Filhos trazem felicidade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fenrir
Gênero: Masculino

Re: Filhos trazem felicidade?

Mensagem por Fenrir »

Tenho dois filhos homens. Um de 7 anos e outro com 1 ano e 3/4.
Posso dizer que, apesar da canseira que eles dão as vezes, que trazem felicidade!

Fim de semana passada estava ajudando o de 7 a andar sem as rodinhas extras na sua "bike da hotwheels".
Esta quase lá.
O mais novo esta naquela fase hipercinética em que tudo chama a atençao e convida a exploração, demandando
compania constante para evitar acidentes... crianças nesta idade, são como bem disse Piaget, pequenos cientistas. Pena que perdemos muto disso depois de adultos!

Mas, como todo pai que pensa no futuro, fico as vezes imaginando como vai ser a vida deles daqui a umas decadas.
As vezes me sinto culpado por ter pouco tempo a disposição ou por não ensina-los mais coisas (filo-sofo que sou...).

Demócrito achava que não valia a pena ter filhos porque estes lhe tomavam tempo precioso e sua educação não era garantia de coisa alguma. Mas Demócrito era um excêntrico, como todos os gênios o foram, uns mais outros menos.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Vocações nos levam a superar dificuldades enquanto a picaretagem é a procura da facilidade, a qualquer custo.

Não consigo imaginar como uma pessoa realmente vocacionada se deixaria levar pela picaretagem. Poderia exemplificar?

Acauan escreveu:A inveja, por si, já é um reconhecimento. Não há porque invejar alguém tão medíocre quanto o próprio invejoso.

Preciso aprender a lidar com isso, pois esse tipo de reconhecimento, na prática, atua como um freio para o profissonal. Muitas vezes fui chamado atenção por não relacionar o conteúdo de Matemática com coisas do tipo "semana do folclore", criticado por ser um dos únicos professores que não passava joguinhos, culpado por falta de "controle de turma" por ter tirado de sala alunos que jogavam bolinhas de papel ou de ter impedido a entrada dos alunos que estavam mais de 30 minutos atrasados!!! Você é um professor tradicional, diziam (como se isso fossse extremamente ruim). E por aí vai...

Ainda não sei qual habilidade preciso desenvolver para lidar com isso, pois ainda não consigo não bater de frente. Acabo falando verdades na cara do tipo: "Continue passando a mão na cabeça dos alunos que a Escola continuará sendo esta porcaria". "Essa Escola é referência de mediocridade há 18 anos, justamente o tempo que você está na direção". E por aí vai...

Quando tiro um aluno de sala e o diretor manda ele voltar para sala de novo, mando o aluno retornar para o diretor. Não consigo fazer média com uma coisa dessas, pois onde vai parar minha autoridade!?

Quase sempre sou gentil, mas quando sou criticado injustamente não consigo me conter. Sei que o motivo é a paixão. Sinto-me como se estivessem refreando ou ferindo minha paixão e respondo apaixonadamente. Como agir mais racionalmente num momento desses, sem ser falso!? É uma coisa que preciso aprender...

Preciso de conselhos, guerreiro! Como você agiria?!

Continua...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Medíocres se autodefendem corporativamente e querem que todos sejam como eles, o que não é exatamente valorização.

Concordo plenamente!

Acauan escreveu:Não existe e ai de quem tentar instituí-la.
Céus e terras caíram sobre a cabeça de quem ousar cobrar resultados individuais, muitas vezes acompanhados dos mais comoventes discursos contra a perversidade da ideologia neoliberal que quer obrigá-los a trabalhar.

Existem propostas para que o professor receba de acordo com o seu próprio mérito e que façam provas periódicas para avaliação do conhecimento. Quase todos, é incrível!!! Tais propostas não ressaltam que podem mandar o professor embora!!! Então, se assustar para quê!?

Acauan escreveu:Reconhecimento é uma coisa, recompensa é outra.
O bom professor deve antes de tudo ser reconhecido pelos seus alunos, mesmo que não seja recompensado nem por eles, nem por ninguém.

Concordo e assino em baixo, com a ressalva do tipo "reconhecimento dos alunos ruins". Alunos ruins muitas das vezes não valorizam o bom professor e, por inveja, tentam puxar os alunos bons para baixo, para dentro da mediocridade.

...mas imagino que atitudes desses alunos não deixam de ser uma reação ao reconhecimento que não querem admitir...seria isso?!

O papo está show de bola! :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Fenrir escreveu:Tenho dois filhos homens. Um de 7 anos e outro com 1 ano e 3/4.
Posso dizer que, apesar da canseira que eles dão as vezes, que trazem felicidade!

Fim de semana passada estava ajudando o de 7 a andar sem as rodinhas extras na sua "bike da hotwheels".
Esta quase lá.
O mais novo esta naquela fase hipercinética em que tudo chama a atençao e convida a exploração, demandando
compania constante para evitar acidentes... crianças nesta idade, são como bem disse Piaget, pequenos cientistas. Pena que perdemos muto disso depois de adultos!

Mas, como todo pai que pensa no futuro, fico as vezes imaginando como vai ser a vida deles daqui a umas decadas.
As vezes me sinto culpado por ter pouco tempo a disposição ou por não ensina-los mais coisas (filo-sofo que sou...).

Demócrito achava que não valia a pena ter filhos porque estes lhe tomavam tempo precioso e sua educação não era garantia de coisa alguma. Mas Demócrito era um excêntrico, como todos os gênios o foram, uns mais outros menos.

Você escalaria o Monte Everest? Escalar o Monte Everest envolve uma série de restrições de conforto, frio absurdo, esforço exaustivo e outras cositas mais que você esquece totalmente quando está no topo do Monte e pode apreciar a vista e sentir-se orgulhoso do que conseguiu, mesmo que eventualmente seu dedão do pé esteja congelado.

Quem se sentiu em média mais prazer/emoções positivas escalando o Everest ou curtindo praias caribenhas? O que as pesquisas revelam é basicamente isso: que o trabalho e as restrições impostas na criação dos filhos ou anulam ou não superam os momentos prazeirosos que se têm com os filhos. Inclusive várias mães (numa pesquisa com 900 mulheres) relataram que preferem assistir TV a cuidar dos filhos, a atividade de cuidar dos filhos só perde para atividades domésticas relacionadas a manuntenção da casa.

O mesmo argumento que as pessoas usam para não ter MAIS um filho eu uso para não ter NENHUM: dinheiro, tempo e atenção são recursos finitos e eu prefiro gastá-los comigo e com minha parceira.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Eu faria qualquer coisa para ajudar a minha filha. Qualquer coisa. Para deixá-la apenas feliz, faria apenas o que não me machucasse.

Mas não é por isto que teria outro filho.
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu: O que as pesquisas revelam é basicamente isso: que o trabalho e as restrições impostas na criação dos filhos ou anulam ou não superam os momentos prazeirosos que se têm com os filhos. Inclusive várias mães (numa pesquisa com 900 mulheres) relataram que preferem assistir TV a cuidar dos filhos, a atividade de cuidar dos filhos só perde para atividades domésticas relacionadas a manuntenção da casa.

Imagino isso como regra, mas que existam exceções.

Estou aqui pensando com meus botões:

Queria saber um bom motivo que levaria uma pessoa a desejar um filho?!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Eu faria qualquer coisa para ajudar a minha filha. Qualquer coisa. Para deixá-la apenas feliz, faria apenas o que não me machucasse.

Depois que tem um filho(a) já era...o instinto fala mais alto...faremos o que julgarmos melhor para ele(a). Agora, para ter um outro é outra história mesmo...

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Res Cogitans escreveu: O que as pesquisas revelam é basicamente isso: que o trabalho e as restrições impostas na criação dos filhos ou anulam ou não superam os momentos prazeirosos que se têm com os filhos. Inclusive várias mães (numa pesquisa com 900 mulheres) relataram que preferem assistir TV a cuidar dos filhos, a atividade de cuidar dos filhos só perde para atividades domésticas relacionadas a manuntenção da casa.

Imagino isso como regra, mas que existam exceções.

Estou aqui pensando com meus botões:

Queria saber um bom motivo que levaria uma pessoa a desejar um filho?!

Reproduzir a própria imagem, construir um lar cheio de brinquedos e correria, ter algo em comum ( e concreto) consanguineamente com o par, se envolver de novo com coisas como aniversários, festinhas, amiguinhos, etc etc etc. Se juntar tudo, dá um monte de bons motivos.
Sem contar o mais forte de todos: mostrar a si mesmo que pode criar um ser humano e tudo que isto envolve.
O desejo não é bem assim uma coisa racional ou unidirecionada. É uma mistura de coisas.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Eu faria qualquer coisa para ajudar a minha filha. Qualquer coisa. Para deixá-la apenas feliz, faria apenas o que não me machucasse.

Depois que tem um filho(a) já era...o instinto fala mais alto...faremos o que julgarmos melhor para ele(a). Agora, para ter um outro é outra história mesmo...

Como eu disse não é instinto ( ou não apenas). É envolvimento mesmo, amor, desafio, curiosidade, conhecimento ( de si mesmo e da espécie humana).
Ter outro eu tenho vontade emocional e boba de ter, confesso. Mas racionalmente, tô fora. Embora me arrependa de não ter tido, de não ter dado a ela a experiência de ter um irmão ( isto porque eu julgo que seria bom...), e um monte destes clichês que as pessoas falam ( e que no frigir dos ovos, são verdades humanas).

Ih...eu mudei tanta coisa na minha cabeça depois de ter uma filha que eu jurava que jamais teria!
Tenho certa pena de minhas amigas que nunca terão esta experiência. Ainda mais porque a fase fértil é estranhamente curta.
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Reproduzir a própria imagem, construir um lar cheio de brinquedos e correria, ter algo em comum ( e concreto) consanguineamente com o par, se envolver de novo com coisas como aniversários, festinhas, amiguinhos, etc etc etc. Se juntar tudo, dá um monte de bons motivos.
Sem contar o mais forte de todos: mostrar a si mesmo que pode criar um ser humano e tudo que isto envolve.
O desejo não é bem assim uma coisa racional ou unidirecionada. É uma mistura de coisas.

É que isso me soa tipo: "estou pensando em mim para ter um filho". Não sei até que ponto isso seria bom, pois quase sempre as coisas não acontecem da maneira que idealizamos. Amaríamos o filho com a mesma intensidade se ele nascer deficiente mental, por exemplo?!. Possivelmente não, mas não pelo filho e, sim, por não ser mais possível colocar em prática aquilo que idealizamos. De qualquer forma, nossas idealizações são um forte motivo, sem dúvidas.

É uma questão polêmica...

Apo

Mensagem por Apo »

duplo

Ps: Edson, respondi lá.
Editado pela última vez por Apo em 19 Fev 2010, 13:31, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Reproduzir a própria imagem, construir um lar cheio de brinquedos e correria, ter algo em comum ( e concreto) consanguineamente com o par, se envolver de novo com coisas como aniversários, festinhas, amiguinhos, etc etc etc. Se juntar tudo, dá um monte de bons motivos.

É que isso me soa tipo: "estou pensando em mim para ter um filho". Não sei até que ponto isso seria bom, pois quase sempre as coisas não acontecem da maneira que idealizamos. Amaríamos o filho com a mesma intensidade se ele nascer deficiente mental, por exemplo?!. Possivelmente não, mas não pelo filho e, sim, por não ser mais possível colocar em prática aquilo que idealizamos. De qualquer forma, nossas idealizações são um forte motivo, sem dúvidas.

É uma questão polêmica...

Sim, mas não se pode negar que toda produção humana responde a demandas mais ou menos egoístas.
Tal argumento pode sempre ser jogado na mesa quando as coisas dão erradas: " Não pedi para nascer", " Não é culpa minha se você é do jeito que é" e outras do tipo. Ossos do ofício.
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Como eu disse não é instinto ( ou não apenas). É envolvimento mesmo, amor, desafio, curiosidade, conhecimento ( de si mesmo e da espécie humana).

Por vezes penso que por trás de toda roupagem sempre haverá o instinto.

Apo escreveu:Ter outro eu tenho vontade emocional e boba de ter, confesso. Mas racionalmente, tô fora. Embora me arrependa de não ter tido, de não ter dado a ela a experiência de ter um irmão ( isto porque eu julgo que seria bom...), e um monte destes clichês que as pessoas falam ( e que no frigir dos ovos, são verdades humanas).

rsrs...essas bobices nos movem muuuiiiito...as forças emocionais sempre estabelecem limites para nossa razão.

Apo escreveu:Ih...eu mudei tanta coisa na minha cabeça depois de ter uma filha que eu jurava que jamais teria!
Tenho certa pena de minhas amigas que nunca terão esta experiência. Ainda mais porque a fase fértil é estranhamente curta.

Conheço mulheres que pensam justamente o oposto: têm pena das mulheres que têm filhos.

Talvez uma parte das mulheres sejam felizes com e outras sem filhos. Outra parte se sente infeliz com e outras sem filhos.

O ser humano é um bicho complicado de entender...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu: Sim, mas não se pode negar que toda produção humana responde a demandas mais ou menos egoístas. Tal argumento pode sempre ser jogado na mesa quando as coisas dão erradas: " Não pedi para nascer", " Não é culpa minha se você é do jeito que é" e outras do tipo. Ossos do ofício.

Para mim é egoísta "sem mais", "sem menos", Apo...o que não significa que seja ruim. Ora, se me sinto bem ajudando outra pessoa isso é bom para mim e para o outro. Todos saem ganhando (desde que não fique duro com a ajuda...rsrs).

O problema é que dificilmente acertamos a dose...ora por excesso, ora por falta...

Ps: in off manderei mais tarde...preciso elaborar com calma...tudo bem?!

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Como eu disse não é instinto ( ou não apenas). É envolvimento mesmo, amor, desafio, curiosidade, conhecimento ( de si mesmo e da espécie humana).

Por vezes penso que por trás de toda roupagem sempre haverá o instinto.

Sim, mas não apenas ele. Há toda uma programação consciente ou subconsciente, social ou pessoal por trás de tudo. Eu sentia repugnância, não tinha a menor vontade de passar por tudo o que passei e que ainda passarei. Mas jamais abriria mão de minha existência sem ela hoje em dia. Se, friamente, eu tivesse que escolher entre as duas vidas, seria ao lado dela. Talvez ao lado de outras dela :emoticon16:

Apo escreveu:Ter outro eu tenho vontade emocional e boba de ter, confesso. Mas racionalmente, tô fora. Embora me arrependa de não ter tido, de não ter dado a ela a experiência de ter um irmão ( isto porque eu julgo que seria bom...), e um monte destes clichês que as pessoas falam ( e que no frigir dos ovos, são verdades humanas).

rsrs...essas bobices nos movem muuuiiiito...as forças emocionais sempre estabelecem limites para nossa razão.

Sim, mas é bobice vivida, neste caso. Não apenas aquelas teorias passadas de geração a geração. Estas eu sempre fui muito cética em aceitar.

Apo escreveu:Ih...eu mudei tanta coisa na minha cabeça depois de ter uma filha que eu jurava que jamais teria!

Conheço mulheres que pensam justamente o oposto: têm pena das mulheres que têm filhos.

Sim, mas as que têm filhos não costumam pensar assim. E as outras são como eu antes: tripudiava em cima das mães e pais em geral. Pra mim, estavam todos fadados à vidas muito chatas, uma verdadeira prisão. Agora vejo que tudo tem os dois lados. Ou se vive os dois, ou não se fica sabendo, apenas conjecturando.
Mas a bem da verdade...quem seria eu se não tivesse tido? Impossível saber. Muita filosofia...

Talvez uma parte das mulheres sejam felizes com e outras sem filhos. Outra parte se sente infeliz com e outras sem filhos.

O ser humano é um bicho complicado de entender...

É, em essência é isto mesmo. Só sei que o pai dela sempre quis ter uma menina e foi o que ele conseguiu. Nem mais, nem menos. Segundo ele, ela é muito mais do que ele poderia imaginar ou desejar.Também tem os que conseguem o equilíbrio e tal felicidade de que trata o tópico.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu: Sim, mas não se pode negar que toda produção humana responde a demandas mais ou menos egoístas. Tal argumento pode sempre ser jogado na mesa quando as coisas dão erradas: " Não pedi para nascer", " Não é culpa minha se você é do jeito que é" e outras do tipo. Ossos do ofício.

Para mim é egoísta "sem mais", "sem menos", Apo...o que não significa que seja ruim. Ora, se me sinto bem ajudando outra pessoa isso é bom para mim e para o outro. Todos saem ganhando (desde que não fique duro com a ajuda...rsrs).

O problema é que dificilmente acertamos a dose...ora por excesso, ora por falta...

O ego é nós agindo no mundo exterior. Logo, é egoísta e depois é que fica bom ou ruim. Haja filosofia ein?

Ps: in off manderei mais tarde...preciso elaborar com calma...tudo bem?!

Fique à vontade. Vou pra praia às 6. Se não responder, respondo no Domingo ou Segunda.
Imagem

jaderanderson

Mensagem por jaderanderson »

Luis Dantas escreveu:Especificamente, eu recomendo que se deixe de lado a insistência em ter filhos, mas ao mesmo tempo se dê mais importância à criação dos mesmos. Acho que se deve desmistificar tanto o aborto quanto a adoção e começar a pensar seriamente em rever os critérios e hábitos da criação de filhos. Pessoalmente acho um tanto fantasioso pensar que os filhos são responsabilidade exclusiva dos pais biológicos, ou mesmo principalmente deles. Como você bem lembra, só depois do fato saberemos quem realmente dá conta ou não, e até que grau e de qual forma. Não se pode esperar que a sociedade continue viável se não passarmos a ser mais realistas quanto à variedade de estímulos e referências sociais de que as crianças e adolescentes precisam.

Na minha cabeça, fatalmente acabaremos por precisar criar crianças e adolescentes de uma forma mais comunitária, em que a distinção entre escola e família será bem menor e a atribuição de responsabilidades será mais dinâmica e mais realista. O contato afetivo entre pais e filhos biológicos continuará sendo frequente e necessário, mas a criação, que na prática já não é tão automática assim, passará a ser reconhecida como algo importante demais para ser largada ao acaso, à tradição obsoleta e/ou a caprichos familiares específicos.

Gostei bastante deste trecho, mas gostaria de fazer algumas perguntas:

- Hoje a necessidade de uma forma comunitária na formação/criação já é ultra necessária, seria uma forma de reduzir influencias danosas acredito eu. Mas como trataríamos esta "atribuição dinamica e realista" de responsabilidades? Se bem entendi, usando o cenario escola/casa seria algo como dividir o custo operacional de um filho entre sua casa e a escola?

- O modelo futuro sugerido seria atribuir ao ambiente educacional um peso maior do ao ambiente familiar por assim dizer?

Apo

Mensagem por Apo »

Comunitário seria casa/escola? Ou seria algo como permitir (ou até incentivar) que a criança transitasse no máximo de ambientes dentro da estrutura social ( inclusive entre classes sociais)?

Tem muita gente que se orgulha dos filhos conviverem com todo tipo de criança/adolescente, estudarem em escolas que fogem um pouco ao perfil da família, que acham que quanto mais variedade proporcionam, melhor será para a criança/adolescente entender o mundo, criar "anticorpos sociais" e este tipo de discurso coletivizante e inclusivo.

Eu, particularmente, acho que as coisas não assim românticas e a coletividade é compartimentada não é por acaso.
Imagem

jaderanderson

Apo escreveu:Comunitário seria casa/escola? Ou seria algo como permitir (ou até incentivar) que a criança transitasse no máximo de ambientes dentro da estrutura social ( inclusive entre classes sociais)?

No meu ponto nem um nem outro... e sim que todos os "mais velhos" tambem se sentissem na responsabilidade de contribuir para a formação do cidadão, algo como na rua ao ver o moleque jogar lixo no chão dizer "Ei! Vá jogar isso no lixo" ao invés de dar de ombros (e nisso incluíriamos tambem os mestres)... no fim acho que acabei mega-simplificando tua pergunta, falha minha

Apo escreveu:Tem muita gente que se orgulha dos filhos conviverem com todo tipo de criança/adolescente, estudarem em escolas que fogem um pouco ao perfil da família, que acham que quanto mais variedade proporcionam, melhor será para a criança/adolescente entender o mundo, criar "anticorpos sociais" e este tipo de discurso coletivizante e inclusivo.

Eu, particularmente, acho que as coisas não assim românticas e a coletividade é compartimentada não é por acaso.

Concordo, por isso que perguntei sobre esta criação comunitária na visão do dantas

Apo

Mensagem por Apo »

jaderanderson escreveu:
Apo escreveu:Comunitário seria casa/escola? Ou seria algo como permitir (ou até incentivar) que a criança transitasse no máximo de ambientes dentro da estrutura social ( inclusive entre classes sociais)?

No meu ponto nem um nem outro... e sim que todos os "mais velhos" tambem se sentissem na responsabilidade de contribuir para a formação do cidadão, algo como na rua ao ver o moleque jogar lixo no chão dizer "Ei! Vá jogar isso no lixo" ao invés de dar de ombros (e nisso incluíriamos tambem os mestres)... no fim acho que acabei mega-simplificando tua pergunta, falha minha

É, isto seria bom, mas as vulnerabilidades teriam que ser derrubadas. Tente fazer isto com um muleque mal educado e as consequências podem ser desastrosas:

- Você não é meu pai!
- Você não tem nada a ver com a educação do meu filho, cuide dos seus.
- Pago impostos para lixeiros terem o que fazer ok?

E por aí vai.

Apo escreveu:Tem muita gente que se orgulha dos filhos conviverem com todo tipo de criança/adolescente, estudarem em escolas que fogem um pouco ao perfil da família, que acham que quanto mais variedade proporcionam, melhor será para a criança/adolescente entender o mundo, criar "anticorpos sociais" e este tipo de discurso coletivizante e inclusivo.

Concordo, por isso que perguntei sobre esta criação comunitária na visão do dantas

É, foi em função do que ele escreveu que eu também me questionei.
Imagem

jaderanderson

Apo escreveu:
jaderanderson escreveu:

É, isto seria bom, mas as vulnerabilidades teriam que ser derrubadas. Tente fazer isto com um muleque mal educado e as consequências podem ser desastrosas:

- Você não é meu pai!
- Você não tem nada a ver com a educação do meu filho, cuide dos seus.
- Pago impostos para lixeiros terem o que fazer ok?

E por aí vai.

Sim, mas imaginando que o ato do muleque se repetisse sobre constante correção... não iria uma hora ceder? Penso que se multiplicassemos este cenário por várias crianças o resultado final seria eficiente, não 100% obviamente. E claro, falando do que temos hoje como educação, a iniciativa de fazer com que a criança respeite a autoridade dos outros teria que vir de dentro do circulo familiar.

Apo

Mensagem por Apo »

O muleque talvez sim. Mas daí teria que ser seu filho ou criação sua, sem divisão com quem pensasse diferente.
Sem a repetição da sociedade toda, acho difícil...mas até acontece dos filhos acordarem com exemplos externos e se rebelarem com a má-educação dos pais.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

jaderanderson escreveu:- Hoje a necessidade de uma forma comunitária na formação/criação já é ultra necessária, seria uma forma de reduzir influencias danosas acredito eu. Mas como trataríamos esta "atribuição dinamica e realista" de responsabilidades? Se bem entendi, usando o cenario escola/casa seria algo como dividir o custo operacional de um filho entre sua casa e a escola?

De certa forma. No duro, seria ousar tornar mais educacional o ambiente familiar, e mais ciente da realidade social dos alunos o ambiente escolar. Não faz sentido continuar com essa esquizofrenia artificial que temos hoje com a radical mudança de expectativas entre os dois ambientes.

- O modelo futuro sugerido seria atribuir ao ambiente educacional um peso maior do ao ambiente familiar por assim dizer?

Não diria isso. O ambiente familiar só será menos importante que o educacional quando estiver muito desgastado, penso eu.

Tem muita gente que se orgulha dos filhos conviverem com todo tipo de criança/adolescente, estudarem em escolas que fogem um pouco ao perfil da família, que acham que quanto mais variedade proporcionam, melhor será para a criança/adolescente entender o mundo, criar "anticorpos sociais" e este tipo de discurso coletivizante e inclusivo.

Não penso que sejam românticas. Muito pelo contrário, é por que não são nada românticas que vejo esse esforço consciente como uma necessidade prioritária.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Sim, mas não apenas ele. Há toda uma programação consciente ou subconsciente, social ou pessoal por trás de tudo.

O instinto veste roupas, Apo!

É sua camuflagem! :emoticon1:

Apo escreveu:Sim, mas as que têm filhos não costumam pensar assim.

Algumas no discurso, Apo! Seria socialmente desastroso uma mulher dizer isso (que não queria ter tido filhos) em público. Tão desastroso que com o tempo não fala nem para si mesma. Não é seu caso (você parece ser mãezona), mas acho que isso acontece com certa parcela de mulheres.

Apo escreveu:E as outras são como eu antes: tripudiava em cima das mães e pais em geral. Pra mim, estavam todos fadados à vidas muito chatas, uma verdadeira prisão. Agora vejo que tudo tem os dois lados. Ou se vive os dois, ou não se fica sabendo, apenas conjecturando.
Mas a bem da verdade...quem seria eu se não tivesse tido? Impossível saber. Muita filosofia...

Realmente não é possível saber...

O importante é que você foi feliz em sua escolha!!! Acho que isso também depende muito da índole do filho(a). Se for um filho(a) que possui uma índole ruim, acho que a vida do pai ou da mãe pode virar um verdadeiro inferno.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Luis Dantas escreveu:De certa forma. No duro, seria ousar tornar mais educacional o ambiente familiar, e mais ciente da realidade social dos alunos o ambiente escolar. Não faz sentido continuar com essa esquizofrenia artificial que temos hoje com a radical mudança de expectativas entre os dois ambientes.

Uma das razões do fracasso escolar é o de justamente ficar se preocupando demais com a realidade social dos alunos, tomando para si uma responsabilidade que cabe aos pais (ou famíla).

Trancado