Negros e Orientais: diferenças
Negros e Orientais: diferenças
Negros e Orientais
ronaldo brito roque, 12:18 am
Filed under: Cotidiano, Educação, Política
Tags: Educação, Política, racismo
Os orientais são minoria no Brasil. Estigmatizamos os orientais, dizendo que eles são CDF´s e têm pau pequeno, assim como estigmatizamos os negros, dizendo que eles só pensam em pagode, funk e futebol. Muitas mulheres brancas não querem se casar com orientais, assim como muitas não querem se casar com negros. Chamamos o oriental da turma de “japa” ou “china”, assim como chamamos o negro da turma de “negão” ou “neguinho”. Nunca vejo atores orientais em posição de patrão e vencedor. O oriental das novelas e dos filmes é sempre um técnico de computador.
E por acaso os orientais ficam reclamando disso? Por acaso eles pedem política de cotas e reformulação do vocabulário? Eles simplesmente estudam, conquistam vagas nas melhores universidades, trabalham, ganham dinheiro, conquistam bons empregos. Você já viu algum oriental dizendo que as escolas públicas deviam ensinar História do Império Chinês, ou a técnica do bonsai, porque são parte da cultura oriental?
Pois é…
http://ogargantadefogo.org/2007/05/25/n ... orientais/
ronaldo brito roque, 12:18 am
Filed under: Cotidiano, Educação, Política
Tags: Educação, Política, racismo
Os orientais são minoria no Brasil. Estigmatizamos os orientais, dizendo que eles são CDF´s e têm pau pequeno, assim como estigmatizamos os negros, dizendo que eles só pensam em pagode, funk e futebol. Muitas mulheres brancas não querem se casar com orientais, assim como muitas não querem se casar com negros. Chamamos o oriental da turma de “japa” ou “china”, assim como chamamos o negro da turma de “negão” ou “neguinho”. Nunca vejo atores orientais em posição de patrão e vencedor. O oriental das novelas e dos filmes é sempre um técnico de computador.
E por acaso os orientais ficam reclamando disso? Por acaso eles pedem política de cotas e reformulação do vocabulário? Eles simplesmente estudam, conquistam vagas nas melhores universidades, trabalham, ganham dinheiro, conquistam bons empregos. Você já viu algum oriental dizendo que as escolas públicas deviam ensinar História do Império Chinês, ou a técnica do bonsai, porque são parte da cultura oriental?
Pois é…
http://ogargantadefogo.org/2007/05/25/n ... orientais/
Crie sua camisa com frases ateístas ou de qualquer religião, frases tipo "DARWIN TEM AMA" ou fotos que você quiser, são camisas personalizadas, voce manda fazer a estampa, clique abaixo no link e saiba mais:
http://www.CamisaOnline.com.br/?id=449
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Negros e Orientais: diferenças
É. Sem contar o que sofreram na segunda guerra. E reconstruíram o país rapidinho.

Sou nipodescendente, então esse tipo de pensamento é até sedutor... Mas só uma análise muito apressada (e um tanto quanto parcial) poderia levar a ele.
Pra começar, a história da migração asiática para o Brasil é muito diferente da dos africanos. Não tem como comparar suas descendências de forma tão simplista.
Sem falar que a colonização japonesa ocorreu a menos de 2 séculos, quando o país já dispunha de uma cultura coesa, formada pela conhecida mistura de europeu com africano que todos gostam de lembrar. Boa parte do que o Brasil é hoje é fruto da interação entre os povos desses continentes. Por outro lado, a cultura da terra natal de meus antepassados ainda pode ser considerada alienígena em boa parte do Brasil. Nas regiões em que isso é excessão (como em muitas cidades de São Paulo) no geral há incentivo para o divulgação e manutenção da cultura nipônica.
Existe de fato preconceito em relação a orientais, isso é inegável. Mas o estereótipo do asiático nem de longe é tão negativo quanto o estereótipo do negro. Somos quadrados, nerds e certinhos, mas os negros são ladrões e vagabundos...
E sobre a reconstrução do Japão, o país deve boa parte disso aos EUA que financiaram esse milagre e ao transistor que (depois que foi "roubado" pelos japoneses) fez a indústria do país ter um crescimento explosivo.
Pra começar, a história da migração asiática para o Brasil é muito diferente da dos africanos. Não tem como comparar suas descendências de forma tão simplista.
Sem falar que a colonização japonesa ocorreu a menos de 2 séculos, quando o país já dispunha de uma cultura coesa, formada pela conhecida mistura de europeu com africano que todos gostam de lembrar. Boa parte do que o Brasil é hoje é fruto da interação entre os povos desses continentes. Por outro lado, a cultura da terra natal de meus antepassados ainda pode ser considerada alienígena em boa parte do Brasil. Nas regiões em que isso é excessão (como em muitas cidades de São Paulo) no geral há incentivo para o divulgação e manutenção da cultura nipônica.
Existe de fato preconceito em relação a orientais, isso é inegável. Mas o estereótipo do asiático nem de longe é tão negativo quanto o estereótipo do negro. Somos quadrados, nerds e certinhos, mas os negros são ladrões e vagabundos...
E sobre a reconstrução do Japão, o país deve boa parte disso aos EUA que financiaram esse milagre e ao transistor que (depois que foi "roubado" pelos japoneses) fez a indústria do país ter um crescimento explosivo.
E se não existissem perguntas hipotéticas?
- Apo
Koga escreveu:Sou nipodescendente, então esse tipo de pensamento é até sedutor... Mas só uma análise muito apressada (e um tanto quanto parcial) poderia levar a ele.
Em parte concordo. Só que acho que devemos nos dar ao respeito e construir ( ou reconstruir a nossa história de forma digna e não através de vitimização e favores, utilizando momentos políticos populistas para conseguir filar a fila). Até porque é falho, fictício e abre precedentes perigosos ( incentiva o ódio racial, pois nem todo pobre é negro e nem todo negro é incapaz).
Com eu digo sempre: como mistura de português, alemão e judeu que sou, eu poderia reivindicar um monte cotas baseada em várias imagens históricas, simplesmente pela minha pele clara e meu olhos azuis....Mas eu jamais faria isto.
Ah sim, os orientais têm fama de fingidos e traiçoeiros.

- Sorrelfa
- Gênero: Masculino
- Contato:
Japinha mó nerd esse...
hehehe brincadeirinha.
Vc que é Nipodecendente me explica uma coisa: Porque os melhores jogadores de ping pong são japoneses, chineses ou decendentes ?
Eu chego a achar que seja por causa do olho... sabe como é né, aqueles olhos puxados, acho que aqueles olhos esprimidos limitam o campo visual no sentido vertical, fazendo que os mesmos tenham um olhar mais centrado, adquirindo grande vantagem no jogo de ping-pong, o qual exige concentração sobre um campo de visão bastante centralizado...
Será que minha teoria tem algum fundamento ?

hehehe brincadeirinha.
Vc que é Nipodecendente me explica uma coisa: Porque os melhores jogadores de ping pong são japoneses, chineses ou decendentes ?
Eu chego a achar que seja por causa do olho... sabe como é né, aqueles olhos puxados, acho que aqueles olhos esprimidos limitam o campo visual no sentido vertical, fazendo que os mesmos tenham um olhar mais centrado, adquirindo grande vantagem no jogo de ping-pong, o qual exige concentração sobre um campo de visão bastante centralizado...

Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Jolly_Roger escreveu:Japinha mó nerd esse...
hehehe brincadeirinha.
![]()
Eles gostam mais desse esporte, só pode.
Crie sua camisa com frases ateístas ou de qualquer religião, frases tipo "DARWIN TEM AMA" ou fotos que você quiser, são camisas personalizadas, voce manda fazer a estampa, clique abaixo no link e saiba mais:
Apo escreveu:Em parte concordo. Só que acho que devemos nos dar ao respeito e construir ( ou reconstruir a nossa história de forma digna e não através de vitimização e favores, utilizando momentos políticos populistas para conseguir filar a fila).
Honestidade acima de tudo. A História pode até ser uma espécie de colcha de retalhos montada pela opinião pessoal dos muitos que viveram costurada pela mentalidade de uns poucos que resolveram recolhe-las, mas acho que ainda dá pra encontrar alguns fatos e lições.
Acho que a lição principal é que não existem heróis, tampouco vilões. Me orgulho de todo o caminho que meus antepassados percorreram pra me trazer onde estou, mas tento não cair nas armadilhas do ufanismo cego.
Apo escreveu:Ah sim, os orientais têm fama de fingidos e traiçoeiros.
Essa é novidade para mim! Na verdade, sempre senti o contrário, no geral orientais são considerados mais confiáveis e honestos que a média...
Você é do estado de SP? O estereótipo sempre varia com a geografia...
E se não existissem perguntas hipotéticas?
- Apo
Koga escreveu:Apo escreveu:Em parte concordo. Só que acho que devemos nos dar ao respeito e construir ( ou reconstruir a nossa história de forma digna e não através de vitimização e favores, utilizando momentos políticos populistas para conseguir filar a fila).
Honestidade acima de tudo. A História pode até ser uma espécie de colcha de retalhos montada pela opinião pessoal dos muitos que viveram costurada pela mentalidade de uns poucos que resolveram recolhe-las, mas acho que ainda dá pra encontrar alguns fatos e lições.
Sim, claro. Mas independente dos fatos do passado ( mesmo que recente, mesmo que ontem, mesmo que ainda sob choque, mesmo que ainda com dor), é digno o que consegue assumir a raiva e mesmo assim, se ocupar primeiro com obras produtivas e não com a retaliação, a destruição do outro...Isto, além de demonstrar vulnerabilidade, acaba de destruir o que ainda resta, dispende energia com a ação errada. Sem contar, que não serve de exemplo para nada, nem para as futuras gerações. Cria uma mentalidade que toma conta do íntimo, até minar todos os seus cidadãos. É uma armadilha, que mostra que o ser humano pode usar um erro do outro, para colocar em prática alguns valores não muito elogiáveis. É o que fazem algumas populações através da história. Os negros têm feito isto. Infelizmente. E governos os utilizam como massa de manobra fácil.
Acho que a lição principal é que não existem heróis, tampouco vilões. Me orgulho de todo o caminho que meus antepassados percorreram pra me trazer onde estou, mas tento não cair nas armadilhas do ufanismo cego.
O ufanismo cego é um componente da vitimização. Orgulho e sentimento de integridade são coisas muito diferentes.
Apo escreveu:Ah sim, os orientais têm fama de fingidos e traiçoeiros.
Essa é novidade para mim! Na verdade, sempre senti o contrário, no geral orientais são considerados mais confiáveis e honestos que a média...
Você é do estado de SP? O estereótipo sempre varia com a geografia...
hehehe Eu sou gaúcha, aqui há raros orientais, pouquíssimos mesmo. Mas vivi em SP ( capital e interior ) 2 vezes. Por aqui a fama é esta. Mas veja bem, não tem a ver com comportamento profissional, muito pelo contrário. É mais relacionado a se fecharem em si mesmos, como um gueto social, dando preferência à interrelacionamentos e favorecimentos entre si. Acho que a cultura oriental ( mesmo já tão ocidentalizada), mantêm-se como um mundo a parte. Como orientais ( especialmente os japoneses) são muito inteligentes, muito rígidos e muito concentrados, a sensação que tenho é que devem achar o resto do mundo muito "relaxada". No que eu concordo.