Primeiro, vamos deixar BEM CLARO que a glossolalia difere do tal "falar em linguas", citado em atos dos apóstolos 2:2-8. http://www.bibliaonline.com.br/acf/atos/2
Em atos, o que ocorre é que os apóstolos falam, e cada extrangeiro presente no local, os ouve em seu próprio idioma.
É como se eu estivesse falando a um japonês, um francês, um americano e um brasileiro, eu falo a todos de uma só vez, mas cada um me ouve falando em sua própria língua.
Já a glossolalia, seria uma língua incompreensível, que você fala e ninguém entende.
É um fenômeno MUITO DIFERENTE do anterior, também citado na biliba, no velho testamente.
A glossolalia seria a "língua dos anjos", usada para se comunicar com Deus.
Eu sempre pensei que isso fosse só alguma besteira de crente, nunca entendi que pudesse ser algo além disso, mesmo porque, já foi comprovado que esses "sons" que a pessoa emite, não possuem uma estrutura que possa ser chamada de uma "língua", não possui estrutura linguistica. São apenas sons sem sentido.
Pois bem, eu estava "brincando" com uma técnica de meditação usando mantra, eu NUNCA uso mantras e, justamente por isso, resolvi experimentar. Bem, na realidade já teste o "pai nosso", uma mantra longo e difícil, mas um mantra curto nunca tinha tentado.
Dessa vez eu quis experimentar os mantras curtos, tipo o "om", coisa mais típica nas religiões orientais.
Como eu estava "brincando", aproveitei para testar o mantra "merda" (afinal, em teoria, qualquer palavra deve funcionar).
Então lá estava eu: "Merda... merda... merda... etc..."
Com o tempo eu comecei "tropeçar" e mudar a palavra "sem querer".
Eu estou acostumado a meditar e, compreendo que a meditação tem por objetivo desligar a mente racional, os pensamentos.
Ao invés de "lutar" contra a mudança de palavras (e isso exige esforço da mente racional) e me manter no "merda", permiti que os tropeços continuassem.
Foi quando atingi um estado mental tipico da meditação, o corpo relaxou, a mente acalmou, etc... pude sentir todos os "sintomas" de um estado de meditação mais profundo.
Pra minha surpresa, eu já não estava mais falando "merda... merda... merda", mais sim emitindo "sons sem sentido", uns diferentes dos outros... Já não era mais um "mantra", pois o son seguinte era sempre diferente do anterior.
Eu estava experimentando em primeira mão, aquilo que eu chamava de a "baboseira dos crentes", a glossolalia.
Eu sempre achei que os evangélicos em geral, tinham uma deficiência quando comparados aos católicos... A falta do terço, a falta de uma técnica de meditação.
Judeus e católicos, apesar de não terem na bíblia em si, uma técnica de meditação, sempre acabaram criando algumas técnicas, como a reza do terço e a técnica já existente no judaísmo de recitar ou escrever salmos.
Já os evangélicos, não tinham nenhuma e poucos entre eles, são os que buscam nos textos de padres e rabinos, esse tipo de coisa.
De alguma forma, algumas dessas pessoas, durante os cultos evangélicos, entram em meditação. Esse é o motivo de manifestarem a tal da glossolalia. (que bom pra eles)
Pesquisando por isso no google, de inicio só achei a confusão que crentes fazem entre a glossolalia e o "falar em linguas", então procurei por glossolalia e meditação.
Encontrei uma técnica oriental que ensina justamente o que eu acabei descobrindo sozinho, é uma técnica de meditação oriental que inicia com um mantra e termina na glossolalia.
Estou encantado. Fim do mistério.
A sim, acabei achando outra coisa interessante.
Foi feito um estudo científico que constatou que durante a glossolalia, a pessoa pronuncia essas palavras, sem fazer uso da área do cérebro responsável pela linguagem.