Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Luis Dantas escreveu:Eu continuo aqui. Salgueiro, também. Aknaton, idem. Flávio Costa está viajando, mas volta.
Ah, também a Cris, Deise Garcia...
Maria Moreira e Pug, infelizmente, estão sumidos.
Presente!! Sempre aqui firme e forte!
<b> Ei Cris, tudo jóia!??? </b> Frequento o forum ha mais ou menos uns 3 meses, e estava analisando o seu perfil... pelo que notei você é cristã, mas mantém a mente aberta e sempre vem aqui em busca de novas informações e conhecimentos... então, neste sentido somos muito parecidos... também sou cristão, mas mantenho a mente aberta, e busco novos conhecimentos a cada dia... na verdade, tenho algumas curiosidades a seu respeito: você acredita na infalibilidade de Bíblia?? Aguardo retorno, T+
Putz! Mais um xavequeiro em cima da Cris? Já não basta o novato pirata capitão Kid?
<b> também não é assim, né cabeludo... só estou curioso pra saber qual denominação a moça frequenta e se el crê ou não na infalibilidade bíblica... rsrsrs... sua manifestação demonstra, na verdade, que vc está interessado nela neste sentido... eu entrei aqui só pra conversar & aprender... pra xaveco existem lugares e maneiras mais apropriadas... hahaha... paz!!!
Calma garoto! Eu só tô zuando!
Paz......eterna! HAHAHAHAHAHA
Desculpe. Estou me sentindo meio demoníaco ultimamente. HUA!HUA!HUA!HUA!HUA!HUA!
Teísta genérico? Gosto mais da definiçao da Sal: Agnóstico-muro-teísta.
Para falar a verdade, eu me questiono cada vez mais. Se eu fizer a mim mesmo a pergunta: "Miguel, acreditas mesmo em Deus?". Se disser que sim estou a mentir. Eu quero acreditar e ser o tal teísta genérico (teísta religioso nunca), mas...
Qual é o problema em ser teísta religioso, Mig? Ou, pondo de outra forma, de que adianta ser teísta genérico?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Luis Dantas escreveu:Qual é o problema em ser teísta religioso, Mig? Ou, pondo de outra forma, de que adianta ser teísta genérico?
Ser teísta genérico parece forçado, nao é? A verdade é que nos dias que correm eu espero mais que Deus exista do que acredito na sua existencia. Só naqueles momentos pungentes, á noite, olhando para o céu estrelado no meio da natureza é que eu sinto algo mais. A tal religiosidade ou religamento. Nesse sentido, talvez nao me importe de ser religioso. Mas ser religioso= ter uma religiao e seguir preceito, isso nao quero.
Luis Dantas escreveu:Qual é o problema em ser teísta religioso, Mig? Ou, pondo de outra forma, de que adianta ser teísta genérico?
Ser teísta genérico parece forçado, nao é?
Não para mim, mas eu uso uma definição de religião mais ampla do que a do fórum ou dos espíritas.
O que acho é que ser teísta não-religioso é como ser capaz de realizar alguma coisa e não fazê-lo. Em outras palavras, um desperdício.
A verdade é que nos dias que correm eu espero mais que Deus exista do que acredito na sua existencia. Só naqueles momentos pungentes, à noite, olhando para o céu estrelado no meio da natureza é que eu sinto algo mais. A tal religiosidade ou religamento.
Então... não vejo por que fazer disso um drama, Miguel.
Mas ser religioso= ter uma religião e seguir preceito, isso nao quero.
Como eu desconfiava, você está usando a definição inferior de religião.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
A verdade é que nos dias que correm eu espero mais que Deus exista do que acredito na sua existencia. Só naqueles momentos pungentes, à noite, olhando para o céu estrelado no meio da natureza é que eu sinto algo mais. A tal religiosidade ou religamento.
Compreendo perfeitamente esse sentimento. Ao sentir o que penso ser religiosidade, em que certas coisas passam a fazer sentido, o outro lado desvanece.
Ser teísta genérico parece forçado, nao é?
Não para mim, mas eu uso uma definição de religião mais ampla do que a do fórum ou dos espíritas.
O que acho é que ser teísta não-religioso é como ser capaz de realizar alguma coisa e não fazê-lo. Em outras palavras, um desperdício.
Então... não vejo por que fazer disso um drama, Miguel.
Mas ser religioso= ter uma religião e seguir preceito, isso nao quero.
Como eu desconfiava, você está usando a definição inferior de religião.
Prezado Luis Dantas, Apesar de ser religioso, consigo, de certa forma, "analisar" o meu próprio meio religioso, e de fato concordo quando você diz que acreditar em Deus sem ter religião é um tanto quanto difícil... pelo menos, todas as pessoas que eu conheço que dizem crer em Deus possuem uma religião, mesmo que não frequentem um templo regularmente, mas todas elas possuem um "sistema de devoção", seja este sistema sempre falar com Deus quando acorda ou vai dormir, fazer um despacho, dar três pulinhos, um trevo de quatro folhas na carteira, o que seja... a necessidade de Deus no ser humano é intrínseca, é uma espécie de preenchimento para as dúvidas e inseguranças desta vida, sobremaneira complexa para ser entendida... respeito todos os agnósticos e ateístas, pois, com grande esforço procuram estudar para exatamente se desprenderem das amarras dos dogmas e religiões, infelizmente muitas vezes usadas (religiões) para manipulação e abusos. Eu particularmente sou crisão evangélico, e sei que Deus existe e o que ele já fez em minha vida, e talvez esta alegação é o que mais irrita alguns participantes deste fórum... quando comecei a procurar este fórum, foi porque estava meio que com algumas dúvidas da minha crença, admito, mas agora, passado algum tempo amadureci minha fé e continuo a frequentar este fórum para ter uma consciência crítica do que eu mesmo acredito, é importante saber o que os "opositores" da minha fé estão argumentando para eu mesmo melhorar a cada dia como ser humano, admitindo as falhas da minha e de qualquer outra religião... bom, é isso, por favor diga-me suas impressões sobre minha visão... vi que vocé bem inteligente e deve ter alguma observação interessante sobre minha opinião...