zencem escreveu:NadaSei escreveu:Ateismo é apenas descrença em Deus, nada mais.
Não estou falando sobre nada do gênero.
Quando falo em eliminar crenças e condicionamentos mentais (entre outras coisas mais), estou falando sobre os ensinamentos de Cristo, Buda, Lao Tsé, Krishna, e outras pessoas do tipo, pois é isso o que eles nos permitem fazer... e em um nível que nenhum outro meio permite.
Outra falácia!
Isto é apenas um argumento autoritário e conclusivo seu.
Acho que você não sabe muito bem o que é uma falácia...
zencem escreveu:O ateísmo não é falta de crença em Deus, mas apenas a descoberta das causas e consequente libertação da dependência desse e outros condicionamentos, nos quais ela se sustenta.
Acho que você também não sabe bem o que é ateismo...
zencem escreveu:O ceticismo, portanto, não alcança uma resposta sobre Deus e refere-se, apenas, à desmontagem do alicerce que sustenta esta expectativa, cuidadosamente construido pelos que tanto se empenham em destruir a capacidade racional do indivíduo.
É... não sabe mesmo.
Ateísmo não é ceticismo.
Quem foi que falou em Deus aqui?
O assunto em questão é religião.
Depois... o ceticismo não desmonta nada, pelo visto também não sabe o que é ceticismo.
O que não falta é ateu crente, cheio de falácias e erros de raciocínio... Felizmente pra vocês, os ateus céticos tem mantido limpo o nome do ateismo.
zencem escreveu:A crença é puro resultado de um trabalho diário e milenar de condicionamento do indivíduo, desde a sua menor infância, sem que ele tenha a mínima oportunidade de preservação contra a ignomínia desse vampirismo institucional, como compensação à sua ausência de pensamento crítico.
É um verdadeiro estupro de uma infancia indefesa que cresce e se forma, a mercê da sanha desses deformadores da inteligência, interessadas apenas em garantir o seu domínio, sem nunca ter se preocupado pela devastação que já causaram na consciência da humanidade e que está encravada na sua história.
Nem siquer elas se envergonham das contradições e conflitos obcenos, que existem entre elas.
Responda-me se, exceto o recurso de ameaçar com castigos eternos, algumas vêzes, estas instituições se preocuparam em buscar, seriamente, as causas dessa sociedade inconsequente que caminha em cima dos alicerces que elas construiram?
Você não acha que está sendo um pouco pretensioso ao se colocar acima disso tudo?
Você fala, fala e fala... mas continua falando daquela sombra a qual me referi no primeiro post.
Sua "crença" de que a religião é APENAS essa sombra... é tão grande, mas tão grande, que supera o seu interesse em "questionar" as coisas que eu disse logo no primeiro post.
Se tivesse feito isso, não estaria falando sobre essas "instituições" nem sobre crença.
Quem disse que religião depende de crença?
Quem disse que eu estou falando sobre instituições como a igreja católica ou qualquer outra igreja/seita?
Você está crente de que estou falando sobre algo... que na realidade não estou, afinal já defini esse mesmo algo sobre o qual você fala, como sendo uma sombra que ilude as pessoas.
zencem escreveu:...Se Você, que tem o cinismo de falar em "uma forma de se libertar das crenças e dos condicionamentos mentais", contempla uma libertação de verdade que corresponda ao modo "nada sei" da Maiêutica que Sócrates sobrepunha com seus interlocutores ?
Pelo contrário, você conserva o despotismo proselitista, não respeita a nossa coragem (1%) de assumir uma posição livre da opressão massacrante da maioria da humanidade, desorientada por uma alienação atolada em falácias.
Que liberdade de crenças e condicionamentos mentais é esta, tão verdadeira e sincera como " o cuidado com os falsos profetas" cristão, e que não enxerga a própria falsidade?
Desculpe, mas eu não deponho contra o ateismo como você erroneamente supõe.
Ao contrario de você, que de forma dogmática e arbitraria, cria um "index" sobre o que é fonte de informação valida e o que é bobagem.
O nome disso é auto censura feita por um pensamento viciado e dogmático.
O livre pensamento real, o ceticismo e o questionamento, não podem ser limitados por barreiras como crenças pré-conceituosas sobre a religião.
Essa "religião" da qual você fala (a qual eu chamo de sombra) eu já conheço bem, ela me foi apresentadas pelos Papas, Edirs Macedos e Bispas Sonias da vida e, assim como os ateus, já me livrei dela há muito tempo.
A única diferença, é que eu não deixo mais pessoas como esse Edir Macedo, me dizerem o que é a religião e o que ela não é.
Prefiro pensar e descobrir isso pessoalmente, pra idéias dele sobre o que é religião... um abraço e boa viajem.
O nome disso é ceticismo, coisa rara inclusive entre os ateus.