Usuário deletado escreveu:André escreveu:Não sou contrario a limitação constitucional, mas como sabes constituições mudam, e devem espelhar os anseios populares. "O poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido". Como na prática não é exercido em nome do povo, o povo, ou população que seja, deve assumir mais responsabilidade.
1)Em países em que a população tem senso crítico a democracia ampliada seria interessante, mas no Brasil é totalmente impensável. É como colocar crianças para dirigirem um carro, não dá certo.
André escreveu:Por exemplo uma proposta no que tange sistema de saúde. A direita tudo privado, o centro um sistema misto, a esquerda público. Só a critério de exemplo. Os partidos se organizam para debater essa questão e formulam propostas em conjunto com suas coligações. A proposta digamos PSDB-PFL, PT-PMDB e PSOL( e o resto da esquerda mais radical). Claro que pessoas de partidos diferentes teriam liberdade de apoiar propostas diferentes, o que facilitaria ver aonde estão em termos de modelo.
2)Com isso os partidos mais ricos investiriam de forma maçiça em marketing e venceriam. (salvo raras exceções como a do plesbiscito acerca do desarmamento da população civil)
André escreveu:No nível micro, fazer eleição distrital. Como é nos EUA alias, uma das coisas boas lá, embora o rezoneamento seja um problema por aquelas bandas. Assim no distrito espaços de comunicação de cidadãos com o poder, as contas, e fiscalização. Sendo que a participação é voluntária, facultativa.
Endosso.
André escreveu:3)Se falas dos EUA, bem mais rica pode até ser, mas perde feio em termos de desenvolvimento humano em relação aos países que tem sistemas que mais admiro. Fora que a nação desenvolvida aonde mais se expande criacionismo, fundamentalismo cristão, e que tem a maior população presa do planeta está longe de ser politicamente modelo para mim.
3)O problema do sistema que você defende é que ele faz com que os países quebrem, se os Estados Unidos fossem social-democratas eu lhe garanto que liderariam o ranking do IDH.
Agora quanto ao fundamentalismo cristão, isso é relativo à cultura do país, pode acontecer em qualquer lugar e creio que não está intrínsecamente ligado ao sistema político por lá vigente.
Agora quanto ao número de presos: O que você prefere, prefere que os criminosos fiquem soltos? Grande número de presos evidencia que a justiça no país funciona! O grande número de presos também se deve ao fato de que todos os anos imigram milhões de miseráveis para lá.
André escreveu:Sou fan dos filmes, musica de lá, e de alguns princípios, mas os EUA de hoje, e em diversos aspectos mesmo no passado, é digno de muita crítica.
Sim, tudo é digno de crítica.
André escreveu:5)O que vc sugere, um golpe?
4)Se ele tentasse uma revolução socialista aqui, com certeza.
André escreveu:6)Eu particularmente penso que as linhas devem ser decididas pela população, qualquer discurso de autoridade em política acaba em algum autoritarismo ou elitismo. Os únicos limites vetados são aqueles que constituem uma democracia, e que não impedem uma ampliação para o social, e o econômico, para além de apenas definir representantes. O espaço deve ser garantido, a cidadania estimulada, a escolha deve pertencer ao individuo.
5)Vou lhe dar um exemplo: Supomos que esse sistema que você defende seja aplicado aqui no Brasil. Aí em um momento um político resolve criar um projeto de lei que postula que a fortuna dos mais ricos deve ser expropriada e distribuída entre os mais pobres. (tudo isso aliado com uma forte propaganda) O plebiscito ocorre, pelo fato da população ser inculta e ser facilmente arrebanhada pela retórica pueril dos políticos que defendem esse disparte a lei acaba sendo aprovada.
Por isso que eu digo que uma das coisas que um sistema democrático tem como prioridade de defender é o direito à propriedade privada.
André escreveu:7) Não há exemplos de ditadura da maioria. E propriedade privada é questionável, especialmente dos meios de produção, Rousseau, um dos principais pensadores da Democracia, que cunhou "O poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido", questionou Locke e sua bobagem de propriedade enquanto direito natural. A propriedade dos meios de produção é o "direito" de negar acesso ao outro o que é básico a sobrevivência.
6)A propriedade não é uma "bobagem", você diz que é porque tem afinidade com ideário de Rousseau. Mas se quiser podemos debater sobre isso.
André escreveu:8)A desconfiança em relação ao povo, e elitismo são esperados. E típicos da direita ou pelo menos parte dela (Assim como parte da esquerda é ridícula e cai nisso tb). Mas é importante dizer que eu não confio no povo cegamente, eu não sei o que outros vão decidir, mas vou defender o sistema que é mais justo, que de melhor forma combate corrupção, e que tem maior potencial de desenvolver cidadania, em minha humilde opinião.
7)Ah sim, então seguindo a sua lógica: Qualquer pessoa deve dirigir, preparo não é necessário, afinal elas tem o direito natural de drigir! Qualquer pessoa deve trabalhar sem nenhuma qualificação, afinal todo indivíduo tem o direito natural de trabalhar.
1)Senso crítico é algo construído, ao participar mais, esse tende a melhorar, como eu e vc queremos que melhore.È fácil saber que ao assumir mais responsabilidade, inclusive pelos erros, ou talvez por principalmente esses, é que os indivíduos se vêem diante do desafio de melhorar seu senso crítico, sua preparação e afins.
2)Negativo, o uso de marketing deve ser limitado, fortemente, e os meios de comunicação deve ser o veiculo para as idéias e o conteúdo do projeto. Muito dinheiro desnecessário é gasto em propaganda.
3)Todos os países Europeus desenvolvidos vão quebrar? E o Canadá tb?? O fato é que eles ainda não quebraram e não vejo eles quebrando em breve. Uma coisa que vc deve levar em consideração os impostos são altos, mas em troca os custos no que tange educação, saúde entre outros, são baixos. Por isso podem pagar impostos altos, que incidem mais sobre os que têm mais.
Quanto ao fundamentalismo eles estão se metendo na política a direita cristã é a base de apoio do partido republicano. E suas questões contra casamento gay, contra aborto,...movem muito do debate. Um país onde uma parcela significativa da população não acredita em evolução, não tem uma população muito esclarecida. A produção cientifica inclusive vem caindo. Tb é difícil formar cientistas nesse clima.
O grande numero de presos não significa que o sistema funciona, significa alto grau de criminalidade. Os EUA tem mais de 10 mil mortos por armas de fogo ao ano, no Canadá são menos de 200.O índice de criminalidade, comparado com outros países desenvolvidos fica ridículo. E não são apenas os imigrantes.
4)Ele não tentou e nada indica que vai. Agora eu perguntei pq vc deu como exemplo de tirania da maioria, o que não confere pois ele foi democraticamente eleito. Repito, o que sugere? Um Golpe Militar? Que a direita assuma o poder a força? Pois eleito ele já foi, e por mais que eu tenha divergências eu respeito o processo democrático e sou contra golpe em governo democraticamente eleito por principio, apenas o povo em sua maioria, tem o direito de tirar um governante, quando avalia que esse é tirano ou não deve estar lá.
5)Se isso for feito através de impostos, nos excessos por exemplo de proprietários de terra, industriais, melhor distribuindo a riqueza, eu apoiaria. Se for como vc descreve uma coisa louca de tomar por inteiro, considero praticamente impossível que algum partido, ou mesmo que a população fosse aprovar algo assim. Isso tem diversos problemas, inclusive de operacionalizar. Sendo que como disse propaganda deve ser limitada, e não é um regime de plebiscitos, mas consultivo no que tange as questões centrais, e essas consultas coincidindo com eleições e não fazendo plebiscito excepcionais toda hora.
Eu não sou favorável a extinção da propriedade individual, e sim da renegociação da propriedade dos meios de produção, para que essa sirva ao bem comum, e como isso ocorre deve ser democraticamente decidido.
6)Dizer que é um direito natural, como se isso legitimasse tudo mais para mim é uma bobagem. A propriedade em si, e seu conceito, isso não é bobagem, foi fundamental para o desenvolvimento das sociedades, da produção, e não a nego, relativizo as conseqüências danosas em termos de acesso, apenas.
7)As coisas não são iguais, dirigir precisa de preparo, já votar todo cidadão tem o direito, e seu valor é igual ao do outro. E a construção desse preparo, do senso crítico, de cidadania, é fornecido por assumir mais responsabilidades, e ter mais espaço para participar.
A alternativa é o voto de uns valer mais do que os outros. Não deve ser isso que defende?? Pois o sistema prevê que qualquer um, independente de qualificação especial, pode se candidatar, e tem direito de participar e votar.
O grande detalhe fundamental para democracia, é demolir as hierarquizações presentes, e a grande ambição deve ser diminuir o arbítrio de poucos sobre o destino de muitos, para fazer valer o "em nome do povo deve ser exercido" e na impossibilidade disso, um exercício mais direto, como participante e fiscal, papel de todo cidadão, que escolher assumir.