SickBoy escreveu:Apocaliptica escreveu:SickBoy escreveu:o sul é mais racista.
finada vovó que o diga. heil hitler
Vai começar...
Racismo é o quê? Estranhar a cultura de outras raças? As que não compõem nosso étnico, sim. Aqui quase não temos orientais, por exemplo. E daí? É estranho mesmo.
Não temos muitos negros, mas temos muitos judeus.
me refiro ao racismo "comum" brasileiro mesmo. o de não gostar de negros. dos lugares em que morei sempre no sul presenciei mais esse preconceito. escolas, trabalho e tudo o mais. ainda mais nas pequenas cidades, "colônias italianas". claro, em São Paulo a discriminação contra nordestinos pode ser maior, já que lá é o destino de muitos deles. sobre a minha avó, eu falei a verdade mesmo, era extremamente racista, e influenciou boa parte da família. talvez por ter crescido vendo esses "maus exemplos" eu tenha ficado com essa impressão sobre os sulistas. mas presenciei muitos casos, fora do âmbito famíliar, que em outros estados (SP, RJ, MT) onde residi não eram tão frequentes.
claro, tudo "evidência anedótica"
É "brasileiro" porque há muitos negros aqui ( aqui no Brasil né)e a maioria das pessoas não concorda ou não fecha , ou não gosta mesmo de coisas que são características da maior parte dos elementos da raça negra ( inclusive eles próprios não gotam de caracterírticas deles mesmos, se gostassem não precisariam berrar tanto tentando mostrar que é bom.).
No sul o preconceito é diferente: um pouco é esse mesmo do resto do Brasil e da maior parte do mundo ( não estou aqui fazendo juízo de valor algum , apenas afirmando que é fato ), uma parte é contra outros tipos de culturas estranhas ou preonceitos ideológicos. Exemplo: temos muitos, muitos portugueses, mas ninguém deixa de fazer piada de que português é burro. Assim como está cheio de alemão, mas falamos que alemão é comedor de batata e chucrutes, por isso é azedo, e também que alemão é nazista. Também temos muitos judeus, que dominam por ex, o mercado imobiliário e elevam o valor do CUB por m² às alturas. São exclusivistas e fechados, principalmente os ortodoxos. Temos preconceito contra eles também. Temos muitos italianos, enaltecemos a comida e também falamos que são gritões.
Mas sempre vemos a qualidade de serem povos que prezam a organização e o trabalho. E ninguém se importa de fazer piada, pois é uma terapia coletiva isto. Os negros , com exceções, e eu conheço algumas, não topam esta brincadeira. Problema deles. Deviam topar. É saudável e humano lidar bom as críticas e diferenças.
Temos um certo estranhamento com orientais e os achamos "fingidos". Talvez por não entendermos ou por eles se comportarem assim mesmo: dizem uma coisa no social e outra entre eles.
E quanto ao resto do Brasil, tem muito preconceito mesmo. Um deles é achar que aqui no sul todo mundo é "racista" nos moldes nazistas, o que não é bem verdade.