Pedofilia e o desenvolvimento sexual humano

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Zato-one
Gênero: Masculino

Re: Pedofilia e o desenvolvimento sexual humano

Mensagem por Zato-one »

Apo escreveu:
Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:
Ayyavazhy escreveu:Mãe – Eu quero que você me diga o que você sente quando lembra dele. Qual a primeira coisa que você sente?
Filha – (pensando)... Pode ser três?
Mãe – Pode.
Filha – Medo... nojo... e ódio.

Minha filhinha, quase da mesma idade, jamais seria capaz de formular tal pensamento. Sobre quem quer que seja. No mundo dela, apenas o medo existe, pois esse é um sentimento ancestral. Uma criança de sete ou oito anos não deveria ser capaz de falar em nojo e ódio.

Premissa perigosa, pois baseado nesta "incapacidade" alguns podem minimizar o medo infantil e não acreditar que uma criança sinta ou expresse nojo e ódio ( que trariam igualmente ou cumulativamente danos psicológicos graves).

Discordo que uma criança de 7 ou 8 ano seja incapaz de sentir nojo e/ou ódio. É capaz de sentir nojo desde que vomita, ou é obrigada a comer comida ruim, e vai expressar em palavras aos 3 ou 4 anos.
Ódio é difuso, mas é sentido como vontade de agredir, explosões de raiva e ataques aos mais próximos.
Expressar por palavras vai depender do aprendizado de vocabulário adequado ao sentimento.
Minha filha expressava muito bem coisas até mais complexas e superpostas do que isto, como as palavras "abandono" ou "falta de" ( no sentido de "carência") aos 4 ou 5 anos.
Meninos costumam ser mais diretos no quesito "ódio" e "raiva", como se pode observar em jogos de futebol já na pré-escola, quando começam a se atacar e dizer palavrões. Meninas expressão mais " nojo".

Apo, as crianças sentem nojo do vômito como sentem nojo de qualquer coisa que pareça “melecada”. Minha filha diz “eeeca” há muito tempo, desde os dois ou três anos de idade. Mas esse nojo faz parte do universo que eu descrevi. Crianças não sentem nojo de pessoas. Elas não possuem esse tipo de valor agregado à imagem que fazem das pessoas ao redor. Tudo é ainda uma descoberta e alguns sentimentos mais “pesados” serão acrescentados com o passar dos anos. O conceito de nojo, associado a um adulto, é precoce, e precoce de uma forma negativa. Idem para o ódio. As crianças aprendem a dizer que estão zangadas, que estão com raiva. Ódio, e dito de forma tão visceral, é um sentimento, como o nojo, adquirido por um processo violento.

Prove que é assim com todas as crianças. Para mim, e desculpa se isto ofende, você está descrevendo um bebê, e não um criança.
Resolvi complementar que os adultos ( talvez por não terem tido tanto consciência em sua infância ou por mecanismos psíquicos defesa) costumam achar que crianças são bebês até que, de repente, entram na fase adulta.
Menosprezam reações, sonhos, brigas na escola, momentos de tristeza ou frustração, passando a mão em suas cabeças e se convencendo de que são apenas crianças, que só tem bons sentimentos em seus coraçõezinhos ou cabecinhas.
Podem argumentar que crianças mais agressivas não são normais, e que crianças "tranquilas" e com amor em casa, não tem estes sentimentos. Podem não ter consciência explícita deles por falta de contato com situações que os tragam à tona.
Basta que uma criança que saiba falar seja exposta a algo nauseante ou abusivo, para que tais sentimentos aflorem. Crianças que se negam a deixar tais expressões "precoces" virem à tona é que podem estar em sério risco, como se acomodar à agressão dos que lhes aplicam abusos.
Disto se servem os abusadores.

Crianças deixam de ser bebês queiramos ou não. Ainda mais nos dias de hoje. Pode parecer uma coisa ruim mas, algumas vezes, é o que as salva.
Resta aos que os cuidam e amam, que revejam seus conceitos, por mais que doa.

:emoticon45:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Por favor, não me levem a mal. É somente uma duvida no sentido cultural e gostaria que o Acauan me respondesse, por favor.

Algumas matérias que passaram em reportagens na televisão, mostram que certas tribos indigenas, quando a menina tem a sua primeira menstruação fica confinada (não me lembro se é por um ou dois anos) sem ter contato com ninguem, a não ser com a mãe dentro da oca, se preparando para quando casar, o que geralmente acontece antes dos 18 anos. Algumas se casam até com 16 anos ou até menos.

As minhas perguntas são: Acauan, isso procede mesmo?
E, se proceder, não seria esse, um tipo de pedofilia, levando-se em conta que, se não me engano, voce disse uma vez anos atrás que, antigamente só existiam duas concepções: Criança e adulto. Não existia esse negócio de pré-aborrecencia, aborrecencia e pós-aborrecencia?

E, se isso realmente acontece, o que fazer quando isso é um traço da sociedade de um povo??
Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:
Ayyavazhy escreveu:Mãe – Eu quero que você me diga o que você sente quando lembra dele. Qual a primeira coisa que você sente?
Filha – (pensando)... Pode ser três?
Mãe – Pode.
Filha – Medo... nojo... e ódio.

Minha filhinha, quase da mesma idade, jamais seria capaz de formular tal pensamento. Sobre quem quer que seja. No mundo dela, apenas o medo existe, pois esse é um sentimento ancestral. Uma criança de sete ou oito anos não deveria ser capaz de falar em nojo e ódio.

Premissa perigosa, pois baseado nesta "incapacidade" alguns podem minimizar o medo infantil e não acreditar que uma criança sinta ou expresse nojo e ódio ( que trariam igualmente ou cumulativamente danos psicológicos graves).

Discordo que uma criança de 7 ou 8 ano seja incapaz de sentir nojo e/ou ódio. É capaz de sentir nojo desde que vomita, ou é obrigada a comer comida ruim, e vai expressar em palavras aos 3 ou 4 anos.
Ódio é difuso, mas é sentido como vontade de agredir, explosões de raiva e ataques aos mais próximos.
Expressar por palavras vai depender do aprendizado de vocabulário adequado ao sentimento.
Minha filha expressava muito bem coisas até mais complexas e superpostas do que isto, como as palavras "abandono" ou "falta de" ( no sentido de "carência") aos 4 ou 5 anos.
Meninos costumam ser mais diretos no quesito "ódio" e "raiva", como se pode observar em jogos de futebol já na pré-escola, quando começam a se atacar e dizer palavrões. Meninas expressão mais " nojo".

Apo, as crianças sentem nojo do vômito como sentem nojo de qualquer coisa que pareça “melecada”. Minha filha diz “eeeca” há muito tempo, desde os dois ou três anos de idade. Mas esse nojo faz parte do universo que eu descrevi. Crianças não sentem nojo de pessoas. Elas não possuem esse tipo de valor agregado à imagem que fazem das pessoas ao redor. Tudo é ainda uma descoberta e alguns sentimentos mais “pesados” serão acrescentados com o passar dos anos. O conceito de nojo, associado a um adulto, é precoce, e precoce de uma forma negativa. Idem para o ódio. As crianças aprendem a dizer que estão zangadas, que estão com raiva. Ódio, e dito de forma tão visceral, é um sentimento, como o nojo, adquirido por um processo violento.

Toddlers fascinated by poop: Poop smearing behavior
by Amy Wilber

Ah, the joys of motherhood and the wondrous world of poop. If you have ever had younger siblings you are bound to witness the art of poop painting. Of course, you thought it was funny and probably even experimented a little yourself but when you have a toddler of your own and he decides to express himself in images only he understands on the wall, floor, bed, etc it isn't funny anymore.

Every parent has at least one ghastly and disgusting tale to tell from raising their toddler children. The mystery of poop is no different. Children at a young age are fascinated by what happens with their bodily functions. We have all caught our babies taking off their diapers and trying to play with what was inside. Toddlers are just more adept at be more creative with it.

When my son was younger he learned that he had the cheapest playdoh set around. Naturally, it came from his behind but that didn't make a difference. He knew it was soft and he could finger paint almost anything.

One day I had put him down for a nap and went about cleaning the house. He usually played with his toys for a while before nodding off. I could always hear every sound he made including the way he would move things around in his room. Today was different. After about 20 minutes, it suddenly got real quiet. When a toddler is quiet, either they are sleeping or up to no good. I just figured he had gone to sleep since there was nothing in his room that he could harm himself with or break. So I continued with my chores. When I had finished, I decided to peek in his room to see how he was doing. What I saw next released quite a few curses under my breath and a look of astonishment.

There my son was sitting on his bed covered from head to toe in poop. He looked up at me and smiled as if to say, "Do you like it?" He had drawn on his little body the shapes and numbers he knew so well. But the excitement did not stop there. As I looked around the room, I saw that the walls were smeared in an artistic writing that spanned each wall. The floors were streaked with the alphabet in every corner. They were carpet floors so you can imagine what I had to go through to get that out. How much poop can one kid have in him?! I returned my open mouthed gaze back to him and he had the poop smeared all over his face and hair. Did he eat it too? Oh, holy saints alive. I prayed he did not sample his own artwork.

Needless to say, he learned that day that poop did not belong on the walls. He washed himself off and eventually he only did that a couple more times before he thankfully grew out of his fascination. Hopefully, his little brother does not follow in his poopy footsteps. He is not at that age yet but I can feel the reign of poop is not over yet.

http://www.helium.com/items/1321750-tod ... g-behavior

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Costumamos por vezes, inocorrer na tentação ou vício ( mesmo por inocência ) de levar em conta apenas nossa experiência familiar e do tempo em que vivemos.Não que estes elementos não devam ser levados em conta na amostra estatística numa curva de evolução cultural, digamos assim.

Mas se formos pensar bem, nossas avós ou trisavós casavam-se aos 13, 14 e 15 anos. E naquele tempo, uma menina desta idade ainda brincava de bonecas.
Ora, se hoje consideramos um horror imoral uma menina engravidar ( sinal explícito de que se envolveu ou foi abusada), por que se considerava normal casar uma filha aos 13m entregando na mão de um homem mais velho?
Muito simples: os valores mudaram.Poderia casar, de papel passado, geralmente com um pretendente escolhido ou aceito e que representasse alguma compensação financeira. Como os casais tinham muitas bocas para alimentar, despachar as filhas mulheres o mais rápido possível era tido como moralmente aceitável, e ficar com filhas solteiras, uma vergonha.
A condição sine qua non eram os laços do casamento, em algumas familias até consanguíneos em segundo grau, como entre primos, ou com um amigo da família.
Isto quer dizer que a menina estava preparada para tal função? Não. Mas era a regra vigente. O casamento significava o passaporte para a vida adulta, e não o desenvolvimento psicológico ou sexual espontâneo. Sexo era aceitável para fins de procriação depois de despachada a fatura primeira: tirar a filha da dependência paterna e entregá-la a outro varão.

Obviamente que nossas avós não mais acharam certo que suas netas trilhassem o mesmo caminho, pois as liberdades sexuais não são o mesmo que casamento. E algumas tiveram a coragem de admitir ( com suas filhas ) que, aquela não era uma experiência nada boa de se viver: largar as bonecas de pano para brincar de ser mãe de verdade, sendo abusada diariamente ( e ainda com leite ao peito ) por um suposto segundo pai.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Mas se formos pensar bem, nossas avós ou trisavós casavam-se aos 13, 14 e 15 anos. E naquele tempo, uma menina desta idade ainda brincava de bonecas.

Minha bisavó casou-se aos 12 com um homem de 45. Diga-se a favor dele que só iniciaram os "trabalhos" quando ela menstruou, o que só ocorreu aos 18 anos. Até então, criou-a como filha. Viveram juntos por 45 anos.

Ele era amigo do meu trisavô, que comentou que ele ainda estava solteiro e perguntou se a filha mais nova lhe agradava.

Apenas um contrato, conveniente a ambas as partes. Ninguém esperava que houvesse amor ou paixão.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Mas se formos pensar bem, nossas avós ou trisavós casavam-se aos 13, 14 e 15 anos. E naquele tempo, uma menina desta idade ainda brincava de bonecas.

Minha bisavó casou-se aos 12 com um homem de 45. Diga-se a favor dele que só iniciaram os "trabalhos" quando ela menstruou, o que só ocorreu aos 18 anos. Até então, criou-a como filha. Viveram juntos por 45 anos.

Ele era amigo do meu trisavô, que comentou que ele ainda estava solteiro e perguntou se a filha mais nova lhe agradava.

Apenas um contrato, conveniente a ambas as partes. Ninguém esperava que houvesse amor ou paixão.

Sim, isso faz parte da nossa história e a legislação avançou reconhecendo a improbidade da coisa. E o termo é esse mesmo, improbidade.

Como o exemplo do Fernando mostra bem homens sadios sempre tiveram limites mesmo "podendo".
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Minha bisavó casou-se aos 12 com um homem de 45. Diga-se a favor dele que só iniciaram os "trabalhos" quando ela menstruou, o que só ocorreu aos 18 anos. Até então, criou-a como filha. Viveram juntos por 45 anos.

Respondendo parcialmente a pergunta do Lúcifer, eu tenho informações (não confirmadas) de que entre os índios Yanomamis, a mulher, ou melhor, a menina pode casar e fazer sexo logo após a menstruação. No caso da sua avó, além de ser uma história bem legal, ela teve sorte, pois a natureza retardou sua passagem para o mundo adulto. Mas, se a prática for verdadeira entre os índios, pelo menos entre os Yanomamis, deve ocorrer casos em que a garota menstrua aos 12, 11, até dez anos. Horrível para ela, mas não podemos interferir em outra cultura. Acho.

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Bom, sobre interferir em outra cultura, muitos antropologos convenceram muitas das nossas tribos a desistirem da prática do canibalismo. Essa prática também poderia não pode ser exceção...
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Lúcifer escreveu:Por favor, não me levem a mal. É somente uma duvida no sentido cultural e gostaria que o Acauan me respondesse, por favor.

Algumas matérias que passaram em reportagens na televisão, mostram que certas tribos indigenas, quando a menina tem a sua primeira menstruação fica confinada (não me lembro se é por um ou dois anos) sem ter contato com ninguem, a não ser com a mãe dentro da oca, se preparando para quando casar, o que geralmente acontece antes dos 18 anos. Algumas se casam até com 16 anos ou até menos.

As minhas perguntas são: Acauan, isso procede mesmo?
E, se proceder, não seria esse, um tipo de pedofilia, levando-se em conta que, se não me engano, voce disse uma vez anos atrás que, antigamente só existiam duas concepções: Criança e adulto. Não existia esse negócio de pré-aborrecencia, aborrecencia e pós-aborrecencia?

E, se isso realmente acontece, o que fazer quando isso é um traço da sociedade de um povo??

Pois é Lúcifer,

Este fato é verdadeiro e praticado por diversas tribos.
Em muitas não apenas as moças, mas também os rapazes da tribo são confinados até estarem prontos a assumir suas responsabilidades como adulto, o que inclui as sexuais e familiares.

Trata-se de um ritual de passagem. Uma vez que não existe um longo período de transição entre a infância e idade adulta, o corte abrupto de uma etapa e o início de outro são demarcados por uma ruptura total com a vida pregressa, cujo objetivo é deixar claro que aquele membro da tribo não é mais criança, não pode mais conviver com as crianças ou praticar as atividades que praticava com elas.
Inculca-se neste período a assimilação dos novos papéis sociais que ocuparão na tribo, sendo o isolamento sexual até secundário em alguns casos, já que as comunidades tribais existem como famílias expandidas, onde não existem os conceitos de sexo casual que caracterizam os relacionamentos jovens nos ambientes urbanos.

Isto claro é a cultura original, remanescente apenas em tribos isoladas. As demais foram contaminadas pelos hábitos civilizados e muitas repetem o ritual quase como uma caricatura da tradição, da qual perderam o significado primitivo.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Ayyavazhi escreveu:Mas, se a prática for verdadeira entre os índios, pelo menos entre os Yanomamis, deve ocorrer casos em que a garota menstrua aos 12, 11, até dez anos. Horrível para ela, mas não podemos interferir em outra cultura. Acho.

Para além das questões culturais, boa parte dos costumes indígenas são pautadas na expectativa de vida em tribos isoladas, geralmente muito mais baixa do que a média nas civilizações urbanas.
Em sociedades primitivas onde a expectativa de vida pouco passava dos quarenta anos, era necessário que a mulher começasse a procriar por volta dos quinze, o que aumentava as possibilidades de estar viva quando as filhas atingissem a idade reprodutiva e de dar aos netos a assistência da avó, quase indispensável à sobrevivência dos bebês neste tipo de comunidade.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Estas coisas não eram imorais, eram mesmo convenientes. Ainda bem que parece que corpo da moça se defendeu e só menstruou aos 18. Ou seria uma criança tendo outras.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:deve ocorrer casos em que a garota menstrua aos 12, 11, até dez anos. Horrível para ela, mas não podemos interferir em outra cultura. Acho.

Ayya...estou chegando à conclusão que você não vive neste planeta. Com que idade você acha que meninas menstruam? 18? É com 10, 11, 12 na maioria das vezes. Aos 13 já é quase se sentindo estranha à turma. Acontece com 9 nos casos mais raros, o que acho lamentável porque é muito cedo mesmo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

duplo
Editado pela última vez por Apo em 26 Ago 2009, 14:35, em um total de 1 vez.
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:
Ayyavazhi escreveu:deve ocorrer casos em que a garota menstrua aos 12, 11, até dez anos. Horrível para ela, mas não podemos interferir em outra cultura. Acho.

Ayya...estou chegando à conclusão que você não vive neste planeta. Com que idade você acha que meninas menstruam? 18? É com 10, 11, 12 na maioria das vezes. Aos 13 já é quase se sentindo estranha à turma. Acontece com 9 nos casos mais raros, o que acho lamentável porque é muito cedo mesmo.Mas conheci algumas.

Conheço casos em que a menina menstruou aos 9 anos, também sei que acontece aos 10, 11, etc. Daí a saber se isso é exceção ou regra, bom, eu precisaria ter um conhecimento ou interesse pelo assunto que, obviamente, eu não tenho. Faça uma pesquisa entre os homens que você conhece. Você vai descobrir que a maioria deles é de outro planeta.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:

Ayya...estou chegando à conclusão que você não vive neste planeta. Com que idade você acha que meninas menstruam? 18? É com 10, 11, 12 na maioria das vezes. Aos 13 já é quase se sentindo estranha à turma. Acontece com 9 nos casos mais raros, o que acho lamentável porque é muito cedo mesmo.Mas conheci algumas.

Conheço casos em que a menina menstruou aos 9 anos, também sei que acontece aos 10, 11, etc. Daí a saber se isso é exceção ou regra, bom, eu precisaria ter um conhecimento ou interesse pelo assunto que, obviamente, eu não tenho. Faça uma pesquisa entre os homens que você conhece. Você vai descobrir que a maioria deles é de outro planeta.

Basta ser colega de menina ou ter irmãs em casa. Melhor ainda se teve diálogo aberto na família e aulas de biologia com educação sexual.
Ainda acho que de uns 30 anos pra cá a maioria dos homens finalmente aterrissou no planeta Terra. :emoticon16:
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Ainda acho que de uns 30 anos pra cá a maioria dos homens finalmente aterrissou no planeta Terra. :emoticon16:

Duvido.

É tudo "meia coisa".

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Ainda acho que de uns 30 anos pra cá a maioria dos homens finalmente aterrissou no planeta Terra. :emoticon16:

Duvido.

É tudo "meia coisa".

Então basta ter filhas. :emoticon33:

Mas acho que eles estão se esforçando. Ou deveriam. Ou terão que.

Claro que me refiro a homens civilizados. Brucutus não entram na minha conta.
Imagem

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Apo escreveu:Este negócio de ainda tentar descobrir se criança sente prazer ou não é repulsivo!

Ah, se crianças se masturbam, é claro que sentem prazer. Claro q isso não justifica querer transar com uma.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Apo

Mensagem por Apo »

Mucuna escreveu:
Apo escreveu:Este negócio de ainda tentar descobrir se criança sente prazer ou não é repulsivo!

Ah, se crianças se masturbam, é claro que sentem prazer. Claro q isso não justifica querer transar com uma.

Primeiro que nem toda criança se masturba, muito pelo contrário.
Segundo que a tal manipulação ou toques variados são de natureza muito mais primitiva ( embora acabem servindo como aprendizado para o amadurecimento num todo), lúdica e difusa do que propriamente de cunho sexual como acontece nos adultos.
Terceiro que normalmente tais descobertas são geralmente cercados de uma dose de privacidade não compartilhada durante os primeiros anos ( até o início da pré-adolescência ). Crianças não costumam procurar parceiros para isto.
Sem contar que sabe-se de adolescentes e até adultos que nunca se masturbaram. Os limites psíquicos devem ser sempre levados em consideração, assim como a educação que receberam em seus ambientes.
Uma criança com família mais liberal pode se sentir tão invadida quanto outra que foi sexualmente reprimida. Não há regras aqui. Tentar colocar o desenvolvimento sexual humano ( assim como todo o desenvolvimento ) em padrões é chegar à conclusões precipitadas que podem levar a outras, equivocadas.

Finalmente, NADA no desenvolvimento sexual humano primário é motivo para adultos acharem que podem exercer sua sexualidade adulta ( normal ou doente ) com crianças.
Não consigo entender o por quê de tais ligações entre uma coisa e outra.
MESMO que uma menina tenha prazer aos 12 anos se masturbando, isto jamais é justificativa para achar que, em tese, ela apreciaria ter relações com o sexo oposto e muito menos com uma pessoa mais velha ou parente.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Perfeito Apo :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Apo escreveu:Primeiro que nem toda criança se masturba, muito pelo contrário.
Segundo que a tal manipulação ou toques variados são de natureza muito mais primitiva ( embora acabem servindo como aprendizado para o amadurecimento num todo), lúdica e difusa do que propriamente de cunho sexual como acontece nos adultos.
Terceiro que normalmente tais descobertas são geralmente cercados de uma dose de privacidade não compartilhada durante os primeiros anos ( até o início da pré-adolescência ). Crianças não costumam procurar parceiros para isto.
Sem contar que sabe-se de adolescentes e até adultos que nunca se masturbaram. Os limites psíquicos devem ser sempre levados em consideração, assim como a educação que receberam em seus ambientes.
Uma criança com família mais liberal pode se sentir tão invadida quanto outra que foi sexualmente reprimida. Não há regras aqui. Tentar colocar o desenvolvimento sexual humano ( assim como todo o desenvolvimento ) em padrões é chegar à conclusões precipitadas que podem levar a outras, equivocadas.

Minha percepção é q isso é mais comum do que se fala. Eu me lembro de com cerca de 5, 6 anos o fazia e pensava em mulheres, mesmo sem saber direito o q fazia e não era exposto a nada q fizesse minha sexualidade ser precoce (talvez as mulheres que apareciam nos trapalhões...?). Vc não se esconde pq não vê nada de errado, não acha que isso constrange seus pais ou seja lá quem for. Amigas já me confessaram que ficavam se esfregando no banquinho na frente dos pais e visitas, para desespero destes que sem saber o que fazer só diziam "pare com isso, fulana!".

Tudo dentro da normalidade da auto-descoberta, cada um no seu tempo, etc e tal. O chamado "padrão" acho que nada mais é que uma média, a exemplos das fases do desenvolvimento cognitivo.

Apo escreveu:Finalmente, NADA no desenvolvimento sexual humano primário é motivo para adultos acharem que podem exercer sua sexualidade adulta ( normal ou doente ) com crianças.
Não consigo entender o por quê de tais ligações entre uma coisa e outra.
MESMO que uma menina tenha prazer aos 12 anos se masturbando, isto jamais é justificativa para achar que, em tese, ela apreciaria ter relações com o sexo oposto e muito menos com uma pessoa mais velha ou parente.

Sim, com certeza. Reafirmo o que disse no outro post. Mesmo que tal ato seja até prazeroso para a criança (o q não é o caso dos relatos de quem sofreu esta violência), a criança não tem a maturidade emocional (para não falar da biológica) para lidar com este tipo de... "relacionamento", o que vai invariavelmente coloca-la na posição de submissão em um jogo doentio de poder.

Há tempos atrás li que uma juíza absolveu um sujeito q tinha tido relações com uma garota de 12 anos. No caso, foi verificado que ela já era bem saidinha, não era mais virgem e mostrava desenvoltura no relacionamento (não no ato em si, o jornal não entrou em detalhes, obviamente). De qualquer forma, é um caso diferente do que se fala aqui.
Editado pela última vez por Mucuna em 26 Ago 2009, 16:58, em um total de 1 vez.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:

Ayya...estou chegando à conclusão que você não vive neste planeta. Com que idade você acha que meninas menstruam? 18? É com 10, 11, 12 na maioria das vezes. Aos 13 já é quase se sentindo estranha à turma. Acontece com 9 nos casos mais raros, o que acho lamentável porque é muito cedo mesmo.

Meu caso. Mas não gerou nenhum trauma... foi tranquilo.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Apo escreveu:

Meu caso. Mas não gerou nenhum trauma... foi tranquilo.

Não por trauma. Mais porque atrapalha em algumas atividades em que as crianças querem mais é liberdade, como ir à piscina, tomar banho de mar, dormir nas casas de amigos sem se preocupar com nada, passar horas na rua brincando. Acho muito cedo. Assim como acho cedo aos 10 ou aos 11. A maioria das meninas acha bem chato e se sente menos criança de repente. Algumas choram bastante. Mesmo as que não são pegas de surpresa.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:

Em primeiro lugar, obrigado pelas explicações, Avatar (vou continuar a te chamar assim, quase me travou o dedo o seu nick novo :emoticon16: ) e Acauan.

Tentando responder a voce e a Apo, acredito que um dos motivos de as meninas começare a mentruar com idades entre 9 e 13 anos seja as condições climáticas. Eu li a algum tempo atras, que, por morarem em países mais frios, as meninas tem o processo reprodutor mas demorado, o que não ocorre nas meninas que moram em paises com temperatura mais elevada. Que eu me lembre, o clima mais quente estimula o ciclo reprodutor propiciando o acasalamento. Em outras palavras, se estivessemos em uma época mais primitiva, levariamos vantagem numerica com nossos "parentes" que moram nos países mais frios, cujo processo evolutivo atrasa o processo reprodutor das meninas, esperando o seu corpo estar mais "maduro" para a reprodução.

Deve-se notar que as jovens dos países com temperaturas mais quentes ficam com o seu corpo mais desenvolvido propiciando o acasalamento mais cedo, enquanto que as jovens que moram nos paises mais frios, o amadurecimento é mais lento, ficando com um corpo de "menina" durante um tempo maior.
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Lúcifer escreveu:Avatar (vou continuar a te chamar assim, quase me travou o dedo o seu nick novo :emoticon16: ).

Sem problemas, meu amigo.

Trancado