Evasão escolar atinge 18,7% dos jovens em Porto Alegre

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Evasão escolar atinge 18,7% dos jovens em Porto Alegre

Mensagem por Johnny »

Pesquisa aponta que trabalho afasta alunos da escola

Uma pesquisa divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV) revela um quadro preocupante para a educação gaúcha. Segundo o estudo, 18,7% dos adolescentes entre 15 e 17 anos matriculados no início do ano abandonam a escola na Grande Porto Alegre. É a segunda pior taxa entre as seis principais regiões metropolitanas.
A primeira é São Paulo

Prgunto:
Por quê será? :emoticon5:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Evasão escolar atinge 18,7% dos jovens em Porto Alegre

Mensagem por Apo »

Quem sabe se pudéssemos analisar melhor os números...

Pode ter certeza de que estes quase 19% por cento aí estão nas classes mais baixas.

Mas só olhando detalhadamente os números, universo pesquisado, amostras e fontes.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Eu tenho cá minhas elocubrações a respeito.

1. É sabido que o ensino fundamental vai de mal a pior no Brasil da escola pública.
2. Mas alunos desta faixa etária e nível sócio-econômico obedecem mais aos pais que os mandam à escola, principalmente se a mesma for fonte de alimentação.
3. A medida que a criança vai se transformando em adolescente, cria uma visão mais crítica sobre o tédio que é ir a uma escola que não atrai em nada e pouco traz de certeza sobre colocação no mercado de trabalho ( demandando muito mais estudo do que terminar o nível médio ).
4. A maioria sabe que os pais não terão condições de custear seus estudos depois do nível médio. Os pais não podem incentivar a aposta num nível superior porque não poderão custear, ainda mais se forem mais filhos.
5. A necessidade de trabalhar logo, junto à uma pressão de amigos para ingressar no mercado de trabalho e ganhar a vida é grande.
6. Pais destas classes sociais costumam aceitar com muito mais parcimônio e passividade que os filhos usem a justificativa da escola fraca para aumentar a renda da família, quando na verdade, eles se desinteressam pela escola se ela não fizer muita força para ser atrativa ( se for fraca é porque é fraca, se for muito puxada, é porque ficou complicado para estudar e trabalhar).
7. Pergunta que eles se fazem: O que eu estou fazendo aqui com esta velha chata pensando que está me ensinando alguma coisa que preste?

E neste momento solene, ocorre a evasão dentro de sala com a falta de compromentimento de ambas as partes. O próximo passo é não comparecer mais às aulas.

Talvez momentos de pânico e insegurança econômicos causem efeitos nocivos em populações assim.
Ao invés de apostar nos estudos para sair melhor da situação quando a crise acabar ( ou se acirrar), eles optam por atalhar caminhos e ir "batalhar".
Imagem

Darkside
Gênero: Masculino

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Pode ter certeza de que estes quase 19% por cento aí estão nas classes mais baixas.

Imagem
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Pode ter certeza de que estes quase 19% por cento aí estão nas classes mais baixas.

Imagem

São os fatos. É a lógica. Quem paga caro por escola particular dificilmente vai largar do peixe.
Imagem

Trancado