas quando se coloca a carroça na frente dos bois... condiciona-se os questionamentos.

Valdisnnei

Apo escreveu:Meu querido, mas é EVIDENTE que as perguntas não se fazem em linha reta e num único sentido! Só um néscio pode imaginar que a mente de um cético funciona assim! É como chegar a um resultado abstrato depois de já ter feito trezentos e cinquenta mil vezes o caminho das equações todas que chegam no mesmo resultado. A cabeça pode se dar ao luxo de pular etapas mais básicas porque simplesmente elas já mostraram mais do que resolvidas!
O que que é há com vocês? Pelo amor de deus...

O problema querida é que não só as perguntas são condicionadas e assim também as respostas, mas a atitude como um todo falha, principalmente no ponto em que não basta questionar, é preciso uma bagagem antes para que pelo estudo e questionamento, seja possível se aprofundar naquilo que já se tem conhecimento.

O ateu, aqui incluo o ateu cético (já que minha critica normalmente se dirige ao ateu crente), falha em questionar possibilidades, por essas serem infinitas, não importa por quantos ângulos questione algo, é preciso mais, é preciso ação, investigação, prática, do contrario vai cair no erro de calcular probabilidades de possibilidades e, fatalmente, vai errar esse calculo e "apostar" em idéias estapafúrdias como a morte do corpo sendo o fim da consciência... idéia "lógica", "possível" e até "provável" quando o calculo tem base em ignorância, mas uma idéia falsa que vai contra a realidade e os fatos.

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:

É Peçonha de Fel. :emoticon33:

:emoticon16: :emoticon16:
marta

Trancado