Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Wik

Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Wik »

Tou...
E de acordo com a lógica do Vitor dar uma causa sobrenatural ao Homossexualismo também é irracional.

Colocando as coisas em perspetiva. Vitor Moura comenta afirmaçoes de 2 loucos:

Louco 1: "O Homossexualismo nao é sobrenatural." Vitor moura: De fato é preciso ser muito irracional e demente para afirmar isto.

Louco 2: "O homossexualismo é sobrenatural." Vitor Moura: De fato é preciso ser muito irracional e demente para afirmar isto.

Vitor Moura

Re: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Aí está o problema. O fato de podermos explicar algo por meios normais não quer dizer que algo paranormal não esteja ocorrendo.

Mas, Vitor, é tremendamente BÁSICO nessa área que NUNCA EXPLICAMOS ALGO POR MEIO PARANORMAIS SE É POSSÍVEL EXPLICAR POR MEIOS NORMAIS! Sem respeitar essa premissa básica, somente a crença religiosa poderá te nortear!

Sim, nunca explicamos. Mas dizer que "com certeza" nada paranormal esteja ocorrendo é bem diferente disto.

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:A Navalha só diz para não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa,

Confundiu-se: é o contrário! Parcimonia é economia, assim, a hipótese a escolhermos DEVE ser a mais parcimoniosa, econômica!

Leia de novo o que escrevi e verá que usei duas negativas.

"não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa" = escolhermos a hipótese mais parcimoniosa

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu: mas ela não tem o poder de eliminar por meio de provas a hipótese menos parcimoniosa como explicação. Ao dizer "com certeza não é causado", ele fez uma afirmação que não pode provar, o ônus dele seria provar que é IMPOSSÌVEL a atuação de um agente paranormal. Só arranjar outras explicações normais não basta. Mas continuemos:

Não, não... paremos para analisar suas palavras! Ele NÃO TEM QUE PROVAR que algo é natural, mas VOCÊ DEVERIA PROVAR SE SUA INTERPRETAÇÃO É PARANORMAL! O Aurélio está correto em afirmar que a CAUSA não é sobrenatural porque NÃO PRECISAMOS DESSA HIPÓTESE...

Na verdade o texto não diz isso, aliás, vai até pelo contrário... ele diz:

"Mas então…qual a explicação da homossexualidade?

Ninguém sabe. "

Se NINGUÉM sabe, como diabos ele afirmou que COM CERTEZA a causa não é paranormal ou sobrenatural? A meu ver, isso é contraditório. E continua:

"Ou melhor, nenhuma das teorias a respeito é plenamente aceita por um grupo de médicos ou psicólogos que constitua maioria. As muitas hipóteses propostas reconhecem que a homossexualidade é causada pelo menos por um entre três tipos de fatores: biológicos, psicossociais ou convergentes."

Stevenson é psicólogo também, e propõe a hipótese paranormal como legítima.Não só ele, o Hernani pensava assim também.

Zangari escreveu:AINDA QUE OS HOMOSSEXUAIS TENHAM UTILIZADO DE ESP... EVIDENTEMENTE JÁ SENDO HOMOSSEXUAIS!!! A questão está na CAUSA e você é que tem que demosntrar que eles SÃO homossexuais POR CAUSA da encarnação anterior!!!

O Hernani tem um caso em que ele considera o comportamento homossexal da criança como indício de uma vida anterior, analisando as demais hipóteses e apontando a reencarnação como explicação mais plausível:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... naldo.html

Zangari escreveu:mas simplesmente usado ESP para encontrarem justificativas que lhes parecessem plausíveis ou compreensíveis de sua homossexualidade. Portanto, VITOR, o Aurélio, ao falar da CAUSA da homossexualidade não é paranormal NADA TEM A VER com interpretação PARANORMAL para as SUPOSTAS lembranças. Você está misturando estações, confundindo a CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE com a POSSÍVEL PARANORMALIDADE DO CONTEÚDO DAS LEMBRANÇAS!!!!!!! Assim, enquanto VOCÊ não excluir que o conteúdo das lembranças NÃO FOI REALIZADO POR ESP JAMAIS PODERÁ ATRIBUIR A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO TENDO ORIGEM PARANORMAL!!!

Vitor Moura escreveu:Sim, mas isso é bem diferente do que ele afirmou. Ele não disse que tais casos poderiam ser explicados por causas normais. Ele disse que eram impossíveis de serem explicados por causas paranormais.Foi disso que reclamei.

Cientificamente, NÃO PRECISAMOS DE HIPÓTESES PARANORMAIS PARA EXPLICAR FENÔMENOS NORMAIS, Vitor!

Sim, mas o fato de vc não precisar, não te dá o direito de dizer que é IMPOSSÍVEL, ou que COM CERTEZA não é causado por fatores paranormais!

Zangari escreveu:Não faz sentido isso em ciência! Alguém, amanhã, vai querer explicar o sarampo por causas paranormais ou vai insistir em considerar a epilepsia como sendo causada por espíritos malignos... e com a sua conivência! Só mesmo a cegueira da crença religiosa poderia obnubilar a lógica dessa assertiva!

Nesse caso, eu vou dizer que é mais parcimonioso explicar por causas naturais, mas não dizer que seja impossível uma explicação paranormal. Até porque....quem sabe?!

"Uma entidade multifacetada que antecede o Cristianismo, a feitiçaria comumente se refere a um combate cerimonial de maléficas (ou negativas) forças espirituais. Está num sentido oposto ao da oração, que se refere aos bons (ou positivos) poderes de espiritualidade. Ironicamente, as pessoas ficaram conhecidas por orar para o infortúnio de seus inimigos, e Kirkpatrick (7) informou um caso bem documentado de feitiçaria que pareceu uma mulher de 28 anos filipina-americana systemic lupus erythematosis com envolvimento renal. A biópsia renal mostrou glomerulonephritits focal membranoso e doença imune-complexa; o paciente era proteinúrico (4 +) com RBC e moldes de WBC, anêmico (Hgb 9,0 g/ dL) e teve um ESR (Westergren) de 149 mm/h. Ela não podia tolerar a terapia de prednisone e os níveis de sorum creatinine começaram a subir. Relutante para tomar quantias crescentes de prednisone, ela retornou à remota aldeia filipina de seu nascimento onde o médico de feiticeira 'retirou a maldição colocada nela por um pretendente prévio'. Retornou à América três semanas mais tarde, sem medicamento, parecendo normal. Ela recusou mais testes ou tratamentos, e dois anos mais tarde passou por uma gravidez normal, com tranqüilidade, com proteinuria intermitente, e deu à luz uma menina saudável. Estava ainda bem quando o relatório foi publicado quatro anos depois de sua viagem. O autor achou improvável que a biópsia de lúpus positivo do paciente repentinamente desaparecesse, e não podia explicar isso."

Fonte:http://geocities.yahoo.com.br/existem_espiritos/medicina_e_paranormal.html

Aliás, acho até bom ver se eu consigo esse estudo pra traduzir...

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Mas, oferecendo evidências de que elementos paranormais estariam envolvidos, Stevenson diz:

"Numerosas crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores dizem que na vida anterior eram uma pessoa do sexo oposto. Dois terços destas crianças mostram comportamento apropriados com o sexo da vida anterior."

Explicação psicossocial: a rejeição social da condição homossexual pode levar certas pessoas a acreditarem em um "paraíso de escolhas sexuais". Não é evidência de nada paranormal!

Não seria o contrário? Se houvesse uma aceitação da condição homossexual pela sociedade, sem punições ou castigos, isso levaria a criança a acreditar num "paraíso de escolhas sexuais"?

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Creio que em praticamente nenhuma população do mundo haja um índice tão alto de homossexuais. Esse índice elevado a meu ver mostra que algo além dos fatores normais está influenciando o comportamento dessas crianças, senão o índice deveria ser correspondente ao da população.

"Algo além dos fatores normais", Vitor? Além dos fatores "normais" PODEM existir fatores que nos são ocultos, mas que PODEM não ser nada paranormais.

Putz, céticos dizem a mesma coisa pros testes ganzfeld para explicar os índices acima do normal! Vc sabe disso!

Zangari escreveu:Ainda considerando sua lógica, nada científica,

É a mesma lógica usada para indicar que algo paranormal ocorre nos testes ganzfeld!

Zangari escreveu:tais casos tem explicações normais e bem conhecidas, ainda que não admitidas por quem PREFERE acreditar que ESPÍRITOS EXISTEM!!!

Não se conseguiu descobrir até hoje as causas de fobias em crianças que alegam uma vida anterior, exceto se considerarmos algo paranormal envolvido. Penso que o mesmo se dá com o comportamento homossexual sim.

"Em numerosos exemplos - eu não tenho uma figura exata para isto - a criança manifestou a fobia antes de ter falado sobre uma vida prévia. Os pais ficavam então aturdidos pela fobia até que a criança tivesse dado sua explicação de um acontecimento - normalmente o modo de morte - numa vida anterior. Em cada caso os pais da criança não podiam identificar nenhuma experiência pós-natal nem modelo em outro membro da família que pudesse explicar a fobia.

Dado a incidência alta de fobias em crianças que reivindicam se lembrar de uma vida anterior, parece permissível sugerir que uma vida anterior pudesse explicar algumas fobias que ocorrem em crianças que não se lembram de vidas anteriores. (Doravante, por brevidade apenas, eu às vezes omitirei 'reivindicou' na frente de tais palavras como se lembrar e "lembrou-se". Eu não pretendo desse modo tomar a questão da melhor interpretação destes casos.) Menzies e Clarke (31) estudaram 50 casos clínicos de fobia de água infantil na Austrália. Interrogaram os pais das crianças sobre quaisquer experiências que contribuíssem ou modelo que pudessem explicar a fobia. Em 28 (56%) dos casos os pais não puderam informar nenhum fator e afirmaram que a criança mostrou uma fobia de água ao primeiro contato. Sugiro que as fobias de água nestas crianças, mesmo que elas nunca tenham mencionado uma vida prévia, possam derivar de morte por afogamento em uma."

Vitor Moura

Re: Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Wik escreveu:Claro que o Homossexualismo é sobrenatural. É obra de Sucubus e Incubus...

Se vc achar qualquer revista indexada pelo ISI que forneça essa explicação eu vou aceitar sua hipótese. Até lá...

Vitor Moura

Wik escreveu:Tou...
E de acordo com a lógica do Vitor dar uma causa sobrenatural ao Homossexualismo também é irracional.

Colocando as coisas em perspetiva. Vitor Moura comenta afirmaçoes de 2 loucos:

Louco 1: "O Homossexualismo nao é sobrenatural." Vitor moura: De fato é preciso ser muito irracional e demente para afirmar isto.

Louco 2: "O homossexualismo é sobrenatural." Vitor Moura: De fato é preciso ser muito irracional e demente para afirmar isto.

É irracional sim, o demente fica pro seu caso. Uma vez que "ninguém sabe" as causas, como Hammond disse, é irracional ou no mínimo cientifiamente errado afirmar uma coisa ou outra.

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Vitor, eu coloco a dúvida como um gancho para explicar quando coloco a pergunta:" qual a explicação para a homossexualidade?"
Existem evidências sólidas das teorias psicológicas,psiquiátricas e biológicas.

E aqui..
As muitas hipóteses propostas reconhecem que a homossexualidade é causada pelo menos por um entre três tipos de fatores: biológicos, psicossociais ou convergentes."

São as hipóteses mais aceitas, com maiores pesquisas e mais embasamento. Ao contrário das supostas paranormais ou sobrenaturais. Novamente, navalha de ockham.
Elas explicam mais satisfatoriamente que a "paranormal".

Vitor, prove que as crianças falam a verdade ao dizerem que se lembram de vidas passadas.
Se você falar que é verdade porque não se pode provar o contrário, então é a falácia do apelo à ignorância.
Dentro do método científico puro e simples, você tem como demonstrar que de fato elas foram do se outros sexos em suas alegadas vidas passadas? Ou se baseia apenas na credulidade do " elas falaram, então é verdade"?
Lembre-se, o ônus da prova é de quem alega. Falar "prove que não" é inversão de ônus da prova e ad ignorantiam, conforme eu demostrei mais atrás no debate.

Abraços

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Vitor, eu coloco a dúvida como um gancho para explicar quando coloco a pergunta:" qual a explicação para a homossexualidade?"
Existem evidências sólidas das teorias psicológicas,psiquiátricas e biológicas.

Não duvido...mas...há fenômenos que são difíceis de serem explicados só por meio de hipóteses naturais.

Mr.Hammond escreveu:E aqui..
As muitas hipóteses propostas reconhecem que a homossexualidade é causada pelo menos por um entre três tipos de fatores: biológicos, psicossociais ou convergentes."

São as hipóteses mais aceitas, com maiores pesquisas e mais embasamento.

Mas isso porque o fenômeno paranormal é raro! Óbvio que tais pesquisas existem em maior quantidade!

Mr.Hammond escreveu:Ao contrário da supostas paranormais ou sobrenaturais.Novamente, navalha de ockham.
Elas explicam mais satisfatoriamente que a "paranormal".

Tente explicar o caso em

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... naldo.html por meios normais plausíveis.

Mr.Hammond escreveu:Vitor, prove que as crianças falam a verdade ao dizerem que se lembram de vidas passadas.".

Logo vc vem me falar em provas?

Mr.Hammond escreveu:Se você falar que é verdade porque não se pode provar o contrário, então é a falácia do apelo à ignorância.
Dentro do método científico puro e simples, você tem como demonstrar que de fato elas foram do se outros sexos em suas alegadas vidas passadas? Ou se baseia apenas na credulidade do " elas falaram, então é verdade"?
Lembre-se, o ônus da prova é de quem alega. Falar "prove que não" é inversão de ônus da prova e ad ignorantiam, conforme eu demostrei mais atrás no debate.

Abraços

Eu me baseio nas pesquisas realizadas, apresentei um caso estudado por Hernani que sugere paranormalidade. Cumpri com o meu dever.

Aurelio Moraes
Contato:

Não duvido...mas...há fenômenos que são difíceis de serem explicados só por meio de hipóteses naturais.

Sim, mas isso não implica necessariamente a termos que falar algo como " logo, foram espíritos" , por exemplo.

Tente explicar o caso em

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... naldo.html por meios normais plausíveis.

Ué, lá mesmo diz:

TELEPATIA - (ESP)

A hipótese da telepatia ou da percepção extra-sensorial seria uma das melhores explicações para o presente caso.

Existem evidências para a existência da telepatia mas...pode não ser! Pode não existir psi, pode não existir telepatia.

E mesmo que não tenha sido telepatia ou seja qualquer outro caso, prefiro um " não sei" do que afirmar algo como "foram espíritos". Bom, aí cada um diz o que quiser...

A questão nesse caso é muito simples. Vamos recaptular:
Exemplo:

uma menina de 8 anos diz: "em minha vida passada fui um homem";
você pode me garantir que ela de fato foi? Tem meios para verificar a informação e sem sombra de dúvidas demonstrar que ela de fato foi um homem? Ou apenas vamos dizer que é verdade apenas porque ninguém pode provar o contrário?

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:

Sim, mas isso não implica necessariamente a termos que falar algo como " logo, foram espíritos" , por exemplo.

Nem eu disse isso. Mas as pesquisas apontam nessa direção. Logo, há evidências.

Mr.Hammond escreveu:
Tente explicar o caso em

Ué, lá mesmo diz:

TELEPATIA - (ESP)

A hipótese da telepatia ou da percepção extra-sensorial seria uma das melhores explicações para o presente caso.

Existem evidências para a existência da telepatia mas...pode não ser! Pode não existir psi, pode não existir telepatia.

Ah, mas então vc admitiu que existem evidências! E quanto a telepatia, o autor diz:

Consideramos difícil de explicar, por exemplo. como Jacira captou por ESP a sua aversão às bebidas vermelhas, ao ponto de vomitar logo após tentar ingerir um inocente refresco de groselha. Admitamos que isso fosse a conseqüência de haver captado telepaticamente da mãe que a cor do veneno tomado pelo Ronaldo era vermelha. A idéia de veneno aliada à cor vermelha do líquido poderia desencadear um reflexo defensivo de vômito. Admitamos isso. Mas Da. Martha não viu o Ronaldo morrer, nem viu a cor da mistura venenosa. Soube-o por informação de seu marido. Quem transmitiu o telepatema seis anos depois? Sabemos que D. Martha teve uma gravidez marcada por inúmeros sintomas mórbidos muito mais intensos e persistentes, que ela considerava ligados ao envenenamento do irmão. Por que não foram aqueles sintomas os captados por Jacira? Sabe-se que Da. Martha às vezes tinha vômitos à noite, mas não relacionados com líquidos vermelhos. Os sintomas predominantes eram outros, tais como a boca em feridas, dores no esôfago e no estômago, gosto estranho ao deglutir os alimentos, tonturas, etc. Mas Jacira nunca os manifestou.

Não vemos como explicar por ESP a dramatização de Jacira, com relação à ex-noiva do Ronaldo (Alice). Como uma criança de três a quatro anos de idade poderia manifestar, em virtude de captação telepática, uma crise de ciúme, após ouvir o relato de que a ex-noiva do falecido tio iria casar-se? (Ver tabulação, item 24). Ou então, como se explicariam os cuidados de Jacira quanto à sorte de Alice, perguntando se ela ter-se-ia casado? (Ver tabulação, item 23).

Achamos desnecessário estender-nos mais na análise desta hipótese (ESP-Telepatia), pois para admiti-la como ajustável ao presente caso, teríamos que fazer concessões inaceitáveis pelo bom senso e pelo que se conhece como válido acerca da ESP.

Mr.Hammond escreveu:E mesmo que não tenha sido telepatia ou seja qualquer outro caso, prefiro um " não sei" do que afirmar algo como "foram espíritos". Bom, aí cada um diz o que quiser....

Admitiu que existem evidências! Se não de reencarnação, de telepatia (paranormal!)

Mr.Hammond escreveu:

A questão nesse caso é muito simples. Vamos recaptular:
Exemplo:

uma menina de 8 anos diz: "em minha vida passada fui um homem";
você pode me garantir que ela de fato foi? Tem meios para verificar a informação e sem sombra de dúvidas demonstrar que ela de fato foi um homem? Ou apenas vamos dizer que é verdade apenas porque ninguém pode provar o contrário?

Novamente vc vem me falar em provas irrefutáveis, ou, como vc mesmo disse: sem sombra de dúvidas? Cadê aquele Aurélio que dizia que provas irrefutáveis não existiam?

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Aurélio, você trancou os comentários na última postagem do Linha Cética, foi proposital?

Aurelio Moraes
Contato:

Quando eu fiz a postagem cliquei sem querer no "não". Já arrumei. Tinha dado pau na hora de enviar. Agora está certo.

Aurelio Moraes
Contato:

Mas as pesquisas apontam nessa direção. Logo, há evidências.

No caso das crianças que supostamente se recordam de terem sido de sexos opostos, as tais evidências não são verificáveis! são apenas relatos que não nos permitem cientificamente averiguarmos se de fato elas tiveram vidas passadas e que nestas, foram de outros sexos! Ou você tem como demonstrar isso, nos tais casos de "numerosas crianças pesquisadas"?

Admitiu que existem evidências! Se não de reencarnação, de telepatia (paranormal!)

Bem diferente de reencarnação. E eu nunca neguei que existem evidências de telepatia. Eu também abomino o termo "paranormal". Assim como o Zangari, penso que se existir, é um processo normal. Repare no "se". Admito que pode não existir. Ao contrário de fazer uma aposta apriorísitica como " espíritos existem".

Novamente vc vem me falar em provas irrefutáveis, ou, como vc mesmo disse: sem sombra de dúvidas? Cadê aquele Aurélio que dizia que provas irrefutáveis não existiam?

A questão aqui é muito simples. Demonstre que não existe a possibilidade das crianças terem imaginado isso, terem mentido deliberadamente..

Para você elas só podem estar falando a verdade e pronto, acabou?

E reforçando o que o Zangari disso, não precisamos recorrer às hipóteses "sobrenaturais" ou "paranormais" quando as outras explicam satisfatoriamente (caso da homossexualidade).

Não vamos chegar em um denominador comum, Vitor. Você vai continuar aceitando (ou acreditando, como queira) nas tais evidências das crianças e eu não, pelos motivos que eu mencionei.
Estamos andando em círculos.

Abraços
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 04 Fev 2006, 12:47, em um total de 3 vezes.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Mr.Hammond escreveu:Quando eu fiz a postagem cliquei sem querer no "não". Já arrumei. Tinha dado pau na hora de enviar. Agora está certo.

Certo. ^_^

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:
Mas as pesquisas apontam nessa direção. Logo, há evidências.

No caso das crianças que supostamente se recordam de terem sido de sexos opostos, as tais evidências não são verificáveis! "

São verificáveis, mas até um certo ponto! Por isso os casos são sugestivos!

Mr.Hammond escreveu:são apenas relatos que não nos permitem cientificamente averiguarmos se de fato elas tiveram vidas passadas e que nestas, foram de outros sexos!

Permite análise científica, o que não dá é para dizer que se 'demonstrou' a reencarnação.Por isso os casos são sugestivos!

Mr.Hammond escreveu:Ou você tem como demonstrar isso, nos tais casos de "numerosas crianças pesquisadas"?

As evidências até o momento apontam para isso. Hipóteses normais já foram descartadas com bastante segurança.

Mr.Hammond escreveu:

Bem diferente de reencarnação. E eu nunca neguei que existem evidências de telepatia. Eu também abomino o termo "paranormal". Assim como o Zangari, penso que se existir, é um processo normal.

Então isso deveria estar explicado naquele trecho do seu texto. Isso é mais uma fuga pela tangente.

Mr.Hammond escreveu:Repare no "se". Admito que pode não existir. Ao contrário de fazer uma aposta apriorísitica como " espíritos existem".

Não é isso que estamos discutindo.

Mr.Hammond escreveu:

A questão aqui é muito simples. Demonstre que não existe a possibilidade das crianças terem imaginado isso, terem mentido deliberadamente.Para você elas só podem estar falando a verdade e pronto, acabou?

Leia os artigo http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... _1988.html e verá que tais hipóteses são extremamente improváveis. O caso Imad Elawar mostra fortes evidências de que fraude não é nem um pouco razoável.
http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... lawar.html

Mr.Hammond escreveu:E reforçando o que o Zangari disso, não precisamos recorrer às hipóteses "sobrenaturais" ou "paranormais" quando as outras explicam satisfatoriamente (caso da homossexualidade).

Não se vc considerar o caso todo.As evidências convergem para um fenômeno paranormal como explicação. Além do comportamento, habilidades, maneirismo, gestos são observados corresponderem a uma vida anterior específica. Stevenson tem um caso em que um menino mandava muito bem na costura, já que na vida anterior teria sido mulher.

"DURANTE SUA BREVE VIDA, EMÍLIA LORENZ SOFREU muito. Seus dezenove anos foram repletos de conflitos interiores, que intrigavam sua família. Seu maior desejo era ter liberdade, mas, por ser mulher e brasileira, isso era praticamente impossível. Dizia claramente a seus irmãos e irmãs que não gostava de ser mulher e que, se existisse reencarnação, na próxima vida viria como homem. Nascida em 4 de fevereiro de 1902, dizia que iria morrer solteira. Recusou diversos pedidos de casamento. Sua única paixão era a costura, o que fazia como ninguém na família. Tinha tanta habilidade com a agulha que compraram para ela uma máquina de costura.
Mas sua tristeza com a vida era tão grande que efetuou diversas tentativas de suicídio. Em uma delas, teve de tomar grandes quantidades de leite, como antídoto contra o arsênico que ingeriu. Morreu em 21 de outubro de 1921, pouco tempo após a ingestão de cianureto.
A mãe de Emília, Ida Lorenz, começou então a receber mensagens de sua filha em reuniões espíritas. Ela dizia ter se arrependido de ter cometido suicídio e que queria nascer dela novamente. “Mamãe, aceite-me como um filho, por favor”, pedia.
O primeiro filho dos Lorenz havia sido um menino, Emílio, que morreu quando ainda era bebê. Emília foi a segunda criança. Quando ela morreu, sua mãe Ida já tinha dez outros filhos e não esperava engravidar novamente. Mas isso acabou acontecendo e ela deu à luz uma décima terceira criança em 3 de fevereiro de 1923, um menino a quem chamaram Paulo.
Paulo Lorenz era uma criança diferente. Recusava-se a usar roupas de menino. Preferia ficar nu a vesti-las, gostava de brincar com bonecas e meninas, tinha grande facilidade para a costura e fazia comentários como os de Emília. Chegou a dizer a alguns de seus irmãos que era uma menina. Somente quando tinha quatro anos e alguém sugeriu fazer um par de calças com o tecido de uma saia que era de Emília foi que ele se conformou em usar roupas de menino e aos poucos sua masculinidade foi se desenvolvendo. Viu quando as calças foram cortadas e disse: “Quem diria que, após usar este tecido para uma saia eu iria usá-lo para calças?”.
Aos poucos, a família começou a perceber em Paulo características que os levaram a crer que ele poderia ser a reencarnação de Emília. A mais marcante delas era a habilidade de costurar. Uma vez, quando ainda era bem pequeno, percebeu que uma das empregadas estava tendo dificuldades para operar uma máquina de costura. Então pediu a ela que se levantasse e mostrou-lhe como funcionava, fazendo inclusive um saco com o tecido. Aos quatro anos, quando sua irmã Florzinha não estava conseguindo enfiar a linha na agulha da máquina, ele a ensinou como fazer. Outra irmã, Marta, deixou um bordado incompleto na máquina e o menino terminou-o. E tudo isso sem que nenhuma pessoa o tivesse ensinado. Quando lhe perguntavam como conseguia fazer aquilo ele simplesmente respondia: “Eu sei costurar”. Mas, à medida que foi crescendo, deixou de se interessar, e suas irmãs passaram a costurar melhor que ele.
Outra característica interessante era a sua aversão por leite, que se recusava terminantemente a tomar. Emília também tinha aversão, mas somente nos seus últimos anos de vida, provavelmente porque fora forçada a tomar grande quantidade após a tentativa de suicídio.
Paulo não se casou e não demonstrava interesse por mulheres, a não ser por suas irmãs, embora os traços femininos de sua infância e adolescência tivessem desaparecido. Entrou para o exército e chegou ao posto de sargento, mas se aposentou ainda jovem por problemas de saúde. Teve tuberculose e precisou de anos de tratamento para se recuperar.
Envolveu-se na política local, as quando o presidente brasileiro João Goulart foi deposto por meio de um golpe militar, em 1964, começou a ter a sensação de que estava sendo vigiado por agentes do governo. A paranóia chegou a tal ponto que sua família decidiu que ele precisava de ajuda psiquiátrica mas, infelizmente, antes que algo pudesse ser feito, ele se suicidou. Já havia feito algumas ameaças, e em setembro de 1966, enquanto estava na casa de sua irmã Lola Moreira, foi ao banheiro, despejou líquido inflamável em seu corpo e ateou fogo em si. Morreu dez horas depois, sem mostrar nenhum sinal de arrependimento.
Aparentemente, Emília conseguiu realizar seu desejo de renascer homem, como seu irmão Paulo, mas isso não pareceu satisfaze-la mais que a vida anterior e ela preferiu mais uma vez a autodestruição para acabar com o sofrimento. Esse caso, porém, não é o único. Uma tendência pode acompanhar a alma durante diversas vidas até que ela aprenda a lidar com os problemas e superá-los, em vez de simplesmente baixar as cortinas e dar o show por encerrado.
O professor Ian Stevenson observou vários casos em que, tendo cometido suicídio uma vez, a pessoa passa a demonstrar uma inclinação a cometê-lo novamente."

Mr.Hammond escreveu:Não vamos chegar em um denominador comum, Vitor. Você vai continuar aceitando (ou acreditando, como queira) nas tais evidências das crianças e eu não, pelos motivos que eu mencionei.
Estamos andando em círculos.

Abraços

Bom, uma coisa é VC não aceitar, outra coisa é vc ESCONDER tais informações do público. Quer fazer um trablho de qualidade? Dê informações completas para o público.

Um abraço,
Vitor

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
APODman escreveu:
Não sei o que estão esperando para provar que gnomos existem.

Estão esperando encontrarem testemunhas que "não poderiam mentir" para serem entrevistadas.

Uma das formas que os céticos utilizam para negar provas anedóticas....

Espere um pouco: Você postou um texto enorme para criticar os céticos que não aceitam evidencia anedota como prova cientifica??
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Fabricio Fleck escreveu:Olá Vitor,

Você não acha que estão fazendo tempestade em um copo d´agua só por causa de um deslize do Aurélio em ter escrito que é "impossível" ao invés de "é pouco provável"? Sim, eu sei, que a rigor é o correto, mas a partir daí criar um tópico dizendo que o Linha Cética é pseudocientífico... seria mais fácil você ter deixada um comentário no blog :emoticon5:

Concordo! Este tópico é um deslize muito maior do que o suposto deslize do Aurélio.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Aurelio Moraes
Contato:

utra coisa é vc ESCONDER tais informações do público. Quer fazer um trablho de qualidade? Dê informações completas para o público.

Vitor, já tenho o meu trabalho reconhecido como de qualidade pelo número de visitas, pelos e-mails que recebo, pela supervisão da interpsi, por outros sites céticos e científicos...para mim isto basta. Eu conheço o público do meu blog muitíssimo melhor do que você, na boa.

Não vou ficar colocando links de "existem espíritos" ou coisas parecidas. Se fosse fazer isso, eu iria refutar. E o blog iria ficar enfadonho. Blog não é lista de discussão.

Mencionei que algumas pessoas alegam existem relatos de crianças sobre vidas passadas, nas quais supostamente foram de outros sexos. Dentro do meu julgamento e da interpsi, isso basta, queira você ou não. Não vou me aprofundar no tema em meu blog pois esta não é a tônica dele. Estou ali para divulgar o lado cético e científico da questão, e não levantar estudos de caso que não podem ser verificados (como crianças que alegam terem sido de sexos opostos em supostas vidas passadas etc).
Não mostrar o lado espírita da questão não é "esconder informação", é me manter dentro da tônica do blog!
Por obséquio, respeite minha opinião. Fique com a sua, que eu ficarei com a minha.

Também não existe espaço em um blog para enormes refutações. Para isto, seria necessário um site.

Eu poderia sugerir para você simplesmente retirar o nome "existem espíritos" do seu site. Mesmo você deixando claro que é uma opinião sua, o nome deixa a sugestão que todo o material que você posta serve apenas para corrobar sua crença e tentar convencer os internautas disso.
Mas o site é seu e não pretendo interferir no seu trabalho.
No mais, amistosamente sugiro que você cuide do seu site e eu cuido do meu blog.

Abraços

Zangari

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Aí está o problema. O fato de podermos explicar algo por meios normais não quer dizer que algo paranormal não esteja ocorrendo.

Mas, Vitor, é tremendamente BÁSICO nessa área que NUNCA EXPLICAMOS ALGO POR MEIO PARANORMAIS SE É POSSÍVEL EXPLICAR POR MEIOS NORMAIS! Sem respeitar essa premissa básica, somente a crença religiosa poderá te nortear!

Vitor Moura escreveu:Sim, nunca explicamos. Mas dizer que "com certeza" nada paranormal esteja ocorrendo é bem diferente disto.
Vitor Moura escreveu:

Vitor, quando NÃO PRECISAMOS de hipóteses paranormais, podemos dizer COM CERTEZA porque a ciência ACEITA QUE SUAS CERTEZAS SÃO TEMPORÁRIAS! Tenho CERTEZA que NÃO EXISTE GOIABADA no centro do Planeta Marte... ainda que alguém possa dizer que haja! Tenho CERTEZA que não há ETs vivendo no interior da Terra, aind aque haja gente que insista que haja. De resto, é querer que falta de evidências científicas valham mais que estas!

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:A Navalha só diz para não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa,

Confundiu-se: é o contrário! Parcimonia é economia, assim, a hipótese a escolhermos DEVE ser a mais parcimoniosa, econômica!

Vitor Moura escreveu:Leia de novo o que escrevi e verá que usei duas negativas.

"não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa" = escolhermos a hipótese mais parcimoniosa

OK! Mas... que construção "a la francesa"!

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu: mas ela não tem o poder de eliminar por meio de provas a hipótese menos parcimoniosa como explicação. Ao dizer "com certeza não é causado", ele fez uma afirmação que não pode provar, o ônus dele seria provar que é IMPOSSÌVEL a atuação de um agente paranormal. Só arranjar outras explicações normais não basta. Mas continuemos:

Não, não... paremos para analisar suas palavras! Ele NÃO TEM QUE PROVAR que algo é natural, mas VOCÊ DEVERIA PROVAR SE SUA INTERPRETAÇÃO É PARANORMAL! O Aurélio está correto em afirmar que a CAUSA não é sobrenatural porque NÃO PRECISAMOS DESSA HIPÓTESE...

Vitor Moura escreveu:Na verdade o texto não diz isso, aliás, vai até pelo contrário... ele diz:

Ninguém sabe. "

Se NINGUÉM sabe, como diabos ele afirmou que COM CERTEZA a causa não é paranormal ou sobrenatural? A meu ver, isso é contraditório. E continua:

"Ou melhor, nenhuma das teorias a respeito é plenamente aceita por um grupo de médicos ou psicólogos que constitua maioria. As muitas hipóteses propostas reconhecem que a homossexualidade é causada pelo menos por um entre três tipos de fatores: biológicos, psicossociais ou convergentes."

Pronto, Vitor! Tempestade em copo d´água, mesmo! Se o Aurélio RECONHECE hipóteses científicas, AINDA QUE NÃO HAJA CONSENSO, não há porque afirmar que ele teria dito O CONTRÁRIO! Distorcer é feio!

Vitor Moura escreveu:Stevenson é psicólogo também, e propõe a hipótese paranormal como legítima.Não só ele, o Hernani pensava assim também.

Stevenson é psicólogo também? Não há dados sobre essa formação em seus dados biográficos oficiais: http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... venson.cfm
Ainda assim, como psiquiatra, tem condições de avaliar. No entando, as anedotas não são suficientes para fornecer evidências, apenas casos interessantes e sugestivos... como sempre!

Hernani: era engenheiro! Prefiro a opinião de pessoas da área psi e que tenham feito avaliações empíricas, experimentais...

Zangari escreveu:AINDA QUE OS HOMOSSEXUAIS TENHAM UTILIZADO DE ESP... EVIDENTEMENTE JÁ SENDO HOMOSSEXUAIS!!! A questão está na CAUSA e você é que tem que demosntrar que eles SÃO homossexuais POR CAUSA da encarnação anterior!!!

Vitor Moura escreveu:O Hernani tem um caso em que ele considera o comportamento homossexal da criança como indício de uma vida anterior, analisando as demais hipóteses e apontando a reencarnação como explicação mais plausível:

Conheço o caso e, como psicólogo, não vejo a necessidade dessa explicação, nem penso ser ela sequer plausível!

Zangari escreveu:mas simplesmente usado ESP para encontrarem justificativas que lhes parecessem plausíveis ou compreensíveis de sua homossexualidade. Portanto, VITOR, o Aurélio, ao falar da CAUSA da homossexualidade não é paranormal NADA TEM A VER com interpretação PARANORMAL para as SUPOSTAS lembranças. Você está misturando estações, confundindo a CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE com a POSSÍVEL PARANORMALIDADE DO CONTEÚDO DAS LEMBRANÇAS!!!!!!! Assim, enquanto VOCÊ não excluir que o conteúdo das lembranças NÃO FOI REALIZADO POR ESP JAMAIS PODERÁ ATRIBUIR A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO TENDO ORIGEM PARANORMAL!!!

Vitor Moura escreveu:Sim, mas isso é bem diferente do que ele afirmou. Ele não disse que tais casos poderiam ser explicados por causas normais. Ele disse que eram impossíveis de serem explicados por causas paranormais.Foi disso que reclamei.

Cientificamente, NÃO PRECISAMOS DE HIPÓTESES PARANORMAIS PARA EXPLICAR FENÔMENOS NORMAIS, Vitor!

Vitor Moura escreveu:Sim, mas o fato de vc não precisar, não te dá o direito de dizer que é IMPOSSÍVEL, ou que COM CERTEZA não é causado por fatores paranormais!

Dá sim o direito, conquanto as verdades científicas sejam consideradas como provisórias! O que é possível ou impossível atualmente, poderá deixar de ser amanhã! Psi atualmente é impossível para a ciência, eu mesmo considero assim! A questão é que TEMOS evidências experimentais para ela, o que não ocorre com os casos SUGESTIVOS apresentados!

Zangari escreveu:Não faz sentido isso em ciência! Alguém, amanhã, vai querer explicar o sarampo por causas paranormais ou vai insistir em considerar a epilepsia como sendo causada por espíritos malignos... e com a sua conivência! Só mesmo a cegueira da crença religiosa poderia obnubilar a lógica dessa assertiva!

Vitor Moura escreveu:Nesse caso, eu vou dizer que é mais parcimonioso explicar por causas naturais, mas não dizer que seja impossível uma explicação paranormal. Até porque....quem sabe?!

Os cientistas sabem, os crédulos acreditam! Possibilidade e impossibilidade são conceitos historicamente determinados e bem conhecidos em ciência!

Vitor Moura escreveu:"Uma entidade multifacetada que antecede o Cristianismo, a feitiçaria comumente se refere a um combate cerimonial de maléficas (ou negativas) forças espirituais. Está num sentido oposto ao da oração, que se refere aos bons (ou positivos) poderes de espiritualidade. Ironicamente, as pessoas ficaram conhecidas por orar para o infortúnio de seus inimigos, e Kirkpatrick (7) informou um caso bem documentado de feitiçaria que pareceu uma mulher de 28 anos filipina-americana systemic lupus erythematosis com envolvimento renal. A biópsia renal mostrou glomerulonephritits focal membranoso e doença imune-complexa; o paciente era proteinúrico (4 +) com RBC e moldes de WBC, anêmico (Hgb 9,0 g/ dL) e teve um ESR (Westergren) de 149 mm/h. Ela não podia tolerar a terapia de prednisone e os níveis de sorum creatinine começaram a subir. Relutante para tomar quantias crescentes de prednisone, ela retornou à remota aldeia filipina de seu nascimento onde o médico de feiticeira 'retirou a maldição colocada nela por um pretendente prévio'. Retornou à América três semanas mais tarde, sem medicamento, parecendo normal. Ela recusou mais testes ou tratamentos, e dois anos mais tarde passou por uma gravidez normal, com tranqüilidade, com proteinuria intermitente, e deu à luz uma menina saudável. Estava ainda bem quando o relatório foi publicado quatro anos depois de sua viagem. O autor achou improvável que a biópsia de lúpus positivo do paciente repentinamente desaparecesse, e não podia explicar isso."

Fonte:http://geocities.yahoo.com.br/existem_espiritos/medicina_e_paranormal.html

NÃO O FATO DE ALGUÉM NÃO PODER EXPLICAR AGORA SIGNIFICA ATESTAR A PARANORMALIDADE DE ALGUMA COISA? Ora, Vitor, que falácia monstruosa! Para que algo seja julgado como anomalia não basta que um médico se apresente como ignorante de algo!

Vitor Moura escreveu:Aliás, acho até bom ver se eu consigo esse estudo pra traduzir...

Cada um usa seu tempo como melhor lhe convém!!!

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Mas, oferecendo evidências de que elementos paranormais estariam envolvidos, Stevenson diz:

"Numerosas crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores dizem que na vida anterior eram uma pessoa do sexo oposto. Dois terços destas crianças mostram comportamento apropriados com o sexo da vida anterior."

Explicação psicossocial: a rejeição social da condição homossexual pode levar certas pessoas a acreditarem em um "paraíso de escolhas sexuais". Não é evidência de nada paranormal!

Vitor Moura escreveu:Não seria o contrário? Se houvesse uma aceitação da condição homossexual pela sociedade, sem punições ou castigos, isso levaria a criança a acreditar num "paraíso de escolhas sexuais"?

Não! Se não houvesse morte, as pessoas não precisariam imaginar vida após a vida!

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Creio que em praticamente nenhuma população do mundo haja um índice tão alto de homossexuais. Esse índice elevado a meu ver mostra que algo além dos fatores normais está influenciando o comportamento dessas crianças, senão o índice deveria ser correspondente ao da população.

"Algo além dos fatores normais", Vitor? Além dos fatores "normais" PODEM existir fatores que nos são ocultos, mas que PODEM não ser nada paranormais.

Vitor Moura escreveu:Putz, céticos dizem a mesma coisa pros testes ganzfeld para explicar os índices acima do normal! Vc sabe disso!

Pseudo-céticos, Vitor, que desconhecem que HÁ EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS PARA OS RESULTADOS POSITIVOS em pesquisas ganzfeld... o que NÃO EXISTE EM RELAÇÃO AOS CASOS SUGESTIVOS QUE VOCÊ INSISTE EM APRESENTAR COMO EVIDÊNCIA!!!

Vitor Moura escreveu:É a mesma lógica usada para indicar que algo paranormal ocorre nos testes ganzfeld!

Errado! Em ganfeld podemos controlar variáveis que em estudos de caso NÃO SE PERMITE CONTROLAR! A lógica da ciência é a do controle de variávies, não a da crença da evidência de estudos sem controle!

Zangari escreveu:tais casos tem explicações normais e bem conhecidas, ainda que não admitidas por quem PREFERE acreditar que ESPÍRITOS EXISTEM!!!

Vitor Moura escreveu:Não se conseguiu descobrir até hoje as causas de fobias em crianças que alegam uma vida anterior, exceto se considerarmos algo paranormal envolvido. Penso que o mesmo se dá com o comportamento homossexual sim.

"Em numerosos exemplos - eu não tenho uma figura exata para isto - a criança manifestou a fobia antes de ter falado sobre uma vida prévia. Os pais ficavam então aturdidos pela fobia até que a criança tivesse dado sua explicação de um acontecimento - normalmente o modo de morte - numa vida anterior. Em cada caso os pais da criança não podiam identificar nenhuma experiência pós-natal nem modelo em outro membro da família que pudesse explicar a fobia.

Dado a incidência alta de fobias em crianças que reivindicam se lembrar de uma vida anterior, parece permissível sugerir que uma vida anterior pudesse explicar algumas fobias que ocorrem em crianças que não se lembram de vidas anteriores. (Doravante, por brevidade apenas, eu às vezes omitirei 'reivindicou' na frente de tais palavras como se lembrar e "lembrou-se". Eu não pretendo desse modo tomar a questão da melhor interpretação destes casos.) Menzies e Clarke (31) estudaram 50 casos clínicos de fobia de água infantil na Austrália. Interrogaram os pais das crianças sobre quaisquer experiências que contribuíssem ou modelo que pudessem explicar a fobia. Em 28 (56%) dos casos os pais não puderam informar nenhum fator e afirmaram que a criança mostrou uma fobia de água ao primeiro contato. Sugiro que as fobias de água nestas crianças, mesmo que elas nunca tenham mencionado uma vida prévia, possam derivar de morte por afogamento em uma."

A ciência, dessa forma, é assassinada... e com seu aplauso! Novamente, o fato de alguém não saber explicar alguma coisa não torna essa coisa paranormal. Continue acreditando, Vitor, tens todo o direito. Mas, please, não queira transformar sua crença em ciência ou os dados que utiliza, em dados objetivos! Estudos de caso... não servem como evidência em ciência! Já discutimos isso à exaustão, mas sua crença parece cegá-lo!

Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
APODman escreveu:
Não sei o que estão esperando para provar que gnomos existem.

Estão esperando encontrarem testemunhas que "não poderiam mentir" para serem entrevistadas.

Uma das formas que os céticos utilizam para negar provas anedóticas....

Espere um pouco: Você postou um texto enorme para criticar os céticos que não aceitam evidencia anedota como prova cientifica??

Não. Foi para que vc visse sua pré-disposição em dizer que as pessoas são mentirosas apenas para manter sua visão de mundo.

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

DarkWings escreveu:
Fabricio Fleck escreveu:Olá Vitor,

Você não acha que estão fazendo tempestade em um copo d´agua só por causa de um deslize do Aurélio em ter escrito que é "impossível" ao invés de "é pouco provável"? Sim, eu sei, que a rigor é o correto, mas a partir daí criar um tópico dizendo que o Linha Cética é pseudocientífico... seria mais fácil você ter deixada um comentário no blog :emoticon5:

Concordo! Este tópico é um deslize muito maior do que o suposto deslize do Aurélio.

Se vc não fosse tão apressadinho para julgar os outros e tivesse lido a continuação, teria visto que minha mensagem foi apagada, e que o fabrício entendeu minha atitude.Se concordou não sei, mas penso que ao menos entendeu.

Aurelio Moraes
Contato:

Blog não é lista de discussão!
E no final, o Fabrício compreendeu o que eu fiz, assim como o Zangari.

Vitor Moura

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Sim, nunca explicamos. Mas dizer que "com certeza" nada paranormal esteja ocorrendo é bem diferente disto.
Vitor Moura escreveu:

Vitor, quando NÃO PRECISAMOS de hipóteses paranormais, podemos dizer COM CERTEZA porque a ciência ACEITA QUE SUAS CERTEZAS SÃO TEMPORÁRIAS! Tenho CERTEZA que NÃO EXISTE GOIABADA no centro do Planeta Marte... ainda que alguém possa dizer que haja! Tenho CERTEZA que não há ETs vivendo no interior da Terra, aind aque haja gente que insista que haja. De resto, é querer que falta de evidências científicas valham mais que estas!

Há uma ENORME diferença entre as suas goiabadas/ets e o uso de hipóteses paranormais! As suas goiabadas e os seu ets VIOLAM LEIS FÍSICAS E NÃO POSSUEM EVIDENCIAS! No interior da terra suas goiabadas não seriam mais goiabadas, teriam se liquefeito e vaporizado devido ao calor, e todas as evidências de ets revelaram-se fraudes ou encontraram-se explicações naturais (sem falar que os filhos dos ets já não seriam ets, seriam terráqueos, pois nasceram no interior da terra). Paranormalidade tem base experimental, ou ao menos algum controle de variáveis, o que me permite usá-la como hipótese científica legítima. Sua comparação é, no mínimo, falsa.

Zangari escreveu:

O simples fato de termos uma alta incidência de comportamento homossexual até então não explicado por fatores normais permite ao menos conjecturar outras hipóteses. A falta de explicações normais torna necessária a criação de novas hipóteses, ainda que paranormais. Isso não é assassinar a ciência, muito pelo contrário, o progresso científico começa com uma observação que não pode ser explicada por modelos existentes, e na formulação de outras hipóteses para dar cabo deste problema, mesmo que estas sejam paranormais.

Vitor Moura escreveu:Na verdade o texto não diz isso, aliás, vai até pelo contrário... ele diz:

Ninguém sabe. "

Pronto, Vitor! Tempestade em copo d´água, mesmo! Se o Aurélio RECONHECE hipóteses científicas, AINDA QUE NÃO HAJA CONSENSO, não há porque afirmar que ele teria dito O CONTRÁRIO! Distorcer é feio!

E porque ESP não seria uma hipótese científica para explicar o comportamento sexual das crianças se psi possui base laboratorial? Ainda mais não havendo consenso? Ainda mais os psicólogos dizendo que a causa é multi-fatorial? Por que psi não poderia ser um desses fatores que resultassem nessa taxa tão alta de comportamento homossexual?

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Stevenson é psicólogo também, e propõe a hipótese paranormal como legítima.Não só ele, o Hernani pensava assim também.

Stevenson é psicólogo também? Não há dados sobre essa formação em seus dados biográficos oficiais: http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... venson.cfm
Ainda assim, como psiquiatra, tem condições de avaliar. No entando, as anedotas não são suficientes para fornecer evidências, apenas casos interessantes e sugestivos... como sempre!
Hernani: era engenheiro! Prefiro a opinião de pessoas da área psi e que tenham feito avaliações empíricas, experimentais...

Sempre confundo psicólogo com psiquiatra com psicanalista...mas... lembre-se que mesmo em estudos de caso é possível haver base experimental. Testes de reconhecimento em que se coloca a criança diante de sua família anterior entre dezenas de desconhecidos, e pede-se que ela os identifique. Ou testes de reconhecimento de objetos pertencentes à personalidade anterior. [/quote]

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:O Hernani tem um caso em que ele considera o comportamento homossexal da criança como indício de uma vida anterior, analisando as demais hipóteses e apontando a reencarnação como explicação mais plausível:

Conheço o caso e, como psicólogo, não vejo a necessidade dessa explicação, nem penso ser ela sequer plausível!

E a plausibilidade de uma explicação psi para esse caso em questão?

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:Sim, mas o fato de vc não precisar, não te dá o direito de dizer que é IMPOSSÍVEL, ou que COM CERTEZA não é causado por fatores paranormais!

Dá sim o direito, conquanto as verdades científicas sejam consideradas como provisórias! O que é possível ou impossível atualmente, poderá deixar de ser amanhã! Psi atualmente é impossível para a ciência, eu mesmo considero assim! A questão é que TEMOS evidências experimentais para ela, o que não ocorre com os casos SUGESTIVOS apresentados!

Se tem evidências experimentais de psi, e a causa do comportamento homossexual ainda não é de todo explicada, sendo que a maioria considera a existência de multi-fatores, porque não posso hipotetizar um fator psi para o comportamento homossexual, já que tenho evidências experimentais?

Vitor Moura escreveu:Nesse caso, eu vou dizer que é mais parcimonioso explicar por causas naturais, mas não dizer que seja impossível uma explicação paranormal. Até porque....quem sabe?!

Zangari escreveu:Os cientistas sabem, os crédulos acreditam!

Não, os cientistas também não sabem, eles apenas ignoram menos! Saber implica conhecimento total e absoluto sobre um determinado assunto, e a ciência não advoca isso!

Zangari escreveu:Possibilidade e impossibilidade são conceitos historicamente determinados e bem conhecidos em ciência!

Como o autor e cientista Artur C. Clarke constata na sua primeira regra: “quando um cientista mais velho e distinto afirma que algo é possível, ele estará com quase toda a certeza correto. Quando constata que algo é impossível, está muito provavelmente errado.”

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:"Uma entidade multifacetada que antecede o Cristianismo, a feitiçaria comumente se refere a um combate cerimonial de maléficas (ou negativas) forças espirituais. Está num sentido oposto ao da oração, que se refere aos bons (ou positivos) poderes de espiritualidade. Ironicamente, as pessoas ficaram conhecidas por orar para o infortúnio de seus inimigos, e Kirkpatrick (7) informou um caso bem documentado de feitiçaria que pareceu uma mulher de 28 anos filipina-americana systemic lupus erythematosis com envolvimento renal. A biópsia renal mostrou glomerulonephritits focal membranoso e doença imune-complexa; o paciente era proteinúrico (4 +) com RBC e moldes de WBC, anêmico (Hgb 9,0 g/ dL) e teve um ESR (Westergren) de 149 mm/h. Ela não podia tolerar a terapia de prednisone e os níveis de sorum creatinine começaram a subir. Relutante para tomar quantias crescentes de prednisone, ela retornou à remota aldeia filipina de seu nascimento onde o médico de feiticeira 'retirou a maldição colocada nela por um pretendente prévio'. Retornou à América três semanas mais tarde, sem medicamento, parecendo normal. Ela recusou mais testes ou tratamentos, e dois anos mais tarde passou por uma gravidez normal, com tranqüilidade, com proteinuria intermitente, e deu à luz uma menina saudável. Estava ainda bem quando o relatório foi publicado quatro anos depois de sua viagem. O autor achou improvável que a biópsia de lúpus positivo do paciente repentinamente desaparecesse, e não podia explicar isso."

NÃO O FATO DE ALGUÉM NÃO PODER EXPLICAR AGORA SIGNIFICA ATESTAR A PARANORMALIDADE DE ALGUMA COISA? Ora, Vitor, que falácia monstruosa! Para que algo seja julgado como anomalia não basta que um médico se apresente como ignorante de algo!!

ATESTAR o paranormal não digo, mas a formulação da hipótese paranormal acho legítima. E o caso ainda é dito como bem-documentado até a época do tratamento, ou seja, com base laboratorial.

Zangari escreveu:

Vitor Moura escreveu:Não seria o contrário? Se houvesse uma aceitação da condição homossexual pela sociedade, sem punições ou castigos, isso levaria a criança a acreditar num "paraíso de escolhas sexuais"?

Não! Se não houvesse morte, as pessoas não precisariam imaginar vida após a vida!

Ah, agora entendi, achei que seu 'paraíso' era figurativo, agora vejo que é literal. Olha, não se esqueça que essas culturas não tem nossas noções de paraíso, inferno etc, e que estamos falando de crianças de 2 e 3 anos, que nem entendem o conceito de morte direito (eu só fui entender mais ou menos lá pros 4, 5 anos...).

Zangari escreveu:

Vitor Moura escreveu:Putz, céticos dizem a mesma coisa pros testes ganzfeld para explicar os índices acima do normal! Vc sabe disso!

Pseudo-céticos, Vitor, que desconhecem que HÁ EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS PARA OS RESULTADOS POSITIVOS em pesquisas ganzfeld... o que NÃO EXISTE EM RELAÇÃO AOS CASOS SUGESTIVOS QUE VOCÊ INSISTE EM APRESENTAR COMO EVIDÊNCIA!!!

Existe sim, teste de reconhecimento de pessoas e objetos é experimental! E há controle de variáveis, ainda que não laboratorial. E mesmo que existam fatores normais ocultos (F.N.O), enquanto não se descobrem tais fatores, acho legítima a formulação de hipóteses paranormais , o que não se pode é atestá-las como corretas, mas sua formulação é legítima. F.N.O. podem existir até em Ganzfeld, mas é improvável !

Vitor Moura escreveu:É a mesma lógica usada para indicar que algo paranormal ocorre nos testes ganzfeld!

Errado! Em ganfeld podemos controlar variáveis que em estudos de caso NÃO SE PERMITE CONTROLAR! A lógica da ciência é a do controle de variávies, não a da crença da evidência de estudos sem controle!

Discordo. Segundo os autores, em vários casos houve controle suficiente para atestar a ocorrência de um fenômeno paranormal. Todas as hipóteses normais foram excluídas acima da dúvida razoável,o que não houve foi controle suficiente para garantir que seja reencarnação!

Vitor Moura escreveu:Não se conseguiu descobrir até hoje as causas de fobias em crianças que alegam uma vida anterior, exceto se considerarmos algo paranormal envolvido. Penso que o mesmo se dá com o comportamento homossexual sim.

A ciência, dessa forma, é assassinada... e com seu aplauso! Novamente, o fato de alguém não saber explicar alguma coisa não torna essa coisa paranormal.

Não, mas se vc um dia resolver ler a literatura sobre o assunto, vai ver que as hipóteses normais foram excluídas.Fraude, Criptomnésia, Fantasia, Coincidência... A última que faltava era a sócio-psicológica que já foi refutada só nas minhas contas em tres artigos!

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... _1988.html

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... ancas.html

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... _2005.html

Zangari escreveu:Continue acreditando, Vitor, tens todo o direito. Mas, please, não queira transformar sua crença em ciência ou os dados que utiliza, em dados objetivos! Estudos de caso... não servem como evidência em ciência! Já discutimos isso à exaustão, mas sua crença parece cegá-lo!

Eu continuo estudando, Zangari, só não chego às mesmas conclusões que vc.

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Em ciência devemos sempre explicar com menos. Este é o princípio da navalha de ockham. As teorias psicológicas, neurológicas e biológicas explicam satisfatoriamente as razões do homossexualismo. Por isso não precisamos recorrer à hipótese psi ou alegações de vidas passadas.

Como o autor e cientista Artur C. Clarke constata na sua primeira regra:

Essa regra a rigor não existe.

Falácia do apelo à autoridade.
Argumentum Ad Verecundiam

O Apelo à Autoridade usa admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação. Por exemplo:

"Issac Newton era um gênio e acreditava em deus."

Essa linha de argumento não é sempre completamente falsa; por exemplo, pode ser relevante referir-se a uma autoridade vastamente respeitada em um campo particular, se você está discutindo esse assunto. Por exemplo, nós podemos distinguir claramente entre:

"Hawking concluiu que os buracos negros desprendem radiação"

e

"Penrose concluiu que é impossível construir um computador inteligente"

Hawking é um físico e então nós podemos racionalmente esperar suas opiniões sobre radiação de buracos negros como sendo informadas. Penrose é um matemático, então é questionável até onde ele é bem qualificado para falar no assunto de inteligência de máquinas.

ainda que não laboratorial.

Falou tudo. Não é laboratorial!

No caso das crianças e a homossexualidade, se baseia em relatos aonde simplesmente deve-se crer que elas estão falando a verdade (quanto as suas vidas passadas) e pronto, acabou! Um grande número foi citado a esmo ("numerosas crianças") e esquece-se do fato que crianças têm uma imaginação muito vívida, além de outros fatores. Sem metodologia científica para se aferir se tais vidas passadas (aonde foram de outros sexos) de fato existiram! Para dizer que "vidas passadas explicam o comportamento destas crianças", baseia-se puramente em fé, não em ciência. É o apelo à ignorância do " elas não estão mentindo porque ninguém pode provar o contrário, logo elas foram de sexos opostos em vidas passadas (sic) e pronto, acabou".

Vitor, como eu já falei anteriormente...se você quer crer que "existem espíritos", se você quer crer que de fato "crianças foram de sexos opostos em vidas passadas"..não existem problemas! Mas isto não é ciência.
Vamos sempre divergir disso, e receio que nem em um bilhão de páginas de debate chegaríamos em um denominador comum!

Abraços.

Zangari

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:Há uma ENORME diferença entre as suas goiabadas/ets e o uso de hipóteses paranormais! As suas goiabadas e os seu ets VIOLAM LEIS FÍSICAS E NÃO POSSUEM EVIDENCIAS! No interior da terra suas goiabadas não seriam mais goiabadas, teriam se liquefeito e vaporizado devido ao calor, e todas as evidências de ets revelaram-se fraudes ou encontraram-se explicações naturais (sem falar que os filhos dos ets já não seriam ets, seriam terráqueos, pois nasceram no interior da terra). Paranormalidade tem base experimental, ou ao menos algum controle de variáveis, o que me permite usá-la como hipótese científica legítima. Sua comparação é, no mínimo, falsa.

Mas... novamente, Vitor: as evidências de paranormalidade foram obtidas por meios experimentais e não por casos espontâneos. Entendeu a diferença!

Vitor Moura escreveu:O simples fato de termos uma alta incidência de comportamento homossexual até então não explicado por fatores normais permite ao menos conjecturar outras hipóteses. A falta de explicações normais torna necessária a criação de novas hipóteses, ainda que paranormais. Isso não é assassinar a ciência, muito pelo contrário, o progresso científico começa com uma observação que não pode ser explicada por modelos existentes, e na formulação de outras hipóteses para dar cabo deste problema, mesmo que estas sejam paranormais.

A questão é: tal "fenômeno" de incidência não precisa de hipóteses paranormais porque há hipóteses "normais" para ele, ainda que você insistar em negá-las. Já ofereci uma hipótese psicossocial e você nem entendeu!

Vitor Moura escreveu:E porque ESP não seria uma hipótese científica para explicar o comportamento sexual das crianças se psi possui base laboratorial? Ainda mais não havendo consenso? Ainda mais os psicólogos dizendo que a causa é multi-fatorial? Por que psi não poderia ser um desses fatores que resultassem nessa taxa tão alta de comportamento homossexual?

Simplesmente porque não precisamos de ESP para explicar o fenômeno! É tão simples! Sua "lógica" leva à possibilidade de os os religiosos, novamente, insistam que a epilepsia seja TAMBÉM causada pelo demo!!!

Vitor Moura escreveu:Sempre confundo psicólogo com psiquiatra com psicanalista...mas...

OK!

Vitor Moura escreveu:lembre-se que mesmo em estudos de caso é possível haver base experimental. Testes de reconhecimento em que se coloca a criança diante de sua família anterior entre dezenas de desconhecidos, e pede-se que ela os identifique. Ou testes de reconhecimento de objetos pertencentes à personalidade anterior.

E COMO se eliminou hiperestesia; linguagem corporal; pistas sensoriais, fraude? E, por fim, como se CONTROLOU ESP? No máximo, portanto, o que poderia estar havendo aí é uma confirmação de estudos BEM CONTROLADOS realizados para testar a hipótese ESP experimentalmente!!! Nada além disso pode ser concluído, ainda que eu considere que NEM MESMO ESP deveria ser levantada como hipótese em uma situação tão "corporalmente evidente"!!! Qualquer pessoa que conheça a história do campo, sabe que não se deve realizar a pretensa "emissão" e a pretensa "captação" de pessoas frente a frente dado o conhecimento da percepção subliminar. Atpé Rhine teve que colocar os sujeitos experimentais à distância por considerar o meio mais razoável de controlar a sensorialidade!!! Básico!

Vitor Moura escreveu:

Vitor Moura escreveu:E a plausibilidade de uma explicação psi para esse caso em questão?

A rigor, interpretações psi, Vitor, só uso para dados experimentais, quando as condições de avalição são adequadas ao teste de hipóteses!

Vitor Moura escreveu:Se tem evidências experimentais de psi, e a causa do comportamento homossexual ainda não é de todo explicada, sendo que a maioria considera a existência de multi-fatores, porque não posso hipotetizar um fator psi para o comportamento homossexual, já que tenho evidências experimentais?

Sua premissa é equivocada: o fato é que NENHUM comportamento ou fenômeno humano é "de todo explicado"!!! Pela sua lógica, portanto, QUALQUER fenômeno humano PODERIA ter causas paranormais! Não, não é assim! A questão é saber se as explicações baseadas nas teorias existentes são SUFICIENTES ou não! E, no caso da homossexualidade, fata de consenso não significa DESCONHECIMENTO, mas luta pela melhor teoria, ou pela teoria mais completa, a que contemplaria mais fatores conhecidos. Precisamos de um "adendo" paranormal? Não!

Vitor Moura escreveu:Não, os cientistas também não sabem, eles apenas ignoram menos! Saber implica conhecimento total e absoluto sobre um determinado assunto, e a ciência não advoca isso!

Exatamente! E é exatamente por isso que, em ciência, tomamos as hipóteses mais simples sempre que possível e, dentre elas, as interpretações paranormais não são necessárias... a não ser que NÃO SE TENHAM HIPÓTESES melhores. Não é o caso dos casos apresentados!

Vitor Moura escreveu:Como o autor e cientista Artur C. Clarke constata na sua primeira regra: “quando um cientista mais velho e distinto afirma que algo é possível, ele estará com quase toda a certeza correto. Quando constata que algo é impossível, está muito provavelmente errado.”

Então, é possível que no centro da Terra exista goiabada? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Vou levar queijo Minas pra lá!!!

Vitor Moura escreveu:ATESTAR o paranormal não digo, mas a formulação da hipótese paranormal acho legítima. E o caso ainda é dito como bem-documentado até a época do tratamento, ou seja, com base laboratorial.

Bom, então o que se faz depois de formular uma hipótese? Teste de hipótese! Faça isso de modo experimental e, SE não puder explicar por causas normais, avente a POSSIBILIDADE da ocorrência de causas desconhecidas! Faça isso primeiro... acredite depois!!!

Vitor Moura escreveu:Ah, agora entendi, achei que seu 'paraíso' era figurativo, agora vejo que é literal. Olha, não se esqueça que essas culturas não tem nossas noções de paraíso, inferno etc, e que estamos falando de crianças de 2 e 3 anos, que nem entendem o conceito de morte direito (eu só fui entender mais ou menos lá pros 4, 5 anos...).

Não, não entendeu! É claro que é figurativo!

Vitor Moura escreveu:Existe sim, teste de reconhecimento de pessoas e objetos é experimental! E há controle de variáveis, ainda que não laboratorial. E mesmo que existam fatores normais ocultos (F.N.O), enquanto não se descobrem tais fatores, acho legítima a formulação de hipóteses paranormais , o que não se pode é atestá-las como corretas, mas sua formulação é legítima. F.N.O. podem existir até em Ganzfeld, mas é improvável !

Os "testes de reconhecimento" NÃO LEVAM EM CONTA o controle da sensorialidade! Portanto, não são suficientes para controlar a hipótese mais básica! De resto, pura crença derivada de má metodologia!

Vitor Moura escreveu:Discordo. Segundo os autores, em vários casos houve controle suficiente para atestar a ocorrência de um fenômeno paranormal. Todas as hipóteses normais foram excluídas acima da dúvida razoável,o que não houve foi controle suficiente para garantir que seja reencarnação!

Eu estava lá, ouvindo o Gary Schwartz... dizer que controlou suficientemente e blá-blá-blá!!! O método usado por ele era absolutamente falho! Mas... ele acha que não! Seu seguidores também acham-no maravilhoso, enquantos os cientistas o criticam! A vida é assim!

Vitor Moura escreveu:Não, mas se vc um dia resolver ler a literatura sobre o assunto, vai ver que as hipóteses normais foram excluídas.Fraude, Criptomnésia, Fantasia, Coincidência... A última que faltava era a sócio-psicológica que já foi refutada só nas minhas contas em tres artigos!

Puxa, número de publicações virou atestado de cientificidade? E "3" lhe parece suficiente? É porque é cabalístico e você também acredita nisso? :emoticon12:
Em primeiro lugar, sua pretensão de conhecer melhor a literatura de que seu interlocutor já mostra um pouco de sua arrogância crédula. Por último, o que conheço da literatura, e obviamente de método científico, não me permite chegar às suas conclusões de que "espíritos existam"... mas respeito suas crenças religiosas!

Vitor Moura escreveu:Eu continuo estudando, Zangari, só não chego às mesmas conclusões que vc.

Claro, os que acreditam não usam o mesmo método para avaliação da realidade. Eu uso apenas o método científico e chego a conclusões científicas. Você crê, e vê o que quer ver! Deve ser uma delícia não ter que lidar com a frustração de resultados que não corroboram suas hipóteses!!!

Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Aurelio Moraes
Contato:

Voa memória da vida anterior, voa...

videomaker

Mensagem por videomaker »

Vitor meu caro me ajuda ai :

O tal fenomeno PSI , é apenas uma hipotese viavel , baseada
no fato de que a telepatia pode ser uma verdade não verificada ?
Vou ser simplista para ficar facil .
Existe no etereo informações desponiveis onde e quando a tal
PSI , que por vontade propria , vai buscar e assim se manifestar ?
Como eu posso verificar a existencia dessaa informações ?
Onde elas ficam ?
Como se propagam ?
Como ela se organiza ?
Isso é realmente complicado !
Ela existe , porem NINGUEM explica como , ela se manifesta ,
mas ninguem sabe seu processo , é uma coisa fantastica...

Explica ai !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado