Profecias cumpridas no islã

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Jack Torrance
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Profecias cumpridas no islã

Mensagem por Jack Torrance »

Alguém tem passagens do Corão que mostram supostas profecias cumpridas (estilo as da bíblia) no islã?

Pesquei e não achei nada.


Obrigado.

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Ilovefoxes
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Re.: Profecias cumpridas no islã

Mensagem por Ilovefoxes »

Ah, já vi um documentário sobre isso. É do gênero Nostradamus, de seleção viciada.

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Acauan
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Re: Profecias cumpridas no islã

Mensagem por Acauan »

Jack Torrance escreveu:Alguém tem passagens do Corão que mostram supostas profecias cumpridas (estilo as da bíblia) no islã?


Profecias Corânicas
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Jack Torrance
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Re: Profecias cumpridas no islã

Mensagem por Jack Torrance »

Acauan escreveu:
Jack Torrance escreveu:Alguém tem passagens do Corão que mostram supostas profecias cumpridas (estilo as da bíblia) no islã?


Profecias Corânicas


Acauan, dá uma ajuda a um curioso:


[Qur'an, 30:2-4]

Qur'an = Corão

30 = Surata

2-4 = Versículos


Certo?

Essas profecias são iguais aquelas da Bíblia no estilo "previsão" no AT e "cumprimento" no NT?

Por exemplo:

Isaías 7:14 Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

Mateus 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

Ou será que no Corão não dá pra fazer esse tipo de análise?


Obrigado.

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Acauan
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Re: Profecias cumpridas no islã

Mensagem por Acauan »

Jack Torrance escreveu:Essas profecias são iguais aquelas da Bíblia no estilo "previsão" no AT e "cumprimento" no NT?

Ou será que no Corão não dá pra fazer esse tipo de análise?


Primeiro: Uma diferença crucial entre as exegeses da Bíblia cristã e do Corão é que enquanto você pode analisar qualquer tradução da Bíblia, remetendo aos textos originais apenas em caso de dúvidas específicas, no Islã somente o original em árabe do Corão é válido, ou seja, traduções do Corão não são o Corão.

Assim, qualquer um que não saiba árabe só pode especular a partir dos comentários feitos por especialistas que entendem, uma vez que o árabe é uma língua extremamente compacta e é dificílimo transferir todas as suas nuances e sutilezas para o português ou qualquer outra língua.

Além disto, boa parte da mensagem do Corão não está no significado do texto, mas em sua forma, sua harmonia poética que lhe valeu seu nome, a recitação, e que se perde quando traduzida.

Assim sobre as "profecias" em questão, vejamos o que diz Samir El-Hayek, o mais respeitado tradutor do Qur'an para o português:


30 "AR RUM"

(OS BIZANTINOS)

2. Os bizantinos(1180) foram derrotados.
3. Em terra muito próxima; porém, depois de sua derrota, vencerão (1181),
4. Dentro de alguns anos; porque é de Deus a decisão do passado e do futuro. E, nesse dia, os fiéis se regozijarão


Note que esta tradução tem muito pouco a ver com o texto em inglês que defende a suposta realização da profecia em termos muito mais específicos, uma vez que as linhas acima podem significar qualquer coisa.

Mas esta é minha opinião, vejamos o que diz Samir El-Hayek na nota assinalada:


O Império Romano perdeu a maior parte do território asiático, e foi encurralado por todos os lados, na sua capital, Constantinopla. "Em terra muito próxima" deve referir-se à Síria e à Palestina. Jerusalém foi perdida nos anos 614-15, um pouco antes de esta surata ser revelada.

Os coraixitas pagãos de Makka regozijaram-se com a queda de Roma, causada pela Pérsia. Eles eram pró-Pérsia, e esperavam que o nascente movimento do Islam – que naquele tempo, de um ponto de vista terreno, era fraquíssimo e indefeso –, entrasse em colapso com a perseguição deles. Porém, eles não souberam ler os verdadeiros Sinais dos tempos. É-lhes dito que logo iriam desiludir-se em todos os seus cálculos, e isso realmente aconteceu na batalha de Isso, no ano 622 (o ano da Hégira), e em 624, quando Heráclitos desenvolveu a sua campanha no coração da Pérsia, e os coraixitas de Makka foram batidos na batalha de Badr.


Note que a única referência temporal de Samir El-Hayek sobre os eventos em questão friza que os textos foram escritos DEPOIS dos ocorridos, evitando dar explicitamente qualquer significado profético a eles.

Como em todas as profecias religiosas e místicas, o conteúdo profético reside muito mais nas interpretações do que nas letras.
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