E se o cristianismo nunca tivesse existido?
- Simão_Bacamarte
- Contato:
Re.: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
'M é faz sentido...
Mas do mesmo jeito que a Igreja ajuda ela atrapalha...vide Heliocentrismo.
E vale lembrar que o Renascentismo que foi O MOVIMENTO, que praticamente instaurou o atual mundo ocidental, não tem as raízes no cristianismo tem?
Mas do mesmo jeito que a Igreja ajuda ela atrapalha...vide Heliocentrismo.
E vale lembrar que o Renascentismo que foi O MOVIMENTO, que praticamente instaurou o atual mundo ocidental, não tem as raízes no cristianismo tem?
Re: Re.: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Simão_Bacamarte escreveu:Competição = Rápido Avanço Tecnológico.(isto é fato)
Simplesmente, em outros tempos não houve tal competição, o que se deu graças ao capitalismo.Porém isto não quer dizer que não houve avanços tecnologicos em outras épocas.
Porém no meio social não há esta evolução, pois lideres e instituições não duram para sempre.
Ex: Muitos consideram o capitalismo como um avanço, mas ele pode acabar ao se impor um regime comunista, porém isto não acontece no meio cientifico, ninguém vai retroagir ao geocentrismo ou vai?
Se líderes e instituições não duram para sempre, cientistas também não. O comentário é irrelevante.
Além disto não é apenas a competição que favorece o progresso tecnológico, mas o direcionamento maciço de recursos e capitais para a educação de base, formação universitária e pesquisa pura.
A sociedade industrial requer e portanto provê necessariamente estes investimentos, não só por conta da competição mas pela própria natureza da atividade industrial capitalista onde técnicas mais modernas implicam em maior produtividade e, portanto, mais lucro.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Gilghamesh
- Gênero: Masculino
- Contato:
Simão_Bacamarte escreveu:Competição = Rápido Avanço Tecnológico.(isto é fato)
Simplesmente, em outros tempos não houve tal competição, o que se deu graças ao capitalismo.Porém isto não quer dizer que não houve avanços tecnologicos em outras épocas.
Porém no meio social não há esta evolução, pois lideres e instituições não duram para sempre.
Ex: Muitos consideram o capitalismo como um avanço, mas ele pode acabar ao se impor um regime comunista, porém isto não acontece no meio cientifico, ninguém vai retroagir ao geocentrismo ou vai?
Mas...
Continua não apresentando evidências para a sua afirmativa inicial:
"SERIAMOS MAIS AVANÇADOS TECNOLOGICAMENTE"
Apresente uma argumentação concistente sobre essa alegação, por favor!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!!
.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

- Simão_Bacamarte
- Contato:
Acauan,
PuTz, não citei isto pois é óbvio... como você quer fazer uma casa sem tijolos?
- Gilghamesh
- Contato:
Simão_Bacamarte escreveu:Acauan,
Pergunta pros indios moicanos, eles não usavam tijolos!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.

.

.

.

- Simão_Bacamarte
- Contato:
Gilghamesh,
Isto é apenas um pequeno detalhe...

O Heliocentrismo é uma história mal contada. E nunca foi uma questão teológica. A verdade é que naquela altura, a igreja não era simplesmente uma autoridade religiosa. Era uma autoridade em termos de conhecimento em geral. A teoria aceite pela igreja era a Teoria Ptolomaica que nada tem a ver com a Biblia, já que a teoria se baseia em esferas. A outra autoridade era Aristoteles. Em matéria de conhecimento do mundo concreto, a Igreja não recorria ao literalismo Biblico. Santo Agostinho, por exemplo, escarnecia de todos os que lia a Biblia Literalmente... como se a Biblia fosse autoridade em tudo
- Gilghamesh
- Contato:
Simão_Bacamarte escreveu:Gilghamesh,
Então pergunta pro Acauan mesmo, que tem descendência indígena, e seus antepassados também não usavam tijolos!

Agora, voltando ao assunto, cadê a explanação defensiva sobre sua afirmativa?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.

.

.

.

- Simão_Bacamarte
- Contato:
'M, Estou sabendo disso... dê mua lida nisso abaixo, quem sabe você compreende meu ponto de vista... eu vou trabalhar agora...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Trento
Gilghamesh escreveu:"Apresente uma argumentação concistente sobre essa alegação, por favor!"
Sem ofensas, mas... leio bastante esse fórum e percebo que você costuma trucidar quem comete erros de português. Deve ter ocorrido uma mudança nas regras do português e estou desinformado. "Concistente??"

- Gilghamesh
- Contato:
Makaveli escreveu:Gilghamesh escreveu:"Apresente uma argumentação concistente sobre essa alegação, por favor!"
Sem ofensas, mas... leio bastante esse fórum e percebo que você costuma trucidar quem comete erros de português. Deve ter ocorrido uma mudança nas regras do português e estou desinformado. "Concistente??"
Thanks!

Às vezes, cometo erros, assumo, pode me cruscificar!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.

.

.

.

Simão_Bacamarte escreveu:'M, Estou sabendo disso... dê mua lida nisso abaixo, quem sabe você compreende meu ponto de vista... eu vou trabalhar agora...
É em torno da tese heliocêntrica que surge um dos pontos mais marcantes do relacionamento entre o Catolicismo e o conhecimento
Isto é errado. O que há é um confronto entre dois modelos científicos. Um deles é apoiado pelo Igreja e o outro não. O Catolicismo não é para aqui chamado. A Igreja Católica era naquele tempo um centro científico para além de reliogioso. Como já disse, o modelo aceite pela Igreja não era o modelo Biblico. Alguns acham que houve um confronto entre Galileu e a religião, o que é falso. galileu era Católico devoto...
Gilghamesh escreveu:Makaveli escreveu:Gilghamesh escreveu:"Apresente uma argumentação concistente sobre essa alegação, por favor!"
Thanks!![]()
Às vezes, cometo erros, assumo, pode me cruscificar!![]()
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu também... cometo erros pra caramba, e te escrevi "temendo represálias"... "serto???"

O Simão insiste na tese de aliar evolução tecnológica ao capitalismo, e portanto dizer que o mundo teria evoluído mais rápido sem o cristianismo. E ignora quando mostramos que o surgimento do capitalismo está ligado diametralmente à dialética protestante, com sua raízes históricas no judaísmo e na patrística. 

"Noite escura agora é manhã..."
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
'M escreveu:O Heliocentrismo é uma história mal contada. E nunca foi uma questão teológica. A verdade é que naquela altura, a igreja não era simplesmente uma autoridade religiosa. Era uma autoridade em termos de conhecimento em geral.
Mas era uma autoridade que se impunha pela força, em nome de um deus.
Quase matou Galileu e pôs o livro de Copérnico no Index por mais de 200 anos.
- Aranha
- Contato:
- O cristianismo foi adotado em determinado momento por Roma pq trazia vantagensconsideráveis sobre as religiões antigas, onde os cultos eram segregacionistas, interferiam no estado, exigiam iniciação longa e custosa, exigiam ritos e cerimônias mil, além de incitarem ódios e desavenças entre povos.
- O cristianismo foi uma evolução à época, depois ele foi se adaptando aos novos tempos, mas finalmente estamos atingindo o momento de ruptura, nenhum remendo está adiantando mais.
- Mas uma coisa é verdade, o cristianismo foi importantíssimo para formar nossa civilização.
Abraços,
- O cristianismo foi uma evolução à época, depois ele foi se adaptando aos novos tempos, mas finalmente estamos atingindo o momento de ruptura, nenhum remendo está adiantando mais.
- Mas uma coisa é verdade, o cristianismo foi importantíssimo para formar nossa civilização.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Alter-ego escreveu:O Simão insiste na tese de aliar evolução tecnológica ao capitalismo, e portanto dizer que o mundo teria evoluído mais rápido sem o cristianismo. E ignora quando mostramos que o surgimento do capitalismo está ligado diametralmente à dialética protestante, com sua raízes históricas no judaísmo e na patrística.
O mundo estava indo bem, Grécia, Roma....
Mas o erro fatal foi terem inventado esse cristianismo....
Dizer que o capitalismo nasceu do protestantismo é um erro. A China é capitalista de governo e nunca foi cristã.....
Sem o cristianismo a Tolerância religiosa seria reinante como era na Grecia e em Roma. E os árabes não seriam caçados como bestas nas cruzadas...
O mundo estaria um 500 ou 1000 anos adiante... talvêz até a humanidade tivesse se extinguido de tanta poluição e efeitos climáticos.....
Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

Re: E se o cristianismo nunca tivesse existido?
Simão_Bacamarte escreveu:Vamos pular as partes óbvias como o fato de que se isto fosse fato não estariamos no Ano de 2005.
Uma possibilidade seria que com a ausência do Cristianismo nós teriamos evoluido tecnologicamente mais rápido, pois não haveria a Idade das Trevas para atrapalhar, isso é fato, sendo que mesmo em regimes comunistas (em que não há concorrência) e mesmo sobre repressão, há avanços cientificos.
Porém e como estaria humanidade? Ela teria sobrevivido até os dias atuais... ou o que os maiores cientistas/filósofos prevêm já teria se tornado realidade... a destruição da humanidade pela própria humanidade?
Segundo a Marilena Chauí, p. 290 do Convite à Filosofia coi Lutero e a leitura da Bíblia que incentivou os trabalhadores a se alfabetizarem e lutar por sua liberdade.
Claro, ela pode estar errada e o Simão certo...
Como é que seriá escrever em árabe? Usar Burkha?

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
Uma hipótese, menos provável, mas mais instigante, seria se um outro conjunto de fatores únicos semelhantes aos que resultaram no Cristianismo, produzissem uma religião neo-pagã, talvez centrada na filosofia Socrática, capaz de despertar no Império debilitado força suficiente para reverter a decadência, fazer renascer seus valores e unir suas forças.
Digamos que isto ocorresse ao longo do século I.
Roma poderia então ter conciliado o poder do Império com os valores da antiga República e tornar-se uma força política e social irresistível, que poderia ter conquistado a Germânia e assim minimizado o risco de invasões ao seu território por séculos.
Um Império com tais características, após encontrar o auge de sua expansão territorial poderia transferir sua energia criativa da guerra para a ciência e as artes.
Quem sabe, antecipar a Revolução Industrial em mil anos, o que daria a tal Império a capacidade de lançar-se às grandes navegações, colonizar os Novos Mundos e, mais cedo ou mais tarde, subjugar os Impérios Orientais e consolidar-se como único poder global.
Interessante

se o cristianismo nunca tivesse existido, não estaríamos aqui nesse forum.... talvês estivessemos falando de outra mitologia que tinha crescido no mundo.... talvês um tipo de cristianismo diferente ou nenhum ou talvês todos já fossem céticos e caido na real......

Xicao escreveu:se o cristianismo nunca tivesse existido, não estaríamos aqui nesse forum.... talvês estivessemos falando de outra mitologia que tinha crescido no mundo.... talvês um tipo de cristianismo diferente ou nenhum ou talvês todos já fossem céticos e caido na real......![]()
![]()
![]()
Estaríamos sim, pois ainda teria o islã e esoterismos orientais pra detonar

Xicao escreveu:se o cristianismo nunca tivesse existido, não estaríamos aqui nesse forum.... talvês estivessemos falando de outra mitologia que tinha crescido no mundo.... talvês um tipo de cristianismo diferente ou nenhum ou talvês todos já fossem céticos e caido na real......![]()
![]()
![]()
Joh 8:4 λέγουσιν αὐτῷ· διδάσκαλε, αὕτη ἡ γυνὴ κατελήφθη ἐπ᾿ αὐτοφώρῳ μοιχευομένη·
(GNT) ἐν δὲ τῷ νόμῳ Μωϋσῆς ἡμῖν ἐνετείλατο τὰς τοιαύτας λιθάζειν. σὺ οὖν τί λέγεις;

O Xicão ia adorar os gregos e seus cultos...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
DIG escreveu:Xicao escreveu:se o cristianismo nunca tivesse existido, não estaríamos aqui nesse forum.... talvês estivessemos falando de outra mitologia que tinha crescido no mundo.... talvês um tipo de cristianismo diferente ou nenhum ou talvês todos já fossem céticos e caido na real......![]()
![]()
![]()
Estaríamos sim, pois ainda teria o islã e esoterismos orientais pra detonar
pior.... tem muitos otários que ainda acredintam nessas asneiras.....

docdeoz escreveu:Xicao escreveu:se o cristianismo nunca tivesse existido, não estaríamos aqui nesse forum.... talvês estivessemos falando de outra mitologia que tinha crescido no mundo.... talvês um tipo de cristianismo diferente ou nenhum ou talvês todos já fossem céticos e caido na real......![]()
![]()
![]()
Joh 8:4 λέγουσιν αὐτῷ· διδάσκαλε, αὕτη ἡ γυνὴ κατελήφθη ἐπ᾿ αὐτοφώρῳ μοιχευομένη·
(GNT) ἐν δὲ τῷ νόμῳ Μωϋσῆς ἡμῖν ἐνετείλατο τὰς τοιαύτας λιθάζειν. σὺ οὖν τί λέγεις;![]()
![]()
![]()
O Xicão ia adorar os gregos e seus cultos...