Comunicação com o mundo espiritual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Deise Garcia
Gênero: Feminino

Comunicação com o mundo espiritual

Mensagem por Deise Garcia »

Recentemente foi veiculado na mídia a noticia da possibilidade de o tribunal americano usar, na defesa do réu, escritos com “previsões espíritas” deixados pela vitima. Trata-se do julgamento do produtor musical Phil Spector, conhecido por ter remixado o álbum “Let it be” dos Beatles. Ele é acusado pelo assassinato da atriz Lara Clarkson, morta em 2003.
Segundo um site americano, Lana relatou em seu computador visões de uma atriz que se matou com sua arma. A defesa procura usar os documentos que relatam essas visões em favor do acusado.
Recentemente, no Brasil, uma carta psicografada levou a suspensão de um julgamento. O crime ocorreu em 1997, na cidade de Ourinhos (SP), quando o comerciante Paulo Roberto Pires foi baleado por dois homens. O assassino Valdinei Ferreira, condenado por ser o mandante do crime, acusou de co-autoria o cunhado da vitima, Milton dos Santos, que se tornou procurador da viúva.
A mensagem enviada apor Pires, através do Médium Rogério Leite, que inocenta Milton dos Santos, teria sido recebida no Centro Espírita Paula Ferreira, na cidade de Lorena (SP), e passará por perícia e exame grafotécnico, para reconhecimento da letra.
Não é a primeira vez que a psicografia é levada em consideração em tribunais do Brasil. No Direito Penal Brasileiro há três casos cuja decisão judicial se fundamentou em comunicações mediúnicas psicografas pelo médium Chico Xavier.
1.- Crime de homicídio, ocorrida em Goiás em 1976, praticado por José Divino Gomes contra Mauricio G. Henriques. Na época o réu foi absolvido após a apresentação da carta psicografada por Chico Xavier, em que a vitima relata o fato e isenta de culpa o acusado.
2.- Crime de homicídio, ocorrido em Mato Grosso do Sul em 180, praticado por José Francisco M de Deus contra a sua esposa Cleide Maria. Nesse julgamento foram apresentadas três mensagens. O réu foi absolvido com unanimidade.
3.- Crime de homicídio, ocorrido no Paraná em 1982, praticado pelo soldado da Polícia Militar Aparecido A. Branco contra o deputado federal Heitor C.A. Furtado. A mensagem psicografada foi admitida como prova, porém o réu foi condenado a oito anos de reclusão.
A psicografia é considerada a forma mais comum de mediunidade e um dos meios mais eficazes e constantes de comunicação entre o mundo físico e o espiritual.
Em São Paulo existe o Grupo Noel, fundado em 1977 e que tem um trabalho assistencial de atendimento aos familiares que solicitam intercambio espiritual com parentes desencarnados por meio de mensagens escritas. A cada dia cresce o número de pessoas que buscam informações sobre entes queridos desencarnados.

Prova?

A questão é: deve-se ou não aceitar a psicografia como prova diante de um julgamento? O Estado é leigo no assunto e o sistema jurídico brasileiro não tem como normatizar o uso do documento psicografado como meio de prova seja para permitir ou proibir.
Para muitos, não se deve misturar religião e fé com justiça. Acreditam que, mesmo que uma carta psicografada seja real, não poderia ser comprovada.
No livro A Psicografia a Luz da Grafoscopia, o professor, criminólogo, e perito credenciado pelo Poder Judiciário Carlos Augusto Perandrea, estou as assinaturas das psicografias recebidas por Chico Xavier. Trata-se de uma pesquisa rigorosamente científica em que foram usados as mesmas técnicas adotadas para fins bancários, policiais, jurídicos e outros. O seu estudo comprovou que as assinaturas dos desencarnados apresentadas nas mensagens eram idênticas as assinaturas deles quando encarnados.
Nos últimos anos o Espiritismo cresceu e deixou de ser visto com discriminação, encontrou espaço na mídia através de documentários, novelas, filmes e reportagens em revistas, que antes tratavam o assunto com sarcasmo.
Os fenômenos espirituais deixaram de ser encarados com mistificação. Infelizmente ainda há pessoas que realizam fraudes e acabam degradando a imagem do Espiritismo. Só que a verdadeira fé a tudo isso supera.
É preciso que cada vez mais a Doutrina seja estudada e seus conceitos compreendidos pois só assim poderemos separar o que é verdadeiro do falso. Como já dizia Jesus: Desconfiai, portanto, dos falsos profetas e João em sua primeira epístola já afirmava: Não acrediteis em todos os espíritos, mas provai se os espíritos são de Deus.
Diante de interferências mediúnicas, antes de qualquer veredicto devemos fazer com que o fato passe pelo crivo da razão. Assim, se uma mensagem psicografa consiste em prova mediúnica perante um julgamento, devemos através de diversas averiguações buscar a sua credibilidade. Não devemos de imediato omitir provas vindas do mundo espiritual antes de uma séria e completa análise, porque diversos estudos já mostraram que a comunicação entre encarnados e desencarnados é possível e pode ser respeitada.

Sonia Carvalho – FE-agosto07

Apo

Re.: Comunicação com o mundo espiritual

Mensagem por Apo »

Provas concretas de origem abstrata?

Se eu precisar me safar algum dia, vou virar espírita.
Imagem

videomaker

Re: Re.: Comunicação com o mundo espiritual

Mensagem por videomaker »

Apo escreveu:Provas concretas de origem abstrata?

Sempre há tempo..... :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Deise Garcia

Apo escreveu:Provas concretas de origem abstrata?

Hei, você voltou - seja re-bem vinda! Mas olha só, ninguém vira espírita. É preciso muito mais do que virar alguma coisa, antes é preciso ser.

Apo

Mensagem por Apo »

Eu sei, deise, mas a lei é laica...ou deveria ser...
Imagem

Deise Garcia

Apo escreveu:Eu sei, deise, mas a lei é laica...ou deveria ser...

Apo, não acredito que tenhamos que levar a discussão por esse caminho. O fato é que existem técnicas confiáveis para descobrir se efetivamente a carta foi escrita pela vítima que no caso estaria morta. No seu conceito pessoal uma carta comprovadamente autêntica tem valor de prova?

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Deise Garcia escreveu:

Apo, não acredito que tenhamos que levar a discussão por esse caminho. O fato é que existem técnicas confiáveis para descobrir se efetivamente a carta foi escrita pela vítima que no caso estaria morta. No seu conceito pessoal uma carta comprovadamente autêntica tem valor de prova?

Não é assim, primeiro tem antes que começar as premissas:
1 - Espírito
2 - Perispírito
3 - Psicografia
4 - Etc...

Essas hipóteses, tem fazer observação, repetir novamente, conclusão e teoria. E fazer teoria provada tem refazer a observação que está conseguido a chegar.

Aí essa teoria tiver correta vai parar a revista Scientific American e outras revista com publicações científicas anexadas.

Não estou negando não há provar. Estamos a espera que vocês conseguem.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Deise Garcia

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Não é assim, primeiro tem antes que começar as premissas:
1 - Espírito
2 - Perispírito
3 - Psicografia
4 - Etc...

Essas hipóteses, tem fazer observação, repetir novamente, conclusão e teoria. E fazer teoria provada tem refazer a observação que está conseguido a chegar.

Aí essa teoria tiver correta vai parar a revista Scientific American e outras revista com publicações científicas anexadas.

Não estou negando não há provar. Estamos a espera que vocês conseguem.

Vitor, não se cogita a prova de uma religião. O espírito existe e sobrevive a materia. Isto é o que prega todas as religiões. Estamos falando de prova material e minha pergunta é: - uma carta comprovadamente autêntica tem valor de prova?

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

Deise Garcia escreveu:

Não tem que provar que a vítima escreveu a carta, e sim que a vítima prevê o futuro.
Senão é um julgamento injusto.

Aos picaretas de plantão que sonham em serem políticos, também podem se tornar mediuns a aceitar uma propina de advogados para fazer previsões na mídia referente a julgamento e influenciar o réu espírita.

Deise Garcia

Ilovefoxes escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Não tem que provar que a vítima escreveu a carta, e sim que a vítima prevê o futuro.
Senão é um julgamento injusto.

Aos picaretas de plantão que sonham em serem políticos, também podem se tornar mediuns a aceitar uma propina de advogados para fazer previsões na mídia referente a julgamento e influenciar o réu espírita.

Ô criatura, presta atenção no tópico que dá origem a discussão. Não estamos falando da previsão do futuro mas sim de provas que podem inocentar uma pessoa que está sendo acusada de assassinato. Vejamos, se a pessoa está sendo acusada de assassinato é porque alguém morreu, e se morreu não há como prever um acontecimento passado. Ficou claro que só se pode prever um acontecimento futuro?

Ilovefoxes

Acho que não se pode "prever um acontecimento passado" sob qualquer circunstância... :emoticon5:

"Prevê o futuro" foi um exemplo irônico de comuns poderes mediúnicos.

Deise Garcia

Ilovefoxes escreveu:Acho que não se pode "prever um acontecimento passado" sob qualquer circunstância... :emoticon5:

"Prevê o futuro" foi um exemplo irônico de comuns poderes mediúnicos.

Comum poder mediúnico? Engraçado, eu sempre aprendi que era um fenômeno raro o que sempre me fez duvidar dos médiuns videntes :emoticon16: . Acho que terei que estudar um pouco mais.

Vito Álvaro

Deise Garcia escreveu:Vitor, não se cogita a prova de uma religião. O espírito existe e sobrevive a materia. Isto é o que prega todas as religiões. Estamos falando de prova material e minha pergunta é: - uma carta comprovadamente autêntica tem valor de prova?

Mesmo assim... Não. Porque a pessoa natural, para o direito, acaba com a morte.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Deise Garcia

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:Vitor, não se cogita a prova de uma religião. O espírito existe e sobrevive a materia. Isto é o que prega todas as religiões. Estamos falando de prova material e minha pergunta é: - uma carta comprovadamente autêntica tem valor de prova?

Vito, não tenho certeza se estou entendendo o que você quer dizer. Mas a vida acaba com a morte para o materialista. Uma prova é sempre uma prova. Não se refuta provas cientificamente comprovada, mesmo pelo materialista, sob pena de cair em desgraça.

Vito Álvaro

Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:

Vito, não tenho certeza se estou entendendo o que você quer dizer. Mas a vida acaba com a morte para o materialista. Uma prova é sempre uma prova. Não se refuta provas cientificamente comprovada, mesmo pelo materialista, sob pena de cair em desgraça.

Não importa é materialista.
Porque...

Art. 6o A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.
Fonte: Código Civil

E fazer isso:
Falsa identidade

Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Fonte: Código Penal

Ilovefoxes

Materialista ou não, vida após a morte não foi comprovada cientificamente.
E assinaturas são só tinta em um papel, podem ser falsificadas.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

O método científico é tão vago quanto as teorias espíritas...

A única certeza é o material, ele é, e existe a interação com ele, a forma como você recebe ele já é outra coisa... mas todos recebem ele. Diferentemente de espiritualidade.

Deise Garcia

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:

Não importa é materialista.
Porque...

Art. 6o A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.
Fonte: Código Civil

E fazer isso:
Falsa identidade

Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Fonte: Código Penal

Vito, não há crime quando se fala em provas comprovadas. A lei requer provas para julgar. Vamos combinar, tá?

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

a árvore está envenenada

Vito Álvaro

Deise Garcia escreveu:Vito, não há crime quando se fala em provas comprovadas. A lei requer provas para julgar. Vamos combinar, tá?

¬¬ Está em saca? Né?

Deise Garcia

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:Vito, não há crime quando se fala em provas comprovadas. A lei requer provas para julgar. Vamos combinar, tá?

¬¬ Está em saca? Né?

Não Vito, não estou de saca! Muitos céticos não postaram ainda porque desconhecem a matéria. Eles são como urubus em cima da carniça e devem estar buscando munição por aí. Tudo bem, o que se há de fazer contra quem busca razões, até encontrar chifre na cabeça de cavalo, para não crer?

Vito Álvaro

Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:

¬¬ Está em saca? Né?

Não Vito, não estou de saca! Muitos céticos não postaram ainda porque desconhecem a matéria. Eles são como urubus em cima da carniça e devem estar buscando munição por aí. Tudo bem, o que se há de fazer contra quem busca razões, até encontrar chifre na cabeça de cavalo, para não crer?

Antes esqueça...

Você não demonstrou para céticos. O que você quer chegar?
A carta autêntica para mediunidade? Quer fazer o que?

Deise Garcia

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:

¬¬ Está em saca? Né?

Antes esqueça...

Eu não estou aqui para demonstrar, apenas me limitei a postar uma nova mensagem. O que tem provado a autenticidade das cartas psicografadas são os exames grafotécnicos. Digamos que isto é um novo despertar! Será a ciência colaborando com o espiritismo ou o espiritismo colaborando com a ciência? :emoticon122:

Apo

Mensagem por Apo »

Deise,

Sim...e não. Comprovadamente autêntica segundo análise forense? O que são análises confiáveis? Na legislação existe embasamento para que tais "documentos" sejam considerados legítimos? Desde quando e dentro de que parâmetros? Se outras religiões ou seitas acreditarem que uma forma qualquer de testemunho ou documentação própria e restrita à seus dogmas possa ser considerada como prova, deve a Justiça começar a abrir precedentes e assim criar jurisprudência para que outros casos também passem do contumaz concreto para o abstrato e com origem dogmática?

Se for assim, quem sou eu para ir contra o que determina uma revolução nos padrões considerados até hoje como confiáveis? Só posso dizer amém. Pessoalmente acho muito discutível e perigoso. Vozes divinas dando ordens a um pai que enfie o filho dentro do forno e mãe que corte o braço do filho também precisarão redimir o réu de culpa ou dolo.

Ps: estou com problemas no meu HTML. Nem sempre consigo quotar.

Ilovefoxes

Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:

¬¬ Está em saca? Né?

Antes esqueça...

Eu não estou aqui para demonstrar, apenas me limitei a postar uma nova mensagem. O que tem provado a autenticidade das cartas psicografadas são os exames grafotécnicos. Digamos que isto é um novo despertar! Será a ciência colaborando com o espiritismo ou o espiritismo colaborando com a ciência? :emoticon122:

Eu continuo achar que nenhum, e que é só tinta em um papel.

Trancado