O Fim da Fé

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: O Fim da Fé

Mensagem por NadaSei »

André escreveu:
Adrianoped escreveu:Crente é sinônimo de burrice e ceticismo inteligência. Quem acredita não pode ser cético pois a crença significa acreditar sem pensar. É assim que os teístas são vistos.

Isso é um exageiro conheço religiosos e crentes inteligentes e ao longo da história tem muitos exemplos.

So pq eu não sou não caracterizo os que são assim.

Exato, também conheço.
Mesmo porque, muitas vezes a crença em um assunto, não impede a pessoa de ser mais sensata sobre outros temas.

Sem contar que o ceticismo também pode ser usado de forma burra, simplesmente não acreditar, também poupa o trabalho de pensar.
Ceticismo pra valer, significa colocar em dúvida e questionar.

O crente normalmente é também um cético dogmático, seja ele ateu ou teísta.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Adrianoped

Mensagem por Adrianoped »

NadaSei escreveu:
André escreveu:
Adrianoped escreveu:Crente é sinônimo de burrice e ceticismo inteligência. Quem acredita não pode ser cético pois a crença significa acreditar sem pensar. É assim que os teístas são vistos.

Isso é um exageiro conheço religiosos e crentes inteligentes e ao longo da história tem muitos exemplos.

Exato, também conheço.
Mesmo porque, muitas vezes a crença em um assunto, não impede a pessoa de ser mais sensata sobre outros temas.

Sem contar que o ceticismo também pode ser usado de forma burra, simplesmente não acreditar, também poupa o trabalho de pensar.

Colocar em dúvida e questionar não significa que não se possa ter uma posição e bem definida. O agnóstico é o cético em relação a deus, e tem muitos agnósticos dogmáticos, com a crença de que não podemos ter crença.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Adrianoped escreveu:
NadaSei escreveu:
André escreveu:

Exato, também conheço.

Colocar em dúvida e questionar não significa que não se possa ter uma posição e bem definida. O agnóstico é o cético em relação a deus, e tem muitos agnósticos dogmáticos, com a crença de que não podemos ter crença.

Sim eu sei, mas só podemos definir certas posições após confirmação e, mesmo assim, manter uma certa duvida.

Só não entendi bem o que isso tem a ver com o resto... :emoticon1:
Poderia explicar melhor?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Adrianoped

Mensagem por Adrianoped »

NadaSei escreveu:
Adrianoped escreveu:
NadaSei escreveu:
André escreveu:

Exato, também conheço.

Sim eu sei, mas só podemos definir certas posições após confirmação e, mesmo assim, manter uma certa duvida.

Só não entendi bem o que isso tem a ver com o resto... :emoticon1:
Poderia explicar melhor?

Não vejo a fé como errada, pois podemos ter fé na ciênica, mas o objeto da fé sim pode ser prejudicial. Me parece que é o que Sam Harris fala no livro, distinguindo fé de crença.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Adrianoped escreveu:Não vejo a fé como errada, pois podemos ter fé na ciênica, mas o objeto da fé sim pode ser prejudicial. Me parece que é o que Sam Harris fala no livro, distinguindo fé de crença.

Fé como sinônimo de crença ou confiança...
A confiança na ciência ou nos escritos de uma religião, não são por si só ruins.
O problema esta em "confiar" em determinadas coisas e, depois criar uma imagem própria do mundo influenciada por essa confiança e "acreditar" nela.

Confiar em algo, ou mesmo acreditar em algo por achar que isso tem mais de 50% de chance de ser verdadeiro, não é de todo ruim...
O problema está em se dotar de uma atitude pouco cética e transformar essas crenças em certezas e, deixar essas certezas te colocar em um ponto de vista dogmático que distorce sua visão da realidade.

É isso que torna importante cultivar o ceticismo.

zencem

Mensagem por zencem »

Adrianoped escreveu:
Não vejo a fé como errada, pois podemos ter fé na ciênica, mas o objeto da fé sim pode ser prejudicial. Me parece que é o que Sam Harris fala no livro, distinguindo fé de crença.

Exato, Adriano.
A fé está implícita na razão e era um sentimento espontâneo no conhecimento que se construia das informações colhidas, tanto da própria experiência, como da experíência do meio gregário.

O problema surgiu quando a razão começôu a se deformar pelas informações deturpadas dos que acharam um jeitinho de tirar proveito dessa confiança (fé).

Daí o ceticismo, que é, uma espécie de antivirus contra os mêmes que estavam prevalecendo nas relações.

Platão trata disso, de uma forma sem jaça e precisa, quando considerava conhecimento somente aquilo que correspondia a união da crença, com a verdade que pode ser demonstrada.

Aquí caem os dogmas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia.

Porisso é que aquele senhor dizia: Cuidado com os falsos profetas! :emoticon16:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Trancado