TAM determina que aviões não voem mais com reverso travado

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Aranha
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TAM determina que aviões não voem mais com reverso travado

Mensagem por Aranha »

Tânia Monteiro
O Estado de S. Paulo
31/7/2007


No caso da tragédia do 3054, piloto não pôde contar com o auxílio do freio aerodinâmico

A TAM decidiu que seus aviões não voam mais com o reverso das turbinas pinado. A regra vale para todos os vôos, mas será considerada como exigência fundamental para operações de aterrissagem e decolagem em aeroportos com pistas curtas, como é o caso dos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. Agora, a empresa aérea só admite voar com o reverso travado em aviões que façam escalas em aeroportos com pistas longas e grandes áreas de escape.

A decisão, que já é do conhecimento da Aeronáutica, e foi confirmada pela própria empresa ao Estado, significa, na prática, que a TAM admite ser perigoso operar em pistas curtas com aviões que não possam usar, como último recurso de segurança, o acionamento dos reversos das turbinas. As primeiras informações da caixa-preta do vôo 3054 indicam que o piloto do Airbus A320 enfrentou problemas com o manete. Um complicador na tragédia, que deixou 199 mortos, foi o fato de o comandante não conseguir usar o reverso da turbina direita, que estava pinado.

Logo depois do acidente, a companhia defendeu que, pelos manuais da fabricante Airbus e pela própria experiência, mesmo em pistas curtas os aviões poderiam operar com os reversos travados. A TAM acrescentou que as pistas são homologadas para que os aviões operem sem usar esse sistema de freios aerodinâmicos. "O reverso é um acessório", disse o vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo, em depoimento na CPI do Apagão Aéreo, na semana passada.

Disse, também, que o Airbus estava preparado para pousar até em pistas de 1.350 metros, 600 metros menor do que a utilizada no vôo 3054. "Estávamos com quase 50% de segurança", afirmou Amparo. A pista menor de Congonhas tem 1.435 metros. As do Rio, no Santos Dumont, têm 1.323 metros e 1.260. As do Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, têm 4 mil metros e 3.180 metros, respectivamente.

A decisão tomada pela TAM, de não voar mais com o reverso das turbinas pinado, foi considerada acertada por militares da Aeronáutica. Eles entendem que, neste momento, as medidas com objetivo de prevenir problemas semelhantes aos que podem ter levado ao acidente da TAM acabam sendo conservadoras, ou seja, mais radicais do que permitem normalmente manuais ou tradicionais regras de operação. Neste caso, embora o avião esteja homologado para pousar em Congonhas, mesmo sem dois reversos em operação, a opção foi por não arriscar mais.

Outra recomendação na linha conservadora veio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), na semana passada. Determinou-se que, em dias de chuva, todos os vôos sejam suspensos na pista principal de Congonhas , até que todos os testes de aderência sejam realizados. O Cenipa só vai suspender sua recomendação e atestar a segurança de Congonhas depois de mensurar detalhadamente o coeficiente de atrito da pista principal.


- Foi tão fácil e rápido se indignar contra o governo, não vejo tanto empenho em se indignar contra a companhia aérea que não cumpriu requisitos de segurança que foram cruiciais, porque a indignação é tão relativa? - Parece que por aqui ela é proporcional ao objeto da indignação.

Abraços,
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Johnny
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Johnny »

O governo deveria parar de falar merda e colocar um fiscal em cada asa dos aviões para fiscalizar pois é obrigação dele fazer isso.
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Johnny »

Depois de feito o estrago (oposição, midia, etc...) nada mais importa. Tem gente jurando de pé junto que a culpa de tudo isso que está acontecendo é do atual governo. Fazer o que né. É a fé ao extremo...


..como sempre.
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por O ENCOSTO »

A culpa, na minha opinião, sempre foi do piloto.

É responsabilidade da TAM (ou da seguradora) arcar com os custos.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por O ENCOSTO »

Johnny escreveu:O governo deveria parar de falar merda e colocar um fiscal em cada asa dos aviões para fiscalizar pois é obrigação dele fazer isso.


O ISPASSU AERIU É NOÇU!!!

Por tanto, o Governo tem sua parcela de culpa sim. É ele quem regula o trafego aereo.

Se é permitido voar com um avião meia boca (como os comunistoides babões andam afirmando), a culpa é do governo.
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Samael
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Samael »

Gente, não desçam ao nível do resto para tratar desta tragédia. Eu concordo plenamente com vocês três e deixei isso claro desde o início: transformar uma tragédia desse calibre numa briguinha anti-PT é de uma falta de respeito e de humanidade absurda, mas dar essa ênfase de luta política ao caso é fazer o mesmo que eles fizeram...

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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por O ENCOSTO »

Samael escreveu:Gente, não desçam ao nível do resto para tratar desta tragédia. Eu concordo plenamente com vocês três e deixei isso claro desde o início: transformar uma tragédia desse calibre numa briguinha anti-PT é de uma falta de respeito e de humanidade absurda, mas dar essa ênfase de luta política ao caso é fazer o mesmo que eles fizeram...



Esses textos que o Tulio anda postando são toscos ao extremo.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Samael »

O ENCOSTO escreveu:
Samael escreveu:Gente, não desçam ao nível do resto para tratar desta tragédia. Eu concordo plenamente com vocês três e deixei isso claro desde o início: transformar uma tragédia desse calibre numa briguinha anti-PT é de uma falta de respeito e de humanidade absurda, mas dar essa ênfase de luta política ao caso é fazer o mesmo que eles fizeram...



Esses textos que o Tulio anda postando são toscos ao extremo.


Junte os textos do Tulio aos do Zencem e da Apocaliptica e você resume bem a situação, JC.

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Aranha
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Aranha »

O ENCOSTO escreveu:
Samael escreveu:Gente, não desçam ao nível do resto para tratar desta tragédia. Eu concordo plenamente com vocês três e deixei isso claro desde o início: transformar uma tragédia desse calibre numa briguinha anti-PT é de uma falta de respeito e de humanidade absurda, mas dar essa ênfase de luta política ao caso é fazer o mesmo que eles fizeram...



Esses textos que o Tulio anda postando são toscos ao extremo.


- Concordo Plenamente, espero que tenham percebdido que não é esta a finalidade do tôpico.

Abraços,
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Johnny
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Johnny »

O ENCOSTO escreveu:
Johnny escreveu:O governo deveria parar de falar merda e colocar um fiscal em cada asa dos aviões para fiscalizar pois é obrigação dele fazer isso.


O ISPASSU AERIU É NOÇU!!!

Por tanto, o Governo tem sua parcela de culpa sim. É ele quem regula o trafego aereo.

Se é permitido voar com um avião meia boca (como os comunistoides babões andam afirmando), a culpa é do governo.


O que você sugere Encosto? Que se criem Detrans Aéreos para fiscalizar aeronaves particulares e procedimentos?
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Gilson »

Johnny escreveu:Depois de feito o estrago (oposição, midia, etc...) nada mais importa. Tem gente jurando de pé junto que a culpa de tudo isso que está acontecendo é do atual governo. Fazer o que né. É a fé ao extremo...


..como sempre.

Nesse episódio lamentável, sob todos os aspectos, só faltou à Paulicéia Desvairada, capitaneadas pelo marido da Barbie, João Dória Jr., sair à ruas balançando as urnas funerárias, à exempçlo do que fazem os fundamentalistas mulçumanos. Continuo à espera das avaliações técnicas. À partir daí formarei meu juízo. Sem 'achismos'. Duvidar do que leio, vejo e ouço continua sendo minha prática religiosa.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por O ENCOSTO »

Johnny escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Johnny escreveu:O governo deveria parar de falar merda e colocar um fiscal em cada asa dos aviões para fiscalizar pois é obrigação dele fazer isso.


O ISPASSU AERIU É NOÇU!!!

Por tanto, o Governo tem sua parcela de culpa sim. É ele quem regula o trafego aereo.

Se é permitido voar com um avião meia boca (como os comunistoides babões andam afirmando), a culpa é do governo.


O que você sugere Encosto? Que se criem Detrans Aéreos para fiscalizar aeronaves particulares e procedimentos?


Sugiro coerencia.

Quem regula o espaço aereo, empresas aereas, etc?

Como alguém pode desculpar o governo de algo que ele também é culpado, já que é responsabilidade dele?
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Johnny
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Johnny »

Espaço aéreo e conservação dos aeroportos é uma coisa, cobrar uma ação de uma empresa que não cumpre com as obrigações legais (conservação e manutenção de sua frota por exemplo) também. Agora, para o governo ter como atuar nas empresas, só mesmo criando um órgão especifico para isso, como o que eu coloquei, um Detran para inspecionar aeronaves. Não tem outra forma. Hoje o que se faz é investigar e punir, só. Não estou desculpando o governo nem justificando mas não conheço algum país que inspecione aeronaves (governo).
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spink
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por spink »

E a Veja consegue mais um furo; quando não fatura politicamente fatura jornalisticamente.
Para quem quiser ler sobre a Tam e o sistema aéreo brasileiro aí vai um link do Washington Post:

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/co ... 02139.html
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Jeanioz
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Jeanioz »

carlos escreveu:E a Veja consegue mais um furo; quando não fatura politicamente fatura jornalisticamente.
Para quem quiser ler sobre a Tam e o sistema aéreo brasileiro aí vai um link do Washington Post:

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/co ... 02139.html


TAM Linhas Aereas is the worst airline in the world.


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Re: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trava

Mensagem por Fabi »

Abmael escreveu:- Foi tão fácil e rápido se indignar contra o governo, não vejo tanto empenho em se indignar contra a companhia aérea que não cumpriu requisitos de segurança que foram cruiciais, porque a indignação é tão relativa? - Parece que por aqui ela é proporcional ao objeto da indignação.

Abraços,

Sabe porque a mídia usa o acidente da TAM pra assuntos políticos?
Simples.... o caos aéreo começou há 10 meses...com o acidente da GOL.... e o que foi feito pra resolver o problema? nada....em consequencia do caos aéreo um avião saiu do aeroporto de porto alegre...lotado....pousou numa pista inacabada....não conseguiu parar e bateu contra um prédio...
..
é o ápice do caos aéreo... dois acidentes em menos de um ano...dois acidentes provocados pela negligencia do governo.... no primeiro acidente o governo tem culpa por ter sobrecarregado controladores, e por ter equipamentos com falhas graves...e o segundo por ter entregue uma pista inacabada....tem que usar a tragédia da TAM pra pressionar o governo....sem pressionar... o governo finge que não vê o que tá acontecendo...e manda relaxar e gozar.....

Agora é hora da pergunta: E a responsabilidade da TAM?
Bom...depois da tragédia...muitas pessoas ficaram com medo de viajar pela tam....sabe o que isso significa? que as pessoas que tem medo...não vão comprar a passagem da TAM...e a tam acaba perdendo dinheiro com isso..por isso a mídia e a opnião publica não estão caindo em cima da TAM porque automaticamente as pessoas vão ter medo de viajar por essa companhia aérea...a tam já tem um histórico de acidentes e incidentes graves......mas tanto faz...é só não viajar pela tam...e escolher outra compania aérea...solução simples...mas e o governo? tem como escolher um aeroporto que não seja mantido pelo governo? ou escolher equipamentos de tráfego que não sejam responsabilidade do governo?
então...

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Apo
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Apo »

Postei noutro tópico. Vai aqui de novo.

É simples:

- Congonhas sempre foi um aeroporto usado pelos saudosos Electra.

- A cidade era menor, mas o aeroporto foi ficando cercado.

- Aposentaram os Eletra e entupiram Congonhas, que não tinha infraestrutura nem tamenho de pista para receber grandes jatos, muito menos os que fazem linhas internacionais. Por quê? Porque Cumbica é em Guarulhos, fora da cidade. São Paulo é cada vez maior, o trânsito é um inferno, a vida executiva urge, tempo é dinheiro, e é muito mais vantajoso sob todos os aspectos que um atalho aéreo fosse criado ( no caso Congonhas, que fica na zona sul e bem dentro da cidade ).

- A pista sendo pequena, São Paulo ser notoriamente uma cidade serrana com grande índice pluviométrico, chove normalmente, deixando as pistas todas, inclusive do aeroporto e de Interlagos, mais escorregadias.

- Congonhas estava sendo reformado, só que no site da INFRAERO, a propaganda a respeito das melhorias centra-se nos restaurantes, banheiros, salas de espera e blablabla. A pista continua curta e a cidade continua a engolir Congonhas, inclusive com Hotéis e prédios um pouco acima do recomendável.

- A pista foi liberada para pousos e decolagens sem o término justamente das obras da pista.

Isto são fatos.

- Não interessa se o piloto bebeu, se o avião estava pesado, se ele foi incompetente, se alguém ligou algum eletrônico dentro da cabine, se havia incêndio ou bomba à bordo, se outras aeronaves pousaram lá antes, se tocou a pista ou não ( alguém aqui no RV teve a capacidade de dizer que o avião nem tocou a pista, uma asneira sem tamanho )...Não interessa nada disto.

- Muitos pilotos vinham alertando para os problemas de Congonhas e quem decola e pousa lá sabe muito bem que a pista se mostra curta para aviões de grande porte, e que em dia de umidade na pista as coisas complicam.

- O controle aéreo nacional e seu problemas vieram á tona com o acidente da Gol ano passado ( até agora nem explicações e nem laudo definitivo, o negócio e empurrar com a barriga ). Muitas das famílias nem sabem quando serão indenizadas pelos danos e perdas.

- Antes do acidente muitos aviões derraparam em Congonhas, ficaram com metade da aerovave pendurada sobre a avenida, arriscando a vida de muita gente, dentro e fora da cabine. Mas as pessoas parece que gostam destas aventuras. As que não voam, óbvio. Ou que estão do lado de fora da cabine e bem longe do local.

- Não vem ao caso se a midia fatura com isto. Nem interessa se o governo é de um analfalbeto que era povo, mas agora é elite. Nem se a crise foi inventada com fins destrutivos. Partidarismos não interessam. É vulgar demais olhar as coisas por este prisma. Acontece que este governo tem se mostrado uma fábrica de falcatruas e safadezas. Não interessa se outros governos também fizeram a mesma coisa. É este o governo que temos agora e ele é o responsável.

- O certo é que houve um acidente sério. Morreram 200, poderiam ser 100...ou 400, se o avião se jogasse em cima da avenida e o trânsito estivesse parado.

- Não interessa se quem voa é pobre ou rico, se é vagabundo ou trabalhador ( li absurdos aqui sobre isto també, como se aviões estivessem lotados de riquinhos em férias durante a semana inteira! Que coisa mais descabida e que demonstra ignorância total sobre este assunto )

- Se o acidente fosse com um ônibus podre lotado com 500 bóias-frias numa estrada sem acostamento, seria um crime igual!

- Existem órgãos responsáveis pelo controle aéreo, pela administração e pela conservação de aeroportos e pistas. Estes órgãos são responsáveis . Assim como é responsável o Ministério competente.
Por que poupar o poder público e tentar encontrar uma forma de desviar do foco? Isto é muito doente.


- Quem não voa não deveria nem dar palpite neste assunto. Não sabe de nada. Podem falar sobre adminstração do negócio se conhecem algo sobre ele. E nada mais.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Postei noutro tópico. Vai aqui de novo.

É simples:

- Congonhas sempre foi um aeroporto usado pelos saudosos Electra.

- A cidade era menor, mas o aeroporto foi ficando cercado.

- Aposentaram os Eletra e entupiram Congonhas, que não tinha infraestrutura nem tamenho de pista para receber grandes jatos, muito menos os que fazem linhas internacionais. Por quê? Porque Cumbica é em Guarulhos, fora da cidade. São Paulo é cada vez maior, o trânsito é um inferno, a vida executiva urge, tempo é dinheiro, e é muito mais vantajoso sob todos os aspectos que um atalho aéreo fosse criado ( no caso Congonhas, que fica na zona sul e bem dentro da cidade ).

- A pista sendo pequena, São Paulo ser notoriamente uma cidade serrana com grande índice pluviométrico, chove normalmente, deixando as pistas todas, inclusive do aeroporto e de Interlagos, mais escorregadias.

- Congonhas estava sendo reformado, só que no site da INFRAERO, a propaganda a respeito das melhorias centra-se nos restaurantes, banheiros, salas de espera e blablabla. A pista continua curta e a cidade continua a engolir Congonhas, inclusive com Hotéis e prédios um pouco acima do recomendável.

- A pista foi liberada para pousos e decolagens sem o término justamente das obras da pista.

Isto são fatos.

- Não interessa se o piloto bebeu, se o avião estava pesado, se ele foi incompetente, se alguém ligou algum eletrônico dentro da cabine, se havia incêndio ou bomba à bordo, se outras aeronaves pousaram lá antes, se tocou a pista ou não ( alguém aqui no RV teve a capacidade de dizer que o avião nem tocou a pista, uma asneira sem tamanho )...Não interessa nada disto.

- Muitos pilotos vinham alertando para os problemas de Congonhas e quem decola e pousa lá sabe muito bem que a pista se mostra curta para aviões de grande porte, e que em dia de umidade na pista as coisas complicam.

- O controle aéreo nacional e seu problemas vieram á tona com o acidente da Gol ano passado ( até agora nem explicações e nem laudo definitivo, o negócio e empurrar com a barriga ). Muitas das famílias nem sabem quando serão indenizadas pelos danos e perdas.

- Antes do acidente muitos aviões derraparam em Congonhas, ficaram com metade da aerovave pendurada sobre a avenida, arriscando a vida de muita gente, dentro e fora da cabine. Mas as pessoas parece que gostam destas aventuras. As que não voam, óbvio. Ou que estão do lado de fora da cabine e bem longe do local.

- Não vem ao caso se a midia fatura com isto. Nem interessa se o governo é de um analfalbeto que era povo, mas agora é elite. Nem se a crise foi inventada com fins destrutivos. Partidarismos não interessam. É vulgar demais olhar as coisas por este prisma. Acontece que este governo tem se mostrado uma fábrica de falcatruas e safadezas. Não interessa se outros governos também fizeram a mesma coisa. É este o governo que temos agora e ele é o responsável.

- O certo é que houve um acidente sério. Morreram 200, poderiam ser 100...ou 400, se o avião se jogasse em cima da avenida e o trânsito estivesse parado.

- Não interessa se quem voa é pobre ou rico, se é vagabundo ou trabalhador ( li absurdos aqui sobre isto també, como se aviões estivessem lotados de riquinhos em férias durante a semana inteira! Que coisa mais descabida e que demonstra ignorância total sobre este assunto )

- Se o acidente fosse com um ônibus podre lotado com 500 bóias-frias numa estrada sem acostamento, seria um crime igual!

- Existem órgãos responsáveis pelo controle aéreo, pela administração e pela conservação de aeroportos e pistas. Estes órgãos são responsáveis . Assim como é responsável o Ministério competente.
Por que poupar o poder público e tentar encontrar uma forma de desviar do foco? Isto é muito doente.


- Quem não voa não deveria nem dar palpite neste assunto. Não sabe de nada. Podem falar sobre adminstração do negócio se conhecem algo sobre ele. E nada mais.



- Análise perfeita !!!!

- Ficou só um tantinho superficial, se você desenvolver mais um pouco conseguiremos botar a NASA, o Pato Donald e o Collor (Enfim!) no banco dos réus também....


Abraços,
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Apo »

Ai que amor. Obrigada! Não enche o saco. Beijos!
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Mensagem por Apo »

"Vários pilotos reclamaram de pista antes de Airbus cair
Nos dois dias anteriores e no dia 17 passado, quando houve o acidente com o Airbus 320 da TAM, em que morreram 199 pessoas, pilotos relataram às torres de controle situações de perigo na pista principal do Aeroporto de Congonhas. Entre elas, relataram que se encontrava "molhada e escorregadia", "abaixo do mínimo para pouso", "levemente escorregadia", "escorregadia", "muito escorregadia", e "escorregadia com aquaplanagem".


As ocorrências foram entregues ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que as enviou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Pelo conteúdo do relatório, verifica-se que funcionários fizeram pouco caso das advertências. A Infraero chegou a pedir no dia 15 que fossem feitas vistorias e informada a existência de lâmina de aquaplanagem na pista, logo depois do alerta de pilotos que pousavam. De acordo com os documentos enviados pela Aeronáutica, uma equipe comandada pelo supervisor Lucas, no entanto, concluiu, sem maiores detalhes, que a vistoria não era necessária.


No dia do desastre com o avião da TAM, o piloto da Gol, vôo 1697, que pousou uma hora e quarenta e cinco minutos antes - 17h04 - informou que a pista estava escorregadia. As operações foram então suspensas. Houve inspeção, encerrada trinta minutos depois, com a informação de que não havia poças ou lâminas d'água na pista, imediatamente reaberta.


O vôo 3054 da TAM - o do acidente, que saíra de Porto Alegre - pousou aparentemente sem problemas, relata o livro de ocorrências do Comando da Aeronáutica. Diz o relato: "O TAM 3054 vinha em final normal. Foi informado sobre pista escorregadia. Havia aeronave alinhada e outra cruzando para ponto de espera. Após o cruzamento, a aeronave alinhada decolou e o TAM 3054 foi autorizado a pousar. Após o pouso, e após a tentativa de parar, a aeronave ganhou velocidade e ultrapassou o final da pista, projetando-se na avenida". O relatório acrescenta ainda que o avião PT RFQ, "que estava decolando, foi informado do ocorrido mas não teve tempo de interromper a corrida de decolagem".


Pouca aderência


No dia anterior ao acidente com o avião da TAM, o piloto do vôo 1879 da Gol arremeteu devido à chuva forte, por volta das 7h20. Em seguida, informou que a pista "não estava grande coisa, com pouca aderência". Oito minutos depois, o TAM 3020 informou que a pista estava "levemente escorregadia". Em seguida, foi a vez de o TAM 3461 dizer que a pista estava "escorregadia". Por sua vez, o Gol 1203 avisou que a pista estava "muito escorregadia". Também no mesmo dia, o TAM 3006 disse que a pista estava "bem escorregadia, com aquaplanagem".


Conforme o boletim de ocorrência da Aeronáutica, a Infraero solicitou inspeção da pista, devido aos seguidos alertas dos pilotos. O funcionário Enildo informou haver ausência de poças e lâmina d'água. Logo após, o vôo 1542 da Pantanal pousou. Após o toque, aquaplanou, saiu da pista, cruzou outra, fez uma curva de 180 graus e parou na grama. A pista foi interditada, os bombeiros acionados."

http://noticias.br.msn.com/brasil/artig ... id=5220106
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por SickBoy »

não houve aquaplanagem. as críticas ao comprimento da pista são válidas, tanto quanto a localização do aeroporto.

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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Apo »

Parece que não houve mesmo. Não havia água suficiente na pista.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso

Mensagem por zencem »

Samael escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Samael escreveu:Gente, não desçam ao nível do resto para tratar desta tragédia. Eu concordo plenamente com vocês três e deixei isso claro desde o início: transformar uma tragédia desse calibre numa briguinha anti-PT é de uma falta de respeito e de humanidade absurda, mas dar essa ênfase de luta política ao caso é fazer o mesmo que eles fizeram...



Esses textos que o Tulio anda postando são toscos ao extremo.


Junte os textos do Tulio aos do Zencem e da Apocaliptica e você resume bem a situação, JC.


Porquê?

Só porque eu escreví estas mal traçadas linhas?


Samael escreveu:
zencem escreveu:
emmmcri escreveu:
zencem escreveu:.

Abaixo, vemos um grupo de patriotas brasileiros, compenetrados, executando o hino nacional:

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Pow Zencem és um figuraço !

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon52:


É emmcri, este foi o cenário mais eloquente que encontrei para representar o atual sentimento de amor à patria, manifestado por alguns aquí.

O maestro lá no planalto dá o toque com sua manjada batuta, e imediatamente os instrumentos começam a executar a sinfonia do cinismo, tentando abafar os gritos de justiça das 350 famílias enlutadas pela tragédia da irresponsabilidade.

Qualquer um pode constatar: Vai ser a mesma melodia, do planalto à militância lúgubre.
:emoticon6:



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Não há nenhum exagero nisso.

O que é que tu queres?

Que eu esqueça, me conforme e enterre toda a sacanagem que o PT e o Lulla fizeram, estando todos aí soltos e imunes?

Eu devo ficar calado e ainda declarar que estou enganado e que esta quadrilha é toda inocente?

Queres o que? Que a gente fique em silêncio?

Queres também que os parentes dos mortos silenciem, porque isso aborrece a esquerda?


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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Apo
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Apo »

É fogo ver areia sendo jogada desesperadamente para encobrir o crime.

É um tal de dar risadinha, fazer piada, jogar espantalho, ironizar...o que faz uma honra ferida.
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Fedidovisk
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Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav

Mensagem por Fedidovisk »

O que eu fico bobo é uns acharem que é perseguição contra o governo... gente... Só pelo fato de haver orgãos públicos envolvidos já seria suficiente... Onde já se viu permitirem sucatas aéreas voarem...

Agora vou dar uma de Lula :

Se eu me atrevo sair com meu carro sem a devida vistoria, imediatamente me multam... e o que não me faltam são multas na gaveta. Só os pequenos são punidos nesse país... :emoticon23:

Deixa o homem trabalhar. ..

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Trancado