O sentido da vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Edson Jr
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:
Edson Jr escreveu:
zencem escreveu:A dúvida não é para se viver.

A realidade é o que se vive e a dúvida deve ser, apenas, a ferramenta que usamos, para não nos enganarmos com as realidades, contidas em nossas ilusões.

Orlando!

Neste caso, a dúvida pode ser considerada uma coisa boa e não razão para tanto sofrimento.

E ao que me parece, PUG enxerga a dúvida como uma coisa ruim. Em função disso está querendo eliminá-la.

Não acho isso nada bom...

Dá-lhe Edson!

O que é importante é que o PUG, um defensor intransigente de opiniões decorrentes de sua cultura, começou a sentir uns clarões passando pelas frestas de seu condicionamento.

Isso balançou a estrutura em que ele mantinha as suas "certezas".

Isso gera tremenda dúvida, por isso, expõe tais hesitações.

Mas ele é uma pessoa pura que, atualmente, se sente mais participante e responsável com os problemas humanos.

E é a busca de soluções que o mantém nesta direção, apesar das dúvidas e dos conflitos.

É um terreno de muito questionamento, de muitas agruras, de muitos desafios e enfrentamento e a insegurança é natural.

Mas ele chegará lá, e sua sabedoria há de ser a luz que servirá a outros humanos, sem que precise de uma doutrina obscurantista, causa de mais confusões e falta de lucidez.

Orlando;

Essa situação que PUG está passando é muitíssimo similar a que já passei, um pouco antes de dar os primeiros passos aqui no Religião é Veneno.

É um momento bastante difícil e doloroso. Pelo menos foi para mim. É como se toda a estrutura interna se desmoronasse. Tive inclusive ataques de pânico na época. Foi terrível. Espero que nessa processo de reconstrução PUG não nutra mágoas do passado. Eliminar o ressentimento foi, para mim, o mais difícil. A sensação de ter sido enganado e manipulado por outros é muito ruim. Ficava muito puto, mas com o tempo passou e encaro tudo isso como um bom aprendizado.

Sucessos para PUG!

Abração, amigo Orlando!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Anna
Gênero: Feminino

Re: O sentido da vida

Mensagem por Anna »

O ENCOSTO escreveu:
Pug! escreveu:Sem Deus a vida parece um absurdo, sem qualquer importância.

Quando nos deparamos com a indiferença com o que universo nos trata podemos vivenciar uma experiência aniquiladora.

A vida com Deus pode aliviar o peso destas preocupações, felizes os que encontram deste modo seu destino. O que resta aos não crentes?

Ser ateu é à priori um acto de comodismo, livre para agir segundo sua consciência. Por outro lado implica uma disponibilidade corajosa para enfrentar a insignificância do ser humano e sua consequente mortalidade.

Deveremos aceitar tal Sísifo o eterno trabalho de subir a pedra pelo monte para esta voltar a cair....

Imagem

Mesmo com a existencia de Deus, qual seria o sentido da vida?

Servi-lo eternamente?

Aceitando a existencia de um deus, a pergunta continua. Ao menos na cabeça de quem pensa.

Eu preferiria servir a mim mesma do que a um deus.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

zencem

Re: O sentido da vida

Mensagem por zencem »

Anna escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Pug! escreveu:Sem Deus a vida parece um absurdo, sem qualquer importância.

Quando nos deparamos com a indiferença com o que universo nos trata podemos vivenciar uma experiência aniquiladora.

A vida com Deus pode aliviar o peso destas preocupações, felizes os que encontram deste modo seu destino. O que resta aos não crentes?

Ser ateu é à priori um acto de comodismo, livre para agir segundo sua consciência. Por outro lado implica uma disponibilidade corajosa para enfrentar a insignificância do ser humano e sua consequente mortalidade.

Deveremos aceitar tal Sísifo o eterno trabalho de subir a pedra pelo monte para esta voltar a cair....

Imagem

Mesmo com a existencia de Deus, qual seria o sentido da vida?

Servi-lo eternamente?

Aceitando a existencia de um deus, a pergunta continua. Ao menos na cabeça de quem pensa.

Eu preferiria servir a mim mesma do que a um deus.

Exato Aninha! Isto, no meu entender, é a essência da vida. :emoticon4:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Essa situação que PUG está passando é muitíssimo similar a que já passei, um pouco antes de dar os primeiros passos aqui no Religião é Veneno.

É um momento bastante difícil e doloroso. Pelo menos foi para mim. É como se toda a estrutura interna se desmoronasse. Tive inclusive ataques de pânico na época. Foi terrível.

No dia em que admiti para mim mesmo que tinha me tornado um ateu, a única coisa que senti foi uma sensação de "já era, acabou-se". Foi mais uma melancolia por algo que tinha se acabado, uma fase da vida que terminava, que uma sensação de perda.

O que eu pensei na hora foi:
"Mas é só isso? Acabou? Toda uma vida rezando, indo à igreja, confiando em Deus, acabou? Era tudo mentira?"

Só então eu comecei a pensar melhor no assunto e fiquei com vergonha de ter sido enganado por tanto tempo. Eu achava que havia um monte de gente que apenas fingia que acreditava e que eu, o otário, acreditava de verdade.

Com o tempo, descobri que eu, como ateu, era uma raridade. Os que eu achava que não acreditavam, na verdade tinham uma fé diferente da minha, mas acreditavam em Deus do mesmo jeito. Apenas não achavam importante seguir os mesmos rituais.

Também achei que, se eu apresentasse meus argumentos, todos se convenceriam imediatamente. Ledo engano. Quem tem fé não está nem aí para argumentos em contrário, como vemos aqui no RV a toda hora. Eu não sabia disto, na época.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: O sentido da vida

Pug! escreveu:Zencem, Edson,

Decidi extirpar a dúvida da vivência, concordo que esta deve ser a ferramenta...

"Onde há dúvida, há liberdade" - ditado latino.

A certeza paralisa a mente, impede que a razão investigue e se aperfeiçoe.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:No dia em que admiti para mim mesmo que tinha me tornado um ateu, a única coisa que senti foi uma sensação de "já era, acabou-se". Foi mais uma melancolia por algo que tinha se acabado, uma fase da vida que terminava, que uma sensação de perda.

"Mas é só isso? Acabou? Toda uma vida rezando, indo à igreja, confiando em Deus, acabou? Era tudo mentira?"

Só então eu comecei a pensar melhor no assunto e fiquei com vergonha de ter sido enganado por tanto tempo. Eu achava que havia um monte de gente que apenas fingia que acreditava e que eu, o otário, acreditava de verdade.

Com o tempo, descobri que eu, como ateu, era uma raridade. Os que eu achava que não acreditavam, na verdade tinham uma fé diferente da minha, mas acreditavam em Deus do mesmo jeito. Apenas não achavam importante seguir os mesmos rituais.

Também achei que, se eu apresentasse meus argumentos, todos se convenceriam imediatamente. Ledo engano. Quem tem fé não está nem aí para argumentos em contrário, como vemos aqui no RV a toda hora. Eu não sabia disto, na época.

Muito semelhante ao que passei, Fernando!

Se bem que nos momentos iniciais de desconversão tinha pesadelos horríveis. Sonhava que o diabo me perseguia, pois virei às costas para Deus. Horrível. Ao mesmo tempo que pensava em ceder e voltar a ser crente, algo dentro de mim dizia: "Você vai voltar por medo e covardia. Não será por amor." "Tudo isso que você está passando é conseqüência de todo o medo que implantaram na sua cabeça para torná-lo escravo da doutrina cristã."

Eram as primeiras faíscas da razão brotando dentro de mim. Não podia sequer conversar, na época, com ninguém, pois meu círculo de amizades era todo constituído de cristãos e eles jamais teriam a neutralidade necessária para me ajudar.

Foi uma jornada bastante solitária. Depois de um certo tempo, quando começei a pensar que era livre, descobri que estava em outra prisão. Fiquei muito amargurado e ressentido com os cristãos. Culpava-os por todo o "mico" que me fizeram passar.

Demorei muito tempo para perdoá-los, mas precisei me perdoar primeiro, pois não tive culpa de ter sido crente. Nasci neste meio. Como ser diferente? E os todos aqueles que me influenciaram não eram pessoas ruins. Eram tão vítimas quanto eu! E não é por eu ter tido coragem de me libertar que também vou ficar pentelhando os outros a se libertarem. É que acredito que isso tenha a ver com a constituição orgânica de cada um. Foi necessário muita força para romper essas barreiras psicológicas e alguns não tem força suficiente para isso.

E não estou falando isso com intenção de desmerecer os crentes e chamá-los de fracos, pois é natural cada um possuir determinados limites. Afinal, apesar de ter me despreendido da religião, será que estou realmente disposto a abraçar toda verdade? Você estaria, Fernando?

Não haveria um limite para todos nós?!

Um grande abraço!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

zencem

Mensagem por zencem »

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:No dia em que admiti para mim mesmo que tinha me tornado um ateu, a única coisa que senti foi uma sensação de "já era, acabou-se". Foi mais uma melancolia por algo que tinha se acabado, uma fase da vida que terminava, que uma sensação de perda.

Muito semelhante ao que passei, Fernando!

Se bem que nos momentos iniciais de desconversão tinha pesadelos horríveis. Sonhava que o diabo me perseguia, pois virei às costas para Deus. Horrível. Ao mesmo tempo que pensava em ceder e voltar a ser crente, algo dentro de mim dizia: "Você vai voltar por medo e covardia. Não será por amor." "Tudo isso que você está passando é conseqüência de todo o medo que implantaram na sua cabeça para torná-lo escravo da doutrina cristã."

Eram as primeiras faíscas da razão brotando dentro de mim. Não podia sequer conversar, na época, com ninguém, pois meu círculo de amizades era todo constituído de cristãos e eles jamais teriam a neutralidade necessária para me ajudar.

Foi uma jornada bastante solitária. Depois de um certo tempo, quando começei a pensar que era livre, descobri que estava em outra prisão. Fiquei muito amargurado e ressentido com os cristãos. Culpava-os por todo o "mico" que me fizeram passar.

Demorei muito tempo para perdoá-los, mas precisei me perdoar primeiro, pois não tive culpa de ter sido crente. Nasci neste meio. Como ser diferente? E os todos aqueles que me influenciaram não eram pessoas ruins. Eram tão vítimas quanto eu! E não é por eu ter tido coragem de me libertar que também vou ficar pentelhando os outros a se libertarem. É que acredito que isso tenha a ver com a constituição orgânica de cada um. Foi necessário muita força para romper essas barreiras psicológicas e alguns não tem força suficiente para isso.

E não estou falando isso com intenção de desmerecer os crentes e chamá-los de fracos, pois é natural cada um possuir determinados limites. Afinal, apesar de ter me despreendido da religião, será que estou realmente disposto a abraçar toda verdade? Você estaria, Fernando?

Não haveria um limite para todos nós?!

Um grande abraço!

Me lembro, como se fosse hoje. dos questionamentos do Edson.

Ele sempre foi muito exigente nos debates, embora tivesse um pensamento sempre aberto.

Essa foi a virtude que nos obrigava ao esforço de justificar a retórica.

Nada passava, sem que ele compreendesse por inteiro.

Este é um cara raçudo. hehehe!!! :emoticon16:

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Edson Jr escreveu:Muito semelhante ao que passei, Fernando!

Eu não passei por isto porque minha desconversão foi um processo muito lento, em que fui descartando uma coisa após a outra até não sobrar nada.

Foi como acordar aos poucos no meio de um sonho e passar alguns momentos misturando a realidade e o sonho até acordar de vez.

Além disto, eu não tinha uma dependência psicológica da religião. Era uma coisa que eu tinha que fazer e eu fazia, mesmo sem gostar. Quando vi que não precisava fazer, deixei para lá, sem traumas.

Claro que não foi tão simples quanto parece. A religião era como um tumor no cérebro que não permitia que a razão chegasse perto. Eu questionava tudo, inclusive a religião, mas, quando era a religião, ela sempre vencia: "De algum modo, que eu não entendo, deve estar certo". Foi por isso que eu levei tanto tempo para me desconverter.

DaviDeMogi

Re.: O sentido da vida

Mensagem por DaviDeMogi »

Pra mim foi tranquilo. No momento que assumi que não tinha fé, não tive mais dúvidas quanto à isso. Passei um tempo ainda escondendo isso das pessoas, mas apenas por uma questão de evitar encheção de saco.
Com o passar do tempo delineou-se uma certeza: ser ateu não é pra qualquer um! Não é qualquer um que pode viver tranquilo não tendo medo da finitude ou tendo consciência da sua insignificância, frente a infinitude do tempo e do espaço.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Bellé

Mensagem por Bellé »

DaviDeMogi escreveu:Só uma coisa tenho certeza: ser ateu não é pra qualquer um! Não é qualquer um que pode viver tranquilo não tendo medo da finitude ou tendo consciência da sua insignificância, frente a infinitude do tempo e do espaço.

Concordo plenamente e digo, nunca um crente saberá o que é "leveza de espírito" enquanto sustentar tais pesos sobre os ombros...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Algumas pessoas se tornam alcoólatras logo no primeiro copo, outras bebem até cair e não se viciam.
Algumas pessoas detestam ficar sozinhas, outras preferem um pouco de sossego a maior parte do tempo.
Algumas pessoas precisam de uma religião para se sentirem bem, outras não.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando Silva escreveu:Algumas pessoas se tornam alcoólatras logo no primeiro copo, outras bebem até cair e não se viciam.
Algumas pessoas detestam ficar sozinhas, outras preferem um pouco de sossego a maior parte do tempo.

Isso não seria o fim do debate???
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:Me lembro, como se fosse hoje. dos questionamentos do Edson.

Ele sempre foi muito exigente nos debates, embora tivesse um pensamento sempre aberto.

Essa foi a virtude que nos obrigava ao esforço de justificar a retórica.

Nada passava, sem que ele compreendesse por inteiro.

Este é um cara raçudo. hehehe!!! :emoticon16:

hehehe...

Acho que o forista que eu mais enchi o saco foi a Acauan. Tadinho, até hoje pego no pé dele. Concordo com ele, logo depois discordo e volto questioná-lo. Um dia ainda vou levar umas bordunadas! :emoticon16:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Eu não passei por isto porque minha desconversão foi um processo muito lento, em que fui descartando uma coisa após a outra até não sobrar nada.

Acho que essa foi a diferença, pois eu fui mais radical. A religião me sufocava tanto que não tive outra opção senão sair fora.

Acho que você foi mais sábio em sair dela aos poucos, pois no meu caso foi bastante traumático. No caso dos evangélicos creio que seja um pouco pior, pois eles parecem fazer uma pressão psicológica bem mais intensa que os católicos.

Católicos são mais lights, muitos deles saem da missa e entram no primeiro barzinho para tomar uma caninha 51! :emoticon16:

zencem

Mensagem por zencem »

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu não passei por isto porque minha desconversão foi um processo muito lento, em que fui descartando uma coisa após a outra até não sobrar nada.

Acho que essa foi a diferença, pois eu fui mais radical. A religião me sufocava tanto que não tive outra opção senão sair fora.

Acho que você foi mais sábio em sair dela aos poucos, pois no meu caso foi bastante traumático. No caso dos evangélicos creio que seja um pouco pior, pois eles parecem fazer uma pressão psicológica bem mais intensa que os católicos.

Católicos são mais lights, muitos deles saem da missa e entram no primeiro barzinho para tomar uma caninha 51! :emoticon16:

Católico é um crente muito "atoa", o que facilita tudo, bastando trocar duas vogais: "oa" por "eu"). :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Tulio escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Tulio escreveu:O Sentido da vida...

:emoticon59: => :emoticon224:

Sim, e morrer significa renascer sempre. Tal é a lei.

Até gostaria que assim fosse, mas não penso que seja.

Abraços

Quando tiver filhos a coisa fica um pouco menos pessimista (ou não...) :emoticon12:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Bellé escreveu:
Fernando Silva escreveu:Algumas pessoas se tornam alcoólatras logo no primeiro copo, outras bebem até cair e não se viciam.

Isso não seria o fim do debate???

Imagem

Nunca será!!! Jamais será!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Edson Jr escreveu:Acho que você foi mais sábio em sair dela aos poucos, pois no meu caso foi bastante traumático.

Não houve sabedoria envolvida. Apenas aconteceu. Em nenhum momento eu planejei me tornar ateu e nem previ que isto iria acontecer.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Acho que você foi mais sábio em sair dela aos poucos, pois no meu caso foi bastante traumático.

Não houve sabedoria envolvida. Apenas aconteceu. Em nenhum momento eu planejei me tornar ateu e nem previ que isto iria acontecer.

Então a diferença foi na velocidade de compreensão do erro. Você compreendeu de forma lenta e gradual. No meu caso foi mais rápido, porém mais traumático.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:
Edson Jr escreveu:

Católico é um crente muito "atoa", o que facilita tudo, bastando trocar duas vogais: "oa" por "eu"). :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Certamente! :emoticon12:

Pug!

Mensagem por Pug! »

Valeu ter feito este tópico.
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:Valeu ter feito este tópico.

O que é bom, dura. :emoticon45:

Trancado