Contradiçoes no Éden

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Megas

Contradiçoes no Éden

Mensagem por Megas »

Eu estava lendo o gênesis e talvez tenha encontrado duas contradiçoes nele.

Genêsis 2,7
"Então Javé Deus modelou o homem com argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem tornou-se um ser vivente.
Javé Deus plantou um jardin em Éden, no oriente, e aí colocou o homem que havia moldado, Javé Deus fez brotar do solo dodas as espécies de árvoresformosas de ver e boas de comer.
Além disso, colocou no a árvore da vida no meio do jarin, e tambem a árvore do conhecimento do bem e do mal. Um rio saia do Éden para regar o jardin, e de la ele se dividia em quatro...

Javé Deus tomou o homem e o colocou no jardin de Éden, para que o cultivasse e grardasse. E Javé Deus ordenou ao homem: Você pode comer de todas as árvores do jardin. Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia que dela comer com certeza morrerá."

Nesse tempo o homem não conhecia as sutilezas do bem e do mal, eram injenuos.
Apenas quando comeram da arvore eles perceberam essas, ou seja: deus não queria que os homens conhececem essas coisas mas no entanto jesus cristo disse uma vez agora não sei onde na biblia:
"Deus nos ama tanto que nos deu a liberdade de escolher entre o bem e o mal."

O outro fato que achei era sobre Caim, filho de Adão e Eva e irmão de Abel o qual Caim matou.
Caim se mudou para a terra de Nod ao leste do Édem com "sua mulher".

Eu não entendi essa parte, pelo o que esta escrito a unica mulher nesse tempo era sua mãe Eva.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

Ricardo Braida
Contato:

Re.: Contradiçoes no Éden

Mensagem por Ricardo Braida »

Eu não entendi bem a sua primeira dúvida.
Eles não tinham conhecimento do que era bom e do que era mal, até provarem do fruto.
E Jesus, é claramente posterior ao gênese, então ainda não vi contradição aqui.
E sobre a segunda questão, a mulher de Caim, acredito que não seja contradição, sim um erro.
Imagem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Contradiçoes no Éden

Mensagem por Acauan »

Megas escreveu:Eu estava lendo o gênesis e talvez tenha encontrado duas contradiçoes nele.

Nesse tempo o homem não conhecia as sutilezas do bem e do mal, eram injenuos.
Apenas quando comeram da arvore eles perceberam essas, ou seja: deus não queria que os homens conhececem essas coisas mas no entanto jesus cristo disse uma vez agora não sei onde na biblia:
"Deus nos ama tanto que nos deu a liberdade de escolher entre o bem e o mal."

Não há nenhuma passagem bíblica em que Jesus diga isto. Se houvesse, o Calvinismo não existiria.

Megas escreveu:O outro fato que achei era sobre Caim, filho de Adão e Eva e irmão de Abel o qual Caim matou.
Caim se mudou para a terra de Nod ao leste do Édem com "sua mulher".

Eu não entendi essa parte, pelo o que esta escrito a unica mulher nesse tempo era sua mãe Eva.

A resposta padrão dos fundamentalistas bíblicos é que Caim teria casado com uma irmã, pois segundo Gênesis 5:4 Adão viveu oitocentos anos e teve filhos e filhas.

A questão do incesto e da consangüinidade é problema dos fundamentalistas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Não há nenhuma passagem bíblica em que Jesus diga isto. Se houvesse, o Calvinismo não existiria.

Se bem que os TJs e adventistas acham que não há inferno, apesar de várias passagens bíblicas que o mencionam.
Acauan escreveu:A resposta padrão dos fundamentalistas bíblicos é que Caim teria casado com uma irmã, pois segundo Gênesis 5:4 Adão viveu oitocentos anos e teve filhos e filhas.

Alguém já disse aqui que, no início, logo depois da queda, a raça humana não tinha defeitos e, portanto, os casamentos consanguíneos não causavam problemas.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
Acauan escreveu:Não há nenhuma passagem bíblica em que Jesus diga isto. Se houvesse, o Calvinismo não existiria.

Se bem que os TJs e adventistas acham que não há inferno, apesar de várias passagens bíblicas que o mencionam.
Acauan escreveu:A resposta padrão dos fundamentalistas bíblicos é que Caim teria casado com uma irmã, pois segundo Gênesis 5:4 Adão viveu oitocentos anos e teve filhos e filhas.

Alguém já disse aqui que, no início, logo depois da queda, a raça humana não tinha defeitos e, portanto, os casamentos consanguíneos não causavam problemas.

No caso do inferno eles apelam para aqueles malabarismos linguisticos, querendo dizer que "hades" (ou seja lá que palavra fosse) não queria dizer inferno mas outra coisa.
Na verdade não são diferentes dos outros fundamentalistas, que sempre que a coisa aperta fazem uso desta escapatória também (tipo morcego não é ave, mas em hebraico...).

Já a consangüinidade não é apenas um problema biológico, mas moral, já que a moral absoluta de Deus não deveria comportar exceções ou mudanças e em outras passagens a Bíblia é muito clara ao condenar o relacionamento entre irmãos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado