O MAL EXISTE?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Esdras F

O MAL EXISTE?

Mensagem por Esdras F »

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo que existe?

Um estudante respondeu corajosamente:

- Sim, fez!
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor - respondeu o jovem.

O professor replicou:

- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:

- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu:

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

- E a escuridão, existe? - continuou o estudante.

O professor respondeu:

- Mas é claro que sim.

O estudante respondeu:

- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o mal existe?

Ele respondeu:

- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.

Então o estudante respondeu:

- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor.
O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

http://www.montesiao.pro.br/mensagens/ilustracoes1.htm

Agora tenham os senhores um pouco de CARÁTER, admitam que Deus existe e é bom.
Ateísmo só leva ao mal-caratismo e à estupidez.
Vocês sabem que Deus existe e têm uma birra infantil com ele.

darwin

Re.: O MAL EXISTE?

Mensagem por darwin »

"Essa é a história mais repetida que eu ja ouvi..............."

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Velha mesmo. Caducou já... :emoticon144: :emoticon138:

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Putz, o cara já foi banido?
Nem me diverti com ele.
Eu já ia perguntar: Imagine que Lúcifer é o verdadeiro Deus e Deus é o diabo.
Mas deixa pra lá.
Vou esperar a sua volta para podermos discutir e ver se o bem é maior que o mal!! HEHEHEHHE!!
Imagem

André

Mensagem por André »

Bem Einstein uma vez disse algo mais ou menos assim:

"Somente tenho duas certezas, que o Universo é infinito tanto quanto é infinita a estupidez humana. Ando tendo minhas duvidas sobre a primeira afirmação."

:emoticon16:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fala sério, esse cara não era de verdade.
Tava tirando uma com a cara do pessoal...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

DIG

Mensagem por DIG »

NadaSei escreveu:Fala sério, esse cara não era de verdade.
Tava tirando uma com a cara do pessoal...

Eu quero acreditar nisso, Grande Nadão...mas depois de ler as matérias DESSE SITE:
http://www.tabernaculonet.com.br
e mais isso:
http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=870

Deixei de ser cético: agora não duvido de NADA, nada mesmo que vier :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus.

E mais uma vez crentes se contradizem em seus próprios argumentos falaciosos... deus não era pra ser onipresente? Decidam-se!
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Flush

Re: O MAL EXISTE?

Mensagem por Flush »

Esdras F escreveu:Agora tenham os senhores um pouco de CARÁTER, admitam que Deus existe e é bom.

Com estas eloquentes palavras já me tornei crente. :emoticon12:

Agora tenham os senhores um pouco de CARÁTER, admitam que as Fadas e os Duendes de Saturno existem e são bons.
Vocês sabem que as Fadas e os Duendes de Saturno existem e têm uma birra infantil com eles.

Imagem

Flush

Re: Re.: O MAL EXISTE?

Mensagem por Flush »

Led Zeppelin escreveu:
mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus.

E mais uma vez crentes se contradizem em seus próprios argumentos falaciosos... deus não era pra ser onipresente? Decidam-se!

Ele também tem de dormir e ir à casa de banho.
Isso da onipotência soa a escravidão!! :emoticon12:

SickBoy

Re: O MAL EXISTE?

Mensagem por SickBoy »

Esdras F escreveu:Agora tenham os senhores um pouco de CARÁTER, admitam que Deus existe e é bom.

Beto, é você? :emoticon12:

Trancado