Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por NadaSei »

A religião e Deus são ilusões criadas para afastar o medo da morte!
Enquanto os teístas crentes oram e se consolam, o ateu tem que encarar a realidade nua e crua em toda a sua dureza.

Esse tipo de idéia é largamente difundida entre alguns ateus, principalmente entre os ateus crentes, que as repetem dia após dia como verdades inquestionáveis, prova da ilusão confortável em que vivem os teístas e da superioridade de carater e fibra do ateu "macho", que, ao contrario do teísta que se consola em ilusões, vive a realidade em toda sua dureza, aceitando com firmeza as mazelas da vida.

Por mais que se combata essa idéia, ela sempre está de volta em tópicos de fóruns internet a fora... sempre propagada por ateus crentes que se julgam superiores aos teístas e que pretendem conhecer a realidade como ela é.
Essa idéia é tão forte que chega a encontrar eco até mesmo entre ateus céticos, que por familiaridade a tal idéia e desconhecimento sobre possíveis desdobramentos do ponto de vista teísta, acabam por aceita-la sem pensar muito sobre ela.

O fato é que se alguns teístas crentes usam de ilusões para se reconfortar, o mesmo é verdade para o ponto de vista ateu.

Primeiro vamos deixar claro que a vida é dura pra todos, ricos, pobres, pretos, brancos, ateus, teístas, heteros, homos, homens, mulheres, etc...

O segundo ponto é que cada um busca força naquilo em que acredita, seja na crença em um Deus ou na crença na própria força de vontade e controle do próprio destino.

O ponto principal é, se algumas ilusões podem existir na mente de alguns teístas e facilitar suas vidas, o mesmo pode ocorrer com alguns ateus.

A morte não é um problema, muitos são os que a desejam como uma fuga ao sofrimento imposto pela vida.
Só quem vive é que tem problemas, se quando morremos tudo se acaba, então também se acabam os problemas.
A ilusão da morte é uma ilusão confortável para alguns ateus, evita-lhes o trabalho de ter que lidar com um problema maior, o problema da vida eterna... pois sendo eterna talvez o problema seja eterno e insolúvel.
A religião não só não veio para acalmar o medo da morte, como aos que a desejam, ela responde: "Não tenha desejos, entre eles, não desejes a inexistência, pois vida é eterna e tal desejo jamais poderá ser satisfeito."

A ilusão de acaso é outro conforto para esses ateus, torna mais leve o fardo de questionar o motivo de certas mazelas da vida estarem lhes sendo impostas, bem como elimina a questão de perguntar sobre o motivo disso tudo.
Por que Deus? Que diabos quer com isso tudo?
Por qual motivo não impede certas coisas e faz outras? O que quer de mim?
Não pode me deixar em paz?
Por que me fez assim e qual o motivo de querer as coisas terríveis como são?
Livram-se então os ateus do medo de Deus, do medo do que pretende tal ser, fruto do medo do desconhecido e do que pode vir a ser.

A maior de todos as ilusões, entretanto, é como fantasiam conhecer a realidade para então encara-la em toda sua dureza.
Esse na verdade é um problema principalmente entre crentes, sejam esses crentes ateus ou teístas, mas o discurso ganha força mesmo é entre os ateus.

Tamanha pretensão tem de conhecer a realidade nua e crua como ela é, que vivem em um mundo ilusório que permanece cristalizado, é fixo, permanece confortavelmente imutável dia após dia. Sempre a boa e velha fantasia a que chamam realidade. Sem falar que gozam do prazer quase masoquista de terem seus egos massageados pela ilusão de que enfrentam a dureza da vida sem recorrer a fantasias.
Se julgam os "fortes" que encaram a realidade sem as "muletas" a que recorrem os crentes teístas... mas são na verdade cegos que não enxergam as próprias muletas.

Um cético, imagino que possam existir casos de ateus céticos que enfrentem o mesmo problema, mas teístas céticos que não ignoram o maior de todos os óbvios, o de que não tem acesso a realidade como ela é, não só não recorrem as muletas de teístas crentes, como também não gozam das ilusões e pretensões dos ateus crentes.
Vivem cada dia uma insanidade diferente, enxergam sempre uma realidade "possível" mutante, uma que muda dia após dia, ou mesmo muitas vezes em um mesmo dia.
Sabem que não tem a quem pedir socorro e sabem que não podem recorrer a uma morte inexistente para por fim a essa insanidade.
Uma realidade bizarra que muda dia após dia e que sabem, sem sombra de dúvida, que se trata apenas de uma caricatura fantasiada de um realidade "possível" em um mar de possibilidades infinitas.

É como todo dia acordar de uma sucessão infinita de "despertares da Matrix", onde se percebe que aquilo que um dia se tomou por realidade, não passava de ilusão... Só que ao contrario do filme, onde o "herói" se livra da ilusão e desperta para o mundo real, na verdade se descobre que esse suposto "real" é outra ilusão, uma outra matrix, uma de muitas que ainda estão por vir, sempre despertando para uma nova matrix, dia após dia.

Uma vida um tanto quanto a de Alice no país das maravilhas, um mundo estranho e bizarro, onde as coisas não fazem sentido, as conversas não tem lógica, as pessoas são todas malucas, um lugar onde tudo é possível e do qual não sabemos se poderemos escapar.
Alice ainda tinha o conforto da esperança, esperança de voltar pra casa, pra sua "realidade"...
Que realidade pode esperar alguém que sabe que nunca conheceu tal coisa?

Apontar as muletas dos outros sem olhar as próprias é fácil.
Quem dera um teísta como eu, viver no confortável mundo que vivia quando era ateu... A saudade é grande que tenho de minhas velhas muletas, saudade maior que tenho é de me iludir chamando uma fantasia mole feito paçoca, de "a dura realidade como ela é".
Editado pela última vez por NadaSei em 21 Jan 2009, 16:12, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Benetton
Contato:

Re: Os Ateus Enfrentam A Dura Realidade!

Mensagem por Benetton »

NadaSei,

Desculpe a minha ignorância, mas não entendi bem acerca da muleta ateísta.

Poderia explicar clara e objetivamente qual ou quais são essas muletas e por que os céticos não a admitem?

Obrigado.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Benetton escreveu:NadaSei,

Poderia explicar clara e objetivamente qual ou quais são essas muletas e por que os céticos não a admitem?

Obrigado.

Também estou curioso.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Benetton escreveu:NadaSei,

Obrigado.

Benetton, a primeira confusão é em relação aos termos ateu e cético.

Eu sou um teísta e também um cético e me refiro no post não a "muletas ateísta", mas a muletas usadas por ateus crentes e a coisas que não são per si muletas, mas que podem ser usadas como tal.
Por exemplo, a religião não é uma muleta, mas pode ser usada como tal por teístas crentes.

Então, se é verdade que a religião pode ser usada por pessoas como muleta para afastar o medo da morte, também é verdade que a crença na morte também pode ser usada como muleta, pois ela pode representar o fim de todos os problemas.
A ilusão de acaso também pode ser usada como muleta. Ao invés de questionar o motivo das coisas, muitos ateus crentes atribuem os acontecimentos ao mero acaso e se livrem assim de lidar com a causa real, com o motivo de tal acontecimento e com suas próprias responsabilidades como pessoa, frente a tal coisa.

Para exemplificar isso vou me aproveitar do fato de você ser um espirita. (e usar de um exemplo que não segue exatamente a linha do que eu penso a respeito)
Não sei se no seu caso acredita nisso, mas a doutrina espirita fala sobre a vida como aprendizado e sobre, de comum acordo com a ordem natural das coisas, aceitarmos passar por provações com o intuito de aprender aquilo que necessitamos.
Imagine que um acontecimento é fruto de tal "acordo", algo pré-destinado a ocorrer e que visa nosso aprendizado. Aprendizado esse que é doloroso, pois exige o enfrentamento do que somos enquanto pessoas ignorantes.

Um ateu pode fugir ao enfrentamento atribuindo tal acontecimento ao mero acaso, acreditando que aquilo não tem um motivo nenhum, foi puro azar e não precisa pensar sobre tal coisa nem mudar a si próprio, não precisa mudar seu comportamento para evitar esse tipo de sofrimento que é somente uma fatalidade da vida.

A maior muleta, entretanto, é a ilusão de conhecer a realidade como ela é, pois afasta o medo do desconhecido, o medo da própria ignorância e o medo de se perceber envolto em ilusões.
As pessoas gostam do familiar, do conhecido e de estarem seguros do que está a sua volta.
Perceber-se inapto a conhecer a realidade é como estar sempre andando por um bairro estranho e tenebroso, onde não se sabe o que pode acontecer.

As pessoas usam disso tudo. O ponto é que afirmar que a religião se limita sempre a uma muleta é tão tolo quanto afirmar que todo ateu que encara o mundo dessa forma, sempre usa dessas coisas como muletas.
Tanto ateus quanto teístas podem usar das coisas como muletas ou não, e, as coisas em si, não são somente muletas, mesmo que possam ser usadas como tal.

Espero ter me feito claro, caso contrario... me avise.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

A questão é: por que diabos eu preciso procurar explicação para tudo?

E se explicação houvesse, quem disse que está disponível através de nossa parca capacidade de entendimento? Simplesmenete por que uns se julgam mais capazes do que outros de decifrar a "verdade"? Por que achar o fio da meada é só questão de querer? Ah, tenha a santa paciência. Humildade.
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

NadaSei,

Não vejo porque atribuir um acontecimento ao acaso impede alguem
de aprender alguma coisa com ele.
Porque tem que haver finalismo em todas as coisas para que algum
aprendizado aconteça? Um não exclui o outro.

Como todo mundo, eu passo por atribulações e problemas em minha vida
e na maior parte das vezes pelo menos tento aprender alguma coisa com aqueles
problemas.
Agora se eles tiveram um fim, se há alguma teleologia por detrás daquilo, algum propósito, nem me passa pela cabeça!
A mim basta que se possa tirar algo de bom do ocorrido!

E se me propusesse a pensar no assunto, me ocorreriam duas probabilidades que
acredito serem mais prováveis que qualquer finalismo de ordem místico-religiosa:
mero acaso ou simples consequencia de meus atos e dos atos de outras pessoas.
Sinceramente não vejo isto como fuga.

Fuga, para mim, é evitar encarar os problemas quer se acredite que eles tenham um fim, quer não.
E neste sentido, tanto um ateu, como um espírita ou um católico podem fugir dos seus problemas ou encara-los de frente.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:
NadaSei,

problemas.
Agora se eles tiveram um fim, se há alguma teleologia por detrás daquilo, algum propósito, nem me passa pela cabeça!

acredito serem mais prováveis que qualquer finalismo de ordem místico-religiosa:

Fuga, para mim, é evitar encarar os problemas quer se acredite que eles tenham um fim, quer não.
E neste sentido, tanto um ateu, como um espírita ou um católico podem fugir dos seus problemas ou encara-los de frente.

Por que algumas pessoas parecem ter uma necessidade de mistificar a vida. Não vejo outra explicação. Não basta viver, é preciso envereda-se em viagens cósmicas, existenciais, mundos desconhecidos.
Como esta necessidade é deles e não de outros, os demais parecem estar "fugindo". Não há do que fugir.
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Apo escreveu:
Fenrir escreveu:
NadaSei,

problemas.

Por que algumas pessoas parecem ter uma necessidade de mistificar a vida. Não vejo outra explicação. Não basta viver, é preciso envereda-se em viagens cósmicas, existenciais, mundos desconhecidos.
Como esta necessidade é deles e não de outros, os demais parecem estar "fugindo". Não há do que fugir.

O "mero" espaço-tempo já tem mundos desconhecidos e viagens por fazer de sobra!
Quem gosta de astronomia sabe muito bem disso!
Aproveitando a deixa, vendo lotes em qualquer planeta extrasolar.
Vendo galáxias tambem. Tudo baratinho :emoticon33:
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:
Apo escreveu:
Fenrir escreveu:
NadaSei,

problemas.

O "mero" espaço-tempo já tem mundos desconhecidos e viagens por fazer de sobra!
Quem gosta de astronomia sabe muito bem disso!
Aproveitando a deixa, vendo lotes em qualquer planeta extrasolar.
Vendo galáxias tambem. Tudo baratinho :emoticon33:

E eu até compraria, se pudesse me mudar para algum lugar onde seres pensantes conseguissem ficar com os pés mais tempo no chão. Talvez algumas mentes necessitem de algo acima de G10.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fenrir escreveu:
NadaSei,

problemas.

Sim Fenrir, você está certo no que defende, só errou no que pensa que eu estou sugerindo.

O que eu refuto é a idéia do teísta como alguém fraco em busca de muletas, da religião e idéias como a eternidade, como muletas de teístas fracos que temem a morte ou a solidão e querem crer que a vida continuara, que alguém olha por eles e que os entes queridos que se foram estão bem.
Ateus crentes pregam isso em oposição ao ateu forte que encara a vida como ela é.

O que eu faço é desmentir essa idéia e mostrar que coisas do ponto de vista ateu, também "podem" ser usados como muleta e o são por muitas pessoas... mas não que essas coisas sejam necessariamente muletas ou SEMPRE sejam usadas por ateus como muletas (como você bem defende).

Procuro mostrar também que todo ponto de vista pode representar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Talvez para alguns a garantia de eternidade possa trazer consolo, mas para outras pode trazer desespero.
O mesmo vale para a idéia da morte como o fim de tudo, para alguns isso pode parecer assustador, para outros pode soar como uma benção.

É por isso que eu digo, querendo ou não a vida é dura pra todos, e, independente de posicionamentos, qualquer um pode buscar refugio usando de muletas coisas que não são necessariamente muletas.
Como a religião, que não é uma muleta, mas que pode ser usada como tal, o mesmo existe do lado ateu, coisas que não são necessariamente muletas mas que também podem ser usadas como tal.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:A questão é: por que diabos eu preciso procurar explicação para tudo?

E se explicação houvesse, quem disse que está disponível através de nossa parca capacidade de entendimento? Simplesmenete por que uns se julgam mais capazes do que outros de decifrar a "verdade"? Por que achar o fio da meada é só questão de querer? Ah, tenha a santa paciência. Humildade.

Exato e são pessoas assim que se julgam conhecedoras da realidade e se pregam os fortes que encaram a dura realidade como ela é, enquanto os pobres teístas fracos se consolam com fantasias. :emoticon38: :emoticon44:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:A questão é: por que diabos eu preciso procurar explicação para tudo?

Você não precisa achar explicação para tudo DESDE QUE não lhe seja interessante. Eu não preciso sbaer como ocorre a dor de cabeça MAS preciso tomar alguma coisa que a cesse.

Apo escreveu:E se explicação houvesse, quem disse que está disponível através de nossa parca capacidade de entendimento?

Up...

Apo escreveu:Simplesmenete por que uns se julgam mais capazes do que outros de decifrar a "verdade"?

Cada caso um caso. Uns se acham capazas de saber tudo. Outros se acham capazes de rejeitar tudo. Outros são meio termo...

Apo escreveu:Por que achar o fio da meada é só questão de querer? Ah, tenha a santa paciência. Humildade.

Como disse, cabe a cada um definir o que lhe é melhor e mais "vantajoso" para alcançar sua felicidade.
Existem muletas para todos os gostos e fins...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

NadaSei escreveu: (...) também é verdade que a crença na morte também pode ser usada como muleta, pois ela pode representar o fim de todos os problemas.

Bom, a morte tanto pode ser uma "muleta" para céticos com o intuito de confortarem-se com o fim dos problemas ( já houve um tópico aqui no RV a respeito dos prós e contras do suicídio como fim dos aborrecimentos ) como também pode servir como "muleta" para teístas como o início de uma nova vida, calma e feliz. Acho que é isso.

NadaSei escreveu:A ilusão de acaso também pode ser usada como muleta. Ao invés de questionar o motivo das coisas, muitos ateus crentes atribuem os acontecimentos ao mero acaso e se livrem assim de lidar com a causa real, com o motivo de tal acontecimento e com suas próprias responsabilidades como pessoa, frente a tal coisa.

Para o cético, o questionamento das coisas pode parecer perda de tempo. O acaso para eles simplesmente existe e ponto. Não sei se com isso eles se livram de lidar com as causas reais que motivaram tal acontecimento.

Como bem disse o Fenrir : "Não vejo porque atribuir um acontecimento ao acaso impede alguem
de aprender alguma coisa com ele (...) e na maior parte das vezes pelo menos tento aprender alguma coisa com aqueles problemas."

Creio que o acaso não impede os céticos de aprenderem, guardarem lições e progredirem.

Para os Teístas Espíritas, como Eu, além de tudo isso, como aprender lições e tentar progredir, não fico revoltado, não tenho ódios nem sentimentos de vingança ( não afirmo que, necessariamente, os céticos sintam revolta e vontade de vingarem-se ),e creio que houve motivos para que Eu passasse por tal situação desagradável para que Eu pudesse desenvolver a tolerância, a compreensão e reprimir sentimento de retaliação, pois, uma vez que houve um resgate, não desejo passar por tudo isso de novo. Posso cometer um erro uma vez, mas se cometer o mesmo erro 2 ou mais vezes, vou ter que aprender tudo de novo com muito mais sofrimento.

NadaSei escreveu:Para exemplificar isso vou me aproveitar do fato de você ser um espirita. (e usar de um exemplo que não segue exatamente a linha do que eu penso a respeito)
Não sei se no seu caso acredita nisso, mas a doutrina espirita fala sobre a vida como aprendizado e sobre, de comum acordo com a ordem natural das coisas, aceitarmos passar por provações com o intuito de aprender aquilo que necessitamos.
Imagine que um acontecimento é fruto de tal "acordo", algo pré-destinado a ocorrer e que visa nosso aprendizado. Aprendizado esse que é doloroso, pois exige o enfrentamento do que somos enquanto pessoas ignorantes.

Ok.

NadaSei escreveu:Um ateu pode fugir ao enfrentamento atribuindo tal acontecimento ao mero acaso, acreditando que aquilo não tem um motivo nenhum, foi puro azar e não precisa pensar sobre tal coisa nem mudar a si próprio, não precisa mudar seu comportamento para evitar esse tipo de sofrimento que é somente uma fatalidade da vida.

Sinceramente, acho que isso é relativo. Pelo que tenho visto por aqui, alguns céticos aprendem sim e procuram mudar seus comportamentos. Acho que é isso, pois logo mais abaixo Você diz :

"As pessoas usam disso tudo. O ponto é que afirmar que a religião se limita sempre a uma muleta é tão tolo quanto afirmar que todo ateu que encara o mundo dessa forma, sempre usa dessas coisas como muletas. Tanto ateus quanto teístas podem usar das coisas como muletas ou não, e, as coisas em si, não são somente muletas, mesmo que possam ser usadas como tal."

NadaSei escreveu:Espero ter me feito claro, caso contrario... me avise.

Você agora foi bem mais objetivo.

Pra finalizar, não gosto desse termo "muletas". Afinal, que mal há em acreditar que podemos ter uma ou mais vidas longe daqui? Imaginar que posso progredir indefinidamente, aprender muito mais coisas do que se possa aprender numa única existência? Embora cada vida seja um recomeço sob o véu do esquecimento, creio que guardamos, inconscientemente, experiências que evitam percalços e dissabores.

É intrigante observar algumas pessoas cometento erros que Eu jamais faria. E essas mesmas pessoas fazem isso com a maior naturalidade e achando que as consequências foram puro azar. Chega a ser cômico ver tudo isso calado. Dá vontade mesmo é de rir. Não quero dizer com isso que Eu não cometa erros primários e que fariam outras pessoas ficarem surpresas com as minhas atitudes.

Mas isso só corrobora com a tese de que cada um, mesmo possuindo o mesmo período de tempo aqui na terra, tenham lutado muito pela vida, tenham graus de elevação e discernimento bem diferentes, com horizontes variados e perspectivas divergentes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:

Você não precisa achar explicação para tudo DESDE QUE não lhe seja interessante. Eu não preciso sbaer como ocorre a dor de cabeça MAS preciso tomar alguma coisa que a cesse.

Apo escreveu:E se explicação houvesse, quem disse que está disponível através de nossa parca capacidade de entendimento?

Up...

Apo escreveu:Simplesmenete por que uns se julgam mais capazes do que outros de decifrar a "verdade"?

Cada caso um caso. Uns se acham capazas de saber tudo. Outros se acham capazes de rejeitar tudo. Outros são meio termo...

Apo escreveu:Por que achar o fio da meada é só questão de querer? Ah, tenha a santa paciência. Humildade.

Como disse, cabe a cada um definir o que lhe é melhor e mais "vantajoso" para alcançar sua felicidade.
Existem muletas para todos os gostos e fins...

Claro! Tudo isto se não tentar convencer o resto da humanidade acerca destas suas vississitudes. Assim como não desfazer da incapacidade de não achar explicação porque não quer, se achar superior por suas fraquezas e matar em nome de suas dúvidas e medos, e debitando na conta de um ente imaginário.

Logo...deus só existe na cabeça de quem tem dor. Fiquem com ela e façam dela o melhor lhes aprouver.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Foi o desejo de saber sempre mais que tirou o homem das cavernas e construiu nossa realidade atual. Separar religião institucionalizada de religião conhecimento é o ponto e a dificuldade.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:Separar religião institucionalizada de religião conhecimento é o ponto e a dificuldade.

Bjs

E a incoerencia.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo

Mensagem por Apo »

Religião conhecimento de quê?
Então a Filosofia e a Ciência são religião.

Retórica.
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

NadaSei escreveu:A religião e Deus são ilusões criadas para afastar o medo da morte!
Enquanto os teístas crentes oram e se consolam, o ateu tem que encarar a realidade nua e crua em toda a sua dureza.

Esse tipo de idéia é largamente difundida entre alguns ateus, principalmente entre os ateus crentes, que as repetem dia após dia como verdades inquestionáveis, prova da ilusão confortável em que vivem os teístas e da superioridade de carater e fibra do ateu "macho", que, ao contrario do teísta que se consola em ilusões, vive a realidade em toda sua dureza, aceitando com firmeza as mazelas da vida.

Por mais que se combata essa idéia, ela sempre está de volta em tópicos de fóruns internet a fora... sempre propagada por ateus crentes que se julgam superiores aos teístas e que pretendem conhecer a realidade como ela é.
Essa idéia é tão forte que chega a encontrar eco até mesmo entre ateus céticos, que por familiaridade a tal idéia e desconhecimento sobre possíveis desdobramentos do ponto de vista teísta, acabam por aceita-la sem pensar muito sobre ela.

O fato é que se alguns teístas crentes usam de ilusões para se reconfortar, o mesmo é verdade para o ponto de vista ateu.

Primeiro vamos deixar claro que a vida é dura pra todos, ricos, pobres, pretos, brancos, ateus, teístas, heteros, homos, homens, mulheres, etc...

O segundo ponto é que cada um busca força naquilo em que acredita, seja na crença em um Deus ou na crença na própria força de vontade e controle do próprio destino.

O ponto principal é, se algumas ilusões podem existir na mente de alguns teístas e facilitar suas vidas, o mesmo pode ocorrer com alguns ateus.

A morte não é um problema, muitos são os que a desejam como uma fuga ao sofrimento imposto pela vida.
Só quem vive é que tem problemas, se quando morremos tudo se acaba, então também se acabam os problemas.
A ilusão da morte é uma ilusão confortável para alguns ateus, evita-lhes o trabalho de ter que lidar com um problema maior, o problema da vida eterna... pois sendo eterna talvez o problema seja eterno e insolúvel.
A religião não só não veio para acalmar o medo da morte, como aos que a desejam, ela responde: "Não tenha desejos, entre eles, não desejes a inexistência, pois vida é eterna e tal desejo jamais poderá ser satisfeito."

A ilusão de acaso é outro conforto para esses ateus, torna mais leve o fardo de questionar o motivo de certas mazelas da vida estarem lhes sendo impostas, bem como elimina a questão de perguntar sobre o motivo disso tudo.
Por que Deus? Que diabos quer com isso tudo?
Por qual motivo não impede certas coisas e faz outras? O que quer de mim?
Não pode me deixar em paz?
Por que me fez assim e qual o motivo de querer as coisas terríveis como são?
Livram-se então os ateus do medo de Deus, do medo do que pretende tal ser, fruto do medo do desconhecido e do que pode vir a ser.

A maior de todos as ilusões, entretanto, é como fantasiam conhecer a realidade para então encara-la em toda sua dureza.
Esse na verdade é um problema principalmente entre crentes, sejam esses crentes ateus ou teístas, mas o discurso ganha força mesmo é entre os ateus.

Tamanha pretensão tem de conhecer a realidade nua e crua como ela é, que vivem em um mundo ilusório que permanece cristalizado, é fixo, permanece confortavelmente imutável dia após dia. Sempre a boa e velha fantasia a que chamam realidade. Sem falar que gozam do prazer quase masoquista de terem seus egos massageados pela ilusão de que enfrentam a dureza da vida sem recorrer a fantasias.
Se julgam os "fortes" que encaram a realidade sem as "muletas" a que recorrem os crentes teístas... mas são na verdade cegos que não enxergam as próprias muletas.

Um cético, imagino que possam existir casos de ateus céticos que enfrentem o mesmo problema, mas teístas céticos que não ignoram o maior de todos os óbvios, o de que não tem acesso a realidade como ela é, não só não recorrem as muletas de teístas crentes, como também não gozam das ilusões e pretensões dos ateus crentes.
Vivem cada dia uma insanidade diferente, enxergam sempre uma realidade "possível" mutante, uma que muda dia após dia, ou mesmo muitas vezes em um mesmo dia.
Sabem que não tem a quem pedir socorro e sabem que não podem recorrer a uma morte inexistente para por fim a essa insanidade.
Uma realidade bizarra que muda dia após dia e que sabem, sem sombra de dúvida, que se trata apenas de uma caricatura fantasiada de um realidade "possível" em um mar de possibilidades infinitas.

É como todo dia acordar de uma sucessão infinita de "despertares da Matrix", onde se percebe que aquilo que um dia se tomou por realidade, não passava de ilusão... Só que ao contrario do filme, onde o "herói" se livra da ilusão e desperta para o mundo real, na verdade se descobre que esse suposto "real" é outra ilusão, uma outra matrix, uma de muitas que ainda estão por vir, sempre despertando para uma nova matrix, dia após dia.

Uma vida um tanto quanto a de Alice no país das maravilhas, um mundo estranho e bizarro, onde as coisas não fazem sentido, as conversas não tem lógica, as pessoas são todas malucas, um lugar onde tudo é possível e do qual não sabemos se poderemos escapar.
Alice ainda tinha o conforto da esperança, esperança de voltar pra casa, pra sua "realidade"...
Que realidade pode esperar alguém que sabe que nunca conheceu tal coisa?

Apontar as muletas dos outros sem olhar as próprias é fácil.
Quem dera um teísta como eu, viver no confortável mundo que vivia quando era ateu... A saudade é grande que tenho de minhas velhas muletas, saudade maior que tenho é de me iludir chamando uma fantasia mole feito paçoca, de "a dura realidade como ela é".

E esse cara deve ter ficado, no mínimo, uns 10 dias "desenvolvendo" esse agumento: Suicidio é uma muleta.

Morto não precisa de muleta, sua anta.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:Separar religião institucionalizada de religião conhecimento é o ponto e a dificuldade.

Bjs

E a incoerencia.

Saudades Ezinho :emoticon105:

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Benetton escreveu:(...)
Pra finalizar, não gosto desse termo "muletas". Afinal, que mal há em acreditar que podemos ter uma ou mais vidas longe daqui? Imaginar que posso progredir indefinidamente, aprender muito mais coisas do que se possa aprender numa única existência? Embora cada vida seja um recomeço sob o véu do esquecimento, creio que guardamos, inconscientemente, experiências que evitam percalços e dissabores.

Também não gosto do termo muleta, mas o texto fala sobre e é direcionado a argumentos de ateus crentes que se referem a religião como muleta de fracos.

A linguagem é adaptada... já é ridículo ter que ficar explicando o básico, explicando passo a passo o motivo da religião não ser uma muleta mesmo que alguns a usem como tal e mostrando que o mesmo comportamento que eles apontam de teístas, também existe do lado ateu em alguns indivíduos.

Eu rebato justamente a generelização de pessoas que afirmam que a religião é muleta, que sempre tem esse uso entre teístas e só esse uso. Então uso o mesmo termo usado por eles.
Decidi criar o tópico por existirem diversos comentários como os abaixo e outros piores: (veja como o lord diz "sempre fui ateu, pois nunca pedi por milagres")
NadaSei escreveu:
Lordakner escreveu:
Apo escreveu:
Lordakner escreveu:Eu sempre fui ateu.
Já perdi Pai e Mãe.
A Mãe com câncer.
Nunca me ocorreu "pedir" intervenção de entes sobrenaturais para alterar a realidade que me cerca.
Não é questão de coragem. É questão de bom senso. Não quero milagres na minha vida. Quero que a gravidade continue funcionando. Sempre!

Para muitos é insuportável aceitar as mazelas da existência assim de bom grado. Eles preferem crer que serão sempre escolhidos para ficar prá semente eterna. E quando a realidade vem, é hora de debitar na conta de deus. Ou seja, vamos fantasiando...

Mas Modeuzô pode te dar algo em troca:
http://www.avivamentoextravagante.com.b ... s_Ouro.htm
Encontro de Avivamento Extravagante
Milagres sem Limites!
Dentes são Transformados em Ouro ou Prata durante o mover da glória do Senhor e oração da fé por sinais e milagres.
Confira o vídeo com os testemunhos de milagres e manifestaçõe sobrenaturais do poder de Deus nos Encontros de Avivamento Extravagante realizados por todo país.
Textos Bíblicos:
(João 20:29) - Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
(João 4:48) - Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.

Já refutei esse tipo de afirmações dos dois antes... mas lá vamos "nóis" outra vez: viewtopic.php?f=1&t=18350

Benetton escreveu:É intrigante observar algumas pessoas cometento erros que Eu jamais faria. E essas mesmas pessoas fazem isso com a maior naturalidade e achando que as consequências foram puro azar. Chega a ser cômico ver tudo isso calado. Dá vontade mesmo é de rir. Não quero dizer com isso que Eu não cometa erros primários e que fariam outras pessoas ficarem surpresas com as minhas atitudes.

Mas isso só corrobora com a tese de que cada um, mesmo possuindo o mesmo período de tempo aqui na terra, tenham lutado muito pela vida, tenham graus de elevação e discernimento bem diferentes, com horizontes variados e perspectivas divergentes.

Sim, meio patético mesmo é olhar pra trás e ver como antes não percebíamos alguns óbvios ululantes... Então a gente acha que já aprendeu só pra em seguida cometer outro erro diferente, mas tão estúpido e básico quanto o anterior.
Dá pra se sentir patético as vezes... tipo o espantalho do magico de Oz que desesperadamente quer ter um cérebro. :emoticon22:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Claro! Tudo isto se não tentar convencer o resto da humanidade acerca destas suas vississitudes. Assim como não desfazer da incapacidade de não achar explicação porque não quer, se achar superior por suas fraquezas e matar em nome de suas dúvidas e medos, e debitando na conta de um ente imaginário.

Logo...deus só existe na cabeça de quem tem dor. Fiquem com ela e façam dela o melhor lhes aprouver.

Falou a conhecedora da realidade, cética onisciente capacitada a tais afirmações. :emoticon38:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

O ENCOSTO escreveu:E esse cara deve ter ficado, no mínimo, uns 10 dias "desenvolvendo" esse agumento: Suicidio é uma muleta.

Morto não precisa de muleta, sua anta.

Que nada, falacias e generalizações grosseiras típicas de ateus crentes eu refuto de imediato.
Não levo uma hora pra refutar teus site inteiro.
Editado pela última vez por NadaSei em 22 Jan 2009, 13:58, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Religião conhecimento de quê?

Retórica.

Não.. eu explico.
Filosofia, ciência, arte e religião, são "fontes" de conhecimento.

Dick

Mensagem por Dick »

NadaSei escreveu:Não levo uma hora pra refutar teus site inteiro.

Como você refuta notícias que relatam fatos apurados, confirmados e sentenciados pela justiça? O site inteiro? Qual é, NadaSei!!!!! Pelo menos seja menos prepotente que deus, aquele personagem de revistinha que achas ser tão real quanto seu discernimento em separar explicação objetiva e subjetividade encabrestada. A propósito, já que refutas o site inteiro em uma hora, então não terás problemas em refutar uma dúzia de notícias sobre a perniciosidade religiosa aqui, nos próximos dez minutos. Que tal? Mostre um pouco de sua competência, e um pouco menos de sua verborragia.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:Religião conhecimento de quê?

Retórica.

Não.. eu explico.
Filosofia, ciência, arte e religião, são "fontes" de conhecimento.

Nosso conceito de conhecimento diverge. Assim como nosso conceito de religião. Este é o ponto.
Muito de Filosofia e da Ciência ( pode botar Arte no meio, porque esta eu pratico ) apenas olho e deixo estar. Certamente que devem servir para outras pessoas, o que pode ser bom ou ruim ( dependendo da aplicação que fizerem de tal conhecimento). Mas religião tal como se conceitua ( esta de que fala-se neste forum e na maior parte do mundo ) já se mostrou mais perniciosa do que benfeitora.
O que você chama de religião ( as que estuda e a que pratica) são um pacote do que freia os seus impulsos e nada mais. Baseio-me na confusão de julgamentos que você faz acerca da natureza humana =, por exemplo. Se usa o estudo das religiões para tal, tais religiões estão lhe mostrando coisas equivocadas. Ou é você que adequa o que estuda aquilo que você quer ter como certeza.Tente a Ciência ou a Filosofia de boa qualidade ( não papo de gente maluca e desequilibrada).
Os exemplo sobre sexualidade humana e a mente infantil são provas incontestes de que suas fontes não são confiáveis ou de que sua interpretação é anômala.
Imagem

Trancado