Do alto da cruz

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apocaliptica escreveu:Ainda não sei porque discutimos estas coisas...acho que estou levemente cansada de ficar repetindo. :emoticon12:

Ao contrário de uns e outros por aqui, o Alter-Ego/Chatólico parecia um cara inteligente.
Talvez ainda seja, mas abdicou de sua inteligência em troca do conforto das certezas pré-fabricadas de uma religião idiota.

Assustador.

"Quem prostitui sua mente ao aceitar afirmações sem prova, coisas que sua inteligência
sabe que são mentiras, está pronto a aceitar qualquer imoralidade, qualquer absurdo,
cometer qualquer crime. Entrega a outros a decisão sobre o que é certo ou errado.
Justifica-se pela fé e despreza as evidências em contrário."

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ainda não sei porque discutimos estas coisas...acho que estou levemente cansada de ficar repetindo. :emoticon12:

Ao contrário de uns e outros por aqui, o Alter-Ego/Chatólico parecia um cara inteligente.
Talvez ainda seja, mas abdicou de sua inteligência em troca do conforto das certezas pré-fabricadas de uma religião idiota.

Assustador.

"Quem prostitui sua mente ao aceitar afirmações sem prova, coisas que sua inteligência
sabe que são mentiras, está pronto a aceitar qualquer imoralidade, qualquer absurdo,
cometer qualquer crime. Entrega a outros a decisão sobre o que é certo ou errado.

Assustador Fernando é se achar mais racional q outras pessoas só porque é ateu.Dificuldade em conviver com diferenças?
Repense isso cara.
Abraços.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

videomaker

Re: Re.: Do alto da cruz

Mensagem por videomaker »

Certo...ou seja devemos nos transformar em robozinhos, pois sofrendo ou impingindo sofrimento, só estamos cumprindo nossa missão, de amar o imbecil criado por nós mesmos e fingir que que o criminoso precisa mesmo cometer o crime, e que o pai que enfia o filho no forno está fazendo o bem ao filho, que mereceu a queimadura. Tudo certo e sob controle.

Desculpe-me mas tive que parar por aqui! pois ou vc ainda não entendeu, ou insiste no que não existe!
Primeiro: Não temos que sofrer! se sofremos é por culpa propia! e se o sofrimento EXISTE, o que fazemos é tentar entender o por que dele existir, se não explicarmos, ele vai continuar existindo! então ou tem uma razão,ou nenhuma pra existir!
Segundo: Ninguem precisa ser criminosos coisa nenhuma! o crime é outro ato que independente de dar-mos uma explicação pra sua existencia, ele vai acontecer de qualquer jeito! Ninguem mata o outro por que alguem tem que ser assassinado! As pessoas matam por maldade! Porem a lei da causa e efeito junta as possibilidades e faz com que matador e assassino façam a justiça!
E pra deixar claro: O carma pode ser modificado! basta que aquele que deva sofrer por um ato, mude pra melhor e assim atenue o que deveria sofrer!
Se somos produto do que fizemos! realmente não entendo
como ser responsavel, seja coisa tão dificil de entender...
Editado pela última vez por videomaker em 03 Jun 2007, 14:30, em um total de 1 vez.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Assustador.

Assustador Fernando é se achar mais racional q outras pessoas só porque é ateu.Dificuldade em conviver com diferenças?
Repense isso cara.
Abraços.

É que toda essa razão e certeza ateista para no medo real do desconhecido! ai eu te pergunto, pra onde vai toda essa inteligencia? :emoticon5: ninguem sabe...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

zencem

Mensagem por zencem »

videomaker escreveu:
emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Assustador.

Repense isso cara.
Abraços.

É que toda essa razão e certeza ateista para no medo real do desconhecido! ai eu te pergunto, pra onde vai toda essa inteligencia? :emoticon5: ninguem sabe...

Isso não valida a fé; ...pelo contrário, desmoraliza-a.
O medo é o asilo da ignorância, e a vida não deve ser governada por ele, que é apenas uma contingência e não explica nada.
Nós, quando estamos tomados pelo medo, estamos doentes, somos o exemplo da inferiioridade, da impotência e da incapacidade.
A verdade só pode ser vista e sentida no ambiente de paz, de lucidês e de inteligência.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Assustador Fernando é se achar mais racional q outras pessoas só porque é ateu.Dificuldade em conviver com diferenças?
Repense isso cara.
Abraços.

Eu convivo com diferenças o tempo todo. Aliás, o diferente sou eu, na maior parte do tempo.

O que eu acho assustador é que uma pessoa inteligente, que reconhece que não há como se afirmar que Deus existe e, muito menos, que a verdadeira religião seja esta ou aquela, de repente abdique de tudo isto em troca da segurança da fé cega.

A fé é uma droga poderosa e assusta ver o que ela pode fazer com a mente das pessoas.

Veja que o Alter-Ego não apresentou um único argumento. Apenas desandou a despejar proselitismo piegas. Ele jamais teria feito isto quando era católico. Agora que é carismático, nem se preocupa mais em parecer ridículo.

Eu só não digo que ele está curtindo com a nossa cara porque eu já vi a coisa acontecer com outras pessoas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu: É que toda essa razão e certeza ateista para no medo real do desconhecido! ai eu te pergunto, pra onde vai toda essa inteligencia? :emoticon5: ninguem sabe...

Não sei e vou ficar sem saber. Talvez não vá para lugar nenhum.
Se tivesse medo, já teria me agarrado a alguma fé consoladora.

Por que algumas pessoas têm tanto medo de ficar sem saber que inventam deuses? E ainda dizem que são os outros que sentem medo?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Assustador Fernando é se achar mais racional q outras pessoas só porque é ateu.Dificuldade em conviver com diferenças?
Repense isso cara.
Abraços.

Eu convivo com diferenças o tempo todo. Aliás, o diferente sou eu, na maior parte do tempo.
O que eu acho assustador é que uma pessoa inteligente, que reconhece que não há como se afirmar que Deus existe e, muito menos, que a verdadeira religião seja esta ou aquela, de repente abdique de tudo isto em troca da segurança da fé cega.
A fé é uma droga poderosa e assusta ver o que ela pode fazer com a mente das pessoas.
Veja que o Alter-Ego não apresentou um único argumento. Apenas desandou a despejar proselitismo piegas. Ele jamais teria feito isto quando era católico. Agora que é carismático, nem se preocupa mais em parecer ridículo.
Eu só não digo que ele está curtindo com a nossa cara porque eu já vi a coisa acontecer com outras pessoas.

Você está assustado,acredito eu pela convicção q vc tinha q se uma pessoa se tornasse Ateu peo "modo certo" ou seja a razão ela não voltaria a crer en Deus.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

videomaker

Por que algumas pessoas têm tanto medo de ficar sem saber que inventam deuses? E ainda dizem que são os outros que sentem medo?

Eu realmente acredito que umas confessam, e outras não! mas que um avião em queda resolve isso...há resolve.

zencem

Mensagem por zencem »

videomaker escreveu:

Eu realmente acredito que umas confessam, e outras não! mas que um avião em queda resolve isso...há resolve.

Resolve o que?

Por acaso, pra Deus se manifestar é preciso existir um avião em queda?

É por isso que eu digo que os picaretas não perdem nenhuma siituação inusitada, para chantagear e vender as suas superstições.

Ainda bem que na DE não existe pecado, né?

Dá para usar e abusar do mau caratismo. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

videomaker

zencem escreveu:
videomaker escreveu:

Resolve o que?

Por acaso, pra Deus se manifestar é preciso existir um avião em queda?

É por isso que eu digo que os picaretas não perdem nenhuma siituação inusitada, para chantagear e vender as suas superstições.

Ainda bem que na DE não existe pecado, né?

Dá para usar e abusar do mau caratismo. :emoticon12:

Confessar é complicado né, mas vc consegue.... :emoticon1:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Usuário deletado escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Qual o sentido disto?

Não há sentido.

Por isto que os únicos cristãos que tem resposta coerente para o Problema do Mal são os calvinistas.
Segundo eles Deus predestinou alguns para se ..., bem..., digamos para se darem mal, e se não gostarem problema deles, pois quem tá com a bola toda, é o bom da boca e distribui as cartas decidiu assim.

Terrível, mas coerente.

Incoerente é tentar conciliar omissão perante todo o mal com a suprema bondade e justiça.

Segundo o calvinismo o que devem fazer as pessoas predestinadas a se darem mal na vida?

Nada.

Para os calvinistas as pessoas só podem fazer aquilo que Deus lhes predestinou que fizessem.
Assim, se Deus escolheu alguém para sofrer a vida toda e no fim dela ainda resolver mandá-lo para o inferno, para os calvinistas está tudo muito bom, tudo muito bem, pois se Deus quis é assim que deve ser e fim de papo.

A única coisa que os calvinistas acham que as pessoas devem fazer é se conformar com o que Deus lhes predestinou, mesmo que seja uma vida terrena miserável seguida de queimar para sempre enquanto é comido por vermes a prova de fogo, já que, sabe-se lá porque cargas d'água, eles acreditam que Deus é glorificado com isto.

E para alguns calvinista mais explícitos, o sofrimento eterno de alguns bilhões de humanos não importa se é para a glória de Deus.

Pois é...

E é esta gente que vê imoralidade no ateísmo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

DIG

Mensagem por DIG »

Acauan escreveu:
Acauan escreveu:

Não há sentido.

Por isto que os únicos cristãos que tem resposta coerente para o Problema do Mal são os calvinistas.
Segundo eles Deus predestinou alguns para se ..., bem..., digamos para se darem mal, e se não gostarem problema deles, pois quem tá com a bola toda, é o bom da boca e distribui as cartas decidiu assim.

Terrível, mas coerente.

Incoerente é tentar conciliar omissão perante todo o mal com a suprema bondade e justiça.

Segundo o calvinismo o que devem fazer as pessoas predestinadas a se darem mal na vida?

Nada.

Para os calvinistas as pessoas só podem fazer aquilo que Deus lhes predestinou que fizessem.
Assim, se Deus escolheu alguém para sofrer a vida toda e no fim dela ainda resolver mandá-lo para o inferno, para os calvinistas está tudo muito bom, tudo muito bem, pois se Deus quis é assim que deve ser e fim de papo.

A única coisa que os calvinistas acham que as pessoas devem fazer é se conformar com o que Deus lhes predestinou, mesmo que seja uma vida terrena miserável seguida de queimar para sempre enquanto é comido por vermes a prova de fogo, já que, sabe-se lá porque cargas d'água, eles acreditam que Deus é glorificado com isto.

E para alguns calvinista mais explícitos, o sofrimento eterno de alguns bilhões de humanos não importa se é para a glória de Deus.

Pois é...

Que nojo :emoticon8:

emmmcri

Re.: Do alto da cruz

Mensagem por emmmcri »

Deus sabe como vc seria se fosse rico,pobre,bonito,feio,culto,sem cultura, enfin,se ele julga ele tem que ser necessáriamente justo,e para isso é necessário q ele saiba como vc se comportaria em toda e quaquer que seja a sua situação.
Ele sabe como seria até uma situação que não venha a existir/acontecer.
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Re: Re.: Do alto da cruz

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:Deus sabe como vc seria se fosse rico,pobre,bonito,feio,culto,sem cultura, enfin,se ele julga ele tem que ser necessáriamente justo,e para isso é necessário q ele saiba como vc se comportaria em toda e quaquer que seja a sua situação.
Ele sabe como seria até uma situação que não venha a existir/acontecer.

Isto não tem nada a ver com a predestinação calvinista comentada antes.

Uma coisa é conhecer o que cada um fará.
Outra é determinar o que cada um fará.

A doutrina calvinista prega que Deus determina as ações e o destino de cada um, daí os calvinistas negarem o livre arbítrio.

Nestes termos, toda conversa sobre justiça divina é apenas conversa mole para boi dormir.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Você está assustado,acredito eu pela convicção q vc tinha q se uma pessoa se tornasse Ateu peo "modo certo" ou seja a razão ela não voltaria a crer en Deus.

A loucura me assusta. Já vi gente idosa ficar gagá e não reconhecer mais nem os filhos, já vi gente como eu de repente aparecer de olhos esbugalhados, com a Bíblia no sovaco, chamando a todos de "amados".
É a morte em vida.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Eu realmente acredito que umas confessam, e outras não! mas que um avião em queda resolve isso...há resolve.

O que uma pessoa diz quando está bêbada, drogada ou apavorada não se escreve.
Uma pessoa só deve ser cobrada pelo que diz quando está de posse de sua razão.
O que você afirma é equivalente a condenar uma pessoa pelo que "confessou" ao ser torturada.
Equivale também a dizer que o único jeito de aceitar a Deus é ficando louco.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Acauan escreveu:
Acauan escreveu:

Não há sentido.

Terrível, mas coerente.

Nada.

Pois é...

Conformados? Só com o sofrimento dos outros. A maioria busca a prosperidade.

Se conseguiram, foi porque deus assim planejou. Se não, idem.

Mas não são conformados nesse sentido.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Eu realmente acredito que umas confessam, e outras não! mas que um avião em queda resolve isso...há resolve.

O que uma pessoa diz quando está bêbada, drogada ou apavorada não se escreve.
Uma pessoa só deve ser cobrada pelo que diz quando está de posse de sua razão.
O que você afirma é equivalente a condenar uma pessoa pelo que "confessou" ao ser torturada.
Equivale também a dizer que o único jeito de aceitar a Deus é ficando louco.

Vc nunca ouviu dizer que algumas verdades só são ditas diante um bom porre? :emoticon5: Se vc passa a rezar por deus na hora do desespero, é flagrante o restinho de fé... não tem jeito!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O ENCOSTO escreveu:
Acauan escreveu:

Conformados? Só com o sofrimento dos outros. A maioria busca a prosperidade.
Se conseguiram, foi porque deus assim planejou. Se não, idem.
Mas não são conformados nesse sentido.

Há que se diferenciar, historicamente, a idéia de prosperidade como benção de Deus dos calvinistas e dos neo-pentecostais de hoje.

Os calvinistas tradicionais do passado, como descritos por Weber em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", tinham a disciplina no trabalho como uma forma de louvor a Deus, que quando executada com Fé e vontade era agraciada com a riqueza, sobre o uso da qual o fiel tinha obrigações morais rígidas.

Já para os neo-pentecostais de hoje, Deus é uma espécie de vaca leiteira, cujo acesso às tetas é controlado pelos pastores mediante o pagamento dos 10% usuais - adiantado, claro, uma vez que é pecado pedir para ficar rico primeiro e dar o dízimo depois.
Para esta turma, ser pobre e doente é coisa de ímpio, razão pela qual os pobres e doentes do grupo constantemente fingem que não o são, para não dar a entender que fracassaram em alcançar a riqueza, cujo acesso seria tão facil para quem tem a religião certa.
Para os que a alcançam (e entre os milhões de membros, sempre haverá um ou outro que o consiga) parece que a única obrigação moral é aparecer nos programas de TV dos pastores exibindo ostensivamente suas casas, carros e contas bancárias, o que expressa bem o que seria a tal espiritualidade do qual esta gente tanto fala.
Editado pela última vez por Acauan em 04 Jun 2007, 12:19, em um total de 2 vezes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Vc nunca ouviu dizer que algumas verdades só são ditas diante um bom porre? :emoticon5: Se vc passa a rezar por deus na hora do desespero, é flagrante o restinho de fé... não tem jeito!

Quem fica bêbado não tem controle e diz as verdades que deveriam ficar guardadas ou então faz besteiras que, se estivesse sóbrio, não faria.

A fé cega é uma doença que a razão controla. Sem controle, a doença aparece.

spink
Contato:

Re.: Do alto da cruz

Mensagem por spink »

Muito bem diferenciado, Acauan.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Vc nunca ouviu dizer que algumas verdades só são ditas diante um bom porre? :emoticon5: Se vc passa a rezar por deus na hora do desespero, é flagrante o restinho de fé... não tem jeito!

Quem fica bêbado não tem controle e diz as verdades que deveriam ficar guardadas ou então faz besteiras que, se estivesse sóbrio, não faria.

Nem o desespero vai tornar um ateu em um teista! isso é engodo! a fé ainda estava lá....

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Nem o desespero vai tornar um ateu em um teista! isso é engodo! a fé ainda estava lá....

Sim, como um defeito, como um mau hábito que a pessoa aprendeu a controlar, assim como aprendeu a não falar palavrões.
Quando bebe, lá vêm os palavrões, lá vem a fé.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Nem o desespero vai tornar um ateu em um teista! isso é engodo! a fé ainda estava lá....

Acauan escreveu:8. Ateus deixam de sê-lo em momentos de desespero (não existem ateus num avião em pane).

Idéia errada pelo fato de que um momento de desespero pode gerar atos desesperados (o que pode incluir pedidos de socorro a entidades cuja existência não se crê quando em estado normal), mas não pode por si só gerar a crença em um Deus em quem não é predisposto a isto.
Quanto ao avião em pane, faz sentido relativo que nestes momentos os religiosos rezem pedindo ajuda divina, enquanto é absurdo esperar que um ateu reaja com gritos de "Deus não existe e vamos todos morrer", logo, são mais compreensíveis as manifestações religiosas do que ateístas nestes momentos fatídicos.

Dez Idéias Erradas (e muito repetidas) Sobre os Ateus.
Postado originalmente em 9/6/2004 14:24:32

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado