Espíritos possuem cor?
Espíritos possuem cor?
Gostaria de saber das sapiências espíritas aqui do fórum, se não for pedir demais uma gotinha de sabedoria de vossas partes, se depois que o caboclo morre, ele mantêm a cor do corpo que ele tinha aqui na terra.
Eu sou preto, se eu morrer eu vou continuar preto do lado de lá? Ou vou ficar branco, azul, verde, transparente, etc?
Eu sou preto, se eu morrer eu vou continuar preto do lado de lá? Ou vou ficar branco, azul, verde, transparente, etc?
"Consulte sempre um charlatão !!"
- Ateu Tímido
- Contato:
Re.: Espíritos possuem cor?
Espíritos são insípidos, incolores, inodoros e, claro, insossos...
Se não fossem assim, como poderiam reencarnar como europeus "superiores" ou africanos "inferiores" segundo o carma?
E você nunca ouviu falar em "preto de alma branca"?
Se não fossem assim, como poderiam reencarnar como europeus "superiores" ou africanos "inferiores" segundo o carma?
- Ateu Tímido
- Contato:
Re: Re.: Espíritos possuem cor?
Ateu Tímido escreveu:Não, como diria aquele conterrâneo, KARDECISMO!!!
Antes de postar, pensei nele. E pensei que talvez ele pudesse ser o próximo a postar, mesmo que debaixo das cobertas. Ele simplesmente não perde uma destas. Mas parece que Morfeu o arrebatou desta feita....

Ateu Tímido escreveu:Espíritos são insípidos, incolores, inodoros e, claro, insossos...
Nossa, Ateu Tímido, você já 'comeu' espíritos???
'incolores', 'inodoros' e 'insossos'??? é demais....
Não seria melhor dizer que 'espíritos' não são... não existem...???
quanto ao preconceito de 'superiores' e 'inferiores', o Kardecismo prega isto, pois seguiu a ideologia dominante da época em que foi inventado e os europeus se julgavam 'superiores'.... Foi baseado nessa ideologia que Kardec criou seus dogmas que diziam que as pessoas (e os espíritos, é claro) eram superiores ou inferiores.....
Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

Xicao escreveu:quanto ao preconceito de 'superiores' e 'inferiores', o Kardecismo prega isto, pois seguiu a ideologia dominante da época em que foi inventado e os europeus se julgavam 'superiores'.... Foi baseado nessa ideologia que Kardec criou seus dogmas que diziam que as pessoas (e os espíritos, é claro) eram superiores ou inferiores.....
Não deixa de ser uma excelente desculpa essa da "ideologia dominante da época". Me diga, pra que serve uma religião nova se ela segue a ideologia dominante da época?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

- videomaker
Re: Espíritos possuem cor?
Maurício escreveu:Gostaria de saber das sapiências espíritas aqui do fórum, se não for pedir demais uma gotinha de sabedoria de vossas partes, se depois que o caboclo morre, ele mantêm a cor do corpo que ele tinha aqui na terra.
Meu caro Mauricio, é louvavel a sua curiosidade! mas diante de tantas respostas toscas, como sempre!, não posso deixar de postar esta bela musica elucidativa.
Alma Não Tem Cor
Karnak
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco
Alma não tem cor
Porque eu sou negro
Branquinho, neguinho
Branco, negon
Alma não tem cor
Porque eu sou branco
Alma não tem cor
Porque eu sou jorge mautner
Percebam que a alma não tem cor
Ela écolorida
Ela é multicolor
Azul, amarelo, verde, verdinho, marrom
Cê conhece tudo, cê conhece o reggae
Cê conhece tudo né, cê só não se conhece
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
Maurício escreveu:E então?
Nenhum espírita?
Magoei....
Vc é um bom sujeito e merece toda nossa atenção!

Em O Livro dos Espíritos, tem-se o seguinte diálogo entre Allan Kardec e os Espíritos que ditaram a Codificação com respeito à forma do Espírito:
88. Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante?
“Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”.
a) - Essa chama ou centelha tem cor?
“Tem uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro”.
Representam-se de ordinário os gênios com uma chama ou estrela na fronte. É uma alegoria, que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Colocam-na no alto da cabeça, porque aí está a sede da inteligência.
Analisemos primeiro, a frase inicial da resposta: “Para vós, não; para nós, sim”.
Trata-se aqui da diferença existente entre o que os Espíritos desencarnados podem perceber, usando seus sentidos sutis e aquilo que os Espíritos encarnados podem perceber, usando seus sentidos físicos.
De fato, a própria Ciência nos ensina o quão limitada é a percepção da realidade que nossos sentidos físicos nos propiciam. As faixas de freqüência que nossos sentidos da visão e da audição capturam são extremamente estreitas assim como impróprio é o nosso tato para a realidade mais sutil como, por exemplo, a das ondas mais diversas de comunicação que nos envolvem em todas as direções.
Nas dimensões espirituais, o Espírito está livre das restrições impostas pela matéria. Sua percepção da realidade, portanto, é infinitamente mais rica, logrando ele perceber cores e formas que, encarnado sequer poderia descrever.
Analisemos, agora, a segunda parte da resposta:
“O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”.
Uma chama, um clarão ou uma centelha etérea são elementos caracterizados, os três, basicamente, pela sua tonalidade de cor, sua intensidade de brilho e o calor que possuem. Os três são, por outro lado, desprovidos de forma precisa. Desse modo, os Espíritos confirmaram o que antes haviam dito, isto é, que os Espíritos não são percebidos com forma.
Chama a nossa atenção, nessa resposta, entretanto, que os Espíritos parecem estar falando do Princípio Inteligente, e não do Espírito, entidade formada por esse Princípio somado ao Perispírito. afinal, o Espírito tem forma, uma vez que o Princípio Inteligente imprime forma ao Perispírito. É, portanto, com forma que médiuns de todas as raças e culturas têm percebido Espíritos desde as mais remotas eras.
Desse modo, os Espíritos que ditaram a Codificação parece terem aproveitado essa questão para dizer que o Princípio Inteligente tem uma forma que foge aos nossos sentidos, sendo aceitável que a imaginemos como uma chama.
Nossa interpretação encontra confirmação no Item 55 do Capítulo I de O Livro dos Médiuns, onde Kardec afirma:
Hão dito que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação ao Espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, a que se não poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia espiritual. De sorte que, para nós, a idéia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra. O perispírito faz, portanto, parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem....
A Cor dos Espíritos
Voltando a O Livro dos Espíritos, verificamos que, tendo os Espíritos respondido quanto à forma, Kardec fez um complemento à questão preliminar, querendo saber a cor dos Espíritos. A essa segunda pergunta, a resposta foi a seguinte:
“Têm uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro”.
Se prestarmos atenção, veremos que essa resposta tem uma característica estranha. Kardec perguntou, de forma inequívoca, pela cor da “chama ou centelha”. Os Espíritos, no entanto, nada disseram de cor. O que é uma cor “escura e opaca” ou uma cor “brilhante, qual a do rubi?” Note-se que a resposta nada fala da cor em si, destacando apenas o brilho. Nos ocorreu ter havido um equivoco de tradução, o que nos fez recorrer ao original em Francês:
"Pour vous, elle varie du sombre à l'éclat du rubis, selon que l'Esprit est plus ou moins pur”. (Para vós, ela varia do sombrio ao brilho intenso do rubi, conforme seja o Espírito mais ou menos puro).
Como vemos, no original, a palavra cor (“couleur”) sequer foi usada na resposta. De fato, tudo o que se obtém da resposta é que os Espíritos mais atrasados são vistos como uma sombra escura e os mais adiantados com uma chama intensamente brilhante deles emanando.
Essa resposta e sua interpretação coincidem com o que nos passam a diversas tradições religiosas, que reportam que os anjos e santos ofuscam nossos olhos com seu intenso brilho, ao passo que os chamados demônios são ditos “espíritos das trevas”, devido à sua aparência sombria.
É interessante notar que a resposta dos Espíritos tanto é válida se estivermos falando do Princípio Inteligente quanto se estivermos falando do Espírito, isto é do Princípio Inteligente acoplado ao perispírito.
Teriam os Espíritos se furtado a falar da cor por ser ela de somenos importância ou teria sido por serem as cores em questão além de nossa capacidade visual? Por alguma razão não o fizeram e por alguma razão Kardec não os redargüiu a respeito, dando-se por satisfeito em confirmar o brilho.
Uma Aventura pela Questão da Freqüência
Apesar de nada terem dito os Espíritos a Kardec sobre a cor em si, a sub-questão “a” nos oferece uma boa oportunidade para estudarmos um pouco a questão da freqüência emitida pelos Espíritos, como é percebida pelos médiuns videntes, como nos reporta a tradição e como é entendida pela Ciência humana.
Sabemos, das noções básicas da Física, que, no espectro da luz visível, a cor vermelha corresponde às mais baixas freqüências percebidas, correspondendo o violeta às freqüências mais elevadas que o olho humano consegue ver.
A tradição, que nada mais é que o acúmulo dos testemunhos dos médiuns videntes através dos milênios, parece confirmar que a noção que obtemos da Física pode ser utilizada. Todas as tradições religiosas sempre associaram a cor vermelha aos demônios e Espíritos perturbadores enquanto a cor branca sempre foi associada aos anjos e demais Espíritos elevados.
Alguém poderia levantar a questão: “É verdade que os demônios são representados tradicionalmente na cor vermelha, mas as representações dos anjos e demais Espíritos elevados utilizam, predominantemente, a cor branca ou, se muito, anil e não à cor violeta”.
A própria Física nos ajuda a entender o que ocorre. O branco visível nada mais é que a mistura equilibrada das cores básicas ou de todas as cores. Ora, os Espíritos mais adiantados necessitam adequar sua vibração à dos médiuns videntes que os enxergam com sua visão sutil. Por outro lado, o seu adiantamento moral deve produzir uma determinada vibração elevada mesmo quando em contato com Espíritos menos evoluídos que requerem deles uma vibração mais baixa.
Isso sugere, a nosso ver, que eles tenham capacidade de vibrar em mais de uma freqüência simultaneamente. Se supusermos que os Espíritos mais evoluídos podem vibrar em diversas freqüências simultaneamente, quando desejam entrar em contato com diversos Espíritos em estágios diferentes de evolução ao mesmo tempo, o resultado visual dessa simultaneidade de emissão de freqüência tenderá ao branco, como percebido pelos videntes.
Agora que já nos aventuramos pelos domínios da cor, vamos utilizar o relacionamento entre as freqüências de vibração e a temperatura e nosso conhecimento sobre o que nos diz a tradição para ver se chegamos a uma conclusão semelhante.
Ao longo dos séculos, a proximidade de Espíritos perturbados ou perversos sempre foi percebida como uma sensação de frio pelos médiuns. A temperatura fria corresponde à baixa freqüência de vibração (o mesmo que a cor vermelha). Os Espíritos evoluídos, por outro lado, sempre foram percebidos como tendo temperatura agradável e não como quentes, o que corresponderia a uma alta freqüência de vibração. Ora, a temperatura agradável significa exatamente o cuidado que o Espírito evoluído tem em tornar igualmente agradável a sua aproximação, guardado, pois, um paralelo com a cor branca.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Meu deus misericordioso!!! Toda esta enrolação para responder apenas sobre se os espíritos têm cor!
Imagine se a gente quiser saber o cheiro, o sabor, a densidade, a dimensionalidade, e massa, o peso, a capacidade de transmissão de calor, ou de eletricidade e trezentas outras coisas físico-quimicas!

- videomaker
Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
![]()
Meu deus misericordioso!!! Toda esta enrolação para responder apenas sobre se os espíritos têm cor!
Imagine se a gente quiser saber o cheiro, o sabor, a densidade, a dimensionalidade, e massa, o peso, a capacidade de transmissão de calor, ou de eletricidade e trezentas outras coisas físico-quimicas!
Ué, pediram uma resposta, e ainda reclamam.... sei não. :emoticon197:
videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
![]()
Não é isto, video...é que a enrolação da DE é um negócio impressionante. É de deixar zonzo qualquer cristão. É uma sessão fantasiosa de prolixia e lero lero.
Eu gostaria de saber se os espíritos têm cor. Só isto.Mas este texto não explica nada.
- videomaker
Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
![]()
Não é isto, video...é que a enrolação da DE é um negócio impressionante. É de deixar zonzo qualquer cristão. É uma sessão fantasiosa de prolixia e lero lero.
Eu gostaria de saber se os espíritos têm cor. Só isto.Mas este texto não explica nada.
Oxi! como não respondeu? quando encarnado a pespectiva é uma, quando desencarnado é inrelevante a questão COR!
Pô, lê de novo ai gaucha! :emoticon1:
Para começar: espíritos existem? Prove.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
- videomaker
DarkWings escreveu:Para começar: espíritos existem? Prove.
Existem mediuns? se sim, quem fala por eles? quem escreve por eles? se vai usar a FRAUDE como argumento, esteja pronto para provar todas elas, se não, calar o teclado seria um bom negocio! :emoticon17:
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Maurício escreveu:Espíritos possuem cor?
Depende do pano...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
O Espírito do O Embosta é de cor lilás.

"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
- videomaker
emmmcri escreveu:O Espírito do O Embosta é de cor lilás.
![]()
![]()
E Fininho....

videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
![]()
Oxi! como não respondeu? quando encarnado a pespectiva é uma, quando desencarnado é inrelevante a questão COR!
Eu li 2 vezes e só vi enrolação. É uma centelha, um clarão, uma coisa brilhante ou opaca, ou cor de rubi?
“Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”.
Como assim "se quiserdes"? É para querer? Eu quero saber se É!
“Tem uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro”.
Então...é uma cor visível pelos espíritos entre eles? Ou seja, nós jamais saberemos porque para nós são invisíveis?
E por que os espíritos aparecem sob a forma humana e não de centelha ou clarão rubi? Ou por que às vezes aparecem naquela forma de fumacinha?
- videomaker
Como assim "se quiserdes"? É para querer? Eu quero saber se É!
Sim! se quizerdes, é usado pra que vc tenha algo como referencia! como explicar o que é uma coisa, se pra vc lhe falta entendimento? então é se quizesrdes mesmo!!!!
Então...é uma cor visível pelos espíritos entre eles? Ou seja, nós jamais saberemos porque para nós são invisíveis?
Mais uma vez ele tenta explicar com o que temos! Vc entende que o plano fisico, nos impede de ver como a coisa é?

E por que os espíritos aparecem sob a forma humana e não de centelha ou clarão rubi?
A pergunta se refere ao espirito no sentido mais proximo do que ele é, e não como ele nos aparece, ou nós os vemos!
Ou por que às vezes aparecem naquela forma de fumacinha?
Esse só o espirito do papai noel que usa! é pra passar mais facil pela chaminé.

Quanto mais a DE tenta se explicar, pior fica!!
Duas páginas de texto que não explicam absolutamente NADA, e mesmo tentando explicar se contradiz.
Será que é muito difícil de responder?
Afinal, espíritos possuem cor?
(a) SIM.
(b) NÃO.
Em caso positivo, qual é sua cor?
Puta merda!! A DE faz aquela frase ficar cada dia mais verdadeira:
"A emenda ficou pior que o soneto."
Dizer que uma coisa "...vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi..." é o mesmo que dizer que isso daí possui TODAS AS CORES visíveis do espectro.
Será que essa seita não consegue sequer explicar uma única pergunta extremamente besta?
affff....
Faça-me o favor....
Pra variar, video, vc leu o texto, ou só colou, como é o de costume???

Duas páginas de texto que não explicam absolutamente NADA, e mesmo tentando explicar se contradiz.
Será que é muito difícil de responder?
Afinal, espíritos possuem cor?
(a) SIM.
(b) NÃO.
Em caso positivo, qual é sua cor?
Puta merda!! A DE faz aquela frase ficar cada dia mais verdadeira:
"A emenda ficou pior que o soneto."
Dizer que uma coisa "...vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi..." é o mesmo que dizer que isso daí possui TODAS AS CORES visíveis do espectro.
Será que essa seita não consegue sequer explicar uma única pergunta extremamente besta?
affff....
Faça-me o favor....
Pra variar, video, vc leu o texto, ou só colou, como é o de costume???

E, Apo!!
Para de roubar as minhas teclas!
Isso daí é muito feio!!! Mesmo para ateus imorais como nós!!

Para de roubar as minhas teclas!

Isso daí é muito feio!!! Mesmo para ateus imorais como nós!!

videomaker escreveu::emoticon266:![]()
![]()
Segundo escritos do proprio Kardec, carregados de determinismo biológico, não parece tão irrelevante assim.
Embora vocês espiritas tentem relativizar esse racismo a nível contextual vivído por Kardec é inegavel que pontos importantes da doutrina tenham fundamentos racistas.