Porque existe a religião?
Porque existe a religião?
Vamos lá tentar compreender porquê de uma forma decente... considerando factos como a ligação dos seres humanos ao restante da vida através da evolução. Macacos , tigres, formigas e paramécias não tem religião. Então donde vem a necessidade. Somos uma espécie frágil... não como os tigres. Em vez de garras e dentes poderosos temos o neocórtice e uma poderosa dependencia da sociedade. Ficamos impressionados com o alfa e o omega na posição social. Pode vir daí. Também buscamos padrões e ordem... fazemos analogias... temos uma teoria da mente que extrapolando pode nos fazer intençao racional em coisas físicos (Como Tomás de aquino e Aristóteles faziam)...
- zumbi filosófico
- Gênero: Masculino
Re.: Porque existe a religião?
Nas minhas andanças virtuais me deparei com isso aqui:
Religion is Not about God - How Spiritual Traditions Nurture Our Biological Nature and What to Expect When They Fail
(Loyal Rue)
A idéia é que a religião é uma forma meio natural de domar o lado mais selvagem do comportamento natural. Admite que depois que passam do seu período "adaptativo", as religiões podem ser ameaças à sobrevivência humana.
Parece interessante.
http://rutgerspress.rutgers.edu/acatalo ... _1654.html
Religion is Not about God - How Spiritual Traditions Nurture Our Biological Nature and What to Expect When They Fail
(Loyal Rue)
A idéia é que a religião é uma forma meio natural de domar o lado mais selvagem do comportamento natural. Admite que depois que passam do seu período "adaptativo", as religiões podem ser ameaças à sobrevivência humana.
Parece interessante.
http://rutgerspress.rutgers.edu/acatalo ... _1654.html

quando olho para Bin Laden eu percebo como a religião doma o lado selvagem 

Re: Re.: Porque existe a religião?
m[i]g escreveu:quando olho para Bin Laden eu percebo como a religião doma o lado selvagem

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

m[i]g escreveu:quando olho para Bin Laden eu percebo como a religião doma o lado selvagem
Embora esse não seja o caso, já que o deus desse promove justamente a forma mais absurda da religião, passo a imaginar a indole desse cara sem a religião e do resto da humanidade. Apesar de não ser religioso, nem muito menos deísta, acredito que a religião seja um freio moral para o individuo e concordo 100% do artigo citado.
- Márcio
- Contato:
Penso que a religião originou do mesmo ramo que a ciência.
Veio da necessidade que o ser humano sapiens teve de entender as forças da natureza, coisas que ele não entendia e que lhe pareciam poderosas e além do natural, ou daquilo que ele entendia como natural.
Daí foi um passo para se atribuir à seres poderosos os efeitos que ocorriam na natureza, no seu meio de atuação.
Com a evolução da capacidade racional e das ferramentas de auxílio da observação, um grupo seguiu por uma vertente que levava em conta a pesquisa sistemática, lógica, etc.
Outro grupo deve ter se estagnado nas explicações mitológicas(o povo devia compreende-las mais facilmente), juntando-se à isso uma certa capacidade de domínio sobre as massas, se denominaram de representantes de deuses, ainda que no começo muitos se consideravam o próprio deus vivo.
Durante muito tempo a ciência foi servindo a religião (pois essa era a mais poderosa dominando estados)até que as contradições se tornaram muito fortes, as observações não confirmavam os mitos, e houve a separação como conhecemos hoje em dia.
Deve ser mais ou menos isso, as nuances são bem mais complexas, de acordo com cada civilização.
Veio da necessidade que o ser humano sapiens teve de entender as forças da natureza, coisas que ele não entendia e que lhe pareciam poderosas e além do natural, ou daquilo que ele entendia como natural.
Daí foi um passo para se atribuir à seres poderosos os efeitos que ocorriam na natureza, no seu meio de atuação.
Com a evolução da capacidade racional e das ferramentas de auxílio da observação, um grupo seguiu por uma vertente que levava em conta a pesquisa sistemática, lógica, etc.
Outro grupo deve ter se estagnado nas explicações mitológicas(o povo devia compreende-las mais facilmente), juntando-se à isso uma certa capacidade de domínio sobre as massas, se denominaram de representantes de deuses, ainda que no começo muitos se consideravam o próprio deus vivo.
Durante muito tempo a ciência foi servindo a religião (pois essa era a mais poderosa dominando estados)até que as contradições se tornaram muito fortes, as observações não confirmavam os mitos, e houve a separação como conhecemos hoje em dia.
Deve ser mais ou menos isso, as nuances são bem mais complexas, de acordo com cada civilização.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Pra mim é medo da morte.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- zumbi filosófico
Acho que isso é mais referente ao estágio em que ela se atrasa e passa a ser ameaça a sobrevivência...

zumbi filosófico escreveu:m[i]g escreveu:quando olho para Bin Laden eu percebo como a religião doma o lado selvagem
Acho que isso é mais referente ao estágio em que ela se atrasa e passa a ser ameaça a sobrevivência...
ah...sim. nesse caso até podemos ver a religião como um parasita da mente.
ps: danniel, esse nname foi inpirado naquele debate sobre a mente, iniciado por um infeliz?
- Jeanioz
A religião é uma artimanha do demônio para desviar o homem do caminho de DEUS!!!
Convertam-se!!!!!!!!!!!!!
Convertam-se!!!!!!!!!!!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Bellé escreveu:Religião é uma coisa muito debatida pelos que não precisam dela para viver...
Religião é algo entre o nada e coisa nenhuma...
Religião pode ser alguma coisa que não sirva para nada...como uma costante domesticação de animais domésticos!!!
também é debatida pelos que se preocupam com o lado negro da força
spink escreveu:Pra mim é medo da morte.
É por aí. A religião existe por Homem ter consciência da sua finitude. Nenhum ser humano vive sem religião, todos têm o seu próprio método para lidar com o facto de que um dia cessarão de existir.
Chamam-lhe religião, filosofia...

Pug! escreveu:spink escreveu:Pra mim é medo da morte.
É por aí. A religião existe por Homem ter consciência da sua finitude. Nenhum ser humano vive sem religião, todos têm o seu próprio método para lidar com o facto de que um dia cessarão de existir.
devem haver múltiplas causas... e não apenas uma.. como referi no primeiro post. Não sei se o medo da morte está entre elas... talvez mais a perplexidade. Tenho muitas dúvidas quanto na tese do medo da morte como causa da religião. Parece-me pouco plausível. O medo da morte deve ser muito maior em quem acredita no além, no pecado e no inferno também. Não há nada na morte em si que seja temivel (como epicuro.. que era ateu... ensinou). As pessoas temem mais o jeito de morrer... a dor.
Re: Porque existe a religião?
m[i]g escreveu:Vamos lá tentar compreender porquê de uma forma decente... considerando factos como a ligação dos seres humanos ao restante da vida através da evolução. Macacos , tigres, formigas e paramécias não tem religião. Então donde vem a necessidade. Somos uma espécie frágil... não como os tigres. Em vez de garras e dentes poderosos temos o neocórtice e uma poderosa dependencia da sociedade. Ficamos impressionados com o alfa e o omega na posição social. Pode vir daí. Também buscamos padrões e ordem... fazemos analogias... temos uma teoria da mente que extrapolando pode nos fazer intençao racional em coisas físicos (Como Tomás de aquino e Aristóteles faziam)...
Primeira opinião:
Deus existe e buscá-lo é como uma necessidade como outra qualquer...
Segunda opinião:
A evolução hominídea exigiu uma organização social através de leis e expressões culturais como a religião, sendo uma necessidade humana, como outra qualquer...

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
decência... eu pedi...
tu que lês feyarabunda devias optar pela hipotese 2
- RicardoVitor
por falta de sexo.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
m[i]g escreveu:tu que lês feyarabunda devias optar pela hipotese 2
Quem lê o dileto autor compreenderá que ambas as tradições deveriam ter a mesma condição perante a sociedade...

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
-
- Gênero: Feminino
spink escreveu:Pra mim é medo da morte.
Concordo. Também acho que o medo da morte criou a necessidade de uma "alma imortal" (visto que o corpo vai mesmo). Daí.... o resto veio.

Livre pensar é só pensar!
m[i]g escreveu:Pug! escreveu:spink escreveu:Pra mim é medo da morte.
devem haver múltiplas causas... e não apenas uma.. como referi no primeiro post. Não sei se o medo da morte está entre elas... talvez mais a perplexidade. Tenho muitas dúvidas quanto na tese do medo da morte como causa da religião. Parece-me pouco plausível. O medo da morte deve ser muito maior em quem acredita no além, no pecado e no inferno também. Não há nada na morte em si que seja temivel (como epicuro.. que era ateu... ensinou). As pessoas temem mais o jeito de morrer... a dor.
Essas questões teológicas foram formuladas milênios após o homem passar a enterrar os cadáveres.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Márcio escreveu:Penso que a religião originou do mesmo ramo que a ciência.
"Acredita que as ciencias teriam surgido e se teriam desenvolvido, se não tivessem existido mágicos, alquimistas, astrólogos e adivinhos que tiveram fome e sede de poderes ocultos e proibido?"
Nietzsche , 'die froliche wissenshaft'
spink escreveu:m[i]g escreveu:Pug! escreveu:spink escreveu:Pra mim é medo da morte.
Essas questões teológicas foram formuladas milênios após o homem passar a enterrar os cadáveres.
é mais lógico pensar o contrário
m[i]g escreveu:decência... eu pedi...
Doc

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...