Vida Eterna

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Vida Eterna

Mensagem por videomaker »

Usuário deletado escreveu:Você gostaria de viver eternamente?

Eu particularmente creio que no início seria deveras interessante mas após um tempo o tédio iria chegar e eu ficaria muito mal por não conseguir morrer.

Quando vc era pequeno poderia achar a vida chata certo? se soubesse que a vida adulta fosse tão divertida mudaria de conceito? Então considere que coisas mais interessantes podem vir com a eternidade! Se é eterno, talvez as descobertas sejam ilimitadas!
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Milliardo

Re.: Vida Eterna

Mensagem por Milliardo »

Seria muito bom, por 200, 300 anos. Depois disso eu estaria implorando pra morrer..
"Men are not prisoners of fate, but only prisoners of their own minds."

Franklin Delano Roosevelt

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Existe uma diferença imensa entre o simples acreditar e possuir dados suficientes para transformar em fato, Night. Existência do espírito, vida eterna já são outros quinhentos :emoticon4:

Vida eterna é um conceito tão difuso que realmente dentro da perspectiva física nem ligando o "imaginômetro" facilita ponderar sobre o assunto

Bjs

videomaker

Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:

Eu particularmente creio que no início seria deveras interessante mas após um tempo o tédio iria chegar e eu ficaria muito mal por não conseguir morrer.

Quando vc era pequeno poderia achar a vida chata certo? se soubesse que a vida adulta fosse tão divertida mudaria de conceito? Então considere que coisas mais interessantes podem vir com a eternidade! Se é eterno, talvez as descobertas sejam ilimitadas!

Não sei cara. A finitude também não é interessante, mas sei lá. Acreditar no sobrenatural apenas para viver mais feliz não é comigo, não consigo fazer isso.

Sabe Night, vejo sempre esse pensamento entre alguns ateus, "VIVER PRA SEMPRE DEVE SER CHATO", como se tivesse se esgotado toda possibilidade de ser util ou ter o que fazer mesmo! Eu se tivesse que escolher, ecolheria continuar existindo e tentar trasformar isso em algo interessante!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Re: Re.: Vida Eterna

Milliardo escreveu:Seria muito bom, por 200, 300 anos. Depois disso eu estaria implorando pra morrer..

Quem sabe no 299 vc não ache outros motivos para continuar a existir?
:emoticon5:

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:

Talvez. E talvez não.
Discutir como será a vida eterna é uma besteira tão grande quanto achar que ela será agradável.
Não sabemos se existe, não sabemos como seria se existisse.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:

Existe uma diferença imensa entre o simples acreditar e possuir dados suficientes para transformar em fato, Night. Existência do espírito, vida eterna já são outros quinhentos :emoticon4:

Vida eterna é um conceito tão difuso que realmente dentro da perspectiva física nem ligando o "imaginômetro" facilita ponderar sobre o assunto

Bjs

Não a vejo falando muito sobre o espiritismo apesar de você ser espírita. Você acredita em todos os postulados da doutrina?

Só daqueles que pude verificar na realidade física, boa parte fica como ponto de interrogação, como possibilidade

É difícil falar de um assunto num meio onde a maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de encarar a coisa ao menos como uma possibilidade.

Bjs

videomaker

videomaker escreveu:
videomaker escreveu:

Não sei cara. A finitude também não é interessante, mas sei lá. Acreditar no sobrenatural apenas para viver mais feliz não é comigo, não consigo fazer isso.

Sabe Night, vejo sempre esse pensamento entre alguns ateus, "VIVER PRA SEMPRE DEVE SER CHATO", como se tivesse se esgotado toda possibilidade de ser util ou ter o que fazer mesmo! Eu se tivesse que escolher, ecolheria continuar existindo e tentar trasformar isso em algo interessante!

Você acredita em incertezas apenas para viver mais "feliz"?

Não estamos mudando de assunto? Vc não quer saber se a vida eterna não seria interessante? estou dizendo que SE ela existir seria bom, pois poderia vir junto com ela novas pespectivas e assim tornar a vida interessante!
Agora vc quer saber se preciso dessa certeza pra viver o agora? claro que não! nunca!

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:

Talvez. E talvez não.
Discutir como será a vida eterna é uma besteira tão grande quanto achar que ela será agradável.
Não sabemos se existe, não sabemos como seria se existisse.

Estamos contando como uma possibilidade seu Fernando! caramba... :emoticon2:

videomaker

videomaker escreveu:Não estamos mudando de assunto? Vc não quer saber se a vida eterna não seria interessante? estou dizendo que SE ela existir seria bom, pois poderia vir junto com ela novas pespectivas e assim tornar a vida interessante!
Agora vc quer saber se preciso dessa certeza pra viver o agora? claro que não! nunca!

Será que seria bom mesmo? Você não viveu para dizer se seria bom ou ruim, acho que não é por aí. Creio que a maior parte das atitudes humanas (ou talvez todas) visam a felicidade, logo acreditar em algo que supostamente deve ser bom lhe faz feliz.

Acredito que podemos ser melhor amanha do que ontem! como não posso esperar que não seria melhor viver eternamente?
Night viver pra mim não cansa! novas pespectivas me motiva!
Pra vc viver cansa?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não a vejo falando muito sobre o espiritismo apesar de você ser espírita. Você acredita em todos os postulados da doutrina?

Só daqueles que pude verificar na realidade física, boa parte fica como ponto de interrogação, como possibilidade

É difícil falar de um assunto num meio onde a maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de encarar a coisa ao menos como uma possibilidade.

Bjs

Eu não encarava há um tempo atrás. Hoje em dia procuro estudar essas possibilidades antes de criticá-las. As viseiras ideológicas nos impedem de enxergar muita coisa por trás daquilo que criticamos com rigor.

Para muitos é também falta de interesse, ou melhor, é menos uma coisa para complicar a vida no cotidiano

Na casa dos vinte anos, eu já tinha tido experiências suficientes para saber que possuíamos o que chamava de uma energia extra-corpórea :emoticon4: . Como nunca quis me envolver com nada que tivesse ligação com religião, além de estar ocupada demais desenrolando os nós na minha vida, deixei para lá.

Acabei, depois de quase vinte anos, vindo a estudar a doutrina e dando uma olhada superficial no espiritualismo. Mas continua sendo um processo difícil para mim porque continuo detestando o "religionês", estudar a doutrina foi prá mim, um parto com fórceps :emoticon7: .

Bjs

videomaker

videomaker escreveu:Acredito que podemos ser melhor amanha do que ontem! como não posso esperar que não seria melhor viver eternamente?
Night viver pra mim não cansa! novas pespectivas me motiva!
Pra vc viver cansa?

Mas será que as perspectivas são infinitas? Pense bem, estamos falando de VIDA ETERNA.

Devem ser! limitar as possibilidades é limitar a eternidade! fazer todo bem possivel não seria algo ilimitado?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:Para muitos é também falta de interesse, ou melhor, é menos uma coisa para complicar a vida no cotidiano

Na casa dos vinte anos, eu já tinha tido experiências suficientes para saber que possuíamos o que chamava de uma energia extra-corpórea . Como nunca quis me envolver com nada que tivesse ligação com religião, além de estar ocupada demais desenrolando os nós na minha vida, deixei para lá.

Acabei, depois de quase vinte anos, vindo a estudar a doutrina e dando uma olhada superficial no espiritualismo. Mas continua sendo um processo difícil para mim porque continuo detestando o "religionês", estudar a doutrina foi prá mim, um parto com fórceps .

Bjs

Antes de se tornar espírita você seguia qual religião?

Oficialmente, católica não-praticante.

Desisti de religião, aos dez anos quando fazia a 1ª Comunhão e o padre me disse que fé tinha que ser cega. Mesmo naquela idade, essa colocação me chocou, que prá mim era o mesmo que colocar antolhos

Bjs

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

"As possibilidades de felicidade, são egoístas meu amor...
tua piscina está cheia de ratos..."

É inevitável o prazer acabar uma hora, o prórpio sentido das coisas vão exigir uma razão para continar a faze-lo... no início você dá de certa forma, uma razão para as coisas o serem... depois não tera nem mais pq de proceder assim...

A eternidade é tempo demais...

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

A perspectiva de ser e estar e o que fazer sempre estão condicionadas à noção de tempo que temos.

Crianças muito pequenas não tem essa noção. Querem ficar ou não, querem brincar ou não, ficar acordadas ou não, independente da ordem externa que nós já temos, acerca da organização do ser e fazer dentro do tempo, do círculo de acontecimentos do dia, da semana, do mês...e da vida.

Fazemos isto porque aprendemos com a rotina imposta e com a consciência da finitude da vida, a cumprir metas e objetivos e buscar a felicidade.

A criança não busca. Ela é feliz ou não. O presente para ela é uma noção restrita ao que está fazendo.
A memória do que passou nos faz projetar para o futuro o que podemos e não fazer. E passamos a buscar realização e a tal felicidade dentro destes parâmetros temporais.

Mas o fato de buscar e organizar vem principalmente da idéia de finitude e de não saber o dia de amanhã. Não temos um prazo para permanecer nesta existência.
Ela pode cessar a quelquer momento. Uma vez compreendida e assimilada essa certeza ( embora a neguemos e fujamos dela), nosso cérebro sabe.

A idéia de infinito já é complicada para a mente humana metafísicamente falando. Filosoficamente ela desdobra ao campo das idéias e da imaginação. Não sabemos o que isto significa.

Portanto, não há como saber se gostaríamos ou não de viver para sempre numa consciência desprovida de tempo, apenas nesta de que dispomos. Isto torna a hipótese irracional.

videomaker

Apocaliptica escreveu:Portanto, não há como saber se gostaríamos ou não de viver para sempre numa consciência desprovida de tempo, apenas nesta de que dispomos. Isto torna a hipótese irracional.

Discordo sem pestanejar! quem não gostaria de ter mas tempo para realizar o que não não conquistou? ou ver netos, bisnetos, ou tetra netos conquistarem! Depois de adultos e que enxergamos uma vida ilimitada por se fazer! a cada momento podemos descobrir novos estimulos, novas pespectivas! pra mim viver não cansa! que venha mais vida!

videomaker

Fedidovisk escreveu:"As possibilidades de felicidade, são egoístas meu amor...
tua piscina está cheia de ratos..."

É inevitável o prazer acabar uma hora, o prórpio sentido das coisas vão exigir uma razão para continar a faze-lo... no início você dá de certa forma, uma razão para as coisas o serem... depois não tera nem mais pq de proceder assim...

A eternidade é tempo demais...

Nunca é tempo demais, quando se tem sempre o que fazer! pra mim viver não cansa... pedir um pouco de otimismo seria muito?

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

O legal de ser humano, é que quando você já está com 60 anos, já não se lembra mais nada dos seus 20...

De certa forma condiz a eternidade, mas apenas pq esquecemos, isso seria alienatorio.

videomaker

Fedidovisk escreveu:O legal de ser humano, é que quando você já está com 60 anos, já não se lembra mais nada dos seus 20...

De certa forma condiz a eternidade, mas apenas pq esquecemos, isso seria alienatorio.

Contar com que a eternida seria assim como a vida humana, com velhice e etc, é que entramos nessa questão: Como cansa viver!!!! A eternida seria mais suave, esqueça o fisico.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Gostaria de ser eterno.

Viver em eternidade significa acúmulo de conhecimento eterno. Quanto mais se vive mais conhecimento se adquiri

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

A etenernidade seria o estimulo mais poderoso para nao se fazer absolutamente nada.

A graca da vida esta no fato de que um dia ela acaba, e voce nao sabe quando. Que voce deve buscar se realizar ao descobrir e talvez atingir seu potencial no limitado espaco de tempo que te cabe. E depois passar a vez para outros.

A eternidade tornaria todos os dias iguais, identificaria passado e futuro e trivializaria o fato maravilhoso, embora efemero, que e o de se estar vivo.

A possibilidade de frustracao e indossociavel da possibilidade de conquista. Se tudo passa a ser alcancavel, demandando apenas que dediquemos tempo suficiente (o que nao e dificil ja que a disponibilidade e infinita), nenhuma conquista e possivel, e tudo passa a ser uma mera sucessao insuportavelmente longa de acontecimentos sem nenhum significado.

So haveria uma longa frustracao, que e a de justamente nao poder morrer.
Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 18 Mar 2007, 12:58, em um total de 1 vez.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:A perspectiva de ser e estar e o que fazer sempre estão condicionadas à noção de tempo que temos.

Crianças muito pequenas não tem essa noção. Querem ficar ou não, querem brincar ou não, ficar acordadas ou não, independente da ordem externa que nós já temos, acerca da organização do ser e fazer dentro do tempo, do círculo de acontecimentos do dia, da semana, do mês...e da vida.

Fazemos isto porque aprendemos com a rotina imposta e com a consciência da finitude da vida, a cumprir metas e objetivos e buscar a felicidade.

A criança não busca. Ela é feliz ou não. O presente para ela é uma noção restrita ao que está fazendo.
A memória do que passou nos faz projetar para o futuro o que podemos e não fazer. E passamos a buscar realização e a tal felicidade dentro destes parâmetros temporais.
(...)

Portanto, não há como saber se gostaríamos ou não de viver para sempre numa consciência desprovida de tempo, apenas nesta de que dispomos. Isto torna a hipótese irracional.

Clap, Clap, Clap, Clap... :emoticon19:
Belo post.

Vale alguns dados interessantes aqui sobre as religiões, afinal são elas quem tratam do assunto vida eterna.
Elas falam sobre diversas coisas importantes sobre o assunto.
Uma é sobre sermos como as crianças em diversos sentido, inclusive o que citou.
Falam também sobre nossa ânsia por um objetivo, por um destino, por um "aonde chegar" e, dizem que o que importa é aproveitar o "caminho", pois a rota é eterna e não chega a destino nenhum.
Falam sobre viver o "agora eterno", não se apegar ao passado e esquecer o futuro.
Algumas também dizem que o tempo é um tipo de ilusão.

Fora isso ainda falam sobre a questão do não desejar e de perder a identidade.
O desejo do "novo" e o sofrimento do tédio causado pelo "velho", são citados como problemas a se corrigir.
A perda de identidade culmina, entre outras coisas, do "não querer" do "não desejar" e do "não se apegar".
Isso leva também em conta o ser "pensante", o EU ilusório que pensa o tempo todo, sempre querendo satisfazer os seus desejos.

Existe um ponto na meditação, onde os pensamentos param por completo.
Sem pensamento, não nos aborrecemos, pois para isso, temos que pensar: "que droga, eu não queria isso, isso é chato, eu queria aquilo outro."
Sem pensamento não tem um EU que fica entediado, é o foco absoluto no presente eterno.
Outro ponto abordado é a mudança, tudo muda o tempo todo.

Seriam necessárias muitas coisas, para tornar uma vida eterna possível.
A religião aborda muitas delas, o que inclui coisas como aceitação da perda sem sofrimento, e outros bichos mais.
É interessante de se discutir e questionar, mas mesmo com tudo isso, só saberemos experimentando, pois isso tudo pode não bastar.
As vezes até o sofrimento parece ser proposital, um meio de se possibilitar isso.
Sofrer muito, para que comparado com todo esse sofrimento, uma vida eterna sem ele, se torne um verdadeiro êxtase... seria muito cruel isso?

Só completo dizendo que a hipótese da vida eterna, não é uma discussão irracional, ela apenas não é falseável. Isso significa apenas que por hora, não podemos chegar a uma conclusão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:Gostaria de ser eterno.

Viver em eternidade significa acúmulo de conhecimento eterno. Quanto mais se vive mais conhecimento se adquiri

Não se nossa capacidade de aprendizado for limitada...
O "tentar entender", muitas vezes pode nos privar de viver a vida, na inutil tentativa de compreende-la.
O conhecimento é secundário para o homem, o fundamental é o prazer.
Por mais que o conhecimento proporcione um limitado prazer intelectual, ele é apenas mais um de inúmeros outros prazeres. Um prazer que demanda certo esforço.

Em uma vida eterna, nossa busca pelo conhecimento, muito provavelmente seria como mais uma brincadeira sem importância, pois o conhecimento não pode ser levado muito a serio, ele é frágil.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Portanto, não há como saber se gostaríamos ou não de viver para sempre numa consciência desprovida de tempo, apenas nesta de que dispomos. Isto torna a hipótese irracional.

Discordo sem pestanejar! quem não gostaria de ter mas tempo para realizar o que não não conquistou? ou ver netos, bisnetos, ou tetra netos conquistarem! Depois de adultos e que enxergamos uma vida ilimitada por se fazer! a cada momento podemos descobrir novos estimulos, novas pespectivas! pra mim viver não cansa! que venha mais vida!

E os netos e os bisnetos e os n-netos viveriam tb para sempre ou só você? Já pensou nisto? Se só você, iria ver todo mundo morrer e se sentir estranho e sozinho na eternidade.
Se todos vivessem eternamente, não faria a menor diferença acompanhar ou não, seria normal!

É como eu disse: você só tem esta ânsia porque é finito.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Gostaria de ser eterno.

Não se nossa capacidade de aprendizado for limitada...
O "tentar entender", muitas vezes pode nos privar de viver a vida, na inutil tentativa de compreende-la.
O conhecimento é secundário para o homem, o fundamental é o prazer.
Por mais que o conhecimento proporcione um limitado prazer intelectual, ele é apenas mais um de inúmeros outros prazeres. Um prazer que demanda certo esforço.

Em uma vida eterna, nossa busca pelo conhecimento, muito provavelmente seria como mais uma brincadeira sem importância, pois o conhecimento não pode ser levado muito a serio, ele é frágil.

Só o fato de viver eternamente, você não prexisa procurar o conhecimento, o conhecimento vem até você.

Diversos tipos de prazer são conhecimento também.Ter conhecimento ilimitado da história é invejável!

Se vivêssemos em média 1000 anos, talvez alguns cientistas teriam terminados trabalhos que levam 10.000 anos, pois precisam ser compreendidos e repassados para outra geração, isso leva tempo!

Trancado