Geral:
http://www.youtube.com/watch?v=iyUu-8nbd58
Corea do Norte, 1984 puro:
http://www.youtube.com/watch?v=FJ6E3cShcVU
"Everyone is scared permanently."
No Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=ub4Yvqn4m0I
http://www.youtube.com/watch?v=6cor5GlAXYQ
Matinas Suzuki: Lula, nosso tempo está acabando, o Pedro Apolônio, de Goiás, o Benedito Cardoso, do Jardim Paulista, Fernando Costa, de Salvador, Bahia, Juscelino Rodrigues, de Ribeirão Preto, Eduardo Márcio, de Salvador também, Julio Diogo, de Bauru, Amauri Lima, suponho que seja de São Paulo, Cida Pedin, que é de São Paulo, e o Marcos Ruge, que é de Teodoro Sampaio, São Paulo, enviaram um fax elogiando e pedindo para você não sair da vida pública. E o José Antonio, que é daqui da Freguesia do Ó, pergunta... são uma série de perguntas também na mesma direção: “Quando você faz essas viagens para o exterior, quando você leva sua esposa, mulher e filhos, quem paga essas viagens?”, Leomar Provim Esbabo, do Brooklin, pergunta: “Gostaria de saber quem financia as viagens ao exterior?”, a Maria Bueno, de São Miguel, interior de São Paulo, “Lula, quem está patrocinando essas suas viagens para o exterior?”, Odenir Rossi, de Curitiba, Paraná, pergunta: “Quais são suas fontes de renda? Quem está financiando a Caravana da Cidadania e as suas visitas a diversos países”? Alex Belão, de Cianorte, no Paraná, pergunta: “qual é, aproximadamente, a renda mensal de Luís Inácio? Qual é a origem da remuneração? Qual o atual emprego do trabalhador Lula”? E Elaine Garcia e o Hilton Correia, perguntam: “Gostaria de saber como você tem vivido todos esses anos”? “Como é que você ganha dinheiro? Você tem salário, qual é a sua principal renda”? E o Marcos, do Guarujá, também pergunta isso: quais são as suas rendas?. Está bom? Vê-se que é uma curiosidade impagável.
Lula [risos]: Merece um programa especial sobre isso. Veja, primeiro, com relação às pessoas que disseram que eu não devo sair da política. Eu não vou sair da política, até porque a política faz parte da minha vida. Uma vez o Dr. Ulysses Guimarães disse o seguinte: “Política é o meu orgasmo”. E eu acho que isso vale para todo mundo que faz política. Segunda coisa, é que eu tenho dito com o maior orgulho do mundo, eu sou o único político do Brasil, Matinas, que posso dizer, eu sinto orgulho de ser profissionalizado pelo meu partido, depois de 1991, registrado em carteira profissional, com salário do meu partido. E isso é uma coisa que todo mundo não pode dizer, porque as pessoas trocam muito de partido, as pessoas dormem no PPP, acordam no PTB, dormem PSD, acordam no PPR, ou seja, então as pessoas trocam muito de partido. Então, eu tenho orgulho de dizer isso. Saí da direção do partido e as Caravanas da Cidadania são uma das coisas que mais contribuem para o fortalecimento do PT e, portanto, o partido decidiu no diretório que vai continuar me pagando o salário. Com relação às minhas viagens [gesticula]. Essa é outra coisa que eu acho que é um pouco de preconceito, mas eu vou responder, até porque sempre que houver um preconceituoso a gente tem que responder. Desde 1978 que essa pergunta vem. O que as pessoas não sabem é que eu se quisesse viajar para atender todos os convites de debates que eu tenho no exterior, eu possivelmente passaria seis meses do ano no exterior. Entretanto, depois das eleições presidenciais, esta é a primeira viagem que eu faço para o exterior. Que eu fui a Munique [Alemanha], numa reunião do Partido Verde, para discutir a questão do desemprego, fui a Estrasburgo [Áustria] para discutir a questão do parlamentarismo europeu, da União Européia, e do acordo que vai ser assinado em abril [1995], em dezembro, com o Mercosul, estou voltando a Barcelona [Espanha] para uma reunião com a esquerda do euro mediterrâneo e vou depois do dia 30 a Itália, discutir. E quem paga a passagem é quem me convida. E, de vez em quando, pagam passagem de primeira [classe]. De vez em quando, pagam passagem de executiva, até porque eu vou para trabalhar. Quando descer em Madri, às 12:45h, eu não vou para o hotel dormir, eu já vou ter uma reunião política. Então, eu acho que as pessoas precisam aprender. Se o PT tivesse dinheiro, o PT poderia pagar. Como o PT não tem, a gente aceita o convite e se o companheiro que fez a pergunta tiver querendo contribuir, meu caro, o PT está numa situação financeira difícil e aceita contribuições [sorri].